A liberdade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda fev 16, 2004 9:33 pm

Olá,
Em primeiro lugar, eu acharia interessante que não se confundisse 'cão dominante' com 'cão agressivo'.. :roll:

Quanto ao exemplo da Bouvier e do Golden, é bem ilustrativo de uma das razões para se dever usar trela.
Notem que não é só um cão que morde que é perigoso, não são só as dentadas que causam danos. Um cão solto na via pública, só por si pode ser um perigo potencial. Os acidentes acontecem de muitas maneiras, e eu até aposto que morre e se fere mais gente na sequência de despistes em estradas provocados por cães errantes do que por dentadas!!
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

segunda fev 16, 2004 9:39 pm

Por isso insisti na questão dominância/personalidade vs agressividade. Quanto ao tópico, dou o meu apoio à forista que tinha o seu "animal a pilhas" pela trela. É que quem tinha que se mudar não era ela...era o outro dono. A começar pela educação.

Cumprimentos,
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

segunda fev 16, 2004 10:55 pm

casadotrevo Escreveu:
anavaz Escreveu: Para quem não sabe o meu cão, o Guzzi pertence a uma raça potencialmente perigosa, pesa 4,5Kg e é um Yorkshire ;)
O decreto-lei nº 312/2003 - artigo 2, define como "Animal Potencialmente Perigoso" qualquer animal que, devido às carecteristicas da espécie, comportamento agressivo, etc. possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais.

Portanto, qualquer cão que se mostre agressivo com outros cães é considerado como potencialmente perigoso, independentemente do tamanho, a não ser que não tenha dentes.

O mesmo decreto-lei, no capitulo II - artigo 8º-1 diz que sempre que o detentor (dos animais perigosos ou potencialmente perigosos) necessite circular na via publica ou em lugares publicos, deve fazê-lo com meios de contenção adequados nomeadamente caixas, jaulas ou gaiolas, ou açaimo funcional que não permita morder e, neste caso, deviamente seguro com trela curta ate 1 m de comprimento. ;)
Boas Diamantino

Segundo este DL 312/93 como se pode defenir um cão potencialmente perigoso?
É pelo historial do cão? É pelo nº de ameaças a pessoas ou outros animais?
Quem faz o historial desse cão? É o dono? Uma entidade a ser reconhecida?

Esta lei é ambigua demais! Todo e qualquer cão (de qualquer raça ou sem ela) pode ser potencialmente perigoso e não vejo qualquer "autoridade" para poder atestar isso.
Por isso o art.2º deste DL é uma grande treta. Apenas se poderá considerar "animal perigoso" aquele que já fez estragos (pode ser uma raça pequena ou grande). Aí passa de "potencialmente perigoso" a perigoso em todo o sentido da palavra.

Em relação aos dentes, mesmo cães desdentados (independentemente da raça) podem ser perigosos. ;)

Um pinscher (ou outra raça "toy") desdentado pode causar um despiste de automóvel e consequentemente a morte do condutor.
;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
FBC
Membro Veterano
Registado: sábado nov 22, 2003 12:24 am

terça fev 17, 2004 3:39 am

Concordo com a trela na rua mas tem que haver lugares onde os cães possam andar soltos, caso contrário, um cão que viva num apartamento nunca na vida vai saber o que é correr e bricar com outros cães. Isto é anti natural.
Quanto à dita lei, esta diz que um cão é perigoso se atacar uma pessoa ou animal. Então e se for um rato, coelho ou gato, também conta???
Neste caso garanto-vos que não há cão nenhum que não seja perigoso. Que eu saiba o cão é um predador.
E os cães de caça??? Se não podem atacar animais então não podem caçar???

Cumprimentos
Zingara
Membro Júnior
Registado: segunda set 22, 2003 3:05 am
Localização: 4 Bulls Terriers, 1 Schnauzer mini , 1 persa e 1 pelo curto brasileiro, 2 jabutis

terça fev 17, 2004 7:44 am

Aqui no RJ (acho que em todo o Brasil) esse tipo de acontecimento é comum, e muitas vezes acaba terminando em trágicos acidentes. Está ocorrendo muitos problemas com o American Pitbull Terrier, que por estarem muitas vezes em mãos de proprietários irresponsáveis estão sempre metidos nesse tipo de acontecimento.
Já andaram até falando em proibição da algumas raças por aqui, o que acho o fim da picada!
Todo o problema está na irresponsabilidade dos proprietários, e andam para aprovar a Lei de Posse Responsável, que eu particularmente acredito que mesmo que seja aprovada aqui nunca será respeitada.
Saio com meus bulls e com a minha Schnauzer na guia ( vcs aí chamam de Açaime, é isso??), porém tenho o maior cuidado com animais soltos que chegam querendo pular em cima ou até atacar.
Não quero que machuquem meus animais e também não quero machucar os animais dos outros.

