Dar carne crua a cães.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
johnnyblue
Membro
Registado: quarta set 19, 2012 11:12 am

quarta dez 05, 2012 1:49 pm

Boa tarde,

Uma amiga minha adquiriu, recentemente, um bulldog francês. O criador em questão (que não faço ideia quem seja ou quais os termos da compra) recomendou que lhe desse carne crua picada (frango, vitela ou peru) misturada com a ração (cerca de 100gr de carne) durante algum tempo. Disse-lhe também que lhe podia dar leite de cabra com um bocadinho de mel e uma gema. Achei estranho, sempre ouvi dizer que não se devia dar essas coisas aos cães. Só ração. E o veterinário, quando lhe disse o que lhe dava, também não gostou da ideia.
O que têm a dizer sobre isto?
"Aprendi que todo o mundo quer viver em cima de uma montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a encosta." GGM
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta dez 05, 2012 2:11 pm

Pessoalmente, também não gosto da ideia.
Não sei que idade têm o cão, mas eles perdem a capacidade de processar o leite. Isso dito pela minha vet quando a minha tinha 3/4 meses.Quando lhe coloquei a questão e ela disse-me não.
Mel,poderá ser o inicio de um caminho cujo destino final será (provavelmente) diabetes.
Gemas,assim à descrição, à maluca, poderá conduzir a uma sobrecarga renal.
Não estou familiarizado com a raça,nem o nível de exercício ideal para esses cães.Mas dietas dessas são mais aconselháveis a cães de trabalho com níveis altos de actividade.
Já vi aqui defensores do barf e raw a aconselharem as pessoas a só fazerem esse tipo de dieta a partir dos 12 meses.
Mas se optarem por esse caminho aconselho.
http://www.cachorroverde.com.br/
ou este
http://dogswish.pt/
Pelo menos parece-me muito melhor do que isso.
johnnyblue
Membro
Registado: quarta set 19, 2012 11:12 am

quarta dez 05, 2012 2:22 pm

Ele tem quase três meses...
Também achei estranho mas diz ela que é o que o criador dá aos dele e que estão em bom estado.
"Aprendi que todo o mundo quer viver em cima de uma montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a encosta." GGM
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta dez 05, 2012 2:24 pm

Pois eu sou de opinião contrária, fiz o desmame duma ninhada de cachorros com carne crua unicamente e tive excelentes resultados.
Quanto ao ovo e ao mel se for diário provavelmente será excessivo, penso eu ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
ricardo1130
Membro
Registado: domingo mar 11, 2012 7:09 pm

quarta dez 05, 2012 2:39 pm

boas

eu adiciono todos os dias um pouco de frango ou peru picado a ração do meu cachorro de 5 meses, por vezes também adiciono bocadinho de coração de vaca, mas sempre tudo cozido.....
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta dez 05, 2012 3:23 pm

Os meus cães comeram sempre carne crua e entre outras vantagens, os dentes não criam tártaro.
O mel e o leite já acho esquisito.
relifasira
Membro
Registado: sábado nov 19, 2011 7:33 am

quarta dez 05, 2012 3:25 pm

por exemplo: uma cadela que tenha tido filhotes e depois de os desmamar conheço quem de carne crua com salsa para as maminhas voltarem ao normal ou... ovos com salsa :)

e por norma terá de ser diario pelo menos uns 8 a 10 dias (acho eu esta parte)
<p>"A Compaix&atilde;o pelos animais, est&aacute; intimamente ligada &aacute; bondade de car&aacute;cter, e quem &eacute; cruel com os animais, n&atilde;o pode ser bom Homem"
<strong>Arthur Schopenhauer</strong></p>
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

quarta dez 05, 2012 3:27 pm

Isso da salsa é mais um mito ...
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
BichoPapao
Membro
Registado: segunda nov 19, 2012 11:42 am

quarta dez 05, 2012 5:19 pm

kitttten Escreveu:Isso da salsa é mais um mito ...
Mas se pendurar um saco de sal ao pescoço já não é mito... 8) :twisted:
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta dez 05, 2012 5:42 pm

Eu até acho bem... carne moida é sempre bom, provávelmente a ração é em menor porção. Há aquela ração própria para a transição.

