Displasia da anca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jan 10, 2013 12:39 am

Pois... :|

Estou a escolher as palavras pois se por um lado a tendência natural é recriminar e apontar o dedo, o "comprar a criadeiros dá nisto", não quero ir muito por aí... somente dizer que neste caso o barato vai ficar muito caro e vai acarretar considerável sofrimento para donos e principalmente para o canito. :?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quinta jan 10, 2013 12:06 pm

dogville.

Mantenha a calma, seja pragmático e assertivo. (eu sei que falar é fácil)
Mas o seu cão agradece.
Pessoalmente, tenho a impressão que graça por aí a ideia (mesmo entre vários profissionais da saúde animal) que a displasia acontece às raças grandes e gigantes. mas às médias também pode ocorrer. (pode ser é menos comum).
Eu próprio tive que insistir para que me vissem se a minha (15kg) tinha alguma coisa. Fizeram testes sumários não invasivos e a coisa ficou por aí.
Não insisti,porque também não quis anestesiar a cadela,e ela bate-se bem com cães muito mais pequenos (5 kg) mas permaneço vigilante.
Não estou familiarizado com a raça,mas o criador pode não ter culpa, caso a displasia não seja um mal comum na raça. Eles só fazem (e quando fazem) despistes às doenças comuns a determinada raça.
Alerte o criador. Fale com ele, para tentar algum género de comparticipação.
Tente fazer um peditório para tentar minimizar o custo da correcção. (já agora peça uma segunda opinião e leia o que puder sobre o assunto.)
Ou então arque você com a "força bruta" sozinho.
Fale com o vet para obter facilidades de pagamentos.
Contraia um empréstimo (se conseguir).
(corrigam-me se estiver errado) mas se nada fizer, essa coisa desenvolve-se até o canideo não puder ir beber ou comer sem dificuldade.
Mas que caminho tomar (nenhum é fácil) depende só de si.
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

quinta jan 10, 2013 12:34 pm

AQuartelmar Escreveu:http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=15

Na altura avisámos a sra sobre o preço dos cães e alerta dos criadeiros..a sra achava 200 e tal euros caro, comprou sem despistes de displasia, sem nada.

Acaba por ser frustrantes, gastar o latim, os animais sofrem porque as pessoas não nos ouvem e os criadeiros safam-se..edepois vêm lamentar-se.

Pois, realmente pode-se lamentar de não ter ouvido os bananas que de boa fé a aconselharam :roll:

Coitado do cão.

Achava melhor que o cão tivesse ir parado a outras mãos? que provavelmente o abandonariam??? não sei se sabe ele ja tinha nascido... que importa mais, o sr que avisou, ou o presente em que existe uma condição que o obriga a ter dores, e a mim a tentar dar-lhe a melhor qualidade de vida. Ainda bem para ele que fui eu que fiquei com ele e não um diletante qualquer.

Por favor vá mandar pedras para outro telhado...
dogville
Membro Veterano

quinta jan 10, 2013 12:39 pm

botas96 Escreveu:dogville.

Mantenha a calma, seja pragmático e assertivo. (eu sei que falar é fácil)
Mas o seu cão agradece.
Pessoalmente, tenho a impressão que graça por aí a ideia (mesmo entre vários profissionais da saúde animal) que a displasia acontece às raças grandes e gigantes. mas às médias também pode ocorrer. (pode ser é menos comum).
Eu próprio tive que insistir para que me vissem se a minha (15kg) tinha alguma coisa. Fizeram testes sumários não invasivos e a coisa ficou por aí.
Não insisti,porque também não quis anestesiar a cadela,e ela bate-se bem com cães muito mais pequenos (5 kg) mas permaneço vigilante.
Não estou familiarizado com a raça,mas o criador pode não ter culpa, caso a displasia não seja um mal comum na raça. Eles só fazem (e quando fazem) despistes às doenças comuns a determinada raça.
Alerte o criador. Fale com ele, para tentar algum género de comparticipação.
Tente fazer um peditório para tentar minimizar o custo da correcção. (já agora peça uma segunda opinião e leia o que puder sobre o assunto.)
Ou então arque você com a "força bruta" sozinho.
Fale com o vet para obter facilidades de pagamentos.
Contraia um empréstimo (se conseguir).
(corrigam-me se estiver errado) mas se nada fizer, essa coisa desenvolve-se até o canideo não puder ir beber ou comer sem dificuldade.
Mas que caminho tomar (nenhum é fácil) depende só de si.
Agradecida, vou tentar fazer emprestimo bancário sim! Claro que neste momento só existe a pulsar na minha mente, é dar-lhe qualidade de vida a todo o custo! mesmo assim tenho que esperar ate ele fazer 2 anos quando o crescimento já acabou de todo. Para tomar medidas radicais, como a protese.
Última edição por dogville em quinta jan 10, 2013 12:48 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jan 10, 2013 12:41 pm

