como me preparo para a morte do meu melhor amigo??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jan 11, 2013 4:11 pm

Ame-a até ao último momento, mas não lute até ao fim.

O acto mais generoso que podemos ter para com os nossos animais amados é evitar-lhes o sofrimento. Quando ela começar a sofrer, deixe-a partir. Seja corajosa por ela, ok?
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sexta jan 11, 2013 4:16 pm

Aproveite cada minuto que está com ela. Cada minuto ultrapassado é um vitória e algo imperdível.

Não estamos nunca preparados, por muito que nos preparemos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta jan 11, 2013 4:17 pm

Doi mesmo muito a partida do nosso amigo. Foi muito corajosa e revelou ter uma sensibilidade que muitos não têm. Por isso , quando chegar a hora, vai ter coragem de a deixar partir. Não está preparada, porque nunca estamos, mas saberá que é seu ultimo gesto de amor para com ela. De alguma maneira daqui a uns tempos isso funciona como " suavizante". Vai ver.
Sofia
MVieira27
Membro
Registado: segunda mai 14, 2012 6:04 pm

sexta jan 11, 2013 5:37 pm

WaterMonitor Escreveu:Ame-a até ao último momento, mas não lute até ao fim.

O acto mais generoso que podemos ter para com os nossos animais amados é evitar-lhes o sofrimento. Quando ela começar a sofrer, deixe-a partir. Seja corajosa por ela, ok?
Seguir o conselho de Water Monitor é a maior e última prova de amor que podemos dar a um cão muito amado. Coragem!
DiCat
Membro Veterano
Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola

sexta jan 11, 2013 6:25 pm

Esta noite sonhei que tinha perdido um dos meus patudinhos. Lembro-me de berrar e chorar até ficar sem voz.
O que senti no sonho pareceu muito real.
Quando acordei parecia que estava no céu por saber que tinha sido um sonho.

No seu caso muito infelizmente é a realidade.
Imagino o sofrimento, é horrível.

Mime-a muito e faça com que ela não sinta que a qualquer momento podem ter que se separar. Tente não estar triste perto dela.

É complicado, mas enfim. Não sei dizer-lhe mais.

Muita, muita força!!! :(
andrexau
Membro
Registado: quarta set 05, 2012 5:49 pm

sexta jan 11, 2013 8:52 pm

Preparar a despedida não é fácil, igualmente dificil é o momento logo após a morte onde os sentimentos nos assolam a alma, e em que chegámos mesmo a considerar que não queremos mais nenhum animal na nossa vida para não ter de suportar tal perda novamente...

Encare tudo com calma, chore o que lhe aprouver, grite, etc.... E naquele momento intermédio de calma aparente no meio da tempestade, lembre-se de como a sua vida foi mais rica e maravilhosa por ter conhecido e convivido com o seu animal, e como a vida dele foi muito melhor e mais feliz por a ter conhecido...

Faça um flashback, veja fotografias antigas, recorde-se dos momentos mais felizes, sorria, sinta a saudade, e em algum momento chegará a conclusão de que, apesar das saudades, valeu muito a pena...

Igualmente concluirá que jamais o esquecerá e que nenhum animal ocupará o espaço no seu coração que lhe reservou, mas que o seu coração é grande e poderá reservar novos espaços para os outros que se seguirão...

A morte faz parte da vida e é uma lição de vida lidar com a morte de alguém ou algum animal que adorámos.

Sinta-se grata por tudo... e sentirá que cresceu como pessoa...

Espero ter ajudado...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jan 11, 2013 9:12 pm

MVieira27 Escreveu:
WaterMonitor Escreveu:Ame-a até ao último momento, mas não lute até ao fim.

Seguir o conselho de Water Monitor é a maior e última prova de amor que podemos dar a um cão muito amado. Coragem!
Mesmo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

andrexau
Membro
Registado: quarta set 05, 2012 5:49 pm

sexta jan 11, 2013 10:00 pm

Também acho, eu retirei o meu do internamento, recusei a eutanásia no Vet, e preferi pagar mais para que fosse praticada em casa, no seu cobertor e canto habitual, com a cabeça no meu colo enquanto lhe fazia as últimas feitas e lhe via o brilho a desaparecer dos olhos...

