Com que idade deve um cachorro ir para os novos donos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
achi
Membro
Registado: segunda out 29, 2012 9:54 pm

quinta jan 24, 2013 10:06 am

Bom dia, gostaria de saber com que idade um cachorro deve sair da mãe para ir para um novo lar, dos novos donos. Estou a perguntar mais especificamente o chihuahua, por serem um pouco mais frágeis. A partir das 10 semanas será o ideal? Pois vou adquirir um e estou a pensar ir buscá-lo com 11 semanas. Ele agora tem 5 semanas e meia e já esta a começar a comer raçao mas ainda mama. Concordam com a altura de ir buscá-lo??

Aguardo as vossas opiniões :)
Quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos animais!
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

quinta jan 24, 2013 10:29 am

Sou da opinião que 10 semanas é o tempo ideal com a mãe.
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

quinta jan 24, 2013 11:17 am

suprem0 Escreveu:Sou da opinião que 10 semanas é o tempo ideal com a mãe.
Concordo.
Clara
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

quinta jan 24, 2013 12:55 pm

quem determina a data de entrega dos cachorros é o criador.

nunca antes das 8 semanas de vida é o minimo que se pode esperar dum criador de bom senso.

mas é sempre o criador quem determina a entrega, até porque só ele conhece a ninhada o suficiente para tal.

se o criador colocar a escolha da data para o cliente, a partir das oito semanas, sem problemas... é uma questão de comodidade para ambos.

boa sorte para o pequeno!
An ye harm none, do what ye will
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta jan 24, 2013 1:18 pm

Boas...

Aqui, nunca antes das 10 semanas...!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
Keylamn
Membro Júnior
Registado: segunda jan 21, 2013 4:09 pm

quinta jan 24, 2013 1:57 pm

Ontem li sobre isso e o conselho é que o cachorro fique com a mãe até o 3 ou 4 meses pq esse período ele cria a personalidade dele com ajuda da mãe. Muitos comportamentos indesejáveis podem ser evitados se o cão permanece com a mãe até essa idade pois ela ensina o cão a viver em matilha, respeitar regras. Quando habituado a viver em matilha o cão vai ter a sua nova família como a matilha dele e no entanto respeitara regras e se sentirá mais seguro dentro desta família!
Eu achei interessante e pretendo escolher o meu cachorro antes dos 3 meses mas apenas ir buscá-lo com essa idade.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta jan 24, 2013 2:04 pm

Eu tive cães a chegarem com mais de 3 meses, excelente, pareciam nascer ensinados. :lol:
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quinta jan 24, 2013 2:31 pm

margoustink Escreveu:Eu tive cães a chegarem com mais de 3 meses, excelente, pareciam nascer ensinados. :lol:
Os dois que vieram para casa em cachorros também vieram depois dos 3 meses e são/foram cães equilibrados e fáceis de educar.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quinta jan 24, 2013 3:23 pm

Keylamn Escreveu:Quando habituado a viver em matilha o cão vai ter a sua nova família como a matilha dele e no entanto respeitara regras e se sentirá mais seguro dentro desta família!
.
As regras de convivência com humanos são bastante diferentes das regras da convivência com cães. Só porque ele aprendeu a comportar-se convenientemente junto da mãe e dos irmãos, isso não o torna "bem comportado"; para um cão saber respeitar regras é preciso, primeiro que tudo, que saiba quais são essas regras.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

quinta jan 24, 2013 4:08 pm

margoustink Escreveu:Eu tive cães a chegarem com mais de 3 meses, excelente, pareciam nascer ensinados. :lol:
Isso bate certo. Mas é preciso compreender porquê.
Se um cão vem para nossa casa com mais de três meses não vem necessariamente mais "bem-educado" do que um cão com a mesma idade mas que tivesse vindo para casa um mês antes. A diferença é que nós temos essa impressão por causa do primeiro impacto. Um cão que chega a nossa casa com 2 meses vai ter comportamentos muito mais inaceitáveis do que aquele que chega com 4 meses. Como é óbvio. Mas se compararmos um cão que chega a nossa casa com 4 meses, com um cão com a mesma idade, mas que já cá está desde os 2 meses/2 meses e meio, muito provavelmente este que está cá há mais tempo vai ter um comportamento mais desejável.

Eu compreendo e até aceito parcialmente o argumento, atenção. Ter um cão com mais do que 3 meses vai poupar muita dor de cabeça, isso é verdade. Mas também vamos perder fases cruciais na educação, como a inibição da mordida e a socialização precoce.

No mais, muitas vezes um cachorro com mais de 3 meses já não terá muitos irmãos com quem brincar e socializar, pois toda a gente quer, muito compreensivelmente, ter o seu cachorro enquanto ainda tem toda aquela aparência e comportamento de quase-bebé; então, a menos que o criador fosse responsável e paciente o suficiente para o ir trazendo à rua e apresentando a novas pessoas e cães, todos os dias, e o fosse ensinando a fazer as necessidades no sítio certo, etc., creio que há mais a perder do que a ganhar em deixar o cachorro com a mãe durante muito tempo.
achi
Membro
Registado: segunda out 29, 2012 9:54 pm

quinta jan 24, 2013 4:35 pm

Agradeço as vossas opiniões. E por o que tenho lido, penso que apartir das 10 semanas (2 meses e meio) é o suficiente embora dependa de cachorro para cachorro. A minha criadora é uma pessoa responsável e é mesmo criadora e não "criadeira". Se me perguntarem porquê eu digo...eheheh

Se tudo correr bem, vou buscá-lo com 11 semanas...como devem calcular estou "em pulgas"...eheheh
Quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos animais!
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quinta jan 24, 2013 5:46 pm

lds6 Escreveu:
Isso bate certo. Mas é preciso compreender porquê.
Se um cão vem para nossa casa com mais de três meses não vem necessariamente mais "bem-educado" do que um cão com a mesma idade mas que tivesse vindo para casa um mês antes. A diferença é que nós temos essa impressão por causa do primeiro impacto. Um cão que chega a nossa casa com 2 meses vai ter comportamentos muito mais inaceitáveis do que aquele que chega com 4 meses. Como é óbvio. Mas se compararmos um cão que chega a nossa casa com 4 meses, com um cão com a mesma idade, mas que já cá está desde os 2 meses/2 meses e meio, muito provavelmente este que está cá há mais tempo vai ter um comportamento mais desejável.

Eu compreendo e até aceito parcialmente o argumento, atenção. Ter um cão com mais do que 3 meses vai poupar muita dor de cabeça, isso é verdade. Mas também vamos perder fases cruciais na educação, como a inibição da mordida e a socialização precoce.

No mais, muitas vezes um cachorro com mais de 3 meses já não terá muitos irmãos com quem brincar e socializar, pois toda a gente quer, muito compreensivelmente, ter o seu cachorro enquanto ainda tem toda aquela aparência e comportamento de quase-bebé; então, a menos que o criador fosse responsável e paciente o suficiente para o ir trazendo à rua e apresentando a novas pessoas e cães, todos os dias, e o fosse ensinando a fazer as necessidades no sítio certo, etc., creio que há mais a perder do que a ganhar em deixar o cachorro com a mãe durante muito tempo.
Também não deixa de ter razão, também depende de como o cachorro é criado até chegar até nós. As experiências que tive foram muito boas, foram bem socializados.

Mas também tenho de admitir que gosto muito de fazer esse trabalho, faz parte do gozo.
Responder

Voltar para “Cães”