Olá,
À cerca de 1 semana adoptei um cão bebé que foi encontrado na rua. Tem cerca de 3 meses e meio e segundo os veterenários aparenta ser arraçado de Labrador com um cão de maior porte.
O cão é bastante independente mas muito querido ao mesmo tempo. Passa o tempo a querer brincar e está sempre com bastante energia. Como ainda só tem 1 vacina não pode ir à rua. É um bocado chato porque ele já precisa de a gastar e a brincar em casa não chega.
A pessoa que encontrou o cão e que me deu, tem um labrador com cerca de 1 ano e meio. Antes de ir para minha casa o meu cachorrito passou uns dias com este labrador e são como irmãos. Apesar disso notei alguma agressividade por parte do meu cão a brincar com o labrador mais velho. Morde com alguma força, faz barulhos como se tivesse a rosnar, etc. Não deixa de ser na brincadeira mas parece-me um pouco agressivo demais.
Para além disso, ontem o meu cachorro apanhou um guardanapo do chão e começou a correr pela casa com ele. Ás tantas fui ter com ele para tirar o guardanapo da boca e ele rosnou-me e "abocannhou" o guardanapo para que eu não o conseguisse tirar. Dei-lhe um valente "NÃO" mas não me pareceu muito intimidado.
Não é nada muito preocupante pois 98% do tempo ele é super querido, apesar disso notei alguma agressividade nestas duas situações que referi e achei que era melhor prevenir agora de modo a não vir a ter um cão agressivo no futuro. Só tenho o cão à 1 semana e não sei qual foi o passado dele.
Algumas dicas que me possam dar?
Muito obrigado
Cão bébé, sinais de agressividade
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: segunda nov 19, 2012 11:42 am
Passado??? Um cão com 3 meses??? Agressividade??
Se o cão está consigo há 1 semana, como é que quer que ele saiba o que é "não"? Dizer "não" ou "couves" é exactamente a mesma coisa...
Se ele não lhe deu o guardanapo, o que é perfeitamente normal, tire-lho da boca com a sua mão, e aí sim, pode dizer o "não" para ele começar a perceber o que é o "não".
Rosnar é perfeitamente normal, o cão tem 3 meses, e se rosna ao outro cão e o outro não reage negativamente, é porque estão mesmo e apenas a brincar, caso contrário o outro ensiná-o-ia a pôr-se no lugar.

Se o cão está consigo há 1 semana, como é que quer que ele saiba o que é "não"? Dizer "não" ou "couves" é exactamente a mesma coisa...
Se ele não lhe deu o guardanapo, o que é perfeitamente normal, tire-lho da boca com a sua mão, e aí sim, pode dizer o "não" para ele começar a perceber o que é o "não".
Rosnar é perfeitamente normal, o cão tem 3 meses, e se rosna ao outro cão e o outro não reage negativamente, é porque estão mesmo e apenas a brincar, caso contrário o outro ensiná-o-ia a pôr-se no lugar.
BichoPapao Escreveu:Passado??? Um cão com 3 meses??? Agressividade??![]()
Já tive vários cães e se pus aqui esta questão é porque achei que a atitude dele foi demasiado agressiva para um cachorro de 3 meses. A questão não se prende como ele obedecer ou não ao "NÃO" mas sim sobre evitar que a atitude dominante cresça com o passar do tempo. Estou a pedir dicas que possam ajudar a evitar um possível comportamento dominante/agressivo de um cão. Ele está comigo à muito pouco tempo e é impossível saber se vai ou não ser agressivo. O que quero saber é, caso seja essa a tendência, o que posso ir fazendo para a reverter.
Já agora aproveito para perguntar. Ele já tem 3 meses e meio mas como foi encontrado na rua ainda só lhe dei uma vacina. Sei que só se deve leva-lo à rua depois da 2ª mas acho importante começar a sociabiliza-lo e a passeá-lo já. Algumas dicas sobre o que devo evitar (para além de cheira porcarias, apanhar coisas do chão, cães duvidosos, etc)?
Obrigado pela ajuda

Sim, é muito importante apostar na sociabilização... Leve-o à rua ao colo, deixe-o habituar-se aos barulhos, cheiros, apresente-o ao maior número de pessoas e animais possível. Na rua, não aconselho a que ande no chão... Mas se tiver quintal ou conhecer alguém que tenha e de preferência com animais (saudáveis) deixe-o brincar e explorar...
fteixeira Escreveu:Sim, é muito importante apostar na sociabilização... Leve-o à rua ao colo, deixe-o habituar-se aos barulhos, cheiros, apresente-o ao maior número de pessoas e animais possível. Na rua, não aconselho a que ande no chão... Mas se tiver quintal ou conhecer alguém que tenha e de preferência com animais (saudáveis) deixe-o brincar e explorar...
Tenho um terraço. A pessoa que me deu o cão tem um labrador e neste momento é o único cão que ele tem sociabilizado. O problema é que vive longe de mim e só posso ir lá ao fim de semana.
Vou então dar umas voltas com ele pela rua ao colo (já pesa 12 KG, estou tramado ehhe )e tentar ir nos fins de semana a casa do labrador.
É pouco mas não vejo outra forma de o ajudar sem por a saúde dele em risco.
Obrigado