Duvida no cão a ter

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mateuspt89
Registado: domingo jan 27, 2013 11:48 am

domingo jan 27, 2013 12:38 pm

boa tarde pessoal

eu e a minha namorada alugamos recentemente apartamento e o mesmo tem um terraço amplo e sempre quisemos ter um cão
Queremos ter um cão desde cachorrinho e acompanhar todo o seu crescimento e ciclo de vida.

Mas estamos muito indecisos quanto à raça do mesmo pois apesar de o terraço ser grande a casa é apenas um T1 , queremos um cão porte médio/grande, de preferência de pelo curto ou que não tenha muita queda de pelo, que possa ser companhia também em casa e não estar sempre fechado sendo que na pior das hipóteses fica 4 horas sozinho e no terraço aberto ao ar livre e provavelmente dorme na casota nesse mesmo terraço.

Já temos visto algumas raças sendo que a minha namorada adora os Labradores pelo curto, Weimaraner, cocker, pastor alemão

Existe alguma raça que aconselhem mesmo que diferente destas ? Ajudem por favor pois estamos mesmo com duvidas

Obrigado desde já
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo jan 27, 2013 12:44 pm

Mais importante que pensarem no espaço que têm para o cão, é pensarem no tempo que têm para oferecer.
É importante escolherem um cão com necessidade de exercício que possam satisfazer.

O pelo em raças de pelo curto que conheço, cai sempre em quantidades moderadas/grandes.

O cão não terá necessidade de ficar confinado à varanda se desde cedo o ensinarem a comportar-se em casa.

Quanto à raça, escolham uma que se enquadre no vosso estilo de vida
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
BichoPapao
Membro
Registado: segunda nov 19, 2012 11:42 am

domingo jan 27, 2013 12:59 pm

Labrador é sempre de pêlo curto, o de pêlo longo é o Golden Retriever. Tanto o Labrador como o Pastor Alemão deitam imenso pêlo, mas imenso é mesmo imenso... As outras raças que referiu é o normal.

Penso que mais do que o espaço, terá de ter em consideração o tempo que vão ter para o treino do cão, nomeadamente os passeios. Das raças todas que mencionou, todos são de energia média/alta, o que significa que necessitam de longos passeios de modo a gastar as energias no passeio e não nos seus móveis e bens pessoais... O Pastor Alemão é um cão que gosta particularmente de trabalhar, portanto seria benéfico optarem por uma modalidade desportiva caso tivessem essa possibilidade, ainda que o Labrador também o seja, mas passa melhor com passeios e/ou corridas do que o Pastor Alemão. O Cocker é enérgico mas um excelente cão de companhia. O weimaraner conheço mal, mas sendo cão de caça, tem necessariamente muita energia para gastar.

Convém também saber se têm alguma experiência com treino de cães, pois há raças mais exigentes que outras a nível de dominância e necessidade de pulso mais firme por parte do dono.

Outra coisa a ter em conta são os cães com pêlo curto e sem sub pêlo, o weimaraner por exemplo, é um cão de pêlo raso e sem sub pêlo, portanto para ficar no terraço, provavelmente passará frio nos dias mais frios, já o mesmo não se passaria com as restantes raças que mencionou.
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

domingo jan 27, 2013 1:41 pm

Todas as outras respostas dão dicas importantíssimas, e espero que as leve em conta antes de decidir qual raça que se adapta ao seu estilo de vida e ao T1.
Mas também tem que ter atenção, que hà raças que além dos passeios diários, precisam de correr diariamente uns 30 ou + minutos.
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