Por partes:

O mel tem interesse elevado para o sistema digestivo. É o produto de digestão: é um alimento resultante de uma pré digerido pelas abelhas, com imensos benefícios. O mel tem imensas enzimas digestivas úteis ao cão que vai beneficiar o seu próprio sistema digestivo...
Depois não esquecer que tem imensas propriedades antifúngicas, antibacterianas e antiviral.
É certo, que os cães desse criador não terá tantos problemas com eles ao nível dermatológico e nem tantas alergias alimentares, etc.
Só é preciso ter cuidado com as porções, devido ao alto valor energético. É doce...mas útil. Não é calorias vazias.

O leite, também diz leite de cabra, é o leite mais parecido ao leite materno...de melhor digestibilidade. Se fosse leite de vaca...isso é que já não.

Carne moida, excelente, não corre o risco de se engasgar com algum pedaço...e é sempre bom um cão comer carne. Eu até a daria crua, ou semi crua.

A gema de ovo, é execelente também e tem gorduras muito boas e vitaminas...acho bem. Se fosse com a clara do ovo tinha mais dúvidas. Só a gema, acho boa escolha.

Agradou-me bem. Se ela vê os cães dele bem e sem problemas devido à alimentação acho ainda mais excelente.

Diga-lhe que esclareça as dúvidas com o criador sempre, pode estar com sorte. Pelo que li, eu acho que ele sabe o que faz.

E peça que ela revele mais informações que é sempre bom saber. :oops:
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quarta dez 05, 2012 6:44 pm

Relativamente à gema de ovo e ao mel, há que ter muito cuidado com a frequência a dar devido ao alto teor de gordura e hidratos de carbono.

margoustink, porque é que acha que dar a clara do ovo é estranho? Eu costumo dar ovos inteiros à minha, gema, clara e casca. Mas por vezes até dou só a clara, quando faço um doce qualquer que leva x ovos e mais uma gema, a clara que sobra, dou-lhe. Tanto quanto sei é constituida principalemtne por água e proteína.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta dez 05, 2012 7:26 pm

joana_boris Escreveu:Relativamente à gema de ovo e ao mel, há que ter muito cuidado com a frequência a dar devido ao alto teor de gordura e hidratos de carbono.

margoustink, porque é que acha que dar a clara do ovo é estranho? Eu costumo dar ovos inteiros à minha, gema, clara e casca. Mas por vezes até dou só a clara, quando faço um doce qualquer que leva x ovos e mais uma gema, a clara que sobra, dou-lhe. Tanto quanto sei é constituida principalemtne por água e proteína.
Geralmente, quando ainda são cachorros, como já comem carne crua, a clara é altamente proteíca. E pode já ser proteína demais.

Eu faço o seguinte, cães adultos e que não comeram carne comem os ovos inteiros. Em cachorros ou cães que já comeram muita carne, só lhes dou a gema. E eu como a clara.

Mas em situações normais não acho mal dar os ovos inteiros.
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

quarta dez 05, 2012 7:47 pm

Já percebi :) A minha não come carne crua por sistema, por isso não corro esse risco
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta dez 05, 2012 8:03 pm

Pois eu cá acho que cães e gatos deviam era comer carninha e não a porcaria das rações pré-fabricadas feitas com sabe deus o quê que tanto jeito nos dão : http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65186

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

quarta dez 05, 2012 8:20 pm

cara Dinodane...li o artigo e acho interessante,excepto a parte do osso de galinha ou qualquer osso... apenas por duas situaçoes que vi... uma um cao SRD que nao defecava a quase 15 dias :o (sim foi mesmo isso) e como o cao nao comia mto bem e so tinha aptite para ossinhos...pimba... o pobre animal nao tinha fezes mes sim osso disfarçados em fezes... nao é nada agradavel para o animal...
o segundo caso... o pequeno yorkie que nao defecava e gania quando tentava defecar...resultado eram osso a obstruir o anus do animal..

falo por mim... ossos nao... é claro que é apenas uma opiniao pessoal e vale o que vale... :wink:
Responder

Voltar para “Cães”