Ajuda - importante

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

r1988
Registado: quarta nov 21, 2012 4:32 pm

quarta nov 21, 2012 4:53 pm

Boa tarde,

a minha namorada vive numa quinta onde tem 5 cães, todos adoptados ou encontrados, 2 cães e 3 cadelas e recentemente houve uma situação que a deixou e aos pais preocupados e a ponderar mandar abater 2 cães, coisa da qual a tenho tentado demover por achar que possa haver outra solução. Peço desde já desculpa, mas não sei a raça de nenhum dos animais, sendo que 2 serão rafeiros e os restantes cruzamentos de raças, mas passo a explicar.

O que ocorreu é que 3 cães, os dois cães e uma das cadelas atacaram o pai dela deixando-o, aparentemente, muito mal tratado (ainda não vi o sr.). Um dos cães apenas mordeu e largou, os restantes penso terem prolongado o ataque. Agora posso garantir desde já que todos os cães são muito bem tratados e mimados, nunca tendo sido alvos de maus tratos, nem nada que se pareça e nenhum é considerado raça perigosa. A situação ocorreu porque a cadela em questão estava com o cio e, segundo o que soube, os dois cães em questão ter-se-ião picado, sendo que o tal que apenas mordeu e largou é filho dessa cadela (chamemos-lhe 'segundo cão'), o sr. ao tentar separar e acalmar os cães terá provocado a reacção do primeiro cão que o atacou ao qual se juntaram os outros dois. Como já disse o segundo cão mordeu e largou, os outros dois continuaram.

De realçar que o segundo cão, em episódios passados já terá mostrado que vê o pai da minha namorada quase como um rival, muito provavelmente por ser o único homem da casa. Esta desconfiança em relação ao homem acontece sempre que uma das cadelas tem o cio. No entanto sempre se deram muito bem e não há razão nenhuma que justifique o que aconteceu.

Isto foi um grande choque para a família, pois foi visto praticamente como uma traição de um amigo, já que o cão foi acolhido desde cachorro e cresceu com as pessoas. O que deverá ser feito. Abater o cão e a cadela que atacaram justifica-se? não há a mínima alternativa?

Ps: Se for preciso dar mais detalhes sobre os cães, idades, foram adoptados/encontrados com que idades, a forma como se relacionam, ou outra coisa em particular perguntem que eu esclareço.
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quarta nov 21, 2012 4:57 pm

Já pensou na hipótese de esterilizar os animais?
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
HellGodess
Membro
Registado: terça jan 10, 2012 12:41 pm

quarta nov 21, 2012 4:58 pm

Uma das soluções aparentes será castrar/esterilizar todos os cães para que uma coisa destas não volte a acontecer.Os machos só começaram a brigar porque a fêmea estava com o cio se estivessem todos castrados/esterilizados não teriam esse problema. Também acho que o abate não será a solução do problema.
"Mess with the best...Die like the rest!!!!"
r1988

quarta nov 21, 2012 5:02 pm

penso que esterilizar todos os animais seja uma hipótese muito, muito remota. A crise aperta com todos...
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quarta nov 21, 2012 5:12 pm

Bem sei que a crise toda a todos, mas de facto esta poderá ser a única solução.

Para começar, visto serem 2 machos, tente convencê-los a castrar em primeiro lugar esses (penso que esterilizar machos é bem mais barato que esterilizar fêmeas). Pelo menos para já talvez ajudasse a situação... Mas no futuro, assim aos poucos, esterilizar uma fêmea agora, outra depois... Senão... É tramado.

E porque é que as fêmeas ficam juntas com os machos durante o cio? Não engravidam?
RS
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

quarta nov 21, 2012 5:13 pm

Se todos os animais estivessem esterilizados e castrados provavelmente essa situação nunca tinha ocorrido :? :?

Tente que não mandem os animais para abate. Sei lá, se eles estão mesmo a considerar abater os cães, tente arranjar novos lares para eles em vez do abate.
Amam-me: sim
Respeitam-me: sim
São fiéis: sim
Existem: sim
Quem são: os meus animais
---------------------------

Odeia-me? Então junte-se à fila. Mas aviso já, a fila é ENORME!!!!! :D

Nos anos 70 culparam o Doberman
Nos anos 80 culparam o Pastor Alemão
Nos anos 90 culparam o Rottweiler
Agora culpam o Pit Bull
Quando irão culpar o Homem?
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

quarta nov 21, 2012 5:13 pm

Esterilize a cadela, pois aparentemente foi o facto de ela estar com o cio que despoletou a situação. Veja qual é a opinião do seu veterinário acerca do assunto.
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
johnnyblue
Membro
Registado: quarta set 19, 2012 11:12 am

quarta nov 21, 2012 5:15 pm

Esterilize os animais e as coisas resolvem-se...
Abater não é a solução.
"Aprendi que todo o mundo quer viver em cima de uma montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a encosta." GGM
Katy500
Membro Veterano

quarta nov 21, 2012 5:15 pm

kelinhapbl Escreveu:E porque é que as fêmeas ficam juntas com os machos durante o cio? Não engravidam?
r1988 Escreveu:A situação ocorreu porque a cadela em questão estava com o cio e, segundo o que soube, os dois cães em questão ter-se-ião picado, sendo que o tal que apenas mordeu e largou é filho dessa cadela (chamemos-lhe 'segundo cão')
Como pode ver, um dos cães que atacou o senhor é filho de uma das cadelas.

