segunda dez 03, 2012 4:29 pm
Experimente vigiá-la e interrompê-la cada vez que parece querer fazer alguma coisa fora do sítio, e leve-a logo para o sítio certo. Pode incentivá-la com alguma palavra ou frase (tipo "faz cocó") para ela associar essas palavras com fazer necessidades. Se ela fizer lá, premeia-a com alguma guloseima e com palavras encorajadoras.
Mas o melhor, se possível, seria levá-la à rua pelo menos 2 vezes por dia, pois não só torna mais fácil ensiná-la a fazer na rua, como também é importante os cães terem exercício físico e estímulo mental (explorar os cheiros da rua, e vários estímulos da rua).
Quanto ao chamamento, é importante o nome ser sempre associado a algo bom. Experimente premiá-lo com boas guloseimas ou brinquedos ou ossos, ou até para lhe dar de comer cada vez que vem ao ser chamada. Comece por pequenas distâncias e mostrando-lhe logo as guloseimas, e depois de algum hábito, ela em princípio virá mesmo sem ver a guloseima primeiro.
Pode também experimentar chamá-la quando estão numa divisão da casa onde não há nada para a distrair, e se ela não lhe responder, pode experimentar ir-se embora e voltar a aparecer depois. Isto para mostrar que se não vem quando chama, perde a(o) dona(o) de vista.