URGENTE - Ladrar a desconhecidos
Moderador: mcerqueira
Tenho uma cadela, de raça Labrador, com quase 2 anos que foi operada o verão passado, pois foi lhe detectado displasia da anca, e, desde então, o seu comportamento com pessoas desconhecidas alterou-se, tornou-se uma cadela mais medrosa e quando vê alguém que não conhece começa a ladrar, sei que nunca faria mal a ninguém mas é bastante desconfortável a situação, e eu sei que ela "não faz mal a uma mosca" mas as outras pessoas não, e isso assusta-as. Já tentei repreende-la no momento, mas não resultou. Que conselho me podem dar neste caso?
Boa pergunta. Eu também tenho a mesma dúvida. Como é que se ensina um cao a calar-se "ao comando"? E já agora, a ladrar "ao comando"? Eu sei que se ensina nas escolas para caes, mas é em aulas mais avancadas. Alguém sabe?
A minha era muito tímida e assustadica, mas está a ganhar cada vez mais confianca em si mesma, e cada vez que um desconhecido entra em nossa casa ou toca à campainha, avanca a ladrar. É a única situacao em que ladra. Nao tenho nada contra um "cao de guarda", e nao quero que perca a confianca em si mesma, mas quero que se cale quando mando. Ultimamente mando-a para a cama dela, e parece resultar, mas nao é bem o que quero...
A minha era muito tímida e assustadica, mas está a ganhar cada vez mais confianca em si mesma, e cada vez que um desconhecido entra em nossa casa ou toca à campainha, avanca a ladrar. É a única situacao em que ladra. Nao tenho nada contra um "cao de guarda", e nao quero que perca a confianca em si mesma, mas quero que se cale quando mando. Ultimamente mando-a para a cama dela, e parece resultar, mas nao é bem o que quero...
Eu ensinei o meu cão a ladrar à ordem. Cada vez que ele ladrava, eu dizia "ladra"e depois recompensava-o tal como fazia com outra ordem qualquer. Em meia dúzia de repetições ele aprendeu que a palavra "ladra" serve para ladrar quando eu mando, e que vai obter uma recompensa. Não serve para nada, é só mais um truque para dinamizar as brincadeira, e mostrar as pessoas que acham que ele é muito educadoLourenca Escreveu:Boa pergunta. Eu também tenho a mesma dúvida. Como é que se ensina um cao a calar-se "ao comando"? E já agora, a ladrar "ao comando"? Eu sei que se ensina nas escolas para caes, mas é em aulas mais avancadas. Alguém sabe?

Quanto ao parar de ladrar, nunca precisei porque ele não é cão de o fazer. Aliás, só ladra quando eu mando.
Com um dos meus cães, que é 'ladrador' nato, normalmente digo "NÃO" e isso costuma resultar. Se não resultar, dou-lhe um toque firme no pescoço para o chamar a atenção e ele cala-se.
Quando tocam à porta, limito-me a afastá-lo da entrada com as pernas, e quando ele insiste em ficar por perto, estendo o braço e ele sabe que tem de ir sentar-se à porta da sala...
Quando tocam à porta, limito-me a afastá-lo da entrada com as pernas, e quando ele insiste em ficar por perto, estendo o braço e ele sabe que tem de ir sentar-se à porta da sala...
<p> </p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Por incrível que pareça ela é super obediente, obedece a todos os meus "NÃOS" mas quando de trata ao ladrar para desconhecidos eu faço todos os sons possíveis digo que "não" dou-lhe toques e nada, nada não, normalmente ela ladra como se fosse morder, mas sei que não o faria, e quando a repreendo ela afasta-se e ladra um pouco mais baixo e com menos "vontade" ou então começa só a rosnar cada vez mais baixo.
Vamos por partes:
1. ensinar a ladrar
É um pouco como a user mi_xen disse, só que não deve esperar que ela ladre, pois assim nunca saberá quando é que vai poder trabalhar esse comando. Ao invés, faça algo que a incite a ladrar (bater numa porta, tocar à campainha, ficar com uma bola à frente dela, retardando o atirar; eu apostaria nesta última, dado que como se trata de labrador, aposto que gosta que lhe atirem bolas). Assim que ela ladrar, recompense. Ao início vai ser um pouco confuso para a cadela, e é importante que não desista agora, porque, neste passo, aquilo que fez foi reforçar o ladrar! Depois junte o comando "ladra" (há quem prefira "fala"), e rapidamente ela vai associar o ladrar ao comando e às recompensas.
