Ouça, a sua cadela até pode ser linda e ter um temperamento espectacular, mas isso não faz dela um exemplo perfeito da raça. Aliás, como não tem LOP, não tem como provar que a cadela é mesmo de raça.GoldPanther Escreveu: Sou dono de um Perdigueiro Português (com LOP), comprado a um criador, e também sou dono de uma Golden Retriever (sem LOP), que me foi oferecida por um conhecido, que tem um Golden lindissimo, e a mãe também é lindissima... Sou conhecedor do estlão da raça Perdigueiro Português, mas sou "alien" ao que toca aos Golden, conheço a raça e as suas caracteristicas, mas não sou nenhum expert, mas no que me toca, a cadela é um exemplar perfeito da raça, exactamente o que procurava...
Com LOP ou sem LOP, eis a questão
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm
Amam-me: sim
Respeitam-me: sim
São fiéis: sim
Existem: sim
Quem são: os meus animais
---------------------------
Odeia-me? Então junte-se à fila. Mas aviso já, a fila é ENORME!!!!!
Nos anos 70 culparam o Doberman
Nos anos 80 culparam o Pastor Alemão
Nos anos 90 culparam o Rottweiler
Agora culpam o Pit Bull
Quando irão culpar o Homem?
Respeitam-me: sim
São fiéis: sim
Existem: sim
Quem são: os meus animais
Odeia-me? Então junte-se à fila. Mas aviso já, a fila é ENORME!!!!!

Nos anos 70 culparam o Doberman
Nos anos 80 culparam o Pastor Alemão
Nos anos 90 culparam o Rottweiler
Agora culpam o Pit Bull
Quando irão culpar o Homem?
Mas até pode ser um perfeito exemplar da raça e não há-de ser porquê? Não tem é LOP .
A minha velhota com 11 anos também não tem LOP, se eu gostava que tivesse? Gostava porque assim podia apresentá-la em exposição, se gostava mais dela? claro que não!
A minha velhota com 11 anos também não tem LOP, se eu gostava que tivesse? Gostava porque assim podia apresentá-la em exposição, se gostava mais dela? claro que não!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
-
- Membro
- Registado: quinta mai 05, 2011 12:04 am
tem toda a razão, mas também não me interessa que ela tenha ou não LOP, não ia gostar mais ou menos dela por isso...só sei que tenho um colega de trabalho que tem uma Golden tmb (com LOP e comprada a um criador bastante conceitoado), e quando temos as duas juntas digo-lhe que são identicas...mas como disse, não sou expert, não posso provar nada...Katy500 Escreveu:Ouça, a sua cadela até pode ser linda e ter um temperamento espectacular, mas isso não faz dela um exemplo perfeito da raça. Aliás, como não tem LOP, não tem como provar que a cadela é mesmo de raça.GoldPanther Escreveu: Sou dono de um Perdigueiro Português (com LOP), comprado a um criador, e também sou dono de uma Golden Retriever (sem LOP), que me foi oferecida por um conhecido, que tem um Golden lindissimo, e a mãe também é lindissima... Sou conhecedor do estlão da raça Perdigueiro Português, mas sou "alien" ao que toca aos Golden, conheço a raça e as suas caracteristicas, mas não sou nenhum expert, mas no que me toca, a cadela é um exemplar perfeito da raça, exactamente o que procurava...

As cadelas podem ser identicas e a sua até pode estar dentro do estalão, porém não é apenas isso que define se o cão é de raça pura.GoldPanther Escreveu:tem toda a razão, mas também não me interessa que ela tenha ou não LOP, não ia gostar mais ou menos dela por isso...só sei que tenho um colega de trabalho que tem uma Golden tmb (com LOP e comprada a um criador bastante conceitoado), e quando temos as duas juntas digo-lhe que são identicas...mas como disse, não sou expert, não posso provar nada...Katy500 Escreveu:Ouça, a sua cadela até pode ser linda e ter um temperamento espectacular, mas isso não faz dela um exemplo perfeito da raça. Aliás, como não tem LOP, não tem como provar que a cadela é mesmo de raça.GoldPanther Escreveu: Sou dono de um Perdigueiro Português (com LOP), comprado a um criador, e também sou dono de uma Golden Retriever (sem LOP), que me foi oferecida por um conhecido, que tem um Golden lindissimo, e a mãe também é lindissima... Sou conhecedor do estlão da raça Perdigueiro Português, mas sou "alien" ao que toca aos Golden, conheço a raça e as suas caracteristicas, mas não sou nenhum expert, mas no que me toca, a cadela é um exemplar perfeito da raça, exactamente o que procurava...
