zeca2 Escreveu:Vou então expôr as minhas dúvidas sobre o tal Prey Mode.
Pelo que depreendi, trata-se de proporcionar aos cães uma alimentação o mais parecida possível com a que teria o lobo na natureza, proveniente da caça; fornecem-se ao animal cadáveres de "presas" inteiras que ele comerá naturalmente e na medida do seu apetite; a regulação será feita pela introdução do jejum isto é, se um cão comer de uma vez a dose de 4 dias, passará sem comer nos 3 dias seguintes.(corrijam-me se estiver errado).
Ora aqui vão as minhas questões para o rottigs, e não lhe peço estudos científicos, mas apenas raciocínio e reporte à sua experiência pessoal:
1- se um cão come demais num dia isso significa que não pode trabalhar nos dias seguintes? É que trabalhar com o estômago cheio para 4 dias, parece-me pouco indicado;
2- as presas de que ele se alimenta são caçadas, compradas ou criadas exclusivamente para o efeito?
3- tendo em conta que o lobo é um animal oportunista, integra esse facto no tipo de alimentação que lhes dá?
4- qual a diferença entre o aparelho digestivo do canis familiares e do canis lupos após 15.000 anos de vida doméstica?
5- qual a idade média de vida de um lobo em liberdade?
Gostaria que o rottigs me respondesse claramente, se possível sem azedumes ou falando de cátedra, para ver se conseguimos levar a bom porto este debate, que pode ser interessante.
Cumprimewntos
Olá
zeca2, peço desculpa pela demora.
Eu vou por por nºs
1 - O cão pode trabalhar nos dias seguintes. Quando diz cães de trabalho, diz cães que fazem desporto ou cães guardadores de rebanho? Eu conheço pessoas com cães guardadores de rebanho e que fazem o mesmo que eu. Deixam o cão comer a quantidade que quer e depois o deixa em jejum. Mas, eles têm vários cães, por isso, enquanto uns descansam, os outros tão a fazer a ronda. É um sistema maravilhoso, o da matilha pra guardar rebanhos. Em relação aos cães de trabalho, você até pode fazer isso, deixar o cão comer à vontade e depois deixá-lo em jejum. Mas não será aconselhável fazer isso antes duma prova. Logo, é só dar uma pequena refeição. Você tem controle sobre o que o seu cão come e a quantidade sobre o que ele come. Se não quer que ele vá fazer provas de barriga cheia, dê pouca comida.
Mais uma vez, digo e repito, nem todos os cães podem/conseguem fazer isto. Há cães que não sabem regular a quantidade de comida que comem, e literalmente comem até caírem pro lado. Aí, é o dono que tem de saber se o cão é um auto-regulador, ou não. Se o cão não for, pode ainda dar peças grandes, mas grandes até ao ponto em que você sabe que mesmo o cão comendo tudo, não vai explodir o estômago.
2 - Todas as que você mencionou. Felizmente, há pessoas que têm amigos caçadores e que conseguem ter muita coisa grátis... Nos EUA e Canadá, não é raro a pessoa alimentar os cães à borla com carne de veado, alces, bisontes, javalis, renas, bodes selvagens, etc, por vários meses. São corações, pulmões, cabeças, pernas, caixas torácicas, uma grande variedade de órgãos, etc. Infelizmente, ao que parece, em Portugal, os caçadores aproveitam tudo, apenas deixando os intestinos e estômago pra trás. Eu não dou essas partes

. Há também quem compre a carne no supermercado, super normal. Eu compro 100% da carne da minha cadela no supermercado porque não tenho acesso a carne de caça. Se tiver como obter carne de caça, procure dar mais da mesma, visto ser muito mais saudável. E existem também os "raw feeders" que têm quintas e que literalmente criam a comida dos seus cães. Criam galinhas, patos, perus, coelhos, cabras, ovelhas, vacas, etc etc... É outra excelente opção também, visto desta maneira você saber exactamente o quê que o animal andou a comer antes dá-lo ao seu cão. Há pessoas que têm gatos, que criam ratos, ratazanas, hamsters, porquinhos da índia, codornizes, pombos, etc, pra dar ao gato.
3 - Não percebi muito bem essa questão... Se por oportunista, quer dizer que o lobo também vai comer material vegetal, sim. Os lobos vão comer o que tiver ao alcance pra não morrerem à fome, assim como os cães. Mas lá por comerem, não significa que devam comer ou que precisem comer. Eu não dou vegetais ou frutas, a minha cadela nem gosta. Mesmo quando eu dava ração, eu cheguei a dar-lhe umas quantas cenouras, beterrabas e batatas, o que acontecia era: ou ela literalmente cheirava e ia embora, nem sequer tocando no vegetal, ou então ela roia mas no final tava tudo lá. Foi mesmo só pra fazer sujeira
4 - Nenhum. Em 15000 anos os cães não tiveram tempo de evoluir o seu aparelho digestivo. Nós humanos mudámos o exterior, não o "interior". Logo, por dentro, o cão continua a ser um lobo. Eu sei que recentemente saiu aí um artigo científico a dizer que os cães "evoluíram porque comiam vegetais", ou coisa parecida. É uma total falácia aquele estudo. 1º - aquele estudo foi feito por geneticistas, não nutricionistas. 2º - dizer que os cães se "auto-domesticaram" pra