Material necessário e duvidas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

sexta nov 16, 2012 11:15 am

VHenriques Escreveu:pois não há outra forma de corrigir este comportamento a partir de determinada idade.
Ora, ora não vamos ser radicais. É possível sim.
Se usar o reforço positivo para o ensino à distância é bom, mais fácil é usá-lo 'ao pé de si'.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sexta nov 16, 2012 11:52 am

VHenriques Escreveu:Pois. Estou de acordo se não estivermos a falar de um cão dominante. Isso funciona normalmente bem em cadelas mas se fôr um macho dominante, brinquedos e comida podem ser vistos apenas como recompensas. E se fôr para corrigir? Como faz?
Em cadelas? Já viu uma cadela dominante? Olhe que é tão dificil ou mais que um macho!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
jPrudencio
Membro
Registado: domingo mar 11, 2012 9:08 pm
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

sexta nov 16, 2012 12:52 pm

Quando um cão tenta ir para ter com outro ou assim não precisa de um estrangulador. Na minha opinião um não e por exemplo senta e depois redirecionar a sua atenção para a comida ou a brincadeira basta.
VHenriques
Membro Júnior
Registado: segunda out 24, 2011 6:12 am

sexta nov 16, 2012 2:21 pm

jPrudencio Escreveu:Quando um cão tenta ir para ter com outro ou assim não precisa de um estrangulador. Na minha opinião um não e por exemplo senta e depois redirecionar a sua atenção para a comida ou a brincadeira basta.
Pois. Isso é depois de estar ensinado...E não com um alpha....
Souvenirs
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2008 11:09 am

sexta nov 16, 2012 2:35 pm

dragablue Escreveu:
margoustink Escreveu:
dragablue Escreveu:dei ao meu em pequeno e ainda continuo a dar o dentastix, é muito bom para a saude oral previne caries e mantem os dentes branquinhos... uma ou outra vez comprei-lhe um desses ossos prensados mas ele nao pegou muito nisso... :wink:
Já que falou nisso, em pequeninos é mais fácil habituar a deixarem escovar os dentes; pode fazer isso pelo menos uma vez por semana. Foi o que aconteceu com vários cães, ao não fazerem isso, depois terem de fazer uma destartarização e é sempre melhor prevenir.
Existem esses ossos com flúor... Que são esses dentastix, acho eu.
Os ossos prensados de couro de boi, geralmente são mais saborosos. Dos outros os meus cães não gostavam também.

Mais uma coisa, em cachorros eu dou várias vezes ao dia de comer. Eles têm um estômago mais pequeno, mas têm elevadas necessidades energéticas. O que me dizem é 3 ou 4 vezes ao dia até aos 8 meses, depois 2 vezes por dia, quando adulto. Assim não comem com tanta sofreguidão e também não dilatam demais o estômago.
sei que o que vou dizer nao é exemplo mas o meu sempre teve a raçao á disposiçao e nao ingere grandes quantidades sempre que come... ele é exelente a gerir a raçao porque o saco de 15 kg dura sempre os 30 dias certinhos... certamente este cao ja foi economista numa outra vida...
x 2 desde as 6 semanas que a minha tem sempre a tigela da comida..e geralmente come sempre a mesma quantia e quando lhe apetece..e come calmamente sem ansiedades ou pressas...acho que se forem habituados desde pequenos eles proprios sabem a dose certa a comer..
jPrudencio
Membro
Localização: 3 cães: 1 epagneul breton, 1 setter inglês e 1 cão de água português

sexta nov 16, 2012 9:26 pm

Mas qual alpha, quem criou a teoria da dominancia entre os lobos,(não me recordo agora o nome do senho), 35 anos depois de ter criado essa teoria veio desmentila. Isso da dominancia para mim não faz sentido nenhum.
VHenriques o senhor percebe alguma coisa sobre treino de cães de caça?
VHenriques
Membro Júnior

sábado nov 17, 2012 11:37 pm

Meu caro,

Não me parece que tenha grande experiência neste domínio para que lhe tenha passado pelas mãos um cão deste tipo.

