Leite da cadela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ASTAHOLIC
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2011 4:47 pm

segunda dez 10, 2012 11:22 pm

Boa noite,

A minha cadela teve onze cachorros no passado dia 4 de Dez, estou-lhe a dar a Starter da Royal Canin mas tenho vindo a notar que está com pouco leite, o que tambem é natural devido ao numero de cachorros mas honestamente não gostaria de ter que recorrer aos biberões pois sei que muitos cachorros morrem com pneumonias. O que posso fazer para que ela tenha mais leite? Sei que a carne tambem pode ajudar mas gostava de saber o que poderia dar-lhe mais.

Obrigado desde já.
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

segunda dez 10, 2012 11:36 pm

Em primeiro lugar parabéns para essa família tão numerosa! :D
Quem é a mamã? A Salsa?

Não tenho experiência com cadelas lactantes, mas penso que não será boa altura para fazer grandes alterações na alimentação dela. Mas não devem tardar pessoas com experiência a partilhar dicas. :wink:
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Osso5363
Membro
Registado: domingo ago 26, 2012 3:12 am

segunda dez 10, 2012 11:45 pm

Quando foi a minha cadela, embora tivesse tido apenas 3 (é pequena), o vet receitou umas vitaminas, em forma de gel (não me lembro da marca, mas a embalagem era amarelo torrado e azul escuro), que nao só fortaleciam a mãe (e os cachorros, pois também foram dadas quando ela estava prenha) como estimulava a produção de leite. De resto, a ração puppy estimula também a produção de leite, e sempre muita agua a disposição! Muita agua mesmo.
Mas mantenha a calma, eu também achei que a minha nao tinha leite, cheguei a leva-lá duas vezes ao vet só por causa disso, e fui tranquilizada (depois de ele a examinar, evidentemente), e para ter atenção aos que mamavam menos. Alimentar cachorros a biberão tem vários contras, embora as vezes seja a única solução.
Boa sorte, é uma altura maravilhosa ;)
ASTAHOLIC
Membro Veterano

terça dez 11, 2012 12:08 am

São muitos cachorros e estou a ficar um pouco preocupada. Obrigada a todos.
<p>&nbsp;"Vamos agradecer aos idiotas. N&atilde;o fosse por eles n&atilde;o far&iacute;amos tanto sucesso."</p>
<p>"Sou respons&aacute;vel pelo que eu falo, n&atilde;o pelo que voc&ecirc; entende." </p>
Osso5363
Membro
Registado: domingo ago 26, 2012 3:12 am

terça dez 11, 2012 12:21 am

Compreendo, eu só com 3 fiquei em pânico. Mas leve ao vet, ninguém como ele para lhe dizer o que há a fazer :) boa sorte!
ASTAHOLIC
Membro Veterano

terça dez 11, 2012 12:30 am

Ela para já ainda tem leite só que sei que tem pouco devido ao facto de os cachorros largarem rapidamente as mamas mesmo estando com fome. Vou leva-la ao vet.
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

terça dez 11, 2012 12:31 am

Ines, e que tal fazer essa pergunta ao vet! ninguem melhor do que ele para te elucidar! ;)

e no teu lugar, eu não punha de parte a hipótese de complementar a alimentação deles com leite artificial, just in case! 11 cachorros é mesmo muita fruta! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

terça dez 11, 2012 1:51 am

Se a cadela não tem leite suficiente e os cachorros não estão a aumentar de peso, peça ao vet que a ensine a entubar, porque os biberões são uma porcaria, e de facto provocam imensas pneumonias por aspiração (além de que a suplementar cachorros de duas em duas horas a biberão, dá em louca em pouco tempo).

E não sei o tamanho dos cachorros, mas se quiser mande-me uma PM, que eu tenho uma cadela parida há 4 semanas, que tem leite para os amamentar até que a vaca tussa, se precisar posso ficar com alguns.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça dez 11, 2012 2:11 am

Tumbleweed Escreveu: E não sei o tamanho dos cachorros, mas se quiser mande-me uma PM, que eu tenho uma cadela parida há 4 semanas, que tem leite para os amamentar até que a vaca tussa, se precisar posso ficar com alguns.
Maravilhoso. Comoveu-me a sua oferta, a sério!
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

terça dez 11, 2012 7:41 am

Tumbleweed Escreveu:Se a cadela não tem leite suficiente e os cachorros não estão a aumentar de peso, peça ao vet que a ensine a entubar, porque os biberões são uma porcaria, e de facto provocam imensas pneumonias por aspiração (além de que a suplementar cachorros de duas em duas horas a biberão, dá em louca em pouco tempo).

E não sei o tamanho dos cachorros, mas se quiser mande-me uma PM, que eu tenho uma cadela parida há 4 semanas, que tem leite para os amamentar até que a vaca tussa, se precisar posso ficar com alguns.
Muito bom mesmo.

Não seria melhor dar uns bocados de peito de frango cozido à cadela? E outra carne crua mesmo. É que pode ficar sem leite, não pode? A carne é capaz de lhe fazer bem e ela é provável que a coma, nem que seja carne picada...
ASTAHOLIC
Membro Veterano

quarta dez 12, 2012 12:06 am

Tumbleweed Escreveu:Se a cadela não tem leite suficiente e os cachorros não estão a aumentar de peso, peça ao vet que a ensine a entubar, porque os biberões são uma porcaria, e de facto provocam imensas pneumonias por aspiração (além de que a suplementar cachorros de duas em duas horas a biberão, dá em louca em pouco tempo).