Vou corrigir sim, primeiro isto:
tenho a impressão que graça por aí a ideia
é grassa, do verbo grassar, difundir-se, alastrar. :)
Todos os cães podem ter HD, o facto é que num cão que pesa 70 kgs o manejo da situação é muito mais complicado do que num que pesa 15.

Quanto a :
Tente fazer um peditório para tentar minimizar o custo da correcção
Peditório? Para ajudar um cão com dono? :roll: Só se for entre amigos, porque não é correcto pedir a desconhecidos quando o animal tem dono...
,mas o criador pode não ter culpa, caso a displasia não seja um mal comum na raça. Eles só fazem (e quando fazem) despistes às doenças comuns a determinada raça.
A displasia da anca afecta muitos membros desta raça... informe-se melhor. O criador tem culpa sim porque de criador nada tem, limita-se a reproduzi-los e a vendê-los. Testar os progenitores não evita a 100% a ocorrência da doença mas é um princípio essencial para diminuir a sua incidência.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dogville
Membro Veterano

quinta jan 10, 2013 12:45 pm

ZezinhoManel Escreveu:Uma vez que o Fox é um cão de 15kg pode fazer ressecção da cabeça do fémur, ou seja, fica a articular músculo com músculo, como no membro anterior.
É suposto ele ter 15 Kg, mas mantenho-o nos 12 e 700, para que o peso não lhe agrave o problema. Mas vou por essa hipotese ao ortopedista. Obrigado
botas96
Membro Veterano

quinta jan 10, 2013 12:45 pm

Eu cá,não esperava. Agia o quanto antes e assim que o fosse possível.
Fale com o seu vet e segundas opiniões.
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quinta jan 10, 2013 12:53 pm

dinodane Escreveu: Quanto a :
Tente fazer um peditório para tentar minimizar o custo da correcção
Peditório? Para ajudar um cão com dono? :roll: Só se for entre amigos, porque não é correcto pedir a desconhecidos quando o animal tem dono...

Eu acho que num caso destes em que a despesa é tão avultada, se a pessoa não tiver condições pode e deve fazer um peditório. Certamente só irá ajudar quem quiser... É um valor muito alto e tenho a certeza que muitos donos de cães não o poderiam suportar...
Dexterone
Membro Júnior
Registado: domingo dez 30, 2012 11:50 am

quinta jan 10, 2013 1:50 pm

dinodane Escreveu:Pois... :|

Estou a escolher as palavras pois se por um lado a tendência natural é recriminar e apontar o dedo, o "comprar a criadeiros dá nisto", não quero ir muito por aí... somente dizer que neste caso o barato vai ficar muito caro e vai acarretar considerável sofrimento para donos e principalmente para o canito. :?
Há aqui na arca muitos tópicos de cães com vários problemas, até mais graves, e que foram comprados a grandes criadores, com tudo como "manda a lei" lol
:)

Às vezes o caro sai mesmo caríssimo :)
botas96
Membro Veterano

quinta jan 10, 2013 2:23 pm

Ao dino.

Obrigado pela elucidação (eu bem que achei estranho graçar mas também não tinha presente grassar).

Discordo.

