Aguardo as vossas opiniões

Moderador: mcerqueira
Os dois que vieram para casa em cachorros também vieram depois dos 3 meses e são/foram cães equilibrados e fáceis de educar.margoustink Escreveu:Eu tive cães a chegarem com mais de 3 meses, excelente, pareciam nascer ensinados.
As regras de convivência com humanos são bastante diferentes das regras da convivência com cães. Só porque ele aprendeu a comportar-se convenientemente junto da mãe e dos irmãos, isso não o torna "bem comportado"; para um cão saber respeitar regras é preciso, primeiro que tudo, que saiba quais são essas regras.Keylamn Escreveu:Quando habituado a viver em matilha o cão vai ter a sua nova família como a matilha dele e no entanto respeitara regras e se sentirá mais seguro dentro desta família!
.
Isso bate certo. Mas é preciso compreender porquê.margoustink Escreveu:Eu tive cães a chegarem com mais de 3 meses, excelente, pareciam nascer ensinados.
Também não deixa de ter razão, também depende de como o cachorro é criado até chegar até nós. As experiências que tive foram muito boas, foram bem socializados.lds6 Escreveu:Isso bate certo. Mas é preciso compreender porquê.margoustink Escreveu:Eu tive cães a chegarem com mais de 3 meses, excelente, pareciam nascer ensinados.
Se um cão vem para nossa casa com mais de três meses não vem necessariamente mais "bem-educado" do que um cão com a mesma idade mas que tivesse vindo para casa um mês antes. A diferença é que nós temos essa impressão por causa do primeiro impacto. Um cão que chega a nossa casa com 2 meses vai ter comportamentos muito mais inaceitáveis do que aquele que chega com 4 meses. Como é óbvio. Mas se compararmos um cão que chega a nossa casa com 4 meses, com um cão com a mesma idade, mas que já cá está desde os 2 meses/2 meses e meio, muito provavelmente este que está cá há mais tempo vai ter um comportamento mais desejável.
Eu compreendo e até aceito parcialmente o argumento, atenção. Ter um cão com mais do que 3 meses vai poupar muita dor de cabeça, isso é verdade. Mas também vamos perder fases cruciais na educação, como a inibição da mordida e a socialização precoce.
No mais, muitas vezes um cachorro com mais de 3 meses já não terá muitos irmãos com quem brincar e socializar, pois toda a gente quer, muito compreensivelmente, ter o seu cachorro enquanto ainda tem toda aquela aparência e comportamento de quase-bebé; então, a menos que o criador fosse responsável e paciente o suficiente para o ir trazendo à rua e apresentando a novas pessoas e cães, todos os dias, e o fosse ensinando a fazer as necessidades no sítio certo, etc., creio que há mais a perder do que a ganhar em deixar o cachorro com a mãe durante muito tempo.