Bouledogue Francês com perda de pêlo excessiva

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

sexta jan 18, 2013 2:18 pm

klauareias Escreveu:
Sasha9 Escreveu:Nota falhas de pelo nela ou é apenas menos pelo por ela toda?
Não são visiveis falhas de pelo, ela está a perder pêlo pelo corpo todo, nota-se mais no lombo e um pouquinho nas patas dianteiras e também um pouquinho em cima dos olhos...

Para ter uma noção, coloco uma mantinha no cesto dela de cor vermelha, e num curto espaço de tempo essa manta começa a ficar com muitos traços brancos, fica repleta de pêlos.

Por vezes a pele das patas, são sei se por ela lamber ou mordiscar, fica com uma tonalidade rosada, como que uma mistura de pintinhas rosa e branco!!
Pois, pelo que descreve a queda de pelo dela não é mesmo nada normal...
O motivo de ter perguntado é que uma das minhas cadelas já teve um fungo e a falha de pelo era localizada.
Também já vi cães com sarna e nalguns casos eram peladas grandes, noutro eram peladas finas espalhadas pelo corpo todo como se fossem agulhas. :?
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
klauareias
Membro Júnior
Registado: sexta jan 18, 2008 6:32 pm

segunda jan 21, 2013 2:01 pm

Sasha9 Escreveu:
klauareias Escreveu:
Sasha9 Escreveu:Nota falhas de pelo nela ou é apenas menos pelo por ela toda?
Não são visiveis falhas de pelo, ela está a perder pêlo pelo corpo todo, nota-se mais no lombo e um pouquinho nas patas dianteiras e também um pouquinho em cima dos olhos...

Para ter uma noção, coloco uma mantinha no cesto dela de cor vermelha, e num curto espaço de tempo essa manta começa a ficar com muitos traços brancos, fica repleta de pêlos.

Por vezes a pele das patas, são sei se por ela lamber ou mordiscar, fica com uma tonalidade rosada, como que uma mistura de pintinhas rosa e branco!!
Pois, pelo que descreve a queda de pelo dela não é mesmo nada normal...
O motivo de ter perguntado é que uma das minhas cadelas já teve um fungo e a falha de pelo era localizada.
Também já vi cães com sarna e nalguns casos eram peladas grandes, noutro eram peladas finas espalhadas pelo corpo todo como se fossem agulhas. :?
Compreendo, isto é mesmo muito estranho e não consigo encontrar uma relação..

Quando criei este tópico, uma das minhas vontades é que surgisse alguém e me indica-se que era normal, que estaria a fazer uma mudança de pêlo.. mas ninguém apareceu, ontem estive a verificar ao pormenor a pele e o pêlo dela, reparei que o pêlo que está a cair é o antigo e por baixo desse está a nascer muito pêlo, embora ainda muito pequenino..
Poderá estar mesmo a mudar o pêlo? Desta forma e com tão pouco tempo de vida? É normal isto acontecer nesta raça?

Quanto ao lamber-se e possuir as patas dianteiras rosadas, isso ainda continua..
Cláudia Areias
rudi12
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 7:38 pm

segunda jan 21, 2013 10:54 pm

klauareias Escreveu:Sexta feira tenho consulta marcada para a Molly, vou lhe pedir isso e questionar sobre o que me disse.
tenho reparado que desde ontem ela volta e meia esfrega o fucinho nas patas dianteiras e lambe as patas, parece que tem comichão...

Fico triste com tudo isto, tão pequena e tem passado por tudo isto, nunca tal me aconteceu..
Obrigada pela dica.
Já perguntou ao criador a quem comprou a bull, se teve o mesmo problema com os progenitores?

Vou enviar-lhe uma mensagem privada.
klauareias
Membro Júnior

terça jan 22, 2013 10:00 am

rudi12

Por acaso não questionei, para ser sincera não me passou pela cabeça, contudo obrigada pela dica, vou perguntar.
Cláudia Areias
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

terça jan 22, 2013 11:19 am

O seu Médico Veterinário tem toda a razão para suspeitar de sarna, neste caso sarna demodécica. As injecções que a sua cadela está a receber todas as semanas são para aumentar a imunidade, não para a diminuir, é um imunomodulador muito utilizado nestes casos de problemas de pele.

O seu Médico Veterinário está a seguir o caminho normal, não está a fazer nada incorrecto.

