Criadores - LOP e sem LOP

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AQuartelmar
Membro Veterano
Registado: segunda ago 13, 2012 6:13 am

sábado jan 12, 2013 11:19 pm

E falta referir que cada vez há mais desses cães sem lop #puros# e concomitantemente cada vez mais vão ao veterinario.Aqui mesmo ao lado noutro tópico temos o exemplo de um cão comprado barato e a pobre dona agora vai custar pagar as cirurgias.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 12, 2013 11:34 pm

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sábado jan 12, 2013 11:45 pm

Esta conversa já cheira mal, com respeito a quem abriu o tópico, mas a verdade é que sempre que ouço esta conversa só me apetece dizer asneiras.
É que é sempre a mesma conversa. Já toda a gente sabe os custos de registar uma ninhada por isso cada um que tire as suas próprias conclusões...
Acho que esta discussão recorrente só estraga o ambiente no fórum.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
dinodane
Membro Veterano

sábado jan 12, 2013 11:55 pm

De acordo, por isso puxei o link informativo sobre o que é o LOP a ver se de uma vez por todas entendem os quês e os porquês. Mas isso não vai acontecer... :|

GoldPanther
Membro
Registado: quinta mai 05, 2011 12:04 am

domingo jan 13, 2013 12:16 am

kitttten Escreveu:Os cães que não têm LOP e fazem o exame de confirmação de raça não irão NUNCA ter LOP, não é mais fraco nem mais forte, é simplesmente um RI (Registo Inicial).
Têm que se inscrever, pagar os tais 60 e não é dado adquirido que vão fazer o tal exame e vejam a raça confirmada.
Concordo, e depois destes episodios todos fui-me informar. Mas os cães recebem de facto LOP, caso passem o respetivo teste do estlão, e não é requerido qualquer tipo vistoria da ninhada e dos progenitores. Pelo que percebi e me disseram qualquer anomalia (a nivel de saude) ou doença que o cão tenha (por exemplo nos labradores e goldens a tão conhecida displasia) são dados como inaptos para criação e/ou exposição...Informaçõe dadas através de telefone pela propria cpc (sim telefonei para lá para tirar algumas duvidas hihihi). Pelos vistos há niveis de "autenticação da raça" chame-mos assim. O R.I é só um nivel de autenticação, o LOP pelos vistos é outro que exige que o cão cumpra todos ou quase todos os requesitos dados pelo estalão... Tem alguma lógica, mas é um pouco abrangente...enfim, decidi não gastar mais dinheiro no telefone e desejei "boa tarde" ao senhor ;)
dinodane
Membro Veterano

domingo jan 13, 2013 12:17 am

Mas os cães recebem de facto LOP, caso passem o respetivo teste do estlão
Não recebem nada, se forem avaliados por DOIS juízes como excelentes recebem RI... não é nada a mesma coisa, informe-se melhor por favor.

GoldPanther
Membro

domingo jan 13, 2013 12:18 am

dinodane Escreveu:De acordo, por isso puxei o link informativo sobre o que é o LOP a ver se de uma vez por todas entendem os quês e os porquês. Mas isso não vai acontecer... :|
E fez muito bem :)
AQuartelmar
Membro Veterano

domingo jan 13, 2013 12:25 am

Foi enganada de novo...isso é falso, recebem RI e é preciso ser considerado excelente :)
GoldPanther Escreveu:[

Concordo, e depois destes episodios todos fui-me informar. Mas os cães recebem de facto LOP, caso passem o respetivo teste do estlão, e não é requerido qualquer tipo vistoria da ninhada e dos progenitores. ;
GoldPanther
Membro

domingo jan 13, 2013 12:40 am

AQuartelmar Escreveu:Foi enganada de novo...isso é falso, recebem RI e é preciso ser considerado excelente :)
GoldPanther Escreveu:[

