Os animais castrados/esterilizados ganham peso por 2 motivos distintos:
- Os níveis de hormonas sexuais baixam, o que faz com que os animais ganhem mais apetite, ao mesmo tempo que baixam o metabolismo do animal, logo têm menos necessidades energéticas;
- A maioria dos animais ao ganharem um pouco de tecido adiposo (vulgo gordura) têm tendência a engordar mais ainda com um alimento normal, porque o tecido adiposo precisa de menos energia para a sua manutenção que o tecido muscular (vulgo tecido magro). Ou seja, há como uma manutenção do aumento do peso!
Por isso se deve fornecer uma ração para animais castrados ou diminuir a dose da ração normal, pois estas possuem menor teor de gordura e o mesmo teor de proteína.

Já agora, a ração para castrados tem uma ilusão óptica para enganar os donos. Muitas das rações super premium têm o granulado sem orifícios, mas as rações super premium de manutenção ou diminuição de peso possuem orifício. Isto faz com que a mesma quantidade de alimento pareça estar no copo em ambas as rações, mas na verdade a quantidade de alimento de dieta que está no copo é menor que o alimento normal. Assim não há tendência de dizerem "não vou dar só isto, é muito pouco".