Respeito a sua opinião de não acreditar na teoria da dominância entre lobos de uma matilha da qual não partilho por observação de alguns casos que poderei classificar como tal. No entanto qd me refiro a alpha, falo da dominância no relacionamento Cão/Homem. São vários os casos que já presenciei e q tiveram de ser corrigidos, apesar de quase sempre a "culpa" ser do dono e não do cão....apesar deste ter a aptência natural para "dominar" o dono.
jPrudencio
Membro

domingo nov 18, 2012 12:07 am

Voce tem a sua opinião eu tenho a minha, cada um tem os seus métodos de trabalho e temos de respeitar.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo nov 18, 2012 2:10 am

Partindo do princípio que o user o vai buscar cachorro,vai ter muito tempo para se adaptar conforme as necessidades assim o exigirem.
E se o sociabilizar e educar bem e se fizer uma boa escolha, além de lhe dar um exercício bom,vai ter tudo para ter um cão equilibrado e um excelente cão de guarda.
Desculpem-me mas isso das trelas e coleiras e teorias de treino não será um pouco "por a carroça à frente dos bois"?
Penso que de momento em relação às trelas têm é que ser baratas,pois vai ter que passar por algumas até chegar à trela definitiva.
E primeiro do que a questão do treino, eu acho que o user terá que se informar, qual a melhor maneira de promover desafios mentais para promover o desenvolvimento da personalidade do cão.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

domingo nov 18, 2012 9:51 am

dragablue e souvenirs,

Eu conheço vários animais que comem assim tipo parece que sabem ler o rótulo ou ouvem as quantidades indicadas pelo vet. :lol: No entanto, temos de ter em conta que não têm mais cães ou cadelas na mesma casa; não comem com outros cães.
Agora imaginem se tivessem mais de 6 canídeos e tudo a querer comer ao mesmo tempo....ui, ui! Ó ecónomia...

Se eu tiver só um cachorrinho, deixo a "comida à descrição", mas só se viver num sítio sem quintal, porque podem lá ir os ratos roubar a ração e fazem xixi e é perigoso. E os ratos adoram a ração dos cães.
E por isso o melhor sistema será até ele ter os 8 meses, pelo menos três ou quatro vezes ao dia, doses repartidas de comer, depois dessa idade, talvez as duas vezes sejam mesmo o ideal. Até para evitar as torções do estômago, não é recomendado deixar o animais comer a porção toda de uma só vez. A água essa sim sempre à descrição.
margoustink
Membro Veterano

domingo nov 18, 2012 12:15 pm

botas96 Escreveu:Partindo do princípio que o user o vai buscar cachorro,vai ter muito tempo para se adaptar conforme as necessidades assim o exigirem.
E se o sociabilizar e educar bem e se fizer uma boa escolha, além de lhe dar um exercício bom,vai ter tudo para ter um cão equilibrado e um excelente cão de guarda.
Desculpem-me mas isso das trelas e coleiras e teorias de treino não será um pouco "por a carroça à frente dos bois"?
Penso que de momento em relação às trelas têm é que ser baratas,pois vai ter que passar por algumas até chegar à trela definitiva.
E primeiro do que a questão do treino, eu acho que o user terá que se informar, qual a melhor maneira de promover desafios mentais para promover o desenvolvimento da personalidade do cão.
Concordo perfeitamente, aliás era mais útil falarem sobre como bem socializa-lo e educar numa fase inicial.

