Tenho um gatinho e já tive muitos outros animais (hamsters, pássaros, peixes) e pensei, pensei, pensei e cheguei à conclusão que queria ter um cãozinho.
Ora, eu vivo num apartamento, por isso é impossível. Já é o que é com um gato e com a minha mãe a queixar-se dos pêlos.
Pois bem, decidi que o novo membro da família deveria ficar na casa da avó. E porquê? Primeiro porque há muito espaço e tenho uma quota-parte naqueles terrenos

Eu já ajudei no Canil da minha zona, mas entretanto desliguei-me um pouco.
Agora vêm as complicações. A minha avó tem uma horta, por isso está fora de questão o inquilino andar à solta.
O que é que eu pensei? Construir um canil com abrigo. Algo deste género:

Apesar de ser espaçoso, um cão não deve ficar preso constantemente numa divisão assim. Pelo que, me comprometo a ir passeá-lo uma vez por dia, a não ser, claro está, que exista um imprevisto de força maior.
O que eu venho perguntar é se isto vale a pena e se o animal será feliz a viver desta forma, ou se estará melhor no Canil Municipal com os seus amiguinhos.
De notar que eu ainda não escolhi animal nenhum, é apenas um projecto para já. Tenho que falar com a minha avó e ir construindo o canil aos poucos. Estou desempregado e não é fácil.
Algum de vocês já construiu algo do género? Eu estive a ver pela net e alguns sites dizem para ter uma torneira no próprio canil e o próprio piso ter uma inclinação. É assim, relativamente à primeira, penso que uma mangueira desenrascará a situação. Já a inclinação para a fossa é que é mais complicado. Não quero mexer em esgotos e essas tretas. Só queria fazer uma coisa simples, que fosse limpa com regularidade, mas não estou a ver uma solução para o problema dos xixis.
Em relação aos cócós: estava a pensar meter chão (mosaicos daqueles para jardim) e deixar uma parte só com areia (não é preciso ser muito grande) para o animal fazer os cócós. É viável ou não faz sentido, nem é higiénico? Se calhar acabava também por fazer lá os xixis.
Outra questão é a ração. Eu estou desempregado e terei que lhe dar comida da mais barata. Das de supermercado qual é a melhor? Ou a menos má, vá? Marca Continente?
Bem, fico à espera de feedback da vossa parte. Desde já o meu muito obrigado.