diário de uma adopção - dúvidas de obediência/comportamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quinta jan 10, 2013 11:24 am

estevez Escreveu:
agora li um pouco sobre os prós e os contras de dar duas refeições vs free feeding. se eu usasse free feeding com ela seria limitado, isto é, colocava lá a dose diária e ela ia comendo ao longo do dia. nesta situação conseguia controlar as quantidades que ela comia e aperceber-me se ela deixasse de comer por motivos de saúde, que são dois dos contras do free feeding. há mais desvantagens nisto? toda a gente aqui dá comer em refeições fixas? estando ela já ensinada a fazer necessidades na rua e comendo sempre a mesma quantidade diariamente a única vantagem que vejo em dar-lhe refeições fixas tem a ver com a relação dono/cão, ou fisiologicamente também haverá diferenças a nível de consistência e quantidades de cocós?
Não percebi bem o seu ponto de vista acerca do free feeding. Dá para controlar a quantidade diária, basta medir a quantidade e disponibilizar. Também se aperceberá se ela não comer (dado que é só uma cadela).A única desvantagem, para mim é a nível dos cocós. A comer ao longo do dia será mais díficil de prever quando ela precisa de fazer. Se der duas refeições diárias, será mais certo que ela faça as necessidades a seguir. Eu deixo a ração disponível à minha cadela. Tentei mudar para 2x por dia mas não gostei dos resultados.
estevez
Membro
Registado: terça ago 21, 2012 9:10 am

quinta jan 10, 2013 12:23 pm

fteixeira Escreveu:
estevez Escreveu:
agora li um pouco sobre os prós e os contras de dar duas refeições vs free feeding. se eu usasse free feeding com ela seria limitado, isto é, colocava lá a dose diária e ela ia comendo ao longo do dia. nesta situação conseguia controlar as quantidades que ela comia e aperceber-me se ela deixasse de comer por motivos de saúde, que são dois dos contras do free feeding. há mais desvantagens nisto? toda a gente aqui dá comer em refeições fixas? estando ela já ensinada a fazer necessidades na rua e comendo sempre a mesma quantidade diariamente a única vantagem que vejo em dar-lhe refeições fixas tem a ver com a relação dono/cão, ou fisiologicamente também haverá diferenças a nível de consistência e quantidades de cocós?
Não percebi bem o seu ponto de vista acerca do free feeding. Dá para controlar a quantidade diária, basta medir a quantidade e disponibilizar. Também se aperceberá se ela não comer (dado que é só uma cadela).A única desvantagem, para mim é a nível dos cocós. A comer ao longo do dia será mais díficil de prever quando ela precisa de fazer. Se der duas refeições diárias, será mais certo que ela faça as necessidades a seguir. Eu deixo a ração disponível à minha cadela. Tentei mudar para 2x por dia mas não gostei dos resultados.
os artigos que encontrei sobre isso não falam em quantidades, falam em deixar sempre ração à disposição, como aquele bidons que dão para uma tigela que está sempre cheia porque cada vez que o cão come, desce mais comida para a tigela. isso não me parece correcto porque é impossível controlar a quantidade que os animais comem e se estão a comer mais ou menos que o normal. na minha ideia, o free feeding pode funcionar bem se dermos a quantidade diária e ela for comendo ao longo do dia. aí, muitas das desvantagens que li sobre free feeding (relacionadas com as quantidades e controlo sobre o que ela come ou deixa de comer) desaparecem, porque não é exactamente livre no sentido estrito da palavra dado que controlamos a quantidade que ela come, apenas não controlamos a altura em que a come. agora fisiologicamente, como disse, deve alterar a consistência e frequência dos cocós, por isso pedia mais opiniões de quem use os dois métodos ou já tenha experimentado ambos. ainda não decidi sobre se deixo assim ou se mudo para 2x por dia.
estevez
Membro

quinta jan 10, 2013 12:27 pm

margoustink Escreveu:Ao tirar a chapeleira, cabe uma box? Ou consegue leva-la presa no sinto de segurança?