Só que nem todas as pessoas pensam dessa forma, acham que o cachorro tem discernimento para saber o que é certo ou errado. E os deixam a vontade , para incomodar os outros e às vezes machucar.
Esse um tema que me preocupa sempre, nós proprietários somos o cérebro dos nossos bichos, temos que pensar por eles e os proteger!!
Acho que é isso aí!
Força Bull!!!!!!!! :|
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça fev 17, 2004 10:13 am

Nrc Escreveu: Aqui sou eu que discordo...é assim tão consensual? O que quer dizer por "inerente"??
Este "inerente", tem a ver com a informação transmitida pelos genes, p. ex. é normal, no meu ponto de vista, que uma raça de guarda tenha dentro de si um espirito mais combativo do que uma de caça ou de companhia. Isto tem a ver com a selecção efectuada no desenvolvimento da própria raça.

Eu vou-lhe dar um exemplo mais concreto; se você pusesse um basset hound a guardar uma propriedade o mais provavel é que lhe a roubassem e aínda levassem o cão como brinde. Se você quisesse organizar uma luta entre Basset Hounds, por mais que os treinasse estes nunca lutariam até à morte.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 17, 2004 10:19 am

nelsonk Escreveu: resultado o pobre tobias que era o nome do goldie foi-se embora com o rabo entre as pernas e com uma orelha rasgada e eu com alguns insultos da parte da dona de que a minha cadela era uma selvagem , quando a minha estava com trela e ñ se foi meter com o cão dela .
e para ela isto foi uma brincadeira agora imaginem que era com uma criança !
De facto não existe duvidas que o Golden não deveria andar solto, mas não se pode esquecer que perante a lei actual a sua cadela além de trela devia andar de açaime. Ou você tem a certeza que ela não morderia a um cão que passasse perto, mesmo com trela ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

terça fev 17, 2004 10:26 am

Zingara Escreveu: ...
Saio com meus bulls e com a minha Schnauzer na guia ( vcs aí chamam de Açaime, é isso??), porém tenho o maior cuidado com animais soltos que chegam querendo pular em cima ou até atacar.
...
Viva Zingara

A vossa guia é a nossa trela, quanto ao açaime, penso que no Brasil se chama focinheira, para impedir o cão de morder.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 17, 2004 10:27 am

fang Escreveu: Segundo este DL 312/93 como se pode defenir um cão potencialmente perigoso?
O decreto-lei nº 312/2003 - artigo 2, define como "Animal Potencialmente Perigoso" qualquer animal que, devido às carecteristicas da espécie, comportamento agressivo, etc. possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais.
fang Escreveu: É pelo historial do cão? É pelo nº de ameaças a pessoas ou outros animais?
Quem faz o historial desse cão? É o dono? Uma entidade a ser reconhecida?
O historial, só serve para distinguir o "potencialmente perigoso" do "perigoso".
fang Escreveu: Por isso o art.2º deste DL é uma grande treta.
Eu concordo plenamente, e nem estou aqui a defender a lei, só chamei a atenção para o facto, de que não se pode usar a lei como argumento para intimidar alguém a pôr trela num cão, quando nós não estamos a cumprir a lei na integridade.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 17, 2004 11:24 am

FBC Escreveu: Concordo com a trela na rua mas tem que haver lugares onde os cães possam andar soltos, caso contrário, um cão que viva num apartamento nunca na vida vai saber o que é correr e bricar com outros cães. Isto é anti natural.
A mesma legislação prevê a hipótese de as câmaras municipais determinarem esses lugares.
FBC Escreveu: E os cães de caça??? Se não podem atacar animais então não podem caçar???
Claro que podem caçar, nos sitios próprios e não na via publica.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça fev 17, 2004 11:37 am

