Dúvida sobre roer e lamber as patas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SappyCookie
Membro
Registado: quarta nov 25, 2009 2:47 am

quinta dez 06, 2012 2:22 am

Olá!
Venho só fazer um pergunta rápida. A minha cadela de vez enquanto não só lambe frenéticamente as patas, como as rói... Eu lembro-me vagamente de ler em qualquer sítio que isto seria um indício de que o cão poderia sofrer de nervosismo ou qualquer tensão do género.
É algo a que deva prestar atenção ou estou a exagerar? É que a Shiva já é nervosa e medrosa por natureza... só não quero que o seja a um ponto não saudável...

Obrigada
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

quinta dez 06, 2012 2:29 am

O meu Rufus também é medroso e não faz nada disso, exponha a situação ao vet.... as melhoras...
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta dez 06, 2012 4:09 am

Leia isto e veja se encaixa na sua situação.

http://forum.adestradoronline.com/showt ... ias-patas-!!!!!!!
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta dez 06, 2012 12:03 pm

No outro dia fui dar com uma das minhas cadelas a roer uma das patitas, fiquei logo assustada, fui lá ver e era aquela 5ª unha que a estava a atrapalhar e ela tratou de a roer e conseguiu! :o
Veja se não é esse o caso, ou até mesmo qualquer corpo estranho que possa ter ficado no pêlo ou entre os dedos e esteja a incomodar.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

quinta dez 06, 2012 12:08 pm

Lamber e roer é sinal (ou inicio) de comportamentos obcessivo-compulsivos. Mantenha-se atenta e interrompa calmamanete sempre que ela o fizer. Primeiro que tudo eu levava-a ao vet e descartava a hipótese de algum problema físico que a levasse a fazer isto - é comum serem dermatites, ou problemas nas patas. Comece a preencher uma lista do que acontece antes, durante e depois sempre que ela fizer isto tanto com ela como no ambiente. Caso não seja um problema fisico procure um bom treinador o quanto antes (e tenho uma boa sugestão para estes casos) e entregue-lhe a tal folha que servirá para ajudar a "diagnosticar" as causas e a começar o tratamento.

Não guarde para amanhã!
SappyCookie
Membro

quinta dez 06, 2012 9:52 pm

Muito obrigada pelas respostas. Já estive a investigar as patinhas dela e não me parece que tenha nada que a possa incomodar, a não ser as unhas que estão a ficar grandes... mas daí a ter este comportamento acho que é possível que seja algo mais grave.
Tratarei de falar com a vet o quanto antes e, se for o caso, sei que ela tem bons contactos para mim se for apenas uma questão comportamental, de stress, etc. Até agora tem sido sempre bastante competente. :)
Obrigada!

PS: Estou a considerar a possibilidade de ser falta de socialização com outros cães, já que a Shiva é bastante anti-social nesse aspecto, porque de resto exercício, atenção, comida,... não lhe falta nada... só mesmo a interacção canina... :(
botas96
Membro Veterano

quinta dez 06, 2012 11:14 pm

Unhas grandes? Anti social? Cocker? Que idade é que ela tem?

Segundo uma rápida pesquisa o cocker é um cão de caça,mais concretamente de levante (levantar a caça, p.e. galinholas).

Veja isto. (um exemplo)
http://www.oocities.org/infinituskennel/adestr.htm

(adestramento básico)

Se não conseguir,ao menos, adaptar a "coisa" para efectuar algumas brincadeiras.