2. ensinar a calar
A partir do momento em que ensinamos a ladrar ao comando é extremamente fácil ensinar a calar (não é simplesmente algo inútil e engraçado que ensinamos aos nossos cães). Dizemos 'ladra', ela ladra, e depois dizemos "shiu" (ou outro comando qualquer) e recompensamos. Ela vai aprender o que quer dizer "shiu". O "não" é algo muito genérico e que os cães nunca percebem muito bem; simplesmente aprenderam, por defeito, que é sintoma de que o dono não está a gostar de alguma coisa e então param de agir, sem, no entanto, aprender verdadeiramente o que é que, em específico, estavam a fazer de errado. É muito útil ter vários sinónimos de "não", um para cada situação indesejada. E é preciso ensinar-lhes o que significam.
3. O seu problema, em concreto.
Ensinar a ladrar a a calar vai ser-lhe útil, mas não me parece que o problema, aqui, seja, concretamente, o ladrar a estranhos mas o desconforto que ela começou a ter com estranhos. O ladrar é apenas o sintoma; é o alerta que lhe dá. Mais do que aprender a calar, ela tem de fazer uma espécie de ressociabilização com estranhos.
Se puder, monte todo um cenário-situação: peça ajuda a um grupo significativo de amigos (nunca menos de 5, digo eu; e o ideal seria que houvesse o máximo de pessoas que a sua cadela não conhecesse ou conhecesse mal) e vá para uma rua pouco movimentada (se na sua rua passar pouca gente, essa é a rua ideal; se não, procure uma sem gente); faça com que os seus amigos passem por si e pela cadela, um por um, com intervalos de 1 ou 2 minutos; assim que cada seu amigo aparecer no horizonte, vá dizendo com uma voz muito serena mas marcadamente amigável: "uma pessoa!", e vá dando vários pedaços de ração ou biscoitos (o valor da recompensa varia consoante o grau de urgência do problema; se este é o seu maior problema no momento, então use a maior recompensar que conseguir). Faça isto o máximo de vezes que conseguir, com o maior número de pessoas diferentes que conseguir.
Entretanto, sempre que fizer os seus passeios regulares, faça a mesma coisa usando os estranhos da rua, tendo em conta que não vai conseguir controlar as variáveis, e a sua cadela vai ladrar algumas vezes. Castigá-la ou repreendê-la, aqui, só vai aumentar o nível de nervosismo e aversão a estranhos; não faça nada e continue o seu caminho (se não conseguir não fazer nada, então diga qualquer coisa que demonstre desalento, mas sem grande vivacidade: "oh laika, então? - é importante associar o nome dela ao nosso desalento, para que ela perceba que é com ela que estamos desagradados e não com a pessoa que acabou de passar; por isso é que convém continuar no mesmo registo, sem exaltações...); o simples "não-dar-recompensa", a médio prazo, será suficiente para que a cadela perceba que só tem a ganhar em ficar calma e calada. Mas repare, os pedaços de comida que lhe vai dar, mais do que recompensar o bom comportamento, têm como objectivo associar os estranhos a coisas boas.
Se conseguir montar aquele cenário do grupo de amigos, numa fase mais adiantada, deixe que sejam as outras pessoas a presentear-lhe coisas (comida, bolas...), mas só um de longe a longe; para evitar que ela se torne o extremo oposto: uma cadela que vai na rua e salta para cumprimentar todo o estranho!
1. ensinar a ladrar
É um pouco como a user mi_xen disse, só que não deve esperar que ela ladre, pois assim nunca saberá quando é que vai poder trabalhar esse comando. Ao invés, faça algo que a incite a ladrar (bater numa porta, tocar à campainha, ficar com uma bola à frente dela, retardando o atirar; eu apostaria nesta última, dado que como se trata de labrador, aposto que gosta que lhe atirem bolas). Assim que ela ladrar, recompense. Ao início vai ser um pouco confuso para a cadela, e é importante que não desista agora, porque, neste passo, aquilo que fez foi reforçar o ladrar! Depois junte o comando "ladra" (há quem prefira "fala"), e rapidamente ela vai associar o ladrar ao comando e às recompensas.