E pronto...vamos lá divagar um pouquinho ;)
O decreto-lei nº 312/2003 - artigo 2, define como "Animal Potencialmente Perigoso" qualquer animal que, devido às carecteristicas da espécie, comportamento agressivo , etc. possa causar lesão ou morte a pessoas ou outros animais
Pergunta número 1: Que características da especie são essas? Ter dentes? Ter unhas? ser grande ou ser pequeno? É quem quase em todos os animais, incluindo uma formiga ou uma pulga, existem características susceptíveis de causar lesões!! A que características é que se referem concretamente?
Pergunta número 2: O que é comportamento agressivo? Ladrar? Uivar? Rosnar? dar pulos para a frente? O que é 'normal' e o que estravassa a normalidade? Comportamento agressivo que possa causar a lesão ou a morte só temos a certeza quando o animal está mesmo a atacar, e acho muito difícil estabelecer objectivamete uma 'linha' que delimite o comportamento. Por exemplo, um Yorkshire preso à trela pode babar-se de tanto rosnar e ladrar, mas estando preso representará ele um risco susceptível de causar lesões ou a morte a pessoas ou animais?
Pergunta número 3 : Qual é o animal (tal como já foi referido na pergunta 1) que não é capaz de causar, pelo menos, lesões a pessoas ou animais? Então será que TODOS os animais são potencialmente perigosos? Está-se a ver uma abelha a andar de açaimo, ou numa jaula ou 'acondicionada' de uma forma qualquer?
Pergunta número 4: Que animais estão incluídos na lista dos potencialmente lesionados ou mortos? São todos? Se o cão de alguém matar um rato, passa a ser potencialmente perigoso? Os meus cães já mataram um gato vadio que entrou dentro dos nossos muros....será que deviam ter cadastro...ou andar de açaimo dentro de casa?

Isto da Lei não se pode levar à letra, e concerteza que todas as situações terão um enquadramento próprio e as consequências dependerão muito da subjectividade de quem a aplica.
No caso em questão, não me parece que o Yokshire levado à trela possa ser considerado 'potencialmente perigoso' e por isso acho que estava completamente dentro da Lei. Já o outro cão, penso que ninguém terá duvidas de que estava 'fora da lei'. Acho por isso que a Ana tinha toda a legitimidade para chamar a poilicia e para protestar perante o que se passou.

Abraços
Paulo C.
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 17, 2004 11:57 am

Continuando na divagação:
PauloC Escreveu: Pergunta número 1: Que características da especie são essas? Ter dentes? Ter unhas? ser grande ou ser pequeno? É quem quase em todos os animais, incluindo uma formiga ou uma pulga, existem características susceptíveis de causar lesões!! A que características é que se referem concretamente?
Eu penso que um cão que morda, pode obviamente causar lesões ao visado pela dentada.
PauloC Escreveu: Pergunta número 2: O que é comportamento agressivo? Ladrar? Uivar? Rosnar? dar pulos para a frente? O que é 'normal' e o que estravassa a normalidade? Comportamento agressivo que possa causar a lesão ou a morte só temos a certeza quando o animal está mesmo a atacar, e acho muito difícil estabelecer objectivamete uma 'linha' que delimite o comportamento. Por exemplo, um Yorkshire preso à trela pode babar-se de tanto rosnar e ladrar, mas estando preso representará ele um risco susceptível de causar lesões ou a morte a pessoas ou animais?
Claro que é o perigo de morder, e provávelmente este seria o maior medo da anavaz. É claro que agora posso ser desmentido, mas deixo no ar a pergunta: Porquê tanto pânico perante um cão que ela admite só queria brincar, seria pelo outro ou pelo dela. (atenção que eu concordo que o cão devia andar atrelado).
PauloC Escreveu: Pergunta número 3 : Qual é o animal (tal como já foi referido na pergunta 1) que não é capaz de causar, pelo menos, lesões a pessoas ou animais? Então será que TODOS os animais são potencialmente perigosos? Está-se a ver uma abelha a andar de açaimo, ou numa jaula ou 'acondicionada' de uma forma qualquer?
Desculpe lá mas eu conheço cães que não têm o minimo de agressividade nem fazem mal a uma mosca. Quanto às abelhas, se elas pertencerem a um apicultor, e se este tiver que transportá-las obviamente que terão de ser devidamente acondicionadas.
PauloC Escreveu: Pergunta número 4: Que animais estão incluídos na lista dos potencialmente lesionados ou mortos? São todos? Se o cão de alguém matar um rato, passa a ser potencialmente perigoso? Os meus cães já mataram um gato vadio que entrou dentro dos nossos muros....será que deviam ter cadastro...ou andar de açaimo dentro de casa?
Que eu saiba a sua casa aínda não é via pública.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
treze
Membro Júnior
Registado: segunda dez 15, 2003 11:31 am
Localização: Bull Terrier,Serrad'Aires,Dogue Argentino,p alemao,c labor.terrier brasileiro,d.alemao,weimar,Gatos

