Qual será o melhor?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

denisfreto
Membro Júnior
Registado: segunda jan 21, 2013 6:11 pm

segunda jan 21, 2013 6:25 pm

Muito boa tarde,

gostava de saber qual é o melhor cão para companhia, diversão, que seja amigo das crianças e guarda. Gostava de um cão grande.

Estava indeciso entre dobermann, dogue alemão, são Bernardo, akita e rough collie.

O meu preferido deste é o dogue alemão, tive a pesquisar sobre ele e perdi um pouco a vontade de ter por ter um esperança media de vida de 10 anos e ter um doença no estâmago (que agora não me lembro do nome). O dobermann também gosto mas ouço dizer que é um pouco perigoso, mas este tem esperança media de vida de 12 a 15 anos. O são bernardo parece-me muito "gordo" e um pouco parado. O akita parece-me um pouco pequeno, mas ouço dizer que é um cão muito leal. E por fim o rough collie não é que não goste, mas não me chama muito atenção.

Gostava que me dessem opiniões, ou se virem outros cães que achem bons digam.

Muito obrigado
Abraços :)
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

segunda jan 21, 2013 6:53 pm

Aconselho a informar-se melhor sobre as raças que quer.
Além do mais refere cães muito diferentes e não falo a nível de apecto, mas a nível de necessidades em geral.

Escolha um cão que combine com o seu estilo de vida.

Pense nisto:
Têm disponibilidade para dar grandes caminhadas e praticar muito exercício? Prefere um cão mais calmo?
Um cão de maior porte dá, no geral, uma despesa maior
Se nunca teve um cão a seu cargo não escolha uma raça que tenha predisposição para ser mais "exigente"
etc etc etc

O DA não tem nenhum "problema de estômago". Tem sim predisposição (o que não é o mesmo que dizer que vai obrigatoriamente acontecer) para a torção gástrica

O Doberman não é "perigoso", é um cão que talvez necessite de um dono mais experiente e de muito exercício.

Não se deixe enganar pelo porte do Akita

Informe-se melhor, vá a expos, entre em contacto com os criadores etc
Mas antes defina qual o tipo de cão que quer consoante aquilo que lhe pode proporcionar e aquilo que procura!

(Pode também ponderar a adopção de um cão SRD. Mesmo de um adulto no qual já dá para ver o nível de exigencia e etc)
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
andrexau
Membro
Registado: quarta set 05, 2012 5:49 pm

segunda jan 21, 2013 7:02 pm

Não se esqueça de estudar igualmente os Labradores, Pastor Alemão e Boxeur...

São tb cães que geralmente adoram crianças...
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

segunda jan 21, 2013 7:29 pm

e que tal um boxer??
são excelentes com crianças e danados para a brincadeira :lol:
são uns tolos!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 21, 2013 7:33 pm

Sobre o seu (e meu) preferido, e de uma forma muito simplificada:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=75426

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

denisfreto
Membro Júnior

segunda jan 21, 2013 7:33 pm

maraya Escreveu:Aconselho a informar-se melhor sobre as raças que quer.
Além do mais refere cães muito diferentes e não falo a nível de apecto, mas a nível de necessidades em geral.

Escolha um cão que combine com o seu estilo de vida.

Pense nisto:
Têm disponibilidade para dar grandes caminhadas e praticar muito exercício? Prefere um cão mais calmo?
Um cão de maior porte dá, no geral, uma despesa maior
Se nunca teve um cão a seu cargo não escolha uma raça que tenha predisposição para ser mais "exigente"
etc etc etc

O DA não tem nenhum "problema de estômago". Tem sim predisposição (o que não é o mesmo que dizer que vai obrigatoriamente acontecer) para a torção gástrica

O Doberman não é "perigoso", é um cão que talvez necessite de um dono mais experiente e de muito exercício.

Não se deixe enganar pelo porte do Akita

Informe-se melhor, vá a expos, entre em contacto com os criadores etc
Mas antes defina qual o tipo de cão que quer consoante aquilo que lhe pode proporcionar e aquilo que procura!

(Pode também ponderar a adopção de um cão SRD. Mesmo de um adulto no qual já dá para ver o nível de exigencia e etc)
Muito obrigado pela dica. Abraços :P
denisfreto
Membro Júnior

segunda jan 21, 2013 7:41 pm

dinodane Escreveu:Sobre o seu (e meu) preferido, e de uma forma muito simplificada:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=75426
Sim, sem dúvida adorei o tópico. Parabéns :P
Eu adoro o dogue alemão, eles realmente exigem muito. e também são caros. Não quero dar muito por um cão que tem muitos problemas, quer dizer não é muitos problemas, mas é preciso ter cuidado.
Você faz isso tudo o que estava no tópico, para ter o seu DA prefeito?