2. ensinar a calar
A partir do momento em que ensinamos a ladrar ao comando é extremamente fácil ensinar a calar (não é simplesmente algo inútil e engraçado que ensinamos aos nossos cães). Dizemos 'ladra', ela ladra, e depois dizemos "shiu" (ou outro comando qualquer) e recompensamos. Ela vai aprender o que quer dizer "shiu". O "não" é algo muito genérico e que os cães nunca percebem muito bem; simplesmente aprenderam, por defeito, que é sintoma de que o dono não está a gostar de alguma coisa e então param de agir, sem, no entanto, aprender verdadeiramente o que é que, em específico, estavam a fazer de errado. É muito útil ter vários sinónimos de "não", um para cada situação indesejada. E é preciso ensinar-lhes o que significam.
3. O seu problema, em concreto.
Ensinar a ladrar a a calar vai ser-lhe útil, mas não me parece que o problema, aqui, seja, concretamente, o ladrar a estranhos mas o desconforto que ela começou a ter com estranhos. O ladrar é apenas o sintoma; é o alerta que lhe dá. Mais do que aprender a calar, ela tem de fazer uma espécie de ressociabilização com estranhos.
Se puder, monte todo um cenário-situação: peça ajuda a um grupo significativo de amigos (nunca menos de 5, digo eu; e o ideal seria que houvesse o máximo de pessoas que a sua cadela não conhecesse ou conhecesse mal) e vá para uma rua pouco movimentada (se na sua rua passar pouca gente, essa é a rua ideal; se não, procure uma sem gente); faça com que os seus amigos passem por si e pela cadela, um por um, com intervalos de 1 ou 2 minutos; assim que cada seu amigo aparecer no horizonte, vá dizendo com uma voz muito serena mas marcadamente amigável: "uma pessoa!", e vá dando vários pedaços de ração ou biscoitos (o valor da recompensa varia consoante o grau de urgência do problema; se este é o seu maior problema no momento, então use a maior recompensar que conseguir). Faça isto o máximo de vezes que conseguir, com o maior número de pessoas diferentes que conseguir.
Entretanto, sempre que fizer os seus passeios regulares, faça a mesma coisa usando os estranhos da rua, tendo em conta que não vai conseguir controlar as variáveis, e a sua cadela vai ladrar algumas vezes. Castigá-la ou repreendê-la, aqui, só vai aumentar o nível de nervosismo e aversão a estranhos; não faça nada e continue o seu caminho (se não conseguir não fazer nada, então diga qualquer coisa que demonstre desalento, mas sem grande vivacidade: "oh laika, então? - é importante associar o nome dela ao nosso desalento, para que ela perceba que é com ela que estamos desagradados e não com a pessoa que acabou de passar; por isso é que convém continuar no mesmo registo, sem exaltações...); o simples "não-dar-recompensa", a médio prazo, será suficiente para que a cadela perceba que só tem a ganhar em ficar calma e calada. Mas repare, os pedaços de comida que lhe vai dar, mais do que recompensar o bom comportamento, têm como objectivo associar os estranhos a coisas boas.
Se conseguir montar aquele cenário do grupo de amigos, numa fase mais adiantada, deixe que sejam as outras pessoas a presentear-lhe coisas (comida, bolas...), mas só um de longe a longe; para evitar que ela se torne o extremo oposto: uma cadela que vai na rua e salta para cumprimentar todo o estranho!
Pelo contrário; o comando "ladra" é muito útil. Mandar calar um cão quando este começa a ladrar por alguma razão incontrolável por nós, e imprevista, é muito difícil ensiná-lo a calar-se aí.mi_xen Escreveu:
Não serve para nada, é só mais um truque para dinamizar as brincadeira, e mostrar as pessoas que acham que ele é muito educado![]()
Quanto ao parar de ladrar, nunca precisei porque ele não é cão de o fazer. Aliás, só ladra quando eu mando.
Mas é impossível ensinar ao cão a calar-se se ele não estiver a ladrar. Logo, nada melhor do que ensiná-lo a ladrar para termos uma situação controlada em que podemos começar a ensinar o "cala".
Os famosos toques no pescoço (cada vez mais em voga, porque será?) podem resultar aparentemente, pois, de facto, têm o poder de redireccionar a atenção do cão para algo de mais eminente; isto é, se um cão está a ladrar porque viu outro cão, e de repente, leva um toque seco no pescoço... "elá, deixa lá ver o que é isto", as prioridades mudam, e, de facto, o cão cala-se.Geight Escreveu:Com um dos meus cães, que é 'ladrador' nato, normalmente digo "NÃO" e isso costuma resultar. Se não resultar, dou-lhe um toque firme no pescoço para o chamar a atenção e ele cala-se.
