Ajuda em Caniche

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nervoso
Registado: quarta jan 09, 2013 10:13 am

quarta jan 09, 2013 12:43 pm

Olá... há cerca de uma semana entrou cá em casa uma alegada caniche (a mãe é caniche o pai é desconhecido) com apenas 1,5 mês - nasceu a 26 de Novembro.
Posso dizer que tudo tem corrido bem, até porque o cachorro é "come e dorme". O Problema são as noites: acorda, gane e ninguém dorme até ele sossegar...
...por outro lado ainda não conseguimos ter algum sucesso no processo de domesticação das necessidade fisiológicas - eu sei que ainda é cedo, mas de pequenino....

Peço, portanto, ajuda no seguinte: De noite devo lá ir acalmar a cachorra e deixá-la acordar a minha filhja de 9 anos que precisa de dormir para ir bem disposta para a escola? e que truques recomendam para o xixi e para o cocó?

Obrigado, antecipadamente.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta jan 09, 2013 2:09 pm

É apenas um bebé pequenino, é óbvio que vai ganir de noite!

E vai demorar uns bons tempso até aprender a fazer as necessidades no sitio!
nervoso

quarta jan 09, 2013 2:11 pm

sasquatch Escreveu:É apenas um bebé pequenino, é óbvio que vai ganir de noite!

...e devo lá ir acalmá-lo?
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta jan 09, 2013 2:19 pm

nervoso Escreveu:

Idealmente não.. Pois estará a nutrir esse comportamento o cachorro..

Há quanto tempo tem o cachorro?

Pedro
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta jan 09, 2013 2:20 pm

Meta uma botija de água quente bem protegida para não queimar o animal, embrulhada numa mantinha porque eles estranham o frio sem a cadela e os outros cachorros ao pé.

Se não o quer a dormir no seu quarto ou da sua filha, então não deve lá ir.
nervoso

quarta jan 09, 2013 2:39 pm

ElMariachi Escreveu:
nervoso Escreveu:

Pedro
A cachorra nasceu a 26 de Novembro...tem cerca de 1,5 meses...
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta jan 09, 2013 2:56 pm

nervoso Escreveu:
ElMariachi Escreveu:
nervoso Escreveu:

Pedro
Esse cachorro ainda devia estar com a mae e com a restante ninhada...
É normal que chore
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
nervoso

quarta jan 09, 2013 3:03 pm

maraya Escreveu:
nervoso Escreveu:
ElMariachi Escreveu:
nervoso Escreveu:

Pedro
É normal que chore
Isso é uma grande verdade, mas segundo o criador a mãe já estava a rejeitá-lo e já não o deixava mamar....daí os cachorros terem sido retirados...
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quarta jan 09, 2013 3:09 pm

nervoso Escreveu:
maraya Escreveu:
nervoso Escreveu:
ElMariachi Escreveu:
nervoso Escreveu:

Pedro
É normal que chore
Isso é uma grande verdade, mas segundo o criador a mãe já estava a rejeitá-lo e já não o deixava mamar....daí os cachorros terem sido retirados...
Pois, mas aí é que está o "problema": Os cachorros não devem ser afastados da mae só porque deixaram de mamar e comem sozinhos. Mesmo depois de a mae deixar de lhes dar de mamar continua a dar-lhes "educação" que dificilmente o humano consegue substituir.
Mas agora já está... Aposte bastante na sociabilizacao do cachorro e ensine-lhe os "limites".

Quanto ao resto, é normal que esteja a acontecer e irá acalmar con o tempo.
Pode tentar cansa-lo antes de dormir.

Boa sorte

Ps: eu não chamaria a quem lhe deu a cachorra de "criador"... :|
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
nervoso

quarta jan 09, 2013 3:23 pm

maraya Escreveu:
nervoso Escreveu:
maraya Escreveu:
nervoso Escreveu:
ElMariachi Escreveu:
nervoso Escreveu:

Pedro
É normal que chore
Pois, mas aí é que está o "problema": Os cachorros não devem ser afastados da mae só porque deixaram de mamar e comem sozinhos. Mesmo depois de a mae deixar de lhes dar de mamar continua a dar-lhes "educação" que dificilmente o humano consegue substituir.
Mas agora já está... Aposte bastante na sociabilizacao do cachorro e ensine-lhe os "limites".

Quanto ao resto, é normal que esteja a acontecer e irá acalmar con o tempo.
Pode tentar cansa-lo antes de dormir.

Boa sorte

Ps: eu não chamaria a quem lhe deu a cachorra de "criador"... :|
Já percebi que existe aqui no forum uma grande "guerra" entre os termos criadores e criadeiros....não voltarei a cometer o mesmo erro.

Quanto ao resto - socialização, educação - temos feito o nosso melhor a única questão é mesmo as noites. Hoje deitou-se por volta das 23h30, depois de eu a cansar com brincadeira e acordou perto das 6 da manhã. O problema é que para além de ganir já ladra e a essa hora convinha dormir ainda mais uma hora. Como estamos em silêncio aquele barulho ecoa por toda a casa...e depois a minha filhota de 9 ano acorda e a seguir temos um dia de aulas .....

- Por outro lado, fico com a sensação (pode parecer ridículo o que vou escrever a seguir) que ladra depois de fazer as necessidades...Será possível?
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta jan 09, 2013 3:40 pm

nervoso Escreveu:
- Por outro lado, fico com a sensação (pode parecer ridículo o que vou escrever a seguir) que ladra depois de fazer as necessidades...Será possível?
Yeap.
A minha cadela veio com 9 semanas. Nunca foi muito vocal, mas sempre me chamou, logo de início, depois de fazer o servicinho dela. Mesmo durante a noite. Como nunca foi muito vocal, arranha na porta. E ainda hoje o faz.

