Bouledogue Francês com perda de pêlo excessiva
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta jan 18, 2008 6:32 pm
Boa tarde a todos,
Sei que já coloquei este tópico no forum da raça, como não obtive respostas, pode ser que neste forum consiga qualquer tipo de opinião.
Preciso da vossa ajuda, possuo uma frenchie com 3 meses e meio, desde que veio para casa tem sido uma batalha constante, vinha com uma bactéria/fungo nos intestinos derivada de ração de coelho pois a progenitora comia ração de coelho, teve tosse com engasgo (fez medicação e passou),fez alergia à 2ª dose da vacina (quase ia morrendo), a seguir à vacina ganhou piodermite (está a fazer tratamento com o medicamento therios) e o pêlo dela começou a cair bastante, neste momento posso dizer que lhe cai muito pêlo, escovo-a todos os dias, a escova fica branca, cheia de pelos e mesmo assim durante o dia ela continua a libertar de forma exagerada.
Ela está na muda dos dentes, não sei se isto contribui para a queda de pêlo.
A Molly fez a transição da ração da criadora RC Pediatric Junior Small dog para a Acana, fez esta mudança para ver se as fezes melhoravam e ficavam mais duras, isso evidenciou-se mas o vet dela pediu para mudar a ração e estamos a passar para a Proplan small and mini sensitive derma salmão e arroz, ela gosta bastante e as fezes também são consistentes embora com a Acana eram mais durinhas.
Queria a vossa ajuda, não sei se algum de vocês já passou por algo semelhante e que me possa ajudar, no que posso fazer e melhorar e também sobre a queda de pêlo excessiva.
Agradeço a vossa opinião.
Sei que já coloquei este tópico no forum da raça, como não obtive respostas, pode ser que neste forum consiga qualquer tipo de opinião.
Preciso da vossa ajuda, possuo uma frenchie com 3 meses e meio, desde que veio para casa tem sido uma batalha constante, vinha com uma bactéria/fungo nos intestinos derivada de ração de coelho pois a progenitora comia ração de coelho, teve tosse com engasgo (fez medicação e passou),fez alergia à 2ª dose da vacina (quase ia morrendo), a seguir à vacina ganhou piodermite (está a fazer tratamento com o medicamento therios) e o pêlo dela começou a cair bastante, neste momento posso dizer que lhe cai muito pêlo, escovo-a todos os dias, a escova fica branca, cheia de pelos e mesmo assim durante o dia ela continua a libertar de forma exagerada.
A Molly fez a transição da ração da criadora RC Pediatric Junior Small dog para a Acana, fez esta mudança para ver se as fezes melhoravam e ficavam mais duras, isso evidenciou-se mas o vet dela pediu para mudar a ração e estamos a passar para a Proplan small and mini sensitive derma salmão e arroz, ela gosta bastante e as fezes também são consistentes embora com a Acana eram mais durinhas.
Queria a vossa ajuda, não sei se algum de vocês já passou por algo semelhante e que me possa ajudar, no que posso fazer e melhorar e também sobre a queda de pêlo excessiva.
Agradeço a vossa opinião.
Cláudia Areias
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
E a mudança da acana para a proplan, foi por causa do pêlo suponho, mas a veterinária não sugeriu uma gama diferente da acana, mais adequada ao problema de pêlo. Mudou para outra marca, neste caso a proplan. Não indicou nenhum motivo para essa preferência?
Já agora estou curiosa.

-
- Membro Júnior
A mudança para a Acana foi uma decisão nossa, em conversa com o vet desta ultima vez ele sugeriu a mudança pois poderia estar a contribuir para a perda de pêlo, quanto ao ser a proplan não foi por nenhum motivo em especifico, disse que tinha boas referencias da marca, era também de salmao, apenas isso.
Quanto à perda de pêlo refere que certamente causa do antibiotico para a piodermite e a ração também poderia ter ajudado, causas patologicas que não era, contudo não fez nenhuma raspagem à pele para diagnosticar.
