Manobra para o "Espirro Invertido"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

segunda nov 19, 2012 2:10 pm

Topico interessante.. Realmente desconhecia o nome cientifico para este fenomeno que pelos vistos não é assim tão incomum como pensava.. Assim fica mais facil se de futuro quiser falar com o vet acerca disto. Se tiverem mais informações postem!

Pedro
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

segunda nov 19, 2012 2:14 pm

srYuki Escreveu:
Argay Escreveu:Os cães não respiram pela boca.
Pois não.
http://www.youtube.com/watch?v=pQllMiAjpn0

Oxigenam os dentes!!
Esse cão está a arfar e a repôr a temperatura, não está a respirar pela boca porque tem o nariz entupido.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda nov 19, 2012 2:45 pm

Eu já vi alguns cães a fazer isso, às vezes pensava tratar-se de terem inspirado alguma coisa; mas nunca tive animais a fazê-lo com frequência.
Hug0g
Membro
Registado: sexta out 01, 2010 10:34 am

segunda nov 19, 2012 5:57 pm

isto também me parece uma coisa que o nosso cão costuma fazer algumas vezes quando estamos a chegar a casa. nunca dei muita importância porque normalmente dura 5 a 10 segundos, mas vou estar mais atento nos próximos dias para perceber se é mesmo esse "espirro invertido".
<p>Hugo</p>
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda nov 19, 2012 6:02 pm

pois a minha Micas Maria volta não volta faz uma coisa destas - e eu já tinha falado ao VET a perguntar o que era e ele não valorizou muito - o pânico aqui da je é que pudesse ser algo parecido com tosse cardiaca, apesar do som ser diferente - tenho pânico disso, pois tive uma cadela que morreu por causa de um maldito sopro no coração.
Ele descansou-me e não valorizou como já disse, dizendo que não tem nada a ver, sem antes a auscultar toda :?

Ela só faz isto muito de vez em quando, parece que fica a arfar para dentro, é realmente muito estranho :?
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
HellGodess
Membro
Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm

segunda nov 19, 2012 6:29 pm

Olha e eu a pensar que a minha cadela tinha algum problema cardíaco...também só acontece de vez em quando mas fico toda aflita quando a vejo a fazer. A vet não me consegue dizer o que é e diz k ta muito bem e saudável.

Obrigada por este tópico pelos vistos ajudou muitas pessoas no que diz respeito a um "problema" cujo nome ninguém sabia.

;)
"Mess with the best...Die like the rest!!!!"
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda nov 19, 2012 7:18 pm

Obrigada.
E continuamos todos (acho eu) á espera de alguém que tenha experiência com esta situação e nos explique melhor a tal "manobra" que permite um alívio mais rápido.
saraestrelo2
Registado: segunda nov 19, 2012 3:35 pm

segunda nov 19, 2012 7:43 pm

Há um tempo atrás o meu cão andava com essas crises e eu fiquei super assustada (como muitos de vocês). Parecia falta de ar ou qualquer coisa com o coração, eu sei lá. Fui logo para a veterinária e expliquei a situação, ela percebeu o que era e mostrou-me uns vídeos e eu confirmei que era mesmo aquilo. Ela receitou atarax e disse que se não passasse que podia ser alguma coisa enfiado no nariz que estava a causar aquilo, tipo pargana. Tomou o atarax e passou, há muito tempo que não tem. Quanto a manobras para ajudar o cão, não sei :/
caocontente.blogspot.pt
odette
Membro Júnior
Registado: quinta jul 22, 2004 5:20 pm

segunda nov 19, 2012 7:48 pm

Há poucos dias ouvi duma veterinária o que fazer quando presenciamos uma situação de espirro invertido: massajar o pescoço do cão, na zona da garganta, de forma a provocar o movimento de deglutição (como normalmente fazemos para que o cão engula um comprimido). Supostamente acaba com esse espirro.

Não posso confirmar esta solução, ainda não surgiu a oportunidade de experimentar...
Skyfall
Registado: segunda nov 19, 2012 8:37 pm

segunda nov 19, 2012 8:42 pm

Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

segunda nov 19, 2012 10:46 pm

Acontece o mesmo com o meu cão, embora ultimamente nem tanto.

Expliquei o que acontecia e a vet imediatamente disse para pesquisar "inverted sneezing".
Disse que era comum e que por vezes o ar ia parar ao estomago em vez de ir para os pulmões.

Antes também bastava acalmá-lo mas existem formas mais rápidas de inverter essa situação: colocar os dedos no fundo da língua do cão para que o ar volte a circular normalmente. :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

terça nov 20, 2012 7:56 am

Que interessante. As explicacoes que aqui li que se parecem mais com o que a minha tinha sao "the dog’s neck will extend and the chest will expand as the dog tries harder to inhale" e "estava a "fungar para dentro"". Era isso mesmo. Fazia uma barulheira tal que toda a gente na rua se voltava para ver o que era... Eu dava-lhe umas palmadinhas nas costas, que nao ajudavam nada.

Pensar que afinal é uma coisa tao simples e que a veterinária nao sabia o que era, depois de auscultar e ver que estava tudo normal, deu antibióticos e queria já fazer uma série de análises e RX... Entretanto já comecei a perguntar aos vizinhos que encontro na rua com caes onde há um bom veterinário. :-)

A bicha continua óptima, nao voltou a acontecer, deve ter sido o pó das mudancas.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

terça nov 20, 2012 11:09 am

Os bulls fazem mt isto e a minha nao é excepção, ja a vi fazer algumas vezes....
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
relifasira
Membro
Registado: sábado nov 19, 2011 7:33 am

sexta nov 23, 2012 10:36 am

a minha gossip (apbt) tb o faz nao com muita frequencia; principalmente quando quer que lhe dêem "tacho", por acaso agr que falam nisso elas sempre fazem isso quando estao entusiasmadas com algo...
<p>"A Compaix&atilde;o pelos animais, est&aacute; intimamente ligada &aacute; bondade de car&aacute;cter, e quem &eacute; cruel com os animais, n&atilde;o pode ser bom Homem"
<strong>Arthur Schopenhauer</strong></p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta nov 28, 2012 10:20 pm

Eis que hoje, após um momento de excitação claramente criado por mim própria ("Vamos á rua! Vamos á rua!!!" - com maluqueira associada) ela fica com os tais "espirros invertidos" no elevador.

Não sabia ainda muito bem o que fazer mas puxei-lhe o focinho para a frente e para baixo. Não lhe tapei o nariz porque com a falta de jeito, só consegui fazer o que disse atrás e vi que resultou (o nariz é muito pequeno para se conseguir tapar ás pressas!). Fiz também uma massagem suave no peito enquanto a mantinha de nariz para baixo, mas, na minha opinião o que resultou, foi mudar-lhe a posição do focinho, virando-o para baixo. Foram uns 5 segundos.
Responder

Voltar para “Cães”