Experimente fazer o seguinte. (para 12 meses ou superior).
Ao menos, ao fds (ou quando puder) tente dedicar-lhe mais algum tempo.
Comece a dar-lhe umas voltas maiores de maneira progressivas, 1.5km, 2km, 2.5km e assim por diante. Até um máximo de 5km.(se quiser).
De preferência, vá a jardins e a parques ou onde ela possa explorar as coisas a seu belo prazer (sempre de trela e de preferência extensível.)
Brinque com ela com uma bola,um churro, ou atire qualquer coisa para ela correr atrás. ou vá mesmo de cana de pesca. (ler o link).
Proporcione outros desafios, esconder recompensas,atirar recompensas para o meio das ervas para ela ir buscar, etc.Ou qualquer outra coisa mais específica para o levante. De qualquer das maneiras, comece pelo mais fácil(relvados) e vá progredindo o nível de dificuldade (arbustos,etc).
No caminho de volta,com ela cansada tente começar a fazer uma sociabilização gradual,peça a uns vizinhos ajuda se necessário.
A coisa tem é que correr bem (mesmo que fugaz).
Vá repetindo essas boas experiências,com regularidade cada vez maior.
Não se percepite. (mais vale qualidade à quantidade).
Principalmente assim, como ela está, más experiências não. Em tempo algum nem para ela nem para o outro (se vir que a coisa não vai correr bem,não faça.)
Não fique na expectativa.

Em princípio vai ver o problema resolvido.
Última edição por botas96 em quinta dez 06, 2012 11:37 pm, editado 1 vez no total.
SappyCookie
Membro

quinta dez 06, 2012 11:28 pm

Muito obrigada. Eu costumo leva-la a parques com pessoas e procuro nao stressar quando encontramos cães pelo caminho. No entanto, a Shiva recusa-se ao máximo a socializar o minímo que seja... É muito frustrante...
Os meus vizinhos são muito simpáticos. Conhecem a Shiva e tentam ajudar, mas nada...
Vou já meter este tópico nas minhas bookmarks para reler o conselho e esforçar-me ao máximo para que ela tenha uma vida de cão normal.
Tem 3 anos já... Não tivemos condições financeiras para um treinador e ela nunca melhorou apesar dos esforços... Este comportamento de roer as patas começou a preocupar-me exactamente por esta situação, porque só quero que ela seja feliz e saudável. :(
botas96
Membro Veterano

quinta dez 06, 2012 11:51 pm

Eu quero disser onde ela se interessar mais (matagal ou coisa assim nos parques).
O importante é cansa-la não estoira-la. E utilizar isso a seu favor. Pois em princípio eles estão mais obedientes e mais pacientes.
Eu em vésperas (1 a 2 dias antes) de gastar as minhas solas e pôr nelas coisas que nem sempre é lama. :D
Costumo aumentar-lhe ligeiramente a ração, por-lhe um xiripiti e reduzir-lhe as voltas para 1h30m diárias e no máximo, às vezes até é menos.
Para que na altura H ela esteja com mais "gás".
Mas isto sou eu que sou maluco (acabei de ver agora no googlemaps). Costumo andar 6 a 8 km. vou reduzir.
No seu caso (o que eu faria antes de me meter em treinadores) tentava além de lhe dar exercício ( de maneira crescente), desafios mentais (regulares e variados) e sociabilizá-la ( o difícil é começar e bem).
Acredito e em princípio que com a rotina instalada, ela vai entrar nos eixos e ser um cão mais comum.
Se ela tiver algum cão ou cadela que simpatize mais, é um bom ponto de partida.
Ou então...
Habitue-a a presença de outros, se ela olhar para trás começar a ladrar, não altere o passo, continue. Fale normalmente como a ignorar o episódio.
Reduza as distâncias, permita que ela observe os outros a interagir (se permanecer calma).
Comece a sociabiliza-la com cães muito sociáveis.
Passinhos pequenos mas sólidos, tente a habituação por repetição.

p.s.- Quanto ao exercício,aumente progressivamente e veja os resultados (cansaço), quando vir que está perto do limite por 2 ou 3 vezes, já foi longe demais.
Reduza um bocado e mantenha.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta dez 07, 2012 7:48 am

Ao seguir os conselhos do botas96, terá uma nova cadela...será maravilhoso. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”