Um pequeno "Marley"

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado dez 01, 2012 11:13 am

Se não tem qualquer experiência com a crate, não a compre nem utilize. Sob pena de submeter o seu cão ao encarceramento domiciliário e o tornar num animal neurótico e inseguro, com todos os problemas de convívio social que tais instabilidades trazem.

Estas recomendações deviam ser dadas com mais tino, em conformidade com as características de quem vem pedir ajuda, e não segundo as nossas próprias experiências e opções pessoais.

Enquanto o seu cão for cachorro, as destruições serão uma constante, como acontece com todos os cachorros com altos níveis de energia e grande necessidade de expandir essa energia acumulada. Sejam eles labradores, sejam rafeiros de pura cepa. Portanto, o melhor caminho no seu caso é realmente pensar mais no cão e menos nos estragos, que são uma consequência inevitável dos erros de trato que comete.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
FCarv
Registado: terça nov 27, 2012 11:14 am

sábado dez 01, 2012 11:37 am

Enquanto o seu cão for cachorro, as destruições serão uma constante, como acontece com todos os cachorros com altos níveis de energia e grande necessidade de expandir essa energia acumulada. Sejam eles labradores, sejam rafeiros de pura cepa. Portanto, o melhor caminho no seu caso é realmente pensar mais no cão e menos nos estragos, que são uma consequência inevitável dos erros de trato que comete.
Energia acumulada
A teoria da energia acumulada não sei se concordo. Eu sei que ele é cachorro e que como tal tem um alto nível de energia, mas nós gastamos o possível e o impossível. Eu passeio / corro / brinco imenso com ele para ele gastá-la. Ainda agora ficou a dormitar depois de ir comigo passear de manhã (porque é sábado).

Se fosse segunda ou terça (neste momento estaria provavelmente a roer qualquer coisa). O passeio é igual. Por vezes durante a semana o de manhã ainda é maior.

Adicionalmente eu posso ficar o dia todo com ele em casa sem sair, e ele porta-se sempre bem - porque não manifesta aí ele essa energia acumulada e apenas quando está sozinho?
É no minimo discutível.

Foco : Cachorro vs Estragos

Penso que estamos a falar da mesma coisa, o melhor para o cão é exactamente ele não fazer estragos (digo eu), uma vez que os estragos são uma consequência (provavelmente do stress criado com a nossa ausência - donos). Como tal a linha que os separa é realmente ténue.
Claro que quero o melhor para o cachorro (dái ter vindo cá pedir sugestões - mesmo depois de ler vários artigos, livros, tomar acções para atenuar a situação), mas entretanto não lhe posso entregar os móveis e a casa de bandeja. Se o fizer depois como tenho possibilidade de lhe dar todas as mordomias que tem actualmente com o custo que tive em arranjar a casa toda? Às vezes convém pensar antes de falar.

Erros de trato

Relativamente a este assunto gostava de entender que tipo de erros de trato é que estamos a falar, porque não estou a ver nenhum que possa ter cometido para provocar essa situação (excepto claro o facto de ter de ir trabalhar e deixá-lo sozinho).

P.S: Se o post saor demasiadamente agressivo desde já deixo as minhas desculpas, mas feedbacks negativos sobre situações em que o conhecimento de causa é "zero", então mais vale não haver feedback de todo.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado dez 01, 2012 12:33 pm

No caso de usar a crate tenha atenção a alguns aspectos.

http://www.animalbehavior.org/ABSApplie ... -dog-crate
However, spending 8 hours plus a day, 5 days a week in a crate, for 10 or more years is not our idea of a good quality of life for a dog. Some dogs, in addition to being crated while the owners are away at work, are then put back in the crate to sleep at night. This means they have maybe 5 hours a day of freedom. We have trouble sitting at the computer for more than an hour at a time without getting up to stretch our legs. Being confined to the computer chair all day would be agony.

With this kind of restricted, impoverished environment it’s no wonder we often see dogs develop self-injurious behaviors, be quite reactive, excitable and difficult to train, become possessive of objects, or show abnormal behaviors such as pica (eating non-food items).

Using a crate to stop a dog from being destructive when alone is risky. If the destructive behavior is motivated by any sort of fear – separation anxiety, noise phobias, etc., - the dog is going to become more panicked and quite likely injure itself trying to escape from the crate. We can’t imagine the degree of terror these dogs must feel that they will actually break teeth to get out of the crate.
Muitas vezes, penso que ao dar um exercício/brincadeiras com frequência e satisfazer o acto de roer dando um osso fresco (eles adoram) e uns brinquedos, resolve o assunto. Nunca tive cães assim destruidores.
Eu evitava ao máximo esse comportamento.

