Construir canil e adoptar cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bugger
Registado: quinta mai 17, 2012 7:30 am

sábado jan 12, 2013 7:26 am

Olá a todos.

Tenho um gatinho e já tive muitos outros animais (hamsters, pássaros, peixes) e pensei, pensei, pensei e cheguei à conclusão que queria ter um cãozinho.

Ora, eu vivo num apartamento, por isso é impossível. Já é o que é com um gato e com a minha mãe a queixar-se dos pêlos.

Pois bem, decidi que o novo membro da família deveria ficar na casa da avó. E porquê? Primeiro porque há muito espaço e tenho uma quota-parte naqueles terrenos :lol: e segundo porque a minha avó tem 70 e muitos anos e vive sozinha. Eu já lhe tinha dito para arranjar um cãozito para lhe fazer companhia e marcar presença contra ladrões ou assim, mas como sempre teve muitos animais (porcos, vacas, galinhas, cães, etc) está um pouco saturada do trabalho que dão.

Eu já ajudei no Canil da minha zona, mas entretanto desliguei-me um pouco.

Agora vêm as complicações. A minha avó tem uma horta, por isso está fora de questão o inquilino andar à solta.

O que é que eu pensei? Construir um canil com abrigo. Algo deste género:
Imagem

Apesar de ser espaçoso, um cão não deve ficar preso constantemente numa divisão assim. Pelo que, me comprometo a ir passeá-lo uma vez por dia, a não ser, claro está, que exista um imprevisto de força maior.

O que eu venho perguntar é se isto vale a pena e se o animal será feliz a viver desta forma, ou se estará melhor no Canil Municipal com os seus amiguinhos.

De notar que eu ainda não escolhi animal nenhum, é apenas um projecto para já. Tenho que falar com a minha avó e ir construindo o canil aos poucos. Estou desempregado e não é fácil.

Algum de vocês já construiu algo do género? Eu estive a ver pela net e alguns sites dizem para ter uma torneira no próprio canil e o próprio piso ter uma inclinação. É assim, relativamente à primeira, penso que uma mangueira desenrascará a situação. Já a inclinação para a fossa é que é mais complicado. Não quero mexer em esgotos e essas tretas. Só queria fazer uma coisa simples, que fosse limpa com regularidade, mas não estou a ver uma solução para o problema dos xixis.
Em relação aos cócós: estava a pensar meter chão (mosaicos daqueles para jardim) e deixar uma parte só com areia (não é preciso ser muito grande) para o animal fazer os cócós. É viável ou não faz sentido, nem é higiénico? Se calhar acabava também por fazer lá os xixis.

Outra questão é a ração. Eu estou desempregado e terei que lhe dar comida da mais barata. Das de supermercado qual é a melhor? Ou a menos má, vá? Marca Continente?

Bem, fico à espera de feedback da vossa parte. Desde já o meu muito obrigado. :wink:
Última edição por Bugger em sábado jan 12, 2013 2:59 pm, editado 1 vez no total.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado jan 12, 2013 9:41 am

Um cão é um animal social e de matilha. Precisa de convivio humano frequente e educação. A meu ver, meter um cão o dia inteiro num canil é solitário, desmotivante e stressante.
Não tem qualquer função para oferecer ao cão, nem trabalho nem companhia. Vai pegar nele, enfiá-lo num canil e visitá-lo uma vez por dia. Não me parecem nada as condições adequadas apesar de, infelizmente, muitos viverem toda a vida assim.
Quando adoecer quem o passeia? Se fôr para longe, quem cuida dele? Se começar a trabalhar e deixar de ter disponibilidade para lá ir? Vai ter um cão metido num canil 24 sobre 24?
Um cão é um companheiro, não é uma galinha num galinheiro.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

sábado jan 12, 2013 9:58 am

Bugger não leve a mal porque não é de todo a minha intenção "desanimá-lo", mas se fosse a si deixava-me estar quieto.

Admiro o gesto de querer adoptar um cão do canil, mas tem que pensar em tudo o que isso acarreta. Primero diz que quer um cão, mas como não tem condições em casa para o ter, irá para casa da sua avó, o que por si só já é mau, pois, na minha opinião, o cão deve ser educado e andar sempre com o dono.

Depois a história de viver confinado a um canil, ainda que ele no canil municipal possa estar pior, acho que não é boa para o animal. Deve passeá-lo mais que uma vez por dia, para o bem da sua saúde mental. Se lhe ensinar bons costumes provavelmente poderá andar pelo terreno sem estragar os cultivos e até serve mais de "guarda", pois se é para afugentar ladrões, ainda que possa ladrar e dar um alerta, um cão preso provavelmente não "assustará" os ladrões.