Enquanto ele não sofria e se queixava das dores, fui proporcionando a maior qualidade de vida possível, viveu muitos e bons anos, acima da média dos cães daquela raça, e foi muito feliz (mesmo tendo sido um cão reabilitado e desconfiado), agarrou-se sempre à vida e lutou 2 anos medicado ( 2 vezes ao dia) contra o excessivo crescimento do seu coração ( tinha 17 anos quando morreu e este problema só surgiu nos últimos dois)... O veternário deu-lhe 6 meses de vida e durou mais dois anos....

Ele nunca desistiu, mas quando percebemos que começaram as dores e sofrimento, fomos obrigados a fazê-lo desistir...

Penso que deverá ponderar tudo caso a caso, e se chegar a esse momento não hesite, agradeça-lhe e dê-lhe depois o sossego e descanso que merece.
MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

sexta jan 11, 2013 10:01 pm

O que fazer nesta situação não sei e acho que cada um é que sabe.
Quero apenas dizer-lhe que graças a si a sua menina teve oportunidade de saber o que é uma família e do que é ser amada.
Força neste momento difícil.
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
anacoelho02
Membro
Registado: terça jan 10, 2012 5:58 pm

sábado jan 12, 2013 9:41 am

ontem aconselharam me a fazer mais um exame para ver se conseguiam ver melhor a parte hepatica....chegou se a desconfiar do pior,que a doris tivesse um tumor no figado...resolvi fazer o exame e ela nao tinha tumor!!! :) axo que mal me disseram isso perdi 10 kgs....

Ontem trouxe a para casa e estava super bem disposta,cheguei super bem disposta a rir me e o meu homem isse logo"mentaliza te que nao dura mt...."fartei me logo de xorar!!!Raios parta aos homens :twisted: !!!!

Eu sei que nao dura muito mas sei que ganhei mais um tempito com ela!!Ja falei com a vet ela por enquanto tem qualidade de vida....ela come bem gosta de passear...quando deixar de assim ser sera posta a dormir!!Agora nao sei se consigo la estar nessa hora....Axo que e demais para mim...A vet e minha amiga e costuma vir a minha casa e eu ja lhe pedi por favor quando ela ver que a doris nao esta em condicoes quero que seja ela a adormecer a doris....Sei que nao tou a pensar bem mas doi me de mais ve la a partir :cry:
De todos os animais selvagens,o homem e o mais dificil de domar.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado jan 12, 2013 9:50 am

Ainda bem que ela arrebitou.
Agora, a meu ver, a eutanásia serve, exclusivamente, para tirar sofrimento, não para apressar a morte. Morrer naturalmente de velhice ou doença não tem mal nenhum.
A eutanásia é para aliviar sofrimento e nunca pode servir para encurtar a vida, apenas porque a vida está a definhar.
Boa sorte, aproveite todos os momentos que vos restam.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado jan 12, 2013 11:15 am

Argay Escreveu:Ainda bem que ela arrebitou.
Agora, a meu ver, a eutanásia serve, exclusivamente, para tirar sofrimento, não para apressar a morte. Morrer naturalmente de velhice ou doença não tem mal nenhum.
A eutanásia é para aliviar sofrimento e nunca pode servir para encurtar a vida, apenas porque a vida está a definhar.
Boa sorte, aproveite todos os momentos que vos restam.
x2
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

sábado jan 12, 2013 12:08 pm

é uma coisa que nunca pensei, preparação.Uma pergunta, a sra lê bem inglês ? Se sim, posso passar-lhe uns links de luto de animais.
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

sábado jan 12, 2013 12:29 pm

Tem que ver o lado positivo, ao menos teve tempo com ela, tempo para se preparar e de saber que fez tudo o que estava ao seu alcance para ajudar. Muitos, como eu, não têm essa sorte.
cmob
Membro Veterano
Registado: sábado jul 07, 2012 9:09 pm

sábado jan 12, 2013 12:34 pm

Não me canso de ver este video...é a maior prova de amor por um cão que morreu.

http://www.youtube.com/watch?v=mPwCo9Xhjwc
Responder

Voltar para “Cães”