Concordo, e depois destes episodios todos fui-me informar. Mas os cães recebem de facto LOP, caso passem o respetivo teste do estlão, e não é requerido qualquer tipo vistoria da ninhada e dos progenitores. ;
Posso ter entendido mal...relamente...
http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/lo_n ... rmacao.pdf
Talvez o que me explicaaram e entendi mal (tremenda burrice a minha) foi o que está escrito no Artigo 4 alinea 3...do link que coloquei aqui
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

domingo jan 13, 2013 5:36 pm

GoldPanther Escreveu:
kitttten Escreveu:Os cães que não têm LOP e fazem o exame de confirmação de raça não irão NUNCA ter LOP, não é mais fraco nem mais forte, é simplesmente um RI (Registo Inicial).
Têm que se inscrever, pagar os tais 60 e não é dado adquirido que vão fazer o tal exame e vejam a raça confirmada.
Concordo, e depois destes episodios todos fui-me informar. Mas os cães recebem de facto LOP, caso passem o respetivo teste do estlão, e não é requerido qualquer tipo vistoria da ninhada e dos progenitores. Pelo que percebi e me disseram qualquer anomalia (a nivel de saude) ou doença que o cão tenha (por exemplo nos labradores e goldens a tão conhecida displasia) são dados como inaptos para criação e/ou exposição...Informaçõe dadas através de telefone pela propria cpc (sim telefonei para lá para tirar algumas duvidas hihihi). Pelos vistos há niveis de "autenticação da raça" chame-mos assim. O R.I é só um nivel de autenticação, o LOP pelos vistos é outro que exige que o cão cumpra todos ou quase todos os requesitos dados pelo estalão... Tem alguma lógica, mas é um pouco abrangente...enfim, decidi não gastar mais dinheiro no telefone e desejei "boa tarde" ao senhor ;)
Desculpe que lhe diga mas ou não ligou para o CPC ou então não percebeu nada do que lhe disserm.

O RI é o registo inicial e pode pedir-se quando um cão que tem todas as características duma determinada raça não se encontra registado no LOP (Livro de Origens Português).

Este excerto é do regulamento do LOP e RI e consta do site do CPC
1. O R.I., destina-se a fomentar o desenvolvimento das raças caninas, permitindo conservar a sua
pureza até à admissão no Livro de Origens.
2. O R.I., por exame, destina-se essencialmente a possibilitar o acesso de cães que fenotipicamente
se identifiquem com qualquer das raças caninas reconhecidas e cuja qualidade o justifique, bem
como, a possibilitar a inscrição de efectivos na fase provisória de reconhecimento de uma nova
raça nacional.
Artigo 4º
Admissão ao Registo Inicial por exame
1. A admissão ao R.I., por exame, é permitida aos cães que se encontrem devidamente identificados e que tendo sido examinados por dois juízes indicados pelo C.P.C., os julgue em condições de serem admitidos, por apresentarem qualidades étnicas bem definidas e coincidentes com um Estalão de raça.
Um cão com RI não irá NUNCA ter LOP, só os seus descendentes e só a partir da 3ª. geração. Ou seja e resumindo se tiver uma cadela com RI só os bisnetos dela poderão eventualmente ser inscritos no LOP.

O que falou em relação a defeitos genéticos (a cor em algumas raças p.e.) é-lhes atribuido um LOP condicionado, ou seja não podem participar em exposições nem reproduzir.No caso de reproduzirem os descendentes não podem ser registados. E isto não tem nada a ver com RI's.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

segunda jan 14, 2013 7:14 pm

GoldPanther Escreveu:(...) mas ao que parece este senhor, dentro da raça, em Portugal, é dos mais conceituados... (...)
Pois sim... dos mais conceituados da sucateirice... isso talvez seja! Não existe nenhum criador conceituado de Shih Tzus em Portugal. O único que havia já deixou à alguns anos, e curiosamente ria-se do que as pessoas chamavam de Shih Tzus por aqui...
Já agora quem é que lhe disse que era conceituado?
GoldPanther Escreveu: (...)
mas eu pedi para comparar, caso o senhor não se importa-se. Ele riu-se e deixou-me, pois viu que não estava ainda em mim após saber dessa "opção" de compra. E de facto os cães eram...iguais, não havia diferença, a não ser no preço!... (...)