Por último, e na minha opinião mais importante, se neste momento não tem condições financeiras, acho que não deve de todo adoptar o cão. Isto porquê? Tudo bem que se lhe der a ração da mais barata ele come na mesma, mas e a nível de saúde? Infelizmente um cão ainda dá muita despesa quer em termos de alimentação, quer de saúde, como vacinações, desparasitações, e problemas ocasionais que possam aparecer que necessitem de tratamento com custo elevado. Ainda para mais ao serem alimentados com rações fracas, temos que nos preparar para tudo!

Considere bem, caso decida adoptar faça-o de forma responsável, fazendo bem as contas à vida e a disponibilidade e disposição que tem para dar ao animal. Não se deixe levar pelo "quero porque sim", porque depois pode correr mal. Eu pelo menos penso assim, e já estive nessa situação de querer comprar um cão mas saber que possivelmente não lhe iria poder dar as melhores condições possíveis, por isso deixei-me estar quieto e quando vir que tal, passo para a adopção.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado jan 12, 2013 10:30 am

Adoptem cães quando podem assumir responsabilidade. Ir adoptar um cão, para ele ir para outra casa, onde será criado por uma terceira pessoa, afinal será essa pessoa que conviverá com ele.

Além do mais, está a fazer planos sobre a vida da sua avó, será ela quem tem de consultar primeiro, antes do seu querer, está a opinião dela. Pelo que percebi ela não quer cão algum. Isto é um abuso, as pessoas mais idosas são donas da sua vontade, se está farta do trabalho que dá, está no seu direito. Eu fico perplexa com o à vontade que vejo as pessoas, passarem por cima do que querem os mais velhos.

Pense antes, arranjar emprego e deixar de estar à sombra dos pais, dos avós e etc. E não arranjar outro elemento, para viver na sombra deles também.

Uma vez desempregado, escove bem esse gato, aspire a casa; assim pode ouvir menos queixas.
Silvaa
Membro
Registado: sábado dez 22, 2012 6:36 pm

sábado jan 12, 2013 2:18 pm

Eu tenho uma horta e a minha cadela anda á solta acha que estraga os legumes nem pensar ela é educada e bem ensinada apesar de ter sido abandonada, não fomos nos que a adoptamos mas sim ela que nos adoptou veio ter a nossa casa, e é um cadela sem raça pura raça de pincha.

Abraço
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado jan 12, 2013 2:27 pm

Silvaa Escreveu:Eu tenho uma horta e a minha cadela anda á solta acha que estraga os legumes nem pensar ela é educada e bem ensinada apesar de ter sido abandonada, não fomos nos que a adoptamos mas sim ela que nos adoptou veio ter a nossa casa, e é um cadela sem raça pura raça de pincha.

Abraço
Consegue perceber o que escreveu? Experimente a usar mais pontuação ;) isso já para não falar da raça de "pincha"
Bugger

sábado jan 12, 2013 2:57 pm

Argay Escreveu:Um cão é um animal social e de matilha. Precisa de convivio humano frequente e educação. A meu ver, meter um cão o dia inteiro num canil é solitário, desmotivante e stressante.
Não tem qualquer função para oferecer ao cão, nem trabalho nem companhia. Vai pegar nele, enfiá-lo num canil e visitá-lo uma vez por dia. Não me parecem nada as condições adequadas apesar de, infelizmente, muitos viverem toda a vida assim.
Quando adoecer quem o passeia? Se fôr para longe, quem cuida dele? Se começar a trabalhar e deixar de ter disponibilidade para lá ir? Vai ter um cão metido num canil 24 sobre 24?
Um cão é um companheiro, não é uma galinha num galinheiro.
Percebo e agradeço o seu ponto de vista. Por isso mesmo é que criei este tópico e não me lancei à maluca. Iria visitar o cão e passeá-lo aí uns 45 minutos, 1 hora, conforme. Se não chega, obviamente que não o farei.
Toblito Escreveu:Bugger não leve a mal porque não é de todo a minha intenção "desanimá-lo", mas se fosse a si deixava-me estar quieto.

Admiro o gesto de querer adoptar um cão do canil, mas tem que pensar em tudo o que isso acarreta. Primero diz que quer um cão, mas como não tem condições em casa para o ter, irá para casa da sua avó, o que por si só já é mau, pois, na minha opinião, o cão deve ser educado e andar sempre com o dono.