Quando eu saia de casa, já sabiam que ganhavam osso. E os brinquedos a não ser para brincar só os dava quando saíamos de casa.
Por outro lado nunca tive um cão com uso restrito a uma casa; tinham espaço exterior também; mesmo na minha ausência. Nunca me estragavam a casa.

Não me manifestava muito ou nada a chegar a casa e nem quando saia de casa. Fazia de conta que não tinha acontecido nada; agia normalmente para não os deixar ansiosos.

[Mas os meus cães eram cães de guarda; guardam a casa não a roem. :lol: :mrgreen: ]
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado dez 01, 2012 12:35 pm

Se exercita muito o seu cachorro, óptimo. O problema, então, não será a falta de exercício nem a energia acumulada, mas sim a ansiedade de separação. Onde entram os tais "erros de trato" de que falei acima. Que todos cometemos, claro está, senão os nossos cães seriam perfeitos quase desde que nascem, não destruiriam nada, esperariam pacientemente pelo regresso dos donos e fariam xixi e cocó à ordem. O que eventualmente acaba por acontecer quando eles crescem e amadurecem.

Como já disse mais atrás, os cães não gostam de estar fechados. E como já disse mais atrás, se fosse comigo, eu abrir-lhe-ia a porta da cozinha, mantendo fecahadas as divisões mais "perigosas" e defenderia as portas e os móveis. De que maneira? Descubra as melhores para si, mas não limite ainda mais o espaço ao cão.

Quanto à agressividade dos posts, não se preocupe. Eu também pareço muitas vezes agressiva sem estar a sê-lo, é próprio deste modo de comunicar.

Espero que consiga resolver todos os problemas da melhor maneira para o animal e para a casa.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

sábado dez 01, 2012 1:51 pm

Passando a publicidade tem aqui um parque.. http://www.tiendanimal.pt/parque-dobrav ... -1125.html

Nesse site tem mais alguns mas esse pareceu-me porreiro.

Pedro
margoustink
Membro Veterano

sábado dez 01, 2012 2:07 pm

Existe outras opniões, talvez fosse melhor ler ou ouvir sobre crate.

http://leerburg.com/groundwork.htm
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado dez 01, 2012 5:10 pm

margoustink Escreveu:
Não me manifestava muito ou nada a chegar a casa e nem quando saia de casa. Fazia de conta que não tinha acontecido nada; agia normalmente para não os deixar ansiosos.
Eu acho que isto é essencial. Nem beijinhos, nem frases com tom saudoso, enfim, é agarrar nas coisas e sair. Ao sair consigo. Ao entrar também consigo, mas gosto do cumprimento dela com o abanar de cauda e alegria natural. Só corto e lhe dou um pouco mais de distância (vou trocar de roupa, ao wc, descalçar e só depois a cumprimento) se adicionando ao que disse a cima, começa também com gemidinhos ansiosos. Deve ter acontecido umas 2 vezes.

Quanto á crate... não deve ser nada do outro mundo. Parece-me muito usada "lá fora" e quando pesquiso videos dos mais variadíssimos assuntos, não raras vezes, aparece lá a crate num cantinho, tapada com uma mantinha para ficar mais abrigada e confortável. Não estou a comentar que seja o mais indicado (não faço ideia!), mas não me parece que seja o bicho de 7 cabeças que se vê por aqui. Talvez seja receio que as pessoas tranquem um cachorro 20h numa crate, n sei,...

Por outro lado, disse, se não estou em erro, que ele tem um banco para roer? Eu penso que não lhes devemos dar coisas nossas ou da casa que mais tarde não queremos ver roídas e indicar-lhe específicamente os brinquedos deles. No meu primeiro dálmata, em bebé, porque achamos graça e também para ter o cheiro de um de nós, demos-lhe 1 sapato velho do meu pai. Enquanto foi vivo, nunca parou de roubar sapatos! E era pura alegria quando o fazia! :)
Esta só tem autorização para roer as coisas dela. Quando acontecem acidentes, é repreendida e ainda durante o ralhete lhe dou ou um osso ou um brinquedo dela. Ah e também passei piri-piri, nomeadamente no fio de um candeeiro que está muito roído! :D
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sábado dez 01, 2012 6:41 pm

Sr.Yuki, no estrangeiro a crate é muito usada.

