Depois da Castração - Mudança de atitude

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

quinta jan 17, 2013 6:03 pm

Quanto ao ganho de peso devido à esterilização, ambos estão errados e certos ao mesmo tempo.

Os animais castrados/esterilizados ganham peso por 2 motivos distintos:

- Os níveis de hormonas sexuais baixam, o que faz com que os animais ganhem mais apetite, ao mesmo tempo que baixam o metabolismo do animal, logo têm menos necessidades energéticas;
- A maioria dos animais ao ganharem um pouco de tecido adiposo (vulgo gordura) têm tendência a engordar mais ainda com um alimento normal, porque o tecido adiposo precisa de menos energia para a sua manutenção que o tecido muscular (vulgo tecido magro). Ou seja, há como uma manutenção do aumento do peso!

Por isso se deve fornecer uma ração para animais castrados ou diminuir a dose da ração normal, pois estas possuem menor teor de gordura e o mesmo teor de proteína. :wink:

Já agora, a ração para castrados tem uma ilusão óptica para enganar os donos. Muitas das rações super premium têm o granulado sem orifícios, mas as rações super premium de manutenção ou diminuição de peso possuem orifício. Isto faz com que a mesma quantidade de alimento pareça estar no copo em ambas as rações, mas na verdade a quantidade de alimento de dieta que está no copo é menor que o alimento normal. Assim não há tendência de dizerem "não vou dar só isto, é muito pouco".
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

quinta jan 17, 2013 6:11 pm

Essa não sabia! :P Mas faz sentido, o mal dos animais castrados é que os donos têm muita pena dele porque está sempre com fome!
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta jan 17, 2013 6:49 pm

dogville Escreveu:--Epá parece que sou a única com cão castrado sem aumento de apetite! deve sair a mim 8) está elegante como sempre e ja se passaram quase 5 meses.

No caso do Fox pode ser porque come uma ração sem cereais, á base de peixe e com muita fibra??? ele realmente alivia-se 3 vezes ao dia, não deve sobrar muito para acumular gordura.
Não é a única, os meus também mantiveram o apetite depois de esterilizados.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
JosueRod
Membro Júnior
Registado: terça out 07, 2008 8:11 am

sexta jan 18, 2013 11:36 am

Obrigado pelo feedback.

Sim , de facto nota-se bem o aumento de apetite ... lá terei de ter mais cuidado com a quantidade ... e deixa-lo chorar um bocadinho ... o mal é que é um chato !!! :lol:
Sempre a chorar, a empurrar-nos com o focinho ou a lamber-nos as mãos ....
( Sobre a ração ... se têm ou não cereais ... não sei ... nesta altura está a comer "Pedigree Vital" )

Mas também noto que está mais calmo ...não tenta fugir a todo o custo ...
têm até uma atitude contraria ...
Ou seja ... até aqui ... os passeios dele sempre acompanhados por tentativas de fuga arrastava-me, puxava pela trela para ir o mais longe possivel ... ( sim ... sim ... têm de ser treinado . .. e sim, já iniciou o treino ) o regresso a casa era um "martírio" porque estava sempre a puxar para o outro lado ...
Agora , vamos dar o passeio e tenho de ser eu a "arrasta-lo" pelo passeio ... porque por ele era "xixi -> casa"

Desconfio que também poderá estar com medo por causa do ataque que sofreu no outro dia ...

Mas fico satisfeito por saber que este aumento repentino de apetite não ocorreu apenas ao meu ...
Relativamente á atitude dele ... acho que já deve ser mimo a mais ... mas amanha o treinador lá nos dira !!!

Obrigado a todos pelos comentários.

Rodrigues
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta jan 18, 2013 1:40 pm

Só uma pergunta,não contemplando os prós e contras habituais.

Como não encontrei muita coisa na net que seja explicita e segura em relação ao nível de energia/actividade.

A castração/esterilização afecta o nível de actividade/energia assim como os instintos primários e "drive" ou não?
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta jan 18, 2013 1:54 pm

botas96 Escreveu:Só uma pergunta,não contemplando os prós e contras habituais.

Como não encontrei muita coisa na net que seja explicita e segura em relação ao nível de energia/actividade.

A castração/esterilização afecta o nível de actividade/energia assim como os instintos primários e "drive" ou não?
Falando do que notei com o meu cão:

nível de energia e drive: igualzinho. O que pode estar diferente é o nível de atenção; noto-o ligeiramente menos disperso. O mesmo nível de energia, mas talvez mais contida para as alturas indicadas.

Nos instintos, enorme diferença. Ele passava a vida a montar outros cães; hoje, passados uns 3 meses da castração, deve ter tido duas investidas para montar, se tanto. Mas conheço cães que mantêm esse hábito; a grande diferença, parece-me, é que as correcções são mais efectivas quando castrado. Isto é, se não fizermos absolutamente nada, ele vai re-adquirir o hábito.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

sexta jan 18, 2013 2:30 pm

Não falo em questões de dominância.