No banco, desde que coloque um resguardo e presa no cinto, é uma opção.

Imagem
não, o carro é citadino, não cabe nada na mala hehe.

como disse atrás, na véspera de a ir buscar comprei um colete para prender ao cinto. não é dos que prendem directamente no fecho do cinto de segurança, mas abre-se e prende-se à volta do próprio cinto. esse resguardo é que me parece óptimo, porque coloquei uma toalha de praia, mas ela a mexer-se, ora se senta, ora se deita, ora se vira para trás ou para a janela ou tenta enfiar o focinho na parte da frente, revirou a toalha e acabou deitada no banco.
estevez
Membro

quinta jan 10, 2013 12:34 pm

hoje dormiu a noite toda, mas quando acordámos estava a dormir em cima do sofá, a malandra. o sofá e as camas estão fora de limites quando cá estamos, mas a sacana aproveitou-se durante a noite hehe.

há pouco saí durante uma meia hora e ela raspou duas vezes a porta mas parou logo. depois quando voltei não ouvi barulho e quando entrei estava tudo no sítio. à tarde vou sair durante mais algum tempo e amanhã durante umas horas.
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quinta jan 10, 2013 12:57 pm

estevez Escreveu:
fteixeira Escreveu:
estevez Escreveu:
os artigos que encontrei sobre isso não falam em quantidades, falam em deixar sempre ração à disposição, como aquele bidons que dão para uma tigela que está sempre cheia porque cada vez que o cão come, desce mais comida para a tigela. isso não me parece correcto porque é impossível controlar a quantidade que os animais comem e se estão a comer mais ou menos que o normal. na minha ideia, o free feeding pode funcionar bem se dermos a quantidade diária e ela for comendo ao longo do dia. aí, muitas das desvantagens que li sobre free feeding (relacionadas com as quantidades e controlo sobre o que ela come ou deixa de comer) desaparecem, porque não é exactamente livre no sentido estrito da palavra dado que controlamos a quantidade que ela come, apenas não controlamos a altura em que a come. agora fisiologicamente, como disse, deve alterar a consistência e frequência dos cocós, por isso pedia mais opiniões de quem use os dois métodos ou já tenha experimentado ambos. ainda não decidi sobre se deixo assim ou se mudo para 2x por dia.
Ah! Já percebi! Na minha opinião tem que medir sempre a ração e depois se quiser deixá-la à disposição. Como lhe disse, o que pode acontecer se assim fizer é não conseguir acertar com o horário dos cocós na rua... Se bem que a minha tem comida à disposição e quase sempre espera para ir à rua fazer o seu cocó...
No entanto, todos os vets e literatura referem que o aconselhável são as duas refeições diárias... Exponha a situação ao vet quando lá for!
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jan 10, 2013 1:48 pm

Tenha calma estevez, uma coisa de cada vez (se me lembrar de todas) :D

Quanto a alimentação.

Comece por comprar sacas pequenas (a ração pode ser o máximo, super hiper premium e de platina, se ela não pegar, de pouco adianta).
Comece por escolher uma ração com boa relação bolso/qualidade, faça uma transição calma da "farinha" provável que lhe davam na associação para a nova.
Eu sou apologista de duas refeições diárias (mas isto sou eu,há quem faça diferente). Para canídeos do porte da sua é mais aconselhável pois pode reduzir torções de estômago (quando vão correr e pular e rebolar com a pança cheia). Não dar exercício à Glória meia hora a uma hora antes e depois de uma refeição.
Assim não tem a pança tão cheia, o nível de energia é mais estável (parece-me a mim).
Se agora é free feeding ou não,creio que será mais a sua/vossa disponibilidade de horários a ditar. Mas nunca deixe mais que a ddr à disposição.

Necessidades.