Muito obrigada pela sua oferta, tambem fiquei muito comovida!
Eu tenho uma cadela que tambem teve cachorros à cerca de um mês e ainda tem bastante leite, o meu problema é não querer muda-los de sitio, tenho um pouco de receio entende?

Ontem comprei-lhe umas vitaminas e carne e os cachorros hoje parecem mais animados e tem mamado bem.
Eles não andam a perder peso, pelo contrário, estão sim a ganhar peso felizmente :)
ASTAHOLIC
Membro Veterano

quarta dez 12, 2012 12:09 am

margoustink Escreveu: Não seria melhor dar uns bocados de peito de frango cozido à cadela? E outra carne crua mesmo. É que pode ficar sem leite, não pode? A carne é capaz de lhe fazer bem e ela é provável que a coma, nem que seja carne picada...
Sim margoustink, a carne faz muito bem! Comprei-lhe ontem e ela ficou deliciada! :)
ASTAHOLIC
Membro Veterano

quarta dez 12, 2012 12:12 am

indigo003 Escreveu:Ines, e que tal fazer essa pergunta ao vet! ninguem melhor do que ele para te elucidar! ;)

e no teu lugar, eu não punha de parte a hipótese de complementar a alimentação deles com leite artificial, just in case! 11 cachorros é mesmo muita fruta! ;)
Eu fui ao vet e ele falou-me das vitaminas como já disse em outro comentário.
Comprei carne e iogurtes naturais que tambem ajudam.
Quanto ao leite artificial, já experimentei e não tive um unico cachorro que aceitasse e logicamente que não forcei porque isso ainda ia ser pior.
É muita fruta mesmo! ;)
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

quarta dez 12, 2012 12:31 am

Eu ponho sempre carradas de água na starter. Os dentes das cadelas ficam a precisar de uma destartarização quando acabam de amamentar, mas nos primeiros dias as minhas não saem da caixa nem para beber água, portanto é uma maneira de lhes dar muitos líquidos.

Se eles estão a ganhar peso, e continuarem assim, não é muito preocupante. É uma questão de lhes começar a dar comida mais cedo, para não ser tão pesado para a cadela. A minha experiência com ninhadas sem mãe é que às duas semanas, duas semanas e meia começam a comer.

A Inês ainda é nova, ainda não deve ter visto todas as barbaridades que eu já vi; mas para mim as cadelas estão sempre primeiro que os cachorros. Já vi demasiadas cadelas "rebentadas" com demasiada ocitocina, se o seu veterinário optar por essa via, certifique-se que é feito "com peso e medida". Mais vale perder um ou dois cachorros, a cadela ainda é nova, ainda tem muitas oportunidades para produzir qualquer coisa que a deixe orgulhosa.
ASTAHOLIC
Membro Veterano

quarta dez 12, 2012 12:50 am

Tumbleweed Escreveu:Eu ponho sempre carradas de água na starter. Os dentes das cadelas ficam a precisar de uma destartarização quando acabam de amamentar, mas nos primeiros dias as minhas não saem da caixa nem para beber água, portanto é uma maneira de lhes dar muitos líquidos.

Se eles estão a ganhar peso, e continuarem assim, não é muito preocupante. É uma questão de lhes começar a dar comida mais cedo, para não ser tão pesado para a cadela. A minha experiência com ninhadas sem mãe é que às duas semanas, duas semanas e meia começam a comer.

A Inês ainda é nova, ainda não deve ter visto todas as barbaridades que eu já vi; mas para mim as cadelas estão sempre primeiro que os cachorros. Já vi demasiadas cadelas "rebentadas" com demasiada ocitocina, se o seu veterinário optar por essa via, certifique-se que é feito "com peso e medida". Mais vale perder um ou dois cachorros, a cadela ainda é nova, ainda tem muitas oportunidades para produzir qualquer coisa que a deixe orgulhosa.

Sim, eu tambem lhe estou a dar a Starter com bastante agua.
Eles estão a ganhar peso e embora eu esteja com eles todos os dias é nitido que estão a crescer e a desenvolver bem.
Pois, já tinha pensado em desmamar os cachorros por volta das duas semanas e meia embora nunca o tenha feito tão cedo com nenhuma das cadelas.
E eu sempre ponho a cadela primeiro que os cachorros, não tenha qualquer duvida disso. Antes de ela os ter disse logo que se houvesse complicações (graças a deus correu tudo lindamente) e pudesse escolher, ela estaria e está sempre primeiro.
Tem razão Tumbleweed, sou nova, tenho apenas 20 anos mas posso-lhe dizer que durante estes 20 anos já aprendi e lidei com muita coisa, não quero de forma nenhuma comparar-me com você nem com outras pessoas que estão neste mundo à anos, longe de mim.
Acho que o mais importante é fazer tudo com muito amor e dedicação, isso é base de tudo.
Responder

Voltar para “Cães”