Boa sorte com a sua menina :wink:
klauareias
Membro Júnior

terça jan 22, 2013 1:43 pm

ZezinhoManel Escreveu:O seu Médico Veterinário tem toda a razão para suspeitar de sarna, neste caso sarna demodécica. As injecções que a sua cadela está a receber todas as semanas são para aumentar a imunidade, não para a diminuir, é um imunomodulador muito utilizado nestes casos de problemas de pele.

O seu Médico Veterinário está a seguir o caminho normal, não está a fazer nada incorrecto.

Boa sorte com a sua menina :wink:
Olá, obrigada pelo coment

Fiquei contente ao ler o seu comentário, diga-me, sabe se um dos sintomas deste tipo de sarna provoca a queda de pêlo exagerada?
Ela não tem peladas nem algo do genero, apenas lhe cai por ela toda..

Além da queda de pêlo, tem o focinho e as patas dianteiras geralmente muito rosadas e com forte comichão.

Ele levou ainda a 1ª dose de injectaveis, ainda não são visiveis melhorias, continua igual.

Obrigada
Cláudia Areias
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

terça jan 22, 2013 5:22 pm

Existe uma ração da Royal Canin, própria para piodermites. Fale sobre ela com o vet.

Skin Care Junior Small Dog SKJ29

Indicações

• Dermatite atópica.
• Ictiose.
• Manutenção da função dérmica (dermatose, queda de pêlo).
• Piodermatite.
• Dermatite alérgica à picada da pulga.
• Cicatrização.
• Otite externa.

Contra-indicações:
• Nenhuma.

Período de administração:
Quando surgem os primeiros sinais de doença cutânea, a dieta deve ser prescrita durante um período de dois meses para obter resultados visíveis. Em caso de doença crónica, a dieta dermatológica deve ser mantida durante toda a vida do animal

Benefícios

A combinação de ácidos gordos essenciais provenientes das sementes de linhaça e dos óleos de borragem, soja e peixe, reforçam a pele e ajudam a reduzir os sinais de doença cutânea.

A combinação patenteada de vitaminas do complexo B e aminoácidos reforça o efeito de barreira da pele, ajudando a prevenir a penetração de bactérias e alergenos.

Fórmula enriquecida com fontes de proteínas e amido de elevada digestibilidade. Incorporação de fibras que reforçam a saúde do trato digestivo e promovem a formação de fezes de bem formadas.

O complexo de antioxidantes patenteado ajuda a reforçar o sistema imunitário do cachorro em resposta à vacinação, conferindo-lhe maior proteção contra doenças infeciosas.

Composição

Arroz, glúten de trigo*, gordura animal, milho, glúten de milho, minerais, hidrolisado de proteínas animais, isolado proteico de soja*, polpa de beterraba, óleo de soja, fibras vegetais, óleo de peixe, sementes de linhaça, fruto-oligossacarídeos (FOS), óleo de borragem, hidrolisado de leveduras (fonte de mano-oligossacarídeos), extrato de Flor de Tagete (fonte de luteína).

Aditivos (por kg): Aditivos nutricionais: Vitamina A: 24800UI, Vitamina D3: 800UI, E1 (Ferro): 40mg, E2 (Iodo): 2,8mg, E4 (Cobre): 11mg, E5 (Manganésio): 53mg, E6 (Zinco): 202mg, E8 (Selénio): 0,1mg - Aditivos tecnológicos: Trifosfato de pentasódio: 3,5 g - Conservantes - Antioxidantes.

Constituintes analíticos: Proteína: 29% - Matérias gordas: 20% - Cinza: 7,4% - Fibra bruta: 1,9% - Por kg: mano-oligossacarídeos: 0,5g - Ácidos gordos essenciais: 49,6g.

*L.I.P. (Low Indigestible Proteins): Proteínas selecionadas devido à sua elevada assimilação

Constituintes analíticos
Quadro de Análises Quantidade
Cinzas 7.40 %
Fibra bruta 1.90 %
Fibras alimentares 6.90 %
Matérias gordas 20.00 %
Ácido linoleico 4.00 %
Humidade 9.50 %
NFE 32.20 %
Ómega 3 1.08 %
Ómega 6 4.21 %
Proteínas 29.00 %
Amido 27.20 %
Energia Metabolizável (NRC 85) 3842.00 kcal/kg
Energia Metabolizável (Medida) 4075.00 kcal/kg