Para a cadela ser de raça pura tem de ser descendente de outros cães puros (ou seja pais avós, bisavós... puros)
Uma das razões pela qual o LOP é importante é exactamente essa: Termos acesso á "arvore genealógica" do nosso cão
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
-
- Membro
Só conheço os pais, e são identicos... No entanto pelo que li no CPC, e depois fui-me informar com um amigo que está dentro do assunto, os cães que não tem LOP podem obtê-lo (caso o cão apresente todas as caratceristicas de certa raça), através de uma avaliação de um juiz especializado na raça em questão, e não é preciso nenhuma apreciação nem nenhuma "investigação" ao passado e descendentes do cão pelo que me disseram, e que muitas vezes é impossivel... Basta a pessoa inscrever-se na avaliação no site da CPC, pagar 60Euros (caso a suposta raça do cão seja estrangeira, se for nacional está isento a pagamento), e se na avaliação o cão for considerado um exemplar da raça com nota "Exelente", "Muito Bom" ou "Suficiente", obtém o LOP (depois do pagamento de mais 20Euros), caso contrário, se o cão receber nota "insuficiente", continua como está, sem LOP e não se paga mais nada...maraya Escreveu:As cadelas podem ser identicas e a sua até pode estar dentro do estalão, porém não é apenas isso que define se o cão é de raça pura.GoldPanther Escreveu:tem toda a razão, mas também não me interessa que ela tenha ou não LOP, não ia gostar mais ou menos dela por isso...só sei que tenho um colega de trabalho que tem uma Golden tmb (com LOP e comprada a um criador bastante conceitoado), e quando temos as duas juntas digo-lhe que são identicas...mas como disse, não sou expert, não posso provar nada...Katy500 Escreveu:Ouça, a sua cadela até pode ser linda e ter um temperamento espectacular, mas isso não faz dela um exemplo perfeito da raça. Aliás, como não tem LOP, não tem como provar que a cadela é mesmo de raça.GoldPanther Escreveu: Sou dono de um Perdigueiro Português (com LOP), comprado a um criador, e também sou dono de uma Golden Retriever (sem LOP), que me foi oferecida por um conhecido, que tem um Golden lindissimo, e a mãe também é lindissima... Sou conhecedor do estlão da raça Perdigueiro Português, mas sou "alien" ao que toca aos Golden, conheço a raça e as suas caracteristicas, mas não sou nenhum expert, mas no que me toca, a cadela é um exemplar perfeito da raça, exactamente o que procurava...
Para a cadela ser de raça pura tem de ser descendente de outros cães puros (ou seja pais avós, bisavós... puros)
Uma das razões pela qual o LOP é importante é exactamente essa: Termos acesso á "arvore genealógica" do nosso cão
Desconhecia de tais medidas até hoje...
O cão não obtém o Registo no LOP, mas sim o RI (Registo Inicial).GoldPanther Escreveu:Só conheço os pais, e são identicos... No entanto pelo que li no CPC, e depois fui-me informar com um amigo que está dentro do assunto, os cães que não tem LOP podem obtê-lo (caso o cão apresente todas as caratceristicas de certa raça), através de uma avaliação de um juiz especializado na raça em questão, e não é preciso nenhuma apreciação nem nenhuma "investigação" ao passado e descendentes do cão pelo que me disseram, e que muitas vezes é impossivel... Basta a pessoa inscrever-se na avaliação no site da CPC, pagar 60Euros (caso a suposta raça do cão seja estrangeira, se for nacional está isento a pagamento), e se na avaliação o cão for considerado um exemplar da raça com nota "Exelente", "Muito Bom" ou "Suficiente", obtém o LOP (depois do pagamento de mais 20Euros), caso contrário, se o cão receber nota "insuficiente", continua como está, sem LOP e não se paga mais nada...maraya Escreveu:As cadelas podem ser identicas e a sua até pode estar dentro do estalão, porém não é apenas isso que define se o cão é de raça pura.GoldPanther Escreveu:tem toda a razão, mas também não me interessa que ela tenha ou não LOP, não ia gostar mais ou menos dela por isso...só sei que tenho um colega de trabalho que tem uma Golden tmb (com LOP e comprada a um criador bastante conceitoado), e quando temos as duas juntas digo-lhe que são identicas...mas como disse, não sou expert, não posso provar nada...Katy500 Escreveu:Ouça, a sua cadela até pode ser linda e ter um temperamento espectacular, mas isso não faz dela um exemplo perfeito da raça. Aliás, como não tem LOP, não tem como provar que a cadela é mesmo de raça.GoldPanther Escreveu: Sou dono de um Perdigueiro Português (com LOP), comprado a um criador, e também sou dono de uma Golden Retriever (sem LOP), que me foi oferecida por um conhecido, que tem um Golden lindissimo, e a mãe também é lindissima... Sou conhecedor do estlão da raça Perdigueiro Português, mas sou "alien" ao que toca aos Golden, conheço a raça e as suas caracteristicas, mas não sou nenhum expert, mas no que me toca, a cadela é um exemplar perfeito da raça, exactamente o que procurava...