Pode criar jogos com ele, como esconder-se e chama-lo. Pode esconder os brinquedos dele...quando ele os encontra faça bastantes festas; pode jogar um objecto e chama-lo para que ele lhe entregue e depois oferece outro brinquedo ou um biscoito, etc... E outras brincadeiras, mais freestyle. E não brinque com o seu cão sendo agressivo ou brincadeiras que potencialização a agressividade do cão. As brincadeiras agressivas do dono com o seu cão só trazem maus resultados.
É durante a brincadeira, que melhor o dono e o cão se conhecem.
Exemplo de brincadeiras:
http://www.wikihow.com/Play-With-Your-Puppy

Aqui um video...se tiver dificuldades com o inglês, pode sempre traduzir os nomes para português ao ter mais dúvidas, pergunte.

http://www.youtube.com/watch?v=EjGyBhT3kk0

Numa qualquer abordagem com o animal deve ser sempre:

- Paciente;
-Nunca se enerve ou grite;
-Nunca ceda (seja consistente);
-Para cada ordem empregue sempre as mesmas palavras e gestos (seja consistente);
-Nunca se esqueça da recompensa quando é merecida;
-Acabe o treino de um modo positivo ou com uma brincadeira.

E para que tenha sucesso tenha sempre presente que um animal precisa de descarregar as energias, deve ter um adequado nível de exercício físico para não estar sob stress. É assim, ou passa a vida numa frustação de tentar ter um cão obediente, nunca o consegue porque o animal não está bem.

Aos 4 meses, pode começar a fortalecer as noções básicas de obediência, que entretanto, foi ensinando. Aí pode assumir maior importância a trela e os passeios à rua. Também aí o cachorro já deverá ter mais noção de não puxar na trela quando sai à rua; um animal que tenha razoável nível de estímulos e brincadeiras é também um cão mais calmo na rua e obedece muito melhor. Quantos mais passeios fizer na rua, menos têm tendência a puxar a trela do dono.
VHenriques
Membro Júnior

domingo nov 18, 2012 12:32 pm

Boas,

E já agora não cometa o mesmo erro que eu de não o habituar a levar à rua a fazer as necessidades.

Já agora, quem é que me consegue dar umas dicas para o habituar a fazer só na rua quando já tem 1 ano? É que continua a só fazer qd chega a casa....
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo nov 18, 2012 12:36 pm

Prolongar os passeios e fazê-lo correr durante eles, pois o exercício acelera a peristalse.

E sempre que o apanhar a aliviar-se, interromper, levá-lo para a rua e não voltar até o cão acabar o "serviço".
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
margoustink
Membro Veterano

domingo nov 18, 2012 1:41 pm

Floripes3 Escreveu:Prolongar os passeios e fazê-lo correr durante eles, pois o exercício acelera a peristalse.

E sempre que o apanhar a aliviar-se, interromper, levá-lo para a rua e não voltar até o cão acabar o "serviço".
Mas está a falar de cães mais velhos que as 8 semanas...certo?

O cão só tem controlo da urina aos 6/7 meses.
O cão só tem capacidade de indicar a necessidade de urinar com 10 semanas de vida.
O cão só compreende de facto o Não, quando tem sensivelmente 4 meses. No entanto consegue responder positivamente a ordens com 3 a 4 semanas; ou seja, é capaz de compreender e satisfazer ordens.

É mediante estas indicações que também devemos agir.

Na segunda fase de crescimento de pré-socialização; dá início na 3ª semana à 8ª. A fase de crescimento mais indicada para chegar a casa dos donos é na terceira fase crescimento que a fase de socialização do cachorro que situamos na 8ª semana até 12ª semana.

Nesta fase as recompensas e os castigos são muito eficazes, tanto um como outro devem ser feitos imediatamente, no acto.

Nesta altura, o melhor é que após o cachorro comer, levar a um passeio, onde ele deva fazer os xixis e após comer fazer o mesmo.

Das 12ª semanas atá aos 8 meses, consideramos a fase pré- adulta. Em algumas raças podemos prolongar até aos 2 anos.

Aqui temos de reforçar o que foi aprendido e ensinado novos comportamentos também.

É quando o cachorro pode comerçar a impor-se essas coisas. É outra fase.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo nov 18, 2012 1:49 pm

Margoustink, eu estava a responder ao forista VHenriques, que especificou que o seu cão tem 1 ano.

O resto que postou já eu o sei há muito de cor e salteado, e não precisei de vir à Arca para o aprender.

Bom domingo. :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Responder

Voltar para “Cães”