O facto é que não conseguimos pegar nela sem ficar mergulados em pêlo, estou assustada, no dorso já se consegue ver um pouco o rosado da pele...
Alguem que me possa ajudar, o que sugerir ao vet para fazermos?
Obrigada
Quanto à perda de pêlo refere que certamente causa do antibiotico para a piodermite e a ração também poderia ter ajudado, causas patologicas que não era, contudo não fez nenhuma raspagem à pele para diagnosticar.
O facto é que não conseguimos pegar nela sem ficar mergulados em pêlo, estou assustada, no dorso já se consegue ver um pouco o rosado da pele...
Alguem que me possa ajudar, o que sugerir ao vet para fazermos?
Obrigada
Cláudia Areias
-
- Membro Júnior
Sexta feira tenho consulta marcada para a Molly, vou lhe pedir isso e questionar sobre o que me disse.
tenho reparado que desde ontem ela volta e meia esfrega o fucinho nas patas dianteiras e lambe as patas, parece que tem comichão...
Fico triste com tudo isto, tão pequena e tem passado por tudo isto, nunca tal me aconteceu..
Obrigada pela dica.
tenho reparado que desde ontem ela volta e meia esfrega o fucinho nas patas dianteiras e lambe as patas, parece que tem comichão...
Fico triste com tudo isto, tão pequena e tem passado por tudo isto, nunca tal me aconteceu..
Obrigada pela dica.
Cláudia Areias
-
- Membro Júnior
Também tem um bouledogue francês?
Se entendi bem, peço para fazer a raspagem à pele e também analise aos pêlos? ou a raspagem é suficiente?
Se entendi bem, peço para fazer a raspagem à pele e também analise aos pêlos? ou a raspagem é suficiente?
Cláudia Areias
Não, não tenho. Os meus são rafeiros. Sim, raspam a pele e arrancam uns pêlos. É simples e indolorklauareias Escreveu:Também tem um bouledogue francês?

-
- Membro Júnior
Ok, obrigada.
Eu também sempre caniches, nunca me havia acontecido nada semelhante... por isso estar a pedir a vossa ajuda, já não sei o que pensar, o porque de estar a perder o pêlo desta forma, tudo bem que caia pêlo mas não desta forma...
Felizmente comida é com ela, ainda não estranhou comida alguma... por ela passava a vida a comer, se lea de adaptar bem, ficamos por esta ração..
Obrigada
Eu também sempre caniches, nunca me havia acontecido nada semelhante... por isso estar a pedir a vossa ajuda, já não sei o que pensar, o porque de estar a perder o pêlo desta forma, tudo bem que caia pêlo mas não desta forma...
Felizmente comida é com ela, ainda não estranhou comida alguma... por ela passava a vida a comer, se lea de adaptar bem, ficamos por esta ração..
Obrigada
Cláudia Areias
A minha tb teve problemas de pelo, andei no Vet com ela uma quantas vezes e nada fazia efeito.
Entretanto decidi pedir uma 2ª opiniao, na 1ª consulta fizeram-lhe uma raspagem, arrancaram-lhe os pelos e tiraram sangue para analises (provavelmente porque os tratamentos anteriores nao resultaram).
Inicialmente achava-se que era uma pioderme e o que me explicaram é que tinhamos que perceber a causa, de forma a tratar a titulo preventivo daqui para a frente...depois de chegarem as analises, eram fungos.
Boa sorte
Entretanto decidi pedir uma 2ª opiniao, na 1ª consulta fizeram-lhe uma raspagem, arrancaram-lhe os pelos e tiraram sangue para analises (provavelmente porque os tratamentos anteriores nao resultaram).
Inicialmente achava-se que era uma pioderme e o que me explicaram é que tinhamos que perceber a causa, de forma a tratar a titulo preventivo daqui para a frente...depois de chegarem as analises, eram fungos.