:P
dinodane
Membro Veterano

segunda jan 21, 2013 7:56 pm

:) Nenhum cão é perfeito.
O meu último DA não é perfeito... mas sim, pratiquei muito do que "preguei", no entanto e apesar da escolinha e de muito trabalho, o meu cão é tímido com gente estranha e não se dá com outros cães com grande desgosto meu.
Já o exemplar que tive anteriormente, era um cão espectacular nesses aspectos mas tinha fobia irracional a foguetes e trovoada e foi um "roedor" quase até ao fim. Um outro, foi recolhido da rua e morreu cedo, do coração, era um cão maravilhoso, um merle, já lá vão 20 anos.
Enfim, cada cão é um cão e carrega consigo a sua hereditariedade, mas a verdade é que o modo como cresce e as experiências que tem durante o crescimento acabam por ter um peso maior na sua personalidade.
E outra verdade maior, é que nos tempos que correm não é fácil manter um caõ destes como deve ser. É dispendioso. E é importante escolher um bom criador. É importante sociabilizar bem o bicho. Eles não são mais caros que outras raças, não na sua aquisição, mas depois realmente é tudo mais oneroso.
E apesar de ser um excelente cão para ter num apartamento, é trabalhoso, é preciso querer e gostar muito, há pêlo, há baba. E ter um animal destes na rua ou confinado a uma varanda... não é vida.

dinodane
Membro Veterano

segunda jan 21, 2013 8:01 pm

Daniel, estive a ver o seu perfil e vi que tem 13 anos. É o Daniel que quer ter um cão ou são os seus pais que o querem adquirir?
É que da forma como se apresentou parece que é o Daniel que vai escolher e comprar... Com 13 anos já tem essa autonomia? Ou só pretende começar a ter uma ideia para mais tarde quando tiver a sua casa poder fazer essa escolha?

denisfreto
Membro Júnior

segunda jan 21, 2013 8:03 pm

dinodane Escreveu::) Nenhum cão é perfeito.
O meu último DA não é perfeito... mas sim, pratiquei muito do que "preguei", no entanto e apesar da escolinha e de muito trabalho, o meu cão é tímido com gente estranha e não se dá com outros cães com grande desgosto meu.
Já o exemplar que tive anteriormente, era um cão espectacular nesses aspectos mas tinha fobia irracional a foguetes e trovoada e foi um "roedor" quase até ao fim. Um outro, foi recolhido da rua e morreu cedo, do coração, era um cão maravilhoso, um merle, já lá vão 20 anos.
Enfim, cada cão é um cão e carrega consigo a sua hereditariedade, mas a verdade é que o modo como cresce e as experiências que tem durante o crescimento acabam por ter um peso maior na sua personalidade.
E outra verdade maior, é que nos tempos que correm não é fácil manter um caõ destes como deve ser. É dispendioso. E é importante escolher um bom criador. É importante sociabilizar bem o bicho. Eles não são mais caros que outras raças, não na sua aquisição, mas depois realmente é tudo mais oneroso.
E apesar de ser um excelente cão para ter num apartamento, é trabalhoso, é preciso querer e gostar muito, há pêlo, há baba. E ter um animal destes na rua ou confinado a uma varanda... não é vida.

Pois, tem razão em tudo que disse. Obrigado :P
eu gosto de saber opiniões, e já ouvi diversas opiniões.

E gostava que você ( que parece um grande amigo dos animais, vê-se que já lidou com muitos cães e que conhece todas as facetas deles), gostava que me recomenda-se um cão que seja um bom cão, um ótimo companheiro.
Como eu disse gosto de saber as várias recomendações das pessoas. Obrigado :P
denisfreto
Membro Júnior

segunda jan 21, 2013 8:06 pm

dinodane Escreveu:Daniel, estive a ver o seu perfil e vi que tem 13 anos. É o Daniel que quer ter um cão ou são os seus pais que o querem adquirir?
É que da forma como se apresentou parece que é o Daniel que vai escolher e comprar... Com 13 anos já tem essa autonomia? Ou só pretende começar a ter uma ideia para mais tarde quando tiver a sua casa poder fazer essa escolha?

Não tenho 13 anos, mas sim 17. Sou eu e os meus pais que queremos um cão, mas sim sou que escolho.
isso dos 13 anos deve ser um erro. :P
kitttten
Membro Veterano
Registado: segunda nov 19, 2012 12:46 pm

segunda jan 21, 2013 9:15 pm

Huuuuummmmm 8)
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
dinodane
Membro Veterano

segunda jan 21, 2013 10:16 pm

...´tá bem, tem 17.

Pois a escolha de um cão não se faz por recomendações. Faz-se responsavelmente e usando de sentido crítico.
Antes de avaliar qual é o melhor cão ou raça para ter, avalie o seu estilo de vida e veja se tem a capacidade de facultar tudo o que um cão precisa para viver uma vida plena e equilibrada.

Olhe, faça esta brincadeira e responda sinceramente às questões feitas no teste:
http://www.pedigree.com.br/meu-amigo-ideal/

Luanova34
Membro Veterano
Registado: segunda jan 02, 2012 11:07 am

segunda jan 21, 2013 10:45 pm

dinodane Escreveu:...´tá bem, tem 17.

Pois a escolha de um cão não se faz por recomendações. Faz-se responsavelmente e usando de sentido crítico.
Antes de avaliar qual é o melhor cão ou raça para ter, avalie o seu estilo de vida e veja se tem a capacidade de facultar tudo o que um cão precisa para viver uma vida plena e equilibrada.

Olhe, faça esta brincadeira e responda sinceramente às questões feitas no teste:
http://www.pedigree.com.br/meu-amigo-ideal/
Eu fiz o teste e ufa...aparareceu entre muitas a raça do meu cachorrinho...um Boxer :lol:

Editei devido a um erro ortográfico.
Pavieira
Membro Júnior
Registado: domingo out 27, 2002 8:45 am

terça jan 22, 2013 12:48 am

Luanova34 Escreveu:
Eu fiz o teste e ufa...aparareceu entre muitas a raça do meu cachorrinho...um Boxer :lol:

Editei devido a um erro ortográfico.
Fiz o teste e achei uma bela tanga. Opiniões.
Responder

Voltar para “Cães”