Vitaminas Quantidade
Biotina 3.09 mg/kg
Colina 1800.00 mg/kg
Ácido fólico 13.70 mg/kg
Vitamina A 33000.00 UI/kg
Vitamina B1 - Tiamina 27.20 mg/kg
Vitamina B2 - Riboflavina 49.00 mg/kg
Vitamina B3 - Niacina 490.00 mg/kg
Vitmaina B5 - Ácido pantoténico 146.00 mg/kg
Vitamina B6 - Piridoxina 76.20 mg/kg
Vitamina C 200.00 mg/kg
Vitamina D3 800.00 UI/kg
Vitamina E 600.00 mg/kg

Minerais Quantidade
Cobre 15.00 mg/kg
Iodo 2.80 mg/kg
Ferro 114.00 mg/kg
Manganésio 68.00 mg/kg
Zinco 226.00 mg/kg
Potássio 1.00 %
Cálcio 1.20 %

Outros Nutrientes Quantidade
Arginina 1.21 %
L-Lisina 1.09 %
Metionina - Cistina 1.11 %
Taurina 2100.00 mg/kg
L-carnitina 50.00 mg/kg
Luteína 5.00 mg/kg

Em Portugal é muito cara, mas encontra em Espanha quase a metade do preço.
klauareias
Membro Júnior

terça jan 22, 2013 5:43 pm

Aletheia

Obrigada pelo coment,

Vou falar com ele, desconhecia esta ração da Royal.
Cláudia Areias
ZezinhoManel
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2012 8:03 pm

quinta jan 24, 2013 1:38 am

Tanto a sarna demodécica como os fungos dermatófitos causam perda de pêlo excessiva. É importante diferenciá-los laboratorialmente ou terapeuticamente.

Tenha em atenção que tanto uma situação como outra podem demorar meses a resolver. :wink:
klauareias
Membro Júnior

segunda jan 28, 2013 10:13 am

Actualização do estado da Molly

Esta quinta feira passada (24/01) foi ao vet e fez a 2ª dose de injectável, hoje é segunda feira e ela ainda se coça imenso no focinho e nas patas dianteiras, reparamos que ela já fez feridas no focinho e pescoço derivado de tanto coçar.
Segundo o vet, a partir da segunda dose iríamos verificar melhorias mas até ao momento nada, continua com muita comichão, a única melhoria é a queda do pêlo, está a melhorar, cada vez cai menos e está a nascer-lhe bastante pêlo, já conseguimos pegar nela sem ficar mergulhados em pêlo.

Acho esta comichão muito estranha, e começo a duvidar que seja sarna, quanto ao cultivo de possíveis “fungos” que fizemos, até ao momento não se verifica alterações, o resultado é nulo.

Obrigada a todos..
Cláudia Areias
klauareias
Membro Júnior

segunda jan 28, 2013 10:17 am

rudi12 Escreveu:
klauareias Escreveu:Sexta feira tenho consulta marcada para a Molly, vou lhe pedir isso e questionar sobre o que me disse.
tenho reparado que desde ontem ela volta e meia esfrega o fucinho nas patas dianteiras e lambe as patas, parece que tem comichão...

Fico triste com tudo isto, tão pequena e tem passado por tudo isto, nunca tal me aconteceu..
Obrigada pela dica.
Já perguntou ao criador a quem comprou a bull, se teve o mesmo problema com os progenitores?

Vou enviar-lhe uma mensagem privada.
Boas, respondendo à sua questão, já perguntei ao criador, segundo ele nem os pais nem as restantes crias apresentaram problemas semelhantes aos da Molly... voltamos ao mesmo ponto de partida...
Cláudia Areias
Marianikkita
Membro
Registado: quarta out 03, 2012 1:16 pm

terça jan 29, 2013 3:56 pm

A minha Labrador perdia muito pelo (mais que o normal que já é muito) e por vezes apareciam feridinhas nas patas.
Depois de analises, biposia, antibioticos e sei lá mais o que, chegamos (a vet, que entretanto mudei, que a que andava nao me dava solução) à conclusao que eram alergias.
Primeiro - trocar de ração. Antes de experimentar uma mesmo anti alergica (muito mais cara) a vet sugeriu uma de borrego. Como dava arden grange, nmao mudei de marca mas comecei a dar de borrego. Notei logo melhorias o pelo e deixou de ter feridas nas patas.
Tb nao me aconselha a ter cobertores na caminha dela, nem tapetes, carpetes.
O certo é que tem estado muito melhor.
Aqui há tempos intensificou de novo a queda de pelo, mas continuava brilhante, sem caspas (que antes tinha) e nada de feridas. Então anda a tomar uns comprimidos para o pelo (penso que nao posso colocar o nome) e tem feito maravilhas.
Antes ao varrer a cozinha tinha pelo para uma manta, agora só chega para um casaquinho lol
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