Para isso tem de ser avaliado por 2 juízes da raça e ter uma grande nota (Muito bom ou excelente).
Penso que ainda é complicado de obter...
(É preciso ter uma grande sorte para obter o RI se se arranjou um cão de um criador que não sabe o que faz e não selecciona o que cria e adquirir aí um exemplar que obtenha uma classificação tão alta. Não digo impossível, mas é improvável)
Última edição por maraya em terça nov 20, 2012 10:23 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro
maraya Escreveu:O cão não obtém o Registo no LOP, mas sim o RI (Registo Inicial).GoldPanther Escreveu:Só conheço os pais, e são identicos... No entanto pelo que li no CPC, e depois fui-me informar com um amigo que está dentro do assunto, os cães que não tem LOP podem obtê-lo (caso o cão apresente todas as caratceristicas de certa raça), através de uma avaliação de um juiz especializado na raça em questão, e não é preciso nenhuma apreciação nem nenhuma "investigação" ao passado e descendentes do cão pelo que me disseram, e que muitas vezes é impossivel... Basta a pessoa inscrever-se na avaliação no site da CPC, pagar 60Euros (caso a suposta raça do cão seja estrangeira, se for nacional está isento a pagamento), e se na avaliação o cão for considerado um exemplar da raça com nota "Exelente", "Muito Bom" ou "Suficiente", obtém o LOP (depois do pagamento de mais 20Euros), caso contrário, se o cão receber nota "insuficiente", continua como está, sem LOP e não se paga mais nada...maraya Escreveu:As cadelas podem ser identicas e a sua até pode estar dentro do estalão, porém não é apenas isso que define se o cão é de raça pura.GoldPanther Escreveu:tem toda a razão, mas também não me interessa que ela tenha ou não LOP, não ia gostar mais ou menos dela por isso...só sei que tenho um colega de trabalho que tem uma Golden tmb (com LOP e comprada a um criador bastante conceitoado), e quando temos as duas juntas digo-lhe que são identicas...mas como disse, não sou expert, não posso provar nada...Katy500 Escreveu:Ouça, a sua cadela até pode ser linda e ter um temperamento espectacular, mas isso não faz dela um exemplo perfeito da raça. Aliás, como não tem LOP, não tem como provar que a cadela é mesmo de raça.GoldPanther Escreveu: Sou dono de um Perdigueiro Português (com LOP), comprado a um criador, e também sou dono de uma Golden Retriever (sem LOP), que me foi oferecida por um conhecido, que tem um Golden lindissimo, e a mãe também é lindissima... Sou conhecedor do estlão da raça Perdigueiro Português, mas sou "alien" ao que toca aos Golden, conheço a raça e as suas caracteristicas, mas não sou nenhum expert, mas no que me toca, a cadela é um exemplar perfeito da raça, exactamente o que procurava...
Para isso penso que tem de ser avaliado por 2 juízes da raça e ter uma grande nota (Muito bom ou excelente). Pelo que sei é complicado...
sim pelo que me disseram uma avaliação muito minuciosa... 90% das vezes é mandar 60Euros "ao ar"... Até a data desconhecia de tal possibilidade, e mesmo depois de comprar o meu Luky (Perdigueiro Português), e de ter o seu LOP com a sua árvore geneologica, pensava que so os ces de criadores oficiais podiam ter LOP... Estamos sempre a aprender

Infelizmente e para mal de muitas raças não é assim tão dificil fazer o RI, de qualquer modo não há garantia de que faz o exame e tem pelo menos Muito Bom para lhe atribuirem o RI.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Ups, editei a minha mensagem anterior sem ter reparado que já tinha respondido...
Não, nem só os criadores "oficiais" podem registar ninhadas no LOP.
Qualquer pessoa que cruze dois cães com LOP (ou com um macho registado noutro livro de origens reconhecido pela FCI) pode registar a ninhada no LOP.
Eventualmente um cachorro com RI pode obter o registo no LOP se já for descendente de 3ª geração do 1º cão a obter RI, e se obter um Excelente numa exposição.
(espero não me ter enganado a dizer nada...
)
Não, nem só os criadores "oficiais" podem registar ninhadas no LOP.
Qualquer pessoa que cruze dois cães com LOP (ou com um macho registado noutro livro de origens reconhecido pela FCI) pode registar a ninhada no LOP.
Eventualmente um cachorro com RI pode obter o registo no LOP se já for descendente de 3ª geração do 1º cão a obter RI, e se obter um Excelente numa exposição.