Agora culpam o Pit Bull
Quando irão culpar o Homem?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta nov 21, 2012 5:16 pm

Os cães agiram pelo efeito de matilha: um tomou a iniciativa e os outros dois prosseguiram levados pelo sei isntinto de caça e defesa.

O problema foi de facto o cio da cadela. O pai da sua namorada não só não devia ter levado a cadela em cio para junto dos machos, como, uma vez desencadeada a luta, não devia ter tentado acabar com ela agarrando-os ou interpondo o corpo entre eles. Devia ter lançado um balde água (ou vários), usado um pau que interpusesse entre eles (e não para os espancar), etc. Todos eles ficariam feridos, é claro, mas todo esse comportamento é o habitual e normal entre machos em presença de uma fêmea em cio.

Agora, resta saber se eles não irão bloquear-se nesse comportamento agressivo para com o dono, prolongando-o depois de o cio da cadela acabar. Esperemos que não...

A sugestão de castração pode ajudar a manter a paz no futuro, mas não sei se o senhor em questão a aceitará. De qualquer das maneiras, também acho que esses cães não merecem ser abatidos por terem tido um comportamento episódico e provocado, e espero que o dono tenha aprendido a lição: não se leva uma cadela em cio para o meio de machos e ficar à espera que todos se comportem como... senhores.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
kelinhapbl
Membro Veterano

quarta nov 21, 2012 5:22 pm

Katy500 Escreveu:
kelinhapbl Escreveu:E porque é que as fêmeas ficam juntas com os machos durante o cio? Não engravidam?
r1988 Escreveu:A situação ocorreu porque a cadela em questão estava com o cio e, segundo o que soube, os dois cães em questão ter-se-ião picado, sendo que o tal que apenas mordeu e largou é filho dessa cadela (chamemos-lhe 'segundo cão')
Eu reparei, mas podiam já ter sido adoptados assim, mãe e filho... Como não tinha a certeza disso, preferi perguntar para não arriscar numa possível acusação injusta ;)
RS
r1988

quarta nov 21, 2012 5:23 pm

A hipótese do abate só surgiu depois de se terem procurado vagas no canil e estas não existirem.

Sim essa mesma cadela em questão já engravidou do cão em questão, uma das cachorrinhas ficou com eles (completando os cinco cães que eles têm), os restantes foram dados. Mas não sei dizer se foi um caso pontual e aconteceu por descuido. É que em relação a se os cães ficam juntos das cadelas no período de cio não tenho a certeza, confesso que nao sei mesmo.

Eu próprio sugeri o castramento apenas desse macho (já que até ele aparenta ser o dominante e torna-se possessivo, o cão não deixa ninguém sair de casa, por exemplo, rosna, ladra e empurra. E isto até a mim), mas até o castramento só de um me pareceu difícil para eles.
kelinhapbl
Membro Veterano

quarta nov 21, 2012 5:25 pm

Floripes3 Escreveu:A sugestão de castração pode ajudar a manter a paz no futuro, mas não sei se o senhor em questão a aceitará.
Agora é o tal problema, o senhor pode ter perdido a confiança nos cães e simplesmente já não os querer...

De qualquer forma, se não quiserem ficar com eles, e se não quiserem castrar, tente fazer como já lhe sugeriram aqui, tente arranjar-lhes donos... Você próprio disse que eles são dóceis e mimados... É uma pena serem abatidos por terem tido um instinto animal que faz parte deles...
RS
r1988

quarta nov 21, 2012 5:28 pm

kelinhapbl Escreveu:
Katy500 Escreveu:
Eu reparei, mas podiam já ter sido adoptados assim, mãe e filho... Como não tinha a certeza disso, preferi perguntar para não arriscar numa possível acusação injusta ;)

foram ambos adoptados ao mesmo tempo, mãe e filho. A cadela em questão vivia na rua dos senhores que a alimentavam sempre que possivel, um dia deram por ela com um cachorrito e viram-se tentados a levá-los para dentro do portão pelo menos até que o cachorro crescesse. Com o tempo acostumaram-se aos cães e acabaram por ficar com eles em casa.
Katy500
Membro Veterano

quarta nov 21, 2012 5:29 pm

Não sei se o canil seria uma boa solução, mesmo que existissem vagas. Provavelmente passariam o resto da vida dentro de uma box, sem terem um lar. (Isto sou só eu a supor, não sei as condições do canil que visitou, mas as adopções são cada vez menos hoje em dia).
Tente convencer os pais da sua namorada que os animais não merecem o abate, tente que compreendam que a castração evita muitos problemas futuros, não só o de possíveis situações como esta. Se mesmo assim eles não quiserem, então tente convence-los a arranjar novos donos para os animais.

Agora culpam o Pit Bull