Samoiedo - dificuldades de o levar a passear

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
EvaMafalda
Registado: terça jan 22, 2013 3:55 pm

terça jan 22, 2013 4:02 pm

Boa tarde, eu tenho um Samoiedo macho de 3 meses que veio à rua de trela pela primeira vez ontem (até ontem tinha vindo ao colo para se ambientar aos barulhos, pessoas e outros animais).
Ontem coloquei-lhe a trela e a primeira coisa que ele faz foi aninhar-se...só o conseguia mover de arrasto!! Peguei nele ao colo e pousei-o no pátio onde ele ia passear (pois ainda não pode passear na rua) e mal ele viu outro cão de um amigo nosso (com as vacinas todas) nem parecia o mesmo, saltava, ladrava e cheirava tudo...o pior aconteceu quando voltamos para dentro do prédio, voltou-se a aninhar e só ia de arrasto....
Estarei a fazer alguma coisa de mal? Devo usar alguma técnica para que ele não tenha esta atitude? Ou é normal na primeira vez que vai à "rua"?
Obrigada e peço desculpa se estou a duplicar o tópico...mas não encontro nada de samoiedos.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça jan 22, 2013 4:11 pm

É normal em qualquer cachorro, com raça ou sem ela. Tem de o habituar à trela, e pode começar por fazê-lo em casa.

Ponha-lhe a trela e deixe-o andar um bocado com ela, até se mostrar à vontade e não lhe ligar importância. Depois, pegue na trela e chame-o, sem puxar. Quando ele se aproximar, dê-lhe um petisco. Em seguida, dê uns passos em sentido contrário; se ele fizer resistência, mostre-lhe um petisco e dê uns passos, sempre a com a trela na mão.

Vá repetindo isto até não ser preciso petisco nenhum e o cachorro a acompanhar sempre que pegar na trela.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Cresp0
Membro
Registado: terça nov 06, 2012 9:12 am

terça jan 22, 2013 5:47 pm

minha tambem era assim, empurre ele e no final faca festas e recompense repita varias vezes ate ele se sentir a vontade, minha para descer e subir escadas a vontade foram 2 dias lol
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

terça jan 22, 2013 5:59 pm

O meu Rufus quando o comecei a ensinar nem se mexia e olhava para mim, depois durante uns 15 min todos os dias lhe colocava a trela, dentro de casa, e começou a andar aos poucos, até que por fim se habituou, mas foi preciso muita paciência, boa sorte ;)
EvaMafalda
Registado: terça jan 22, 2013 3:55 pm

quarta jan 23, 2013 11:49 am

Muito obrigada :wink: O mais engraçado é que no pátio e com outros cães, ele até se esquece da trela...mas dentro do prédio não sai do sitio :lol: Obrigada pela vossa ajuda.
Responder

Voltar para “Cães”