Se é cedo para ensinar, eu acho que não. A minha cadela aprendeu em 24h a fazer no resguardo. Obvio que não era 100% de sucesso, mas algo acima dos 80%. E correu maioritariamente bem até à muda dos dentes (Eu tenho uma teoria em que acho que ela estava com dorzitas, ou simplesmente não estava bem e a forma de exteriorizar isso foi fazer fora do sítio. Á semelhança dos gatos que também mudam o comportamento. De qualquer forma é só uma teoria). É uma questão de ir tentando, até porque a grande mudança na pequena vida dela, já se deu, que foi abandonar a mãe.

Apenas quando a apanhar a fazer fora do sítio, pegue nela, coloque-a onde for o sítio e use uma expressão qualquer, como por exemplo "aqui xixi". Quando ela começar a fazer, recompense, com por exemplo um pedacinho de fruta. Só custa mais até ela acertar as primeiras vezes, depois funciona movida a recompensa.

Felicidades.
nervoso

quarta jan 09, 2013 4:08 pm

srYuki Escreveu:
nervoso Escreveu:
Yeap.
A minha cadela veio com 9 semanas. Nunca foi muito vocal, mas sempre me chamou, logo de início, depois de fazer o servicinho dela. Mesmo durante a noite. Como nunca foi muito vocal, arranha na porta. E ainda hoje o faz.

Se é cedo para ensinar, eu acho que não. A minha cadela aprendeu em 24h a fazer no resguardo. Obvio que não era 100% de sucesso, mas algo acima dos 80%. E correu maioritariamente bem até à muda dos dentes (Eu tenho uma teoria em que acho que ela estava com dorzitas, ou simplesmente não estava bem e a forma de exteriorizar isso foi fazer fora do sítio. Á semelhança dos gatos que também mudam o comportamento. De qualquer forma é só uma teoria). É uma questão de ir tentando, até porque a grande mudança na pequena vida dela, já se deu, que foi abandonar a mãe.

Apenas quando a apanhar a fazer fora do sítio, pegue nela, coloque-a onde for o sítio e use uma expressão qualquer, como por exemplo "aqui xixi". Quando ela começar a fazer, recompense, com por exemplo um pedacinho de fruta. Só custa mais até ela acertar as primeiras vezes, depois funciona movida a recompensa.

Felicidades.
Obrigado...

Com o Xixi, a coisa também já mais ou menos encaminhada: Arranjei um tapete velho por baixo, coloquei jornais por cima e não me importo que faça ali. De vez em quando troco os jornais mas procuro que fique sempre um machado para que ela reconheça o odor...com as fezes as coisa estão mais difíceis...ainda não conseguimos encontrar um local padrão. E há noite a sua cadela fazia barulho...ia lá mandá-la calar?
Luanova34
Membro Veterano
Registado: segunda jan 02, 2012 11:07 am

quarta jan 09, 2013 4:39 pm

nervoso Escreveu:
srYuki Escreveu:
nervoso Escreveu:
Yeap.

Felicidades.
Obrigado...

Com o Xixi, a coisa também já mais ou menos encaminhada: Arranjei um tapete velho por baixo, coloquei jornais por cima e não me importo que faça ali. De vez em quando troco os jornais mas procuro que fique sempre um machado para que ela reconheça o odor...com as fezes as coisa estão mais difíceis...ainda não conseguimos encontrar um local padrão. E há noite a sua cadela fazia barulho...ia lá mandá-la calar?
Olá...a sua cadelinha veio muito cedo para a sua casa o que por si só já faz com que ladre durante a noite. Ela está com saudades só isso.
Ir mandá-la calar só vai "eternizar" o comportamento dela. Pois ela vai associar qe quando ladra alguém vai lá.

Sugiro uma caminha fofinha, com um binquedo do tamanho dela e a tal botija de àgua quente. De preferência não a coloque no quarto da sua filha enquanto ela tiver esse comportamento.

É deixá-la ladrar. Incomoda? Sim....mas ela não se vai calar só porque vai lá mandar fazer isso. :wink:
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta jan 09, 2013 4:46 pm

Neste momento essa cachorrinha não tem qualquer controlo nos xixis ou cocós. É como um bebé de meses...espero que perceba.

Arranje uns jornais e isole uma zona só com jornais um pouco afastados da cama dela, que geralmente não fazem próximo.
Eu coloco em mais que uma divisão da habitação, geralmente até procuro colocar os jornais em locais por eles escolhidos desde que não incomode muito.

Veja quando ela começa a cheirar ou andar às voltas ou um movimento estranho, geralmente é porque vai fazer xixi, nessa altura coloca jornais ao pé dela.

Após comer e acordar, geralmente fazem.

Sempre que ela fizer no jornal faça umas festinhas. Quando ela faz fora, ignore, vai facilitar muito mais o ensinamento.
Quando ela começar a ter algum controlo, pegue nela e leve-a ao local certo sempre que ela fizer fora da zona certa.

Mas não castigue porque ela vai pensar que não deve fazer xixi e não porque o fez em sitio errado.

Era preferível que ela ficasse no quarto, ao ficar sozinha é pior. Um saco de água quente é sempre bom.
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

quarta jan 09, 2013 4:52 pm

nervoso Escreveu:
ElMariachi Escreveu:
nervoso Escreveu:

Pedro
Não foi isso que perguntei.. Perguntei há quanto tempo tem a cachorra em sua casa..

Pedro
Responder

Voltar para “Cães”