domingo jan 27, 2013 3:26 pm

Os weimaraners, são cães super enérgicos e para além dos passei regulares, que devem ser de cerca de uma hora 3x por dia, deviam praticar exercício intensivo durante pelo menos uma hora por dia. São cães de caça e atleticos e foram criados para correr o dia inteiro e como tal tem um nivel muito alto de energia.
O pastor alemão é um cão que eu adoro, super completo, e tal como ja disse o BichoPapao, e um cão precisa de vários estimulos. Alem disso é uma cão que prefere ter um exterior largo ao invés de um apartamento, mas se estiver disposto a inscreve-lo numa actividade que seja para ele estimulante, também se habituará.
O cocker, é um cão que se habitua bem a um apartamento, mas estranho que tenha dito que preferia cães de medio a grande porte. Se gosta de cães mais pequenos e enérgicos, pode optar pelos terriers, como os fox, um parson russel, que sendo de pelo cerdoso, têm uma perda mais reduzida, ainda que não gostem muito de estar sozinhos, e com tendência para se tornarem destrutivos. O mesmo se passa para os beagles. Cães de caça têm sempre esse problema. Como a maior parte foi selecionado para trabalhar em matilha, sentem sempre muito a falta de companhia. No reino dos terriers asssim de maior porte tem o irish ou o airedale terrier...
Já ponderou um boxer? Eu acho os boxers excelentes cães para principiantes. Super sociaveis e bem dispostos, adptam-se bem a vida em apartamentos, brincalhoes, enérgicos, sempre prontos para agradar...
Os dálmatas tb são por excelencia animais de companhia.
Dos labradores, vou ser sincero, ando um pouco farto..
miketica
Membro Veterano
Registado: sexta dez 23, 2011 5:38 pm

domingo jan 27, 2013 3:36 pm

eu aconselho um rafeiro, de certeza que arranjaria um com todas as características que quer.
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

domingo jan 27, 2013 3:59 pm

BichoPapao Escreveu: O Cocker é enérgico mas um excelente cão de companhia.
Em relação aos cocker, convém não esquecer que requerem cuidados e/ou despesas com o pelo para terem bom aspeto. Se o cão vai passar algum tempo no terraço, quando chover, o pelo longo fica uma desgraça... mais trabalho acrescido.

Quando tive o meu primeiro cocker não "estudei" antes nada sobre a raça e a trabalheira que dá tratar do pelo deles foi uma surpesa total.

Informar-se o mais possível sobre as características das raças que tem em mente é fundamental para poder escolher a mais adequada à vossa vida.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

domingo jan 27, 2013 5:17 pm

A meu ver.

1)Isso da casa é um mito que ainda sobrevive pelo muito conveniente que é.
Para país salvaguardarem-se de despesa e trabalho acrescidos
porquê?

a) Qualquer T0, comparado com uma boxe, ou uma casota é um palácio.

b) O possível terreno à volta da boxe ou casota pode ser uma ratoeira,pois qualquer cão precisa de exercício, sociabilização e desafios e muitas vezes passam vidas inteiras ou acorrentados ou limitados a esse terreno ou ambos.

2) Um T0 serve perfeitamente para qualquer canídeo desde que as suas necessidades de exercício, sociabilização e desafios (exploração do meio) sejam suprimidas como deve ser.

3) quanto menor a casa maior terá que ser a disponibilidade para o cão, quanto maior for o nível de energia/actividade do mesmo.

4) Faça um apanhado das raças que admira, faça um apanhado das qualidades que procura (não estou a falar do fiel,companheiro mas sim de temperamentos, níveis de energia, aptidão para...) e faça um check up às suas disponibilidades:
- Financeiras
- Temporais (de o ir passear 2x a 3x por dia durante 2 h no mínimo todosos dias faça chuva faça sol e complementos ao fds)
- De disposição(humor,se essa vontade que veio para durar 10 a 15 anos, etc,).
- Durante as férias (como fazer durante as férias ou como o fazer).
Faça um apanhado dos defeitos (que os há) com que poderá conviver e cruze isso tudo e depois terá a sua resposta.
Algumas perguntas que deve colocar a si mesmo.
Qual a sua experiência com cães?
Qual é o seu "drive", reduzido, moderado, elevado?
Qual o seu nível de actividade e tempos livres?
etc,etc.

Mediante isto tudo, vá reduzindo e definindo mais a lista, quando o tiver feito, estude os três ou quatro estalões FCI finalistas.
Desses 3 ou 4 escolha um e preencha isto.
http://www.cpc.pt/?cpc/contactos/form-criadores,pt

depois tem isto.
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=674
http://www.lordcao.com/lcn042.htm

Algumas questões que pode colocar aos criadores.
http://www.canilpanclan.com.br/institucional.php?id=8

Visite vários criadores, analise os progenitores em relação à morfologia, condição física, e temperamentos. Ponha-se a pau com as doenças mais comum da raça em questão e peça para ver os resultados dos despistes realizados.