Falo é para guarda, recobro, ataque, caça, etc.
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

sexta jan 18, 2013 2:38 pm

O Fox é um cão de caça, não sou caçadora, mas o instinto, o apontar, o faro sempre á procura de cheiro de outros animais, não perdeu nada, aliás ás vezes quase que voou com a trela assim que ele sente um cheirinho novo! nos treinos o faro leva quase sempre a melhor em relação á obediencia...grrr
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta jan 18, 2013 2:43 pm

botas96 Escreveu:Não falo em questões de dominância.

Penso que não influencia, a melhor guarda lá de casa é esterilizada.
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
JosueRod
Membro Júnior

sexta jan 18, 2013 4:46 pm

Bom, falando por mim ... ( era até o segundo ponto no tópico inicial ) , o meu parece que ficou mais alerta ... mais territorial ... e mais "desconfiado" ( ?? ) pois agora passa a vida a ladrar para a rua e sempre que sente alguém no portão , é vê-lo de orelhas levantadas e a dirigir-se á porta . até aqui ... rua significava fugir e pessoas ... brincadeira.

Não sei se será pelo mimo que têm recebido que o faz mais confiante.
( já o treinador me tinha dito que mimo a mais e na presença de outras pessoas pode tornar o cão mais agressivo com "estranhos" pois sente o apoio do dono ... será ? )

Rodrigues
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta jan 18, 2013 6:31 pm

A minha cadela, como todas as cadelas que tive até hoje, não teve qualquer alteração comportamental. Continua doida, dispersa, cheia de energia, extremamente infantil.

Só que, quando chega a hora da comida, come e nunca fez isto antes. Era um tormento convencê-la a comer. Passava tempos infinitos a dizer "Josepha come, JOSEPHA ARLETTE COME!".

Agora? Até posso aproveitar para estender a roupa que ela fica ali concentrada com a boca na taça a comer tudo.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta jan 18, 2013 6:59 pm

Passados uns meses, desde a esterilização a cadela está igual a si mesma.
Atenta, obedece normalmente. O nível de energia é igual, não a noto propriamente mais perguiçosa.

O apetite, noto que come a mesma quantidade de comida, mas com mais apetite. Dá conta de um bocado de carne num piscar de olhos. Mas não engordou, talvez porque não come demais.
Eu confesso que julguei ser o fim dela, ao ser velhota, transformava-se numa foca e com os problemas cardíacos, podia morrer mais depressa. Mas está muito bem por enquanto.
lds6
Membro Veterano

sexta jan 18, 2013 8:05 pm

botas96 Escreveu:Não falo em questões de dominância.
Nem eu eu.
Continua igualzinho.
lds6
Membro Veterano

sexta jan 18, 2013 8:09 pm

JosueRod Escreveu:Bom, falando por mim ... ( era até o segundo ponto no tópico inicial ) , o meu parece que ficou mais alerta ... mais territorial ... e mais "desconfiado" ( ?? ) pois agora passa a vida a ladrar para a rua e sempre que sente alguém no portão , é vê-lo de orelhas levantadas e a dirigir-se á porta . até aqui ... rua significava fugir e pessoas ... brincadeira.

Não sei se será pelo mimo que têm recebido que o faz mais confiante.
( já o treinador me tinha dito que mimo a mais e na presença de outras pessoas pode tornar o cão mais agressivo com "estranhos" pois sente o apoio do dono ... será ? )

Rodrigues
Mas então está mais desconfiado ou mais confiante?

Essa do mimo, bom, depende muito do que se fala, parece-me. Se for mimo em geral, isso não o vai fazer mais ou menos reactivo aos estranhos. Agora, se quando ele reage aos estranhos, a atitude do dono é fazer-lhe festas (do tipo: "calma, calma..."), então isso vai reforçar a atitude dele, claro.
Que idade tem o cão?
JosueRod
Membro Júnior

sexta jan 18, 2013 10:35 pm

Mas então está mais desconfiado ou mais confiante?
Bom ... creio que uma coisa não invalida a outra ... parece-me mais confiante por reagir a todos os estímulos do exterior ... mas mais desconfiado por ladrar a toda a gente ... ninguém se pode aproximar do muro ... que lá está ele a ladrar ...
Que idade tem o cão?
Têm 6 anos

Mas a questão está respondida, obrigado pela objectividade das respostas ...
o aumento de peso repentino é normal embora pelo que vi não acontece a todos os casos ... e pelo que estou a entender a mudança de atitude pode ser reflexo da minha atitude com ele ...

Já agora ... user Dogville : o meu também se chama Fox ! :-)

Obrigado

Rodrigues
Responder

Voltar para “Cães”