Depois a história de viver confinado a um canil, ainda que ele no canil municipal possa estar pior, acho que não é boa para o animal. Deve passeá-lo mais que uma vez por dia, para o bem da sua saúde mental. Se lhe ensinar bons costumes provavelmente poderá andar pelo terreno sem estragar os cultivos e até serve mais de "guarda", pois se é para afugentar ladrões, ainda que possa ladrar e dar um alerta, um cão preso provavelmente não "assustará" os ladrões.

Por último, e na minha opinião mais importante, se neste momento não tem condições financeiras, acho que não deve de todo adoptar o cão. Isto porquê? Tudo bem que se lhe der a ração da mais barata ele come na mesma, mas e a nível de saúde? Infelizmente um cão ainda dá muita despesa quer em termos de alimentação, quer de saúde, como vacinações, desparasitações, e problemas ocasionais que possam aparecer que necessitem de tratamento com custo elevado. Ainda para mais ao serem alimentados com rações fracas, temos que nos preparar para tudo!

Considere bem, caso decida adoptar faça-o de forma responsável, fazendo bem as contas à vida e a disponibilidade e disposição que tem para dar ao animal. Não se deixe levar pelo "quero porque sim", porque depois pode correr mal. Eu pelo menos penso assim, e já estive nessa situação de querer comprar um cão mas saber que possivelmente não lhe iria poder dar as melhores condições possíveis, por isso deixei-me estar quieto e quando vir que tal, passo para a adopção.
Obrigado pela sua opinião. Assim farei. ;)
margoustink Escreveu:Adoptem cães quando podem assumir responsabilidade. Ir adoptar um cão, para ele ir para outra casa, onde será criado por uma terceira pessoa, afinal será essa pessoa que conviverá com ele.

Além do mais, está a fazer planos sobre a vida da sua avó, será ela quem tem de consultar primeiro, antes do seu querer, está a opinião dela. Pelo que percebi ela não quer cão algum. Isto é um abuso, as pessoas mais idosas são donas da sua vontade, se está farta do trabalho que dá, está no seu direito. Eu fico perplexa com o à vontade que vejo as pessoas, passarem por cima do que querem os mais velhos.

Pense antes, arranjar emprego e deixar de estar à sombra dos pais, dos avós e etc. E não arranjar outro elemento, para viver na sombra deles também.

Uma vez desempregado, escove bem esse gato, aspire a casa; assim pode ouvir menos queixas.
Mas eu disse que era a minha avó que ia tratar do cão, por acaso? Quem é que está a passar por cima de quem, se o terreno também me pertence?

E exijo mais respeito relativamente a esse "deixe de estar à sombra dos pais". Quando não se sabe do que se fala, está-se calado.

E sim, o gato é escovado.
Silvaa Escreveu:Eu tenho uma horta e a minha cadela anda á solta acha que estraga os legumes nem pensar ela é educada e bem ensinada apesar de ter sido abandonada, não fomos nos que a adoptamos mas sim ela que nos adoptou veio ter a nossa casa, e é um cadela sem raça pura raça de pincha.

Abraço
É melhor não, já estava a ver o cão comer as couves à minha avó e era chato. :D
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado jan 12, 2013 3:10 pm

De preferência a fechar o cão no canil para não estragar as couves, construa uma cerca que o impeça de lhes chegar.

E um cão fechado num canil não guarda nada nem faz companhia nenhuma. Ponha-se no lugar dele e veja se gostava e o que faria.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

sábado jan 12, 2013 3:18 pm

Não percebi, vai tirar um cão dum canil para o meter noutro canil?
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Bugger

sábado jan 12, 2013 3:41 pm

Floripes3 Escreveu:De preferência a fechar o cão no canil para não estragar as couves, construa uma cerca que o impeça de lhes chegar.