Para escolher o cachorro.
http://www.bayerpet.com.br/upload/pdf/T ... mpbell.pdf
http://www.caes-e-cia.com.br/sabermais/volhard.htm

Se optar por adoptar, também dá para adaptar isto (até um certo ponto).
Depois tem a alimentação, cuidados médicos, educação, etc, etc.

Mas cada coisa a seu tempo, cá estaremos.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

domingo jan 27, 2013 6:50 pm

Boas...

Os cães que a sua namorada gosta são quase todos cães da raça de caça... à excepção do Cão de Pastor Alemão, que, aquando da muda de pêlo, "gasta" dois sacos do lixo XL... e isto, duas vezes por ano... portanto...

Pense bem antes de se decidir e depois haja em conformidade... Não se precepite, pois um cão "é pró resto da vida"...

Um cão nunca deverá existir só para agradar ao dono, mas ter um dono que o faça feliz e que sabendo das suas características as saiba satisfazer...

Não se precepite e pense várias vezes... Vá devagar...

Sorte!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
mi_xen
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

domingo jan 27, 2013 9:58 pm

Eu vivi um ano com um boxer num T1, e acho que caberíamos num espaço mais pequeno desde que continuasse a proporcionar 1/2h de exercício por dia... E quando digo por dia, é mesmo "por dia", porque caso falhasse um dia de estimulo físico ele decidia "estimular-se" com os dentes nas mobílias :lol:
Portanto se tem tempo para dedicar ao cão, independentemente do espaço que para mim não é relevante, gosta de cães médios/grandes e com uma queda normal de pêlo, porque não um boxer?
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

domingo jan 27, 2013 10:06 pm

fontedasbicas Escreveu:Boas...

Os cães que a sua namorada gosta são quase todos cães da raça de caça... à excepção do Cão de Pastor Alemão, que, aquando da muda de pêlo, "gasta" dois sacos do lixo XL... e isto, duas vezes por ano... portanto...

Pense bem antes de se decidir e depois haja em conformidade... Não se precepite, pois um cão "é pró resto da vida"...

Um cão nunca deverá existir só para agradar ao dono, mas ter um dono que o faça feliz e que sabendo das suas características as saiba satisfazer...

Não se precepite e pense várias vezes... Vá devagar...

Sorte!
Completamente verdade.
Imagine uma PA de pêlo longo como a minha 8)
Papeldoll
Membro
Registado: segunda abr 30, 2012 9:06 pm

segunda jan 28, 2013 2:22 pm

mateuspt89 Escreveu:fica 4 horas sozinho e no terraço aberto ao ar livre e provavelmente dorme na casota nesse mesmo terraço.
Acho que já lhe foram dados imensos conselhos mas se quer um cão para dormir no terraço em uma casota ,pondere bem.Os cães gostam de se sentir parte da familia quer de dia ,quer de noite.Dormir no terraço não me parece que seja justo!
:(
Eu tenho uma cocker e sou apaixonada por ela.Tenho terraço e ela só lá vai no verão, no inverno em dias de sol e não a deixo lá fora fechada.
Faz em média 2h de passeio (quando não é mais)convive diariamente com outros 10 cães no passeio de final da tarde ,adora dormir enroscada no sofá e debaixo de uma manta com o companheiro Gato.
Pense realmente bem!
Boa sorte e boa Escolha
:wink:
mateuspt89
Registado: domingo jan 27, 2013 11:48 am

terça jan 29, 2013 1:10 am

pessoal muito obrigado por todas as ajudas dadas, ainda não nos decidimos mas assim que houver novidades avisamos
dragablue
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm

terça jan 29, 2013 1:30 am

o dobermann tem pelo curto nao larga muito pelo, adapta-se facilmente a apartamento mas como cao de exterior é totalmente desaconselhavel uma vez que sao muito sensiveis ao frio :| da experiencia que tenho sao uns exelentes companheiros para toda a familia, o meu vive dentro de casa tem uma cama plastica com uma almofada confortavel tem sempre acesso ao exterior da casa se precisar fazer necessidades por vontade propria passa a maior parte do tempo no exterior exepto quando estamos em casa que é uma autentica sombra mas é muito limpo e asseado e nada tenho apontar :D o boxer tambem seria uma exelente escolha como ja lhe referiram :D
<p>Nunca confies em algu&eacute;m que tem mais dentes que tu, mesmo que sejas bi-dente:-)</p>
Responder

Voltar para “Cães”