AJUDA!!!!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dianaaa
Registado: segunda dez 17, 2012 9:25 pm

segunda dez 17, 2012 9:31 pm

vou mudar de casa e gostaria de saber se é possivl que a minha cadela, que tem cinco anos fizesse as necessidades na rua a horas certas. Ela sempre esteve habituada a fazer no quintal e nao sei como habitua-la. :(
obrigada.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

segunda dez 17, 2012 9:37 pm

Hum.... nao sei muito bem como ajudá-la, tente habituá-la agora a levá-la á rua, por exemplo, leve-a pelo menos 3 vezes por dia á rua durante 20 min pelo menos para ela ter tempo de fazer tudo o que tem vontade, se ela tiver aflita se calhar até pede para ir á rua, como faz o meu Rufus, começa a gunfar :D
Aceitam-se melhores sugestões.... pois a situação nunca me aconteceu a mim.... foi só uma ideia a minha :oops:
sheep23
Membro Veterano
Registado: segunda dez 26, 2011 3:16 pm

segunda dez 17, 2012 10:15 pm

Pode experimentar interromper sempre que a cadela pareça querer fazer algo (cheirar muito de um lado para outro), e levá-la à rua logo em seguida para ver se faz lá fora. Se não fizer, repita sempre que poder.
Não interrompa de forma muito intimidante mas apenas de forma neutra, e também não reprima caso fizer em casa, pois assim ela pode ganhar medo em fazer as necessidades à sua presença, atrasando mais o processo de a habituar a fazer nos passeios.
Quando sai com ela, talvez pode experimentar uma trela extensível se ela se portar bem e não tiver problemas de reactividade. Com esse tipo de trela, não precisa e ir atrás dela enquanto que ela explora e tenta encontrar o sítio perfeito para fazer as coisas. Ela também pode sentir mais à vontade.

Pode ser difícil nos primeiros dias ou até semanas, mas quanto mais consistente for, mais rápido terá resultados.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

segunda dez 17, 2012 10:52 pm

Não a posso ajudar porque nunca tive numa situação dessas, mas penso que a base será isso mesmo que foi enunciado acima.

Talvez os foristas que tenham adoptado cães adultos lhe possam dar os seus testemunhos, poderão ajudá-la. :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

terça dez 18, 2012 1:04 am

redução de espaço (deixar so numa divisão p.ex) e MUITAS idas à rua :lol: Quando tenho cães adultos em casa costumo ir cerca de 6 vezes, tiro uma semana de férias ou peço a alguém. Um exagero mas quanto menos fizer em casa menor será a probabilidade de o fazer. Recompensas de alto valor quando fizer no sitio certo - frango cozido, fígado ou outra carne ;)
Suabicheza
Membro Júnior
Registado: quarta dez 05, 2012 3:01 pm

terça dez 18, 2012 9:54 am

Boas a todos!

Não sei se poderei ajudar mas, pela minha experiência, um cão habituado a fazer as necessidades na rua, em princípio, não fará dentro de casa pois estará condicionado a fazer no exterior. Penso que o próprio cão esperará para ir à rua. Claro que isto poderá não acontecer mas, pelo menos com os meus, que eram todos cães de rua, quando vieram para casa não faziam nada. Só a Clarinha é que chegou a fazer, mas apenas um dia ou dois.

Se tal não acontecer, já foram dados bons conselhos. Há quem ache que não vale a pena chamar a atenção quando chegamos a casa e vemos a asneira mas, pelo menos comigo, a coisa funciona. As poucas vezes que algum dos meus bichos fez as suas necessidades indoor, fui buscá-lo, dei a cheirar e disse um forte e sonoro não. E eles percebem, só não percebem aquilo que não querem. Claro que o ideal é apanhá-los em flagrante, mas isso, muitas vezes, não é possíve.
Tenha calma, é uma situação normal que depressa se resolverá. Acima de tudo, manter rotinas, com a hora das refeições, com a hora do passeio e com a repreensão quando tiver que ser.
wishe
Membro Júnior
Registado: quinta dez 13, 2012 9:40 pm

terça dez 18, 2012 10:35 am

Se não está habituada a fazer dentro de portas, não creio que na casa nova se sinta à vontade para o fazer. Mas não deixe de criar uma rotina para idas à rua. O ideal seria de 4 em 4 horas.
Um cão que não se sinta à vontade para fazer necessidades em casa tende a apresentar comportamentos que nos permitem identificar que vem aí perigo; cheirar o chão, ganir, ir para perto da porta de saída, etc. Esteja atenta.
E, por fim, um pequeno sinal de satisfação sempre que ela fizer no sitio certo tb a ajuda a perceber que aquele é o comportamento que nos achamos correcto.

O mais importante será, a meu ver, encarar tudo com naturalidade e paciência.
Dianaaa
Registado: segunda dez 17, 2012 9:25 pm

terça dez 18, 2012 2:08 pm

obrigado por todos os conselhos que me deram, vou po-los em pratica
acho que não resulta castig-la porque ela é muito medrosa. Estou mais preocupada porque ela não é muito esperta como os outros caes que tive.
Ovrigada mais uma vez. :)
Responder

Voltar para “Cães”