É possível que a Glória tenha vindo já com "extras" incluídos (educação básica), comece por tomar atenção a ela,porque em princípio vai avisá-los de quando tem que ir à rua caso a coisa esteja para o demorado.
Tem que saber interpreta-la.
Mas estipule e mantenha uma rotina que ela habituasse a ela.

Exercício.

Comece a dar-lhe a ddr e dê passeios,se vir que a gordura mantêm-se, continue a dar-lhe a ddr e aumente os passeios,só a partir daí é que comece a reduzir ou alterar a ddr mediante pequenas alterações e sob orientação do vet.
Tenha em consideração o porte do animal e a idade (estimada) para grande incremento de exercícios.
Sempre que possível dê grandes passeios, sociabilize bastante e bem,deixe-a explorar o meio circundante .

Transporte

Há a venda forros para carros específicos (acessíveis de preço) ou então por baixo das toalhas,ponha uns resquardos de cama (incontinência). compre um arnês (dois pontos de apoio) e um cinto. E voilá é o cãomobile.
Entale as toalhas ao banco do carro (como se faz nas camas).

Medicina

Quanto a vacinas e banhos,não sei. O que costumo fazer é esperar 48 horas depois de dar o banho para aplicar o desparasitante externo (1x por mês). O interno (1x por 4 meses a 1x por 6 meses),vai de comprimido lá para dentro, fecho a boca à minha, mas aberto o suficiente para ela poder mexer a língua,espero um pouco e largo
para dar tempo para ela engolir e não cuspi-lo.
O vet que faça o plano de vacinação.
Quanto à lesh,faça um teste de sangue e depois vacine (os testes que falou são falíveis.
Não dê mais que 1 banho por mês.

Bom aproveito! :D
estevez
Membro

quinta jan 10, 2013 2:08 pm

acho que ela me resolveu o dilema. como já não tinha nada na tigela pus lá metade da dose diaria para ver se ela comia tudo de uma vez ou nao... e comeu toda. por isso vai comer duas vezes por dia e espero que de manhã não fique cheia de energia depois de comer e me destrua a casa toda depois de ficar sozinha haha.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta jan 10, 2013 2:13 pm

Depois quando quiser, pode tirar uma foto dela actual. Sem revelar nada pessoal dos donos que isto é internet, não há propriamente segurança.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta jan 10, 2013 2:40 pm

Não deixe comida à disposição. Divida a dose em duas e dê em duas vezes as não deixe ficar a comida no prato ao seu dispor o dia inteiro. Os animais precisam perceber que é o dono que controla o alimento.
estevez
Membro

quinta jan 10, 2013 2:57 pm

está com 26kg e pouco, o ideal deve andar perto dos 20/21 talvez. se ela não tiver nenhum problema entretanto só daqui a um mês ou assim é que marco uma consulta no vet que a vai acompanhar (se nós gostarmos da clínica, claro, mas é aqui perto e tenho boas referências) e depois logo vejo a evolução de peso e quais as recomendações dele.

editado: fotos removidas.
Última edição por estevez em quarta fev 13, 2013 1:43 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jan 10, 2013 3:13 pm

Saiu-lhe a sorte grande. :)
Parabéns pela adopção.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

quinta jan 10, 2013 3:48 pm

É como eu digo: os adultos são muito, muito fixes.

Gosto de bebés como toda a gente, mas adoptar um adulto reduz a chateação drasticamente.

E a cadela é mesmo gira.
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

quinta jan 10, 2013 5:29 pm

Muito boa sorte com a adopção dessa cadela a Gloria tão linda e fofa, tem mesmo umas cores giras.
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta jan 10, 2013 6:12 pm

Lindona! :)
Parabéns pela adopçao e felicidades!
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta jan 10, 2013 6:56 pm

Olha a Glória...lol Gosto muito. :oops: E gosto do nome e do carinho que ela está a receber. :P

Este site é outra opção para ver soluções de transporte no carro.

http://www.zooplus.com
Responder

Voltar para “Cães”