Vou falar no geral (não conheço o dogville, e se o conhecesse também não diria que era a situação dele).
Lá por um cão ter dono,não quer disser que não possa ser auxiliado por terceiros,o dono pode não ter recursos necessários para o auxiliar.
E agora? Ficamos pelo correcto?
Se o caso for/estiver devidamente documentado e fundamentado pelas identidades competentes e credenciadas e as pessoas dois palmos de testa (maduras), informadas e se quisessem/pudessem. Porque não?
Não se sentia mais aliviada se ao dino lhe fizessem coisa semelhante?

Como eu disse, não estou familiarizado com essa raça mas já vi que só cheguei a meio da conversa.
dogville
Membro Veterano

quinta jan 10, 2013 2:25 pm

WaterMonitor Escreveu:Dogville, a atitude do criador é nojenta mas isso agora não interessa nada. O que me assusta é saber que ele tem 13 meses e há muito que apresenta sintomas. O grau deve ser elevado.

Não faço ideia de onde esteja, mas se quiser mando-lhe por mp o contacto do meu vet (zona da Grande Lisboa) para que o consulte em termos de custos e opções. Desde já adianto que não sei esses valores, mas tenho noção que não é nada barato.

Posso ainda dar-lhe, também para consulta telefónica de valores aproximados, um outro vet muito frequentado por criadores e que recentemente esterilizou a minha cadela sem problemas. Note que neste caso sei que os valores são muito mais baixos que o meu vet habitual, mas não posso estar a dizer que é de total confiança (o meu vet é!)porque estou ainda a conhecer.

Disponha.
Muito obrigado. pode-me enviar o MP se faz favor, todas as informações são importantes.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta jan 10, 2013 2:35 pm

Um criador é uma coisa, um criadeiro é outra. E mais cedo ou mais tarde aparece a diferença.
dogville
Membro Veterano

quinta jan 10, 2013 2:39 pm

botas96 Escreveu:Ao dino.

Obrigado pela elucidação (eu bem que achei estranho graçar mas também não tinha presente grassar).

Discordo.

Vou falar no geral (não conheço o dogville, e se o conhecesse também não diria que era a situação dele).
Lá por um cão ter dono,não quer disser que não possa ser auxiliado por terceiros,o dono pode não ter recursos necessários para o auxiliar.
E agora? Ficamos pelo correcto?
Se o caso for/estiver devidamente documentado e fundamentado pelas identidades competentes e credenciadas e as pessoas dois palmos de testa (maduras), informadas e se quisessem/pudessem. Porque não?
Não se sentia mais aliviada se ao dino lhe fizessem coisa semelhante?

Como eu disse, não estou familiarizado com essa raça mas já vi que só cheguei a meio da conversa.
Botas96, muito obrigado mais uma vez, deixemos os entendidos e juizes de nada, mandar os seus palpites. Para mim só interessa comentários positivos e com informação nova sobre os avanços da tecnologia em termos ortópedicos, que eu possa tentar.
Não se abespinhe com estes donos da "razão" porque é como ir contra um muro de pedra. Mande-me mp, argumentar com este circulo é perder tempo e energia, e não vale apena!

Para além de que nunca pedi aqui dinheiro deles para nada!

Um bem haja para si!
Dexterone
Membro Júnior
Registado: domingo dez 30, 2012 11:50 am

quinta jan 10, 2013 2:40 pm

sasquatch Escreveu:Um criador é uma coisa, um criadeiro é outra. E mais cedo ou mais tarde aparece a diferença.
:) Cães sem problemas vieram de criadores. Cães com problemas vieram de criadeiros. Será isso? OU é ao contrário?
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quinta jan 10, 2013 2:42 pm

sasquatch Escreveu:Um criador é uma coisa, um criadeiro é outra. E mais cedo ou mais tarde aparece a diferença.
Pode nunca aparecer... Não estou a defender os criadeiros, obviamente! Mas como em tudo na vida, há excepções. A cadela com a qual convivi na minha infância e que por acaso era também Epagneul Breton faleceu (infelizmente) há uns meses com 21 anos muito bem vividos. Tinha LOP? Não. Foi comprada a um criador conceituado? Não. Sinceramente nem sei de onde veio mas penso que foi oferecida. Nunca teve problemas de saúde, por isso não vamos generalizar...
Responder

Voltar para “Cães”