Com LOP ou sem LOP, eis a questão
Moderador: mcerqueira
Em gatos?!kittten Escreveu:É obrigatório o chip em cães e gatos, onde leu que não era?achi Escreveu: Por exemplo, porque é que não é obrigatório o microchip nos cães e gatos? Pois assim se fossem abandonados os donos já podiam ser responsabilizados.
Até em cobras é obrigatório o chip!
Penso que não kitten. A menos que sejam de expo, ou que vão viajar
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Só confirmando a legislação Maraya, mas em cães e cobras é obrigatório se não é em gatos também deveria ser.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
E perguntou?achi Escreveu:Não li, mas quando fui ao veterinário até já fui a 2 diferentes, nunca me falaram no assunto...
O chip é obrigatório assim como a vacina da raiva. Sem chip e sem vacina não pode fazer o regista na Junta de freguesia.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Fui rever e é um pouco confuso:kittten Escreveu:Só confirmando a legislação Maraya, mas em cães e cobras é obrigatório se não é em gatos também deveria ser.
e...Artigo 3.
o
Identificação
1 — Os cães e os gatos devem ser identificados por
método electrónico e registados entre os 3 e os 6 meses
de idade, nos termos do Regulamento de Registo, Classificação e Licenciamento de Cães e Gatos.
Ou seja há-de haver uma lei á parte que determina issoOs cães e gatos entre os 3 e os 6 meses de idade
devem encontrar-se identificados nos termos do presente diploma:
1) A partir de 1 de Julho de 2004:
a) Cães perigosos ou potencialmente perigosos, tal como definidos em legislação
específica;
b) Cães utilizados em acto venatório;
c) Cães em exposição, para fins comerciais
ou lucrativos, em estabelecimentos de
venda, locais de criação, feiras e concursos, provas funcionais, publicidade ou fins
similares;
2) A partir de 1 de Julho de 2008, todos os cães
nascidos após esta data;
3) A obrigação de identificação dos gatos será
fixada em data a definir por despacho do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e
Pescas.
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
Eu só queria perceber uma coisa, se o chip e obrigatório para cães os veterinários 'obrigam' os donos a colocar aos seu cães?
Se sim porque ainda aparecem tantos cães abandonados e os donos não São responsabilizados ?
Sou uma revoltada com animais abandonados e mal tratados!
Se sim porque ainda aparecem tantos cães abandonados e os donos não São responsabilizados ?
Sou uma revoltada com animais abandonados e mal tratados!
Os veterinários não obrigam os donos a nada nem são eles que aplicam a lei...
O que se passa é que existem muitas leis mas o seu cumprimento não é devidamente fiscalizado. De mais a mais a maioria dos animais abandonados não têm chip nenhum, alguns nem vacinas quanto mais isso.
Quanto ao estatuto dos animais na corrente lei, enquanto continuarem a serem considerados como "coisas" o panorama não muda.
O que se passa é que existem muitas leis mas o seu cumprimento não é devidamente fiscalizado. De mais a mais a maioria dos animais abandonados não têm chip nenhum, alguns nem vacinas quanto mais isso.
Quanto ao estatuto dos animais na corrente lei, enquanto continuarem a serem considerados como "coisas" o panorama não muda.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
os veterinários não tem de obrigar ninguém, são médicos, não são agentes da lei nem funcionários camarários.
Mas o registo na junta de freguesia, a licença, é obrigatória. E só pode ser feito com chip e com vacina da raiva.
Não é preciso colocar o chip no vet, pode ser feito no canil da câmara.
Logo, quem tem os animais dentro da lei, sabe que tem de os chipar e vacinar.
Mas há tanta gente que está-se a cª para a licença!
Mas o registo na junta de freguesia, a licença, é obrigatória. E só pode ser feito com chip e com vacina da raiva.
Não é preciso colocar o chip no vet, pode ser feito no canil da câmara.
Logo, quem tem os animais dentro da lei, sabe que tem de os chipar e vacinar.
Mas há tanta gente que está-se a cª para a licença!

Pois enquanto as pessoas não forem todas civilizadas , este país não anda para a frente. Já agora quero só que me expliquei como se faz 'o registo' na junta de freguesia? O meu cachorro já vem com o chip e dos qd e que posso ir a junta de freguesia?
-
- Membro
- Registado: quarta set 19, 2012 11:12 am
Mas então, desculpem a ignorância, mas se os cães só podem ser chipados a partir dos 3 meses, há criadores que os vendem sem estarem chipados, visto a idade média de entrega ser os dois meses, dois meses e meio... corrijam-me se estiver errado...
"Aprendi que todo o mundo quer viver em cima de uma montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a encosta." GGM
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
e...? quando o cachorro chega à idade, o dono agarra nele e vai chipá-lo! dp com o cachorro já chipado é que pode fazer o registo definitivo no LOP! qual é a duvida?johnnyblue Escreveu:Mas então, desculpem a ignorância, mas se os cães só podem ser chipados a partir dos 3 meses, há criadores que os vendem sem estarem chipados, visto a idade média de entrega ser os dois meses, dois meses e meio... corrijam-me se estiver errado...

<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>