terça jan 29, 2013 7:25 pm

klauareias Escreveu:Actualização do estado da Molly

Esta quinta feira passada (24/01) foi ao vet e fez a 2ª dose de injectável, hoje é segunda feira e ela ainda se coça imenso no focinho e nas patas dianteiras, reparamos que ela já fez feridas no focinho e pescoço derivado de tanto coçar.
Segundo o vet, a partir da segunda dose iríamos verificar melhorias mas até ao momento nada, continua com muita comichão, a única melhoria é a queda do pêlo, está a melhorar, cada vez cai menos e está a nascer-lhe bastante pêlo, já conseguimos pegar nela sem ficar mergulhados em pêlo.

Acho esta comichão muito estranha, e começo a duvidar que seja sarna, quanto ao cultivo de possíveis “fungos” que fizemos, até ao momento não se verifica alterações, o resultado é nulo.

Obrigada a todos..

Quer dizer que a análise da colheita de pêlos, não acusou fungos? Foi isso que quis dizer com: ... "até ao momento não se verifica alterações... "?
klauareias
Membro Júnior

quarta jan 30, 2013 2:21 pm

Marianikkita Escreveu:A minha Labrador perdia muito pelo (mais que o normal que já é muito) e por vezes apareciam feridinhas nas patas.
Depois de analises, biposia, antibioticos e sei lá mais o que, chegamos (a vet, que entretanto mudei, que a que andava nao me dava solução) à conclusao que eram alergias.
Primeiro - trocar de ração. Antes de experimentar uma mesmo anti alergica (muito mais cara) a vet sugeriu uma de borrego. Como dava arden grange, nmao mudei de marca mas comecei a dar de borrego. Notei logo melhorias o pelo e deixou de ter feridas nas patas.
Tb nao me aconselha a ter cobertores na caminha dela, nem tapetes, carpetes.
O certo é que tem estado muito melhor.
Aqui há tempos intensificou de novo a queda de pelo, mas continuava brilhante, sem caspas (que antes tinha) e nada de feridas. Então anda a tomar uns comprimidos para o pelo (penso que nao posso colocar o nome) e tem feito maravilhas.
Antes ao varrer a cozinha tinha pelo para uma manta, agora só chega para um casaquinho lol
Obrigada pelo comentario

Nós também fizemos mudança de ração, Proplan small and mini sensitive derma salmão e arroz, para despistar alergias à proteína de frango.
Já agora, os problemas da sua labrador surgiram com que idade?
Neste o momento o pêlo que cai já é muito pouco, parece que a queda está a parar, ela também está a tomar um comprimido por dia especifico para a pelagem, é possível que também esteja a contribuir para a melhoria.

Depois de muito pensar, e tendo em conta todo o historial da Molly, ela começou a piorar após alergia à segunda dose das vacinas, que para inverter o efeito foi-lhe administrado corticoide. Bem, a sarna é uma bacteria oportunista e que todos os cães possuem, mas esta apenas ganha poder caso as defesas do cachorro estejam debilitadas… foi o caso.

A Molly, teve um fungo nos intestinos e foi combatido por antibiótico, logo após fez alergia à 2ª dose da vacina, e a partir daí vieram os problemas de pele… estamos a falar de um cachorro que na altura tinha 2 meses e pouco de vida, com 2,500 kg, que leva um injectável de cortizona. Contudo, vamos despistar, e amanhã vamos fazer uma raspagem à pele, de tanto coçar já fez algumas feridas e vamos aproveitar uma dessas para fazer a raspagem.
Cláudia Areias
klauareias
Membro Júnior

quarta jan 30, 2013 2:24 pm

Joie2 Escreveu:
klauareias Escreveu:Actualização do estado da Molly

Obrigada a todos..

Quer dizer que a análise da colheita de pêlos, não acusou fungos? Foi isso que quis dizer com: ... "até ao momento não se verifica alterações... "?
Sim, é isso, não acusa fungos na pele/pêlo da Molly.
Cláudia Areias
Responder

Voltar para “Cães”