E um cão fechado num canil não guarda nada nem faz companhia nenhuma. Ponha-se no lugar dele e veja se gostava e o que faria.
É uma possibilidade, por acaso.
kitttten Escreveu:Não percebi, vai tirar um cão dum canil para o meter noutro canil?
Qual é o problema?
Kira9220
Registado: sábado jan 12, 2013 3:26 pm

sábado jan 12, 2013 3:49 pm

Boa tarde,

A única contrapartida que vejo na vontade do Bugger de ter um cãozinho é, de facto, só poder estar com ele um bocado de tempo por dia. Penso que não podem comparar o facto de um animal estar num canil grande, pensado e elaborado única e exclusivamente em virtude do seu conforto, ao de estar num canil municipal em que as boxes são mínimas e albergam vários animais ao mesmo tempo.
No factor económico, penso que todos sabemos que as despesas de vacinação e desparasitação são laborais. Não são despesas que se tenham que ter todas as semanas ou todos os meses. Os animais são desparasitados três vezes por ano e vacinados anualmente, na maior parte das vezes, logo dá perfeitamente tempo de juntar dinheiro para o poder fazer.
Vi comentários completamente despropositados que já entravam em campos pessoais que nenhum de nós pode julgar sem o conhecimento de causa. Há sem-abrigos com animais mais bem tratados que senhores doutores, portanto, não vale a pena entrar por aí. E se querem mesmo ver isto apenas do ponto de vista dos animais, pensem e ponham-se no lugar deles. Preferiam estar num canil mínimo com mais 4 ou 5 seres vivos, ou num canil construído à vossa medida, com espaço para brincar, fazer as necessidades e ainda terem alguém que todos os dias fosse cuidar de vocês, levar a passear e brincar? Ah, e, segundo me apercebi, a própria avó do rapaz está perto do sítio onde supostamente estará construído o canil, ou seja, ele não iria ter contacto com alguém apenas uma vez por dia.
kitttten
Membro Veterano

sábado jan 12, 2013 3:50 pm

Se não acha que há problema descanse que eu também não vou perder o meu tempo a explicar ... Bom fim de semana.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Bugger

sábado jan 12, 2013 3:57 pm

kitttten Escreveu:Se não acha que há problema descanse que eu também não vou perder o meu tempo a explicar ... Bom fim de semana.
Então devia repensar a sua posição na comunidade.
Estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros. :wink:
kitttten
Membro Veterano

sábado jan 12, 2013 3:59 pm

Kira9220 Escreveu:Boa tarde,

A única contrapartida que vejo na vontade do Bugger de ter um cãozinho é, de facto, só poder estar com ele um bocado de tempo por dia. Penso que não podem comparar o facto de um animal estar num canil grande, pensado e elaborado única e exclusivamente em virtude do seu conforto, ao de estar num canil municipal em que as boxes são mínimas e albergam vários animais ao mesmo tempo.
No factor económico, penso que todos sabemos que as despesas de vacinação e desparasitação são laborais. Não são despesas que se tenham que ter todas as semanas ou todos os meses. Os animais são desparasitados três vezes por ano e vacinados anualmente, na maior parte das vezes, logo dá perfeitamente tempo de juntar dinheiro para o poder fazer.
Vi comentários completamente despropositados que já entravam em campos pessoais que nenhum de nós pode julgar sem o conhecimento de causa. Há sem-abrigos com animais mais bem tratados que senhores doutores, portanto, não vale a pena entrar por aí. E se querem mesmo ver isto apenas do ponto de vista dos animais, pensem e ponham-se no lugar deles. Preferiam estar num canil mínimo com mais 4 ou 5 seres vivos, ou num canil construído à vossa medida, com espaço para brincar, fazer as necessidades e ainda terem alguém que todos os dias fosse cuidar de vocês, levar a passear e brincar? Ah, e, segundo me apercebi, a própria avó do rapaz está perto do sítio onde supostamente estará construído o canil, ou seja, ele não iria ter contacto com alguém apenas uma vez por dia.
Minha cara/o, um cão até pode ter 1 hectare para brincar mas só brinca se para isso for estimulado, ou seja se tiver companhia.

Se acham normal retirar um animal social como é o cão que à partida estará inserido numa matilha (sim num canil pequeno com mais 4 ou 5!!) e ir enfiá-lo num canil onde irá estar sozinho ... então eu tenho que rever a minha forma de tratar dum cão.

É normal adoptar um animal e lavá-lo para a nossa companhia, isso é normal!

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
kitttten
Membro Veterano

sábado jan 12, 2013 4:03 pm

Bugger Escreveu:
kitttten Escreveu:Se não acha que há problema descanse que eu também não vou perder o meu tempo a explicar ... Bom fim de semana.
Então devia repensar a sua posição na comunidade.
Estamos cá para nos ajudarmos uns aos outros. :wink:
A minha posição neste forum é sempre e só de defesa dos cães (já que é deles que aqui se trata) e não a de achar bem tirar um cão duma prisão para o ir enfiar noutra. Era isto que queria ler? então cá está.

Não tem condições para o ter consigo? Fácil, espere até ter!

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Responder

Voltar para “Cães”