Eu nunca usei, não faço ideia como utilizar correctamente ou sequer se há uma forma de usar específica.

A minha prima usa porque o treinador lhe disse/ensinou e porque não havia outra solução. A mulher é enfermeira, trabalha por turnos e, vá-se lá saber porquê, lembrou-se de comprar um Beagle sem primeiro falar comigo. Isto depois de anos (para aí uns 15/16) a fio de um Cocker cego, super doce e tranquilo. :roll:

Talvez ela quisesse agitação. Se era isso, acertou. :lol: :lol: :lol: :lol:
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

domingo dez 02, 2012 2:35 pm

Eu há uns tempos atrás tive que deixar o meu rapaz na crate, porque começou a destruir a cozinha da casa anterior que era alugada. Sempre pensei que com educação tudo se resolve, mas afinal não era assim. Muitas vezes, os cães são destrutivos porque têm energia acumulada ou sentem-se anxiosos por estarem sozinhos ou sentem-se aborrecidos. Mas o meu é capaz de deitar-se ao lado de um móvel e começar a roer, mesmo com 1h de passeio + correria solto com um outro cão. Aliás, ele gosta de brincar/roer quando está activo, e deitar-se a um lado e a roer quando está cansado/sonolento.
Agora felizmente temos um espaço dentro de casa por isso não precisamos mais da crate.

Ele tinha entre 20~28kg e a crate era de 48". Acho que se for só para restrição, quanto maior melhor. A minha experiência foi que ele ficava o tempo todo a dormir (filmávamos durante alguns dias) - estava dentro durante 10h e 5 dias por semana. Tinha lá coisas para brincar e roer, mas parece que depois de despachar o kong não lhe interessam os brinquedos.
Agora sem a crate também dorme o dia todo, e mesmo quando estamos em casa e ele solto também dorme muito (os donos também lol).

Na minha opinião, acho que podemos debater o dia todo se devemos ou não usar crate, só que vão sempre existir diferenças de opinião, em que uns acham aquilo horrível e outros que acham que não é nada fora do outro mundo. Até eu no início não gostava da ideia, mas depois vi que era uma boa solução e o meu cão adaptou-se àquilo.
É claro que sem crates seria sempre melhor, e também se os donos não trabalhassem full time seria sempre melhor, mas infelizmente nem todos têm espaços suficientes e infelizmente há cães mais difíceis (ou apenas fases difíceis).
Mas acho que no fundo depende de porque é que o cão é destrutivo, e se ele se habitua a uma crate. Se o cão sofrer de muita ansieade de separação, não seria com uma crate que resolva o problema; e se um cão não gostasse mesmo de ser fechado ou de estar tantas horas sozinhas, não seria bom deixarmos o cão na crate.

Só que nem sempre quem usa crate é para evitar comportamentos destrutivos. Já ouvi falar de casos em que o cão sofre de fobias e ansiedades extremas, e que apenas dentro da crate quando está sozinho é que lhe ajuda a acalmar. A crate, quando bem introduzida, pode ser um espaço seguro e comfortável para um cão.
margoustink
Membro Veterano

domingo dez 02, 2012 3:00 pm

Sim, existe o mais engraçado nesta história, é que eles dormem imenso.

E mesmo dentro de casa, gosto de ter uma "toca"; até agora improvisei uma toca, para a cadela dos meus pais.
A crate era uma solução barata para uma casota de interior, sempre as tive, porque eram práticas de limpar e arrumar. E depois eles escondiam-se lá sempre para dormir. E quando havia visitas, muitas vezes escondiam-se lá.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo dez 02, 2012 8:24 pm

Há uma coisa que as pessoas não entendem sobre os cães e tem a ver com a sua origem e a espécie a que pertencem... os cães tal como os lobos formam alcateias e vivem em covis, portanto estar numa crate é para o cachorro equivalente à protecção que o seu covil lhe conferiria.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

domingo dez 02, 2012 9:19 pm

Dino por acaso também achava isso, mas como nunca usei ...

Um dia destes pergunto à minha prima o que foi que o treinador lhe disse.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo dez 02, 2012 9:27 pm

Nunca tive animais patologicamente destruidores.
Em vez de lhes os fechar dei-lhes sempre muito espaço. Eles lá arranjavam os covis que entendiam. Se não tivesse espaço? Não tinha cães, garantidamente.
Responder

Voltar para “Cães”