No entanto, três problemas:
1. o cão rapidamente se habitua a isto e o poder redireccionador perde-se; o dono nota isso e começa a intensificar o toque; em poucos meses já estamos a dar mais do que simples toques, e começam a aparecer os Rabat Madjer do treino canino.
2. Muitas pessoas começam a fazer isto a cães que não têm hábito nenhum de ser manejados nem tocados; os resultados são feios, depois.
3. Ladrar é algo normal e natural a um cão. Se um cão ladra em excesso, e numa situação concreta e bem delimitada, como é o caso desta labrador, é preciso ver qual é o real problema, que raramente é o próprio ladrar. Neste caso, é bastante evidente que a cadela está muito pouco confortável com a presença de estranhos. Se ela já está desconfortável, e ainda leva um toque seco (e desagradável, digam o que disserem; se não o fosse, não funcionava), será que vai começar a sentir confiança em estranhos a partir daí?
Muito obrigada pela ajuda...era algo assim que eu estava a precisar de ouvir!
A nossa rua tem pouca gente, vou já por em pratica o exercício!
Ela normalmente anda sem trela, desde bebé, e quando tem a trela e vê alguém desconhecido ainda fica mais nervosa puxa-a imenso, até lhe vem o vomito a boca, sem a trela, normalmente, basta chama-la e ela vem ter comigo ou afasta-se da pessoa. Ela quando vê uma pessoa desconhecida ela vai em direcção a ela, mas dá uma certa distancia, porque, por exemplo, quando é uma pessoa que já a conhece e que sabe que ela não faz mal aproximam-se e dão a mão a cheirar mas ela foge a ladrar. Devo continuar sem a trela??
Ela normalmente anda sem trela, desde bebé, e quando tem a trela e vê alguém desconhecido ainda fica mais nervosa puxa-a imenso, até lhe vem o vomito a boca, sem a trela, normalmente, basta chama-la e ela vem ter comigo ou afasta-se da pessoa. Ela quando vê uma pessoa desconhecida ela vai em direcção a ela, mas dá uma certa distancia, porque, por exemplo, quando é uma pessoa que já a conhece e que sabe que ela não faz mal aproximam-se e dão a mão a cheirar mas ela foge a ladrar. Devo continuar sem a trela??
Se deve continuar sem a trela?Juka9020 Escreveu:Muito obrigada pela ajuda...era algo assim que eu estava a precisar de ouvir!
Vou responder-lhe em dois estratos distintos: em geral e no seu caso em específico, tendo em conta a reactividade a estranhos.
Em geral: ou muito me engano, ou vão cair-lhe em cima...

No seu caso: ora, se o seu cão está reactivo a pessoas estranhas, mais uma boa razão para pô-lo à trela. A trela pode aumentar a reactividade, eu sei. Ele sente-se preso e sem opções de fuga, logo desenvolve uma série de tipos de reacção que não teria caso tivesse mais liberdade para fugir, em último caso. Mas isso não justifica que lhe tire a trela na rua. Penso que deve pensar na segurança das outras pessoas; e mesmo que até saiba que a sua cadela não vai fazer nada, as outras pessoas não saberão, e vão, muito compreensivelmente, sentir-se desconfortáveis, não acha?
No mais, sem a trela, a cadela vai estar muito mais entregue a ela própria, desenvolvendo as suas formas de lidar com a presença de estranhos. Imagine que ladra, e que, na maior parte das vezes, as pessoas se afastam ou se distanciam: o comportamento de ladrar vai sair reforçado, aumentando, e muito, as probabilidades de se repetir no futuro. Já com trela, poderá mais facilmente ser a user a controlar os movimentos da cadela, podendo mais eficazmente transmitir-lhe as indicações que deseja, mantendo-a sempre perto de si. Uma situação/exemplo muito simples: aparece um estranho no horizonte; a user quer dar um biscoito à cadela para condicioná-la positivamente à presença de estranhos; mas a cadela está 3 metros mais à frente; como vai conseguir dar-lhe o biscoito? Se tiver com trela, todas estas complicações se evitam.
Portanto: sim, siga com trela, mas tendo presente a ideia de que a trela pode levar a sua cadela a sentir-se com as opções reduzidas (especialmente se já tem hábito de andar solta); sendo assim, faça os possíveis para arranjar um compromisso entre mantê-la perto de si e, ao mesmo tempo, não fixar ou esticar muito a trela, de modo a dar-lhe alguma liberdade de movimentos. É difícil, eu sei, mas é a melhor forma, parece-me.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Excelente.