terça fev 17, 2004 12:11 pm

..
Última edição por treze em segunda abr 09, 2007 5:18 pm, editado 1 vez no total.
ana_oliveira
Membro Júnior
Registado: quinta jun 20, 2002 9:42 am

terça fev 17, 2004 12:13 pm

Bem, eu sou uma frequente leitora dos vossos tópicos, e já aprendi imenso convosco!
Por isso vou meter-me na conversa,contando uma situação que não sei bem como reagir, nem sei se posso fazer queixa ou nao.
A minha cadela tem 5 meses neste momento.E eu ando sempre com ela presa à entrada e saída do prédio e só a solto no terreno atrás da casa para ela correr um bocado... mal avisto uma pessoa ou cao prendo a logo porque sei que ela vai a correr feita louca e as pessoas assustam-se...ora, o problema é que tenho um vizinho que tem um pastor alemaoe anda com ele preso,mas, vem sempre na minha direcção com o cao a tentar morder todo histérico e ele a fingir que nao consegue agarrar no cao e a rir-se(nao sei se me fiz perceber)...ora isto já me aconteceu umas 3 vezes e a ultima delas o cao esteve com os dentes a 20 cm dos meus pés!Desta vez desatei aos berros com ele(note-se: que isto é num sitio com montes de espaço, dava para ele passar a 20 metros de mim!).o cao quer morder ainda nao sei se é em mim se é na minha cadela porque ela põe se atras de mim...bem a penultima vez até caí por causa dele!
Quer dizer, o quê que eu posso fazer?posso apresentar queixa ou nao?é que eu já tenho medo de sair com a cadela quando vejo que ele está na rua.Sei lá se o cao qq dia me morde!
Desculpem a extensão mas fico extremamente revoltada com as pessoas que têm caes e nao sabem comportar se!
:evil:
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 17, 2004 12:21 pm

ana_oliveira Escreveu: Bem, eu sou uma frequente leitora dos vossos tópicos, e já aprendi imenso convosco!
Por isso vou meter-me na conversa,contando uma situação que não sei bem como reagir, nem sei se posso fazer queixa ou nao.
A minha cadela tem 5 meses neste momento.E eu ando sempre com ela presa à entrada e saída do prédio e só a solto no terreno atrás da casa para ela correr um bocado... mal avisto uma pessoa ou cao prendo a logo porque sei que ela vai a correr feita louca e as pessoas assustam-se...ora, o problema é que tenho um vizinho que tem um pastor alemaoe anda com ele preso,mas, vem sempre na minha direcção com o cao a tentar morder todo histérico e ele a fingir que nao consegue agarrar no cao e a rir-se(nao sei se me fiz perceber)...ora isto já me aconteceu umas 3 vezes e a ultima delas o cao esteve com os dentes a 20 cm dos meus pés!Desta vez desatei aos berros com ele(note-se: que isto é num sitio com montes de espaço, dava para ele passar a 20 metros de mim!).o cao quer morder ainda nao sei se é em mim se é na minha cadela porque ela põe se atras de mim...bem a penultima vez até caí por causa dele!
Quer dizer, o quê que eu posso fazer?posso apresentar queixa ou nao?é que eu já tenho medo de sair com a cadela quando vejo que ele está na rua.Sei lá se o cao qq dia me morde!
Desculpem a extensão mas fico extremamente revoltada com as pessoas que têm caes e nao sabem comportar se!
:evil:
A ser como conta, e se de facto a intenção do cão é morder, a mim parece-me que este é aquele caso em que claramente o açaime tem que ser aplicado em conjunto com a trela.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Cães”