(espero não me ter enganado a dizer nada...

Ao adquirir um cão sem LOP terá obstáculos em demonstrar que efectivamente é de uma determinada raça, mesmo que aos olhos do dono e de muitas pessoas o possa parecer. Se a ideia é levar o cão a exposições ou se faz questão de deixar preto no branco que o cão é de raça pura, mais vale comprar um cão com LOP, é muito mais simples e evita uma série de trabalhos desnecessários.
Já não se entende a necessidade que alguns foristas (ler mensagem da forista Water***) têm de "lembar" constantemente os donos de que o seu cão, mesmo que pareça um bom exemplar de determinada raça, não passa de um rafeiro. É uma obsessão que não se entende e é muito desagradável, para não dizer mais, pois é dita sempre em sentido depreciativo.
Já não se entende a necessidade que alguns foristas (ler mensagem da forista Water***) têm de "lembar" constantemente os donos de que o seu cão, mesmo que pareça um bom exemplar de determinada raça, não passa de um rafeiro. É uma obsessão que não se entende e é muito desagradável, para não dizer mais, pois é dita sempre em sentido depreciativo.
Infelizmente não é assim tão minuciosa ... Tal como em exposições está tudo ao critério dos juizes. É claro que o cão tem que estar dentro de estalão e não ter defeitos "gritantes".GoldPanther Escreveu:
sim pelo que me disseram uma avaliação muito minuciosa... 90% das vezes é mandar 60Euros "ao ar"... Até a data desconhecia de tal possibilidade, e mesmo depois de comprar o meu Luky (Perdigueiro Português), e de ter o seu LOP com a sua árvore geneologica, pensava que so os ces de criadores oficiais podiam ter LOP... Estamos sempre a aprender
Qualquer pessoa dona de cadela com LOP ou RI pode registar uma ninhada, desde que o macho também tenha evidentemente.
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
www.apterrariofilia.org
Madalena Marques
Como assim é dito em sentido depreciativo?Ripe Escreveu:Ao adquirir um cão sem LOP terá obstáculos em demonstrar que efectivamente é de uma determinada raça, mesmo que aos olhos do dono e de muitas pessoas o possa parecer. Se a ideia é levar o cão a exposições ou se faz questão de deixar preto no branco que o cão é de raça pura, mais vale comprar um cão com LOP, é muito mais simples e evita uma série de trabalhos desnecessários.
Ser rafeiro (SRD) não tem nada de mal... Ser um rafeiro com semelhanças a uma raça não tem nada de mal...
Porque se continua a associar a palavra "rafeiro" como algo negativo?!
Eu tenho rafeiros! Eu AMO os meus RAFEIROS

Não vou entrar nessa discussão. Provavelmente os seus rafeiros, que ama, ainda bem, são aos seus olhos e de toda a gente isso mesmo, rafeiros, porque não se parecerem exemplares, muito menos bons exemplares, de nenhuma raça.
Só não se sente quem não é filho de boa gente. Respeito a sua postura, embora não a consiga entender.
Da minha parte, esteja à vontade para chamar rafeiro ao cão de quem quiser.
Só não se sente quem não é filho de boa gente. Respeito a sua postura, embora não a consiga entender.
Da minha parte, esteja à vontade para chamar rafeiro ao cão de quem quiser.
não assiste ás entidades, não assiste aos donos, não assiste á lei, e por isso as coisas estão assim. Na verdade se formos a ver «não assiste» a ninguém.nicosa Escreveu:Presumindo que a entidade a que se refere seja o CPC, acho que não se pode dizer que não faça o seu trabalho. O CPC faz o que tem competência para fazer. E uma das competências que não lhe assiste, de modo nenhum, é essa de " educar" as pessoas de maneira a que não se armem em " chicos espertos" e andem sempre à procura da pechincha.johnnyblue Escreveu:Enquanto as entidades responsáveis não fizerem o seu trabalho, não haverá donos informados emuito menos responsáveis.
Por muita informação que haja, por muita regra estabelecida, enquanto houver quem compre , há sempre quem venda.
Continuo a achar muito engraçado que as pessoas não liguem ao LOP, minimizem o valor de "papelada" mas depois se desunhem para ter um RI (mesmo não sabendo como é nem como funciona) e se ofendam muito quando se confrontam coma realidade de terem um rafeiro
Quem não quer ter rafeiros e se ofende com isso, tem bom remédio: é só adquirir animais com LOP e preocupar-se minimamente com a escolha que faz do criador.

Quem não quer ter rafeiros e se ofende com isso, tem bom remédio: é só adquirir animais com LOP e preocupar-se minimamente com a escolha que faz do criador.