Pois são todos iguais aos seus olhos, porque provavelmente todos eles não deveriam ter LOP (mesmo os que tinham). Se as pessoas não conhecem a raça minimamente, se não vêm ao vivo bons exemplares, e com alguma frequência, não vão saber ver a diferença.
Não tinha qualquer doença geneticas graves, isento de todas a que estes cães são alvo, nem outras menos graves (como entropios por exemplo), pelo menos por agora o cão é saudavel e bastante ativo e brincalhão, como seria de esperar. Vamos ver no que vai dar... Não sei se havia alguma falha que o excluia do estlão da raça, mas na verdade os cães pareciam-me identicos, é um facto. (...)
Não tinham doenças? Como é que você sabe? Ele mostrou-lhe todos os exames de despiste feitos aos cães que lá estavam?

Bem mas pelos vistos isto está a passar de excepção a regra... E é verdade que vemos cães "puros" sem LOP que são totalmente "iguais" aos que têm LOP. (...)
Não, não são... Vou falar da raça que eu conheço, nunca vi um único Yorkshire Terrier sem LOP igual a um Yorkie de boa qualidade com LOP. Mas já vi sim alguns sem LOP mais bonitos do que alguns com LOP (mas esses não eram cães que os bons criadores usavam em criação). Existe muita sucateirice com LOP, como existe sem LOP, para criar com sucateirice é igual ter LOP ou não, de facto é! Parece-me ser esse o caso!
<p>"A verdadeira medida de uma pessoa &eacute; a maneira como ela trata algu&eacute;m que n&atilde;o lhe pode fazer bem nenhum." - Samuel Jonhson</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda jan 14, 2013 7:35 pm

A aldaa tirou-me as teclas dos dedos! Ia precisamente dizer uma coisa do género.

E ainda vou dizer mais: tenho pena dos verdadeiros criadores das raças pequenas de companhia, pois além de se esforçarem por apresentarem bons exemplares, têm ainda que competir na venda dos seus bebés com centenas de canicheiros que criam à maluca.
AQuartelmar
Membro Veterano

segunda jan 14, 2013 7:44 pm

WaterMonitor Escreveu:A aldaa tirou-me as teclas dos dedos! Ia precisamente dizer uma coisa do género.

E ainda vou dizer mais: tenho pena dos verdadeiros criadores das raças pequenas de companhia, pois além de se esforçarem por apresentarem bons exemplares, têm ainda que competir na venda dos seus bebés com centenas de canicheiros que criam à maluca.
E apoiados pelos que lhos compram..temos agora aqui no forum um caso tipico de criadeirice da pior e a dona está a 100% a apoiar
aldaa
Membro Veterano
Registado: terça ago 17, 2004 10:05 am

segunda jan 14, 2013 8:20 pm

WaterMonitor Escreveu:A aldaa tirou-me as teclas dos dedos! Ia precisamente dizer uma coisa do género.

Irritante irritante mesmo são aquelas bocas do: é mesmo igualzinho ao meu!
E depois vamos a ver e não passa de um horrível "aborto" da raça. É típico do povo português que quer ter bom e barato. Como não pode ter bom, compra imitações (a maioria das vezes até imitações de má qualidade) só para mostrar. E depois vão dizer aos amigos que é igualzinho igualzinho ao bom.

E o pior de tudo é ver estas raças a aumentarem a sua fama de cães elétricos (ou a pilhas), nervosos, agressivos, frágeis, etc...

Sem querer atacar o membro GoldPanther, parece-me muito estranho a preocupação em apoiar a criadeirice, e em fazer crer que cães com LOP e sem LOP são iguais. Tanta preocupação podia-me levar a jurar que ganha alguma coisa com isso…
<p>"A verdadeira medida de uma pessoa &eacute; a maneira como ela trata algu&eacute;m que n&atilde;o lhe pode fazer bem nenhum." - Samuel Jonhson</p>
summertime
Membro Júnior
Registado: domingo jan 06, 2013 11:26 am

segunda jan 14, 2013 8:23 pm

Ao cooomprar um cão por ser de determinada raça, as pessoas deviam de ter mais critério ou então adotavam um cão srd, parecido ao que queriam, se n querem gastar € era a melhor decisão, for god sake.

Já se vê que os preços dos cães em média não vão baixar, porque os criadores não estão disponíveis para isso...
Responder

Voltar para “Cães”