Boa sorte
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
-
- Membro Júnior
Olá, obrigada pelo comentário..LFGomes Escreveu:A minha tb teve problemas de pelo, andei no Vet com ela uma quantas vezes e nada fazia efeito.
Boa sorte
Eu estou num dilema, adiantei-me e em vez de esperar por hoje para ir à consulta com a Molly, fui ontem..
Falei com o vet, e insisti que queria que fizesse uma raspagem, ele acabou por não fazer porque insistia que só valia a pena fazer isto havendo locais com feridas, coisa que ela não tem. Caso houvesse, aí sim devíamos fazer e a probabilidade de descobrir a causa era grande.
Lá acatei as indicações não muito convencida, e fizemos uma colheita de pêlos de várias partes do corpo dela e colocamos numa cultura, ou seja, num frasco de vidro com que tem qualquer coisa lá dentro que caso haja fungos no pêlo dela o tal conteúdo do frasco muda a cor….
Além disto iniciou-se um tratamento de injectáveis que realiza da seguinte forma, levou a 1ª dose ontem, e agora só na próxima semana é que será administrada a 2ª dose, isto numa sequencia de 4 doses, salvo erro. Este tratamento é para “matar” todo o tipo de fungos/bactérias que possam existir na pele dela… como por exemplo a sarna, que me pareceu que ele desconfiava disso..
Receitou também, dar-lhe atarax para diminuir a comichão e não coçar o focinho nem morder as patas dianteiras…
Neste momento ela está a tomar:
Therios para a pioderme.
1 suplemento para pelagem
Atarax de 12 em 12h para a comichão
E o injectável de semana em semana..
Ela come bem, brinca, está sempre muito dinâmica, enfim, mas parece-me que as defesas dela estão muito mesmo em baixo, após o vet administrar o injectável no local da pica começou a sangrar de uma forma como nunca vi, isto é um sinal de a pele dela está muito frágil, daí, e não admira nada que esteja a perder pêlo de uma forma doida e exagerada.
Não sei o pensar..nem o que fazer, ela apenas tem 3 meses e meio…
Cláudia Areias
O melhor conselho que lhe posso dar é que se "nao está muito convencida" procure uma 2ª opinião.
Se nao é o caso, tem que esperar ver resultados tendo consciencia que estes tratamentos são morosos...
E se a cadela tem muita comichão fale com o Vet, ha produtos que pode utilizar que aliviam e ao mesmo tempo matam a bicharada.
As melhoras
Se nao é o caso, tem que esperar ver resultados tendo consciencia que estes tratamentos são morosos...
E se a cadela tem muita comichão fale com o Vet, ha produtos que pode utilizar que aliviam e ao mesmo tempo matam a bicharada.
As melhoras
"He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
-
- Membro Júnior
Não são visiveis falhas de pelo, ela está a perder pêlo pelo corpo todo, nota-se mais no lombo e um pouquinho nas patas dianteiras e também um pouquinho em cima dos olhos...Sasha9 Escreveu:Nota falhas de pelo nela ou é apenas menos pelo por ela toda?
Para ter uma noção, coloco uma mantinha no cesto dela de cor vermelha, e num curto espaço de tempo essa manta começa a ficar com muitos traços brancos, fica repleta de pêlos.
Por vezes a pele das patas, são sei se por ela lamber ou mordiscar, fica com uma tonalidade rosada, como que uma mistura de pintinhas rosa e branco!!
Cláudia Areias
-
- Membro Júnior
Obrigada pelo comentário.LFGomes Escreveu:O melhor conselho que lhe posso dar é que se "nao está muito convencida" procure uma 2ª opinião.
As melhoras
Ela tem comichão, contudo não é nada de exagerado, mesmo assim o vet receitou o atarax em charope e estamos a dar-lhe.
Muito provavelmente farei isso, vou ver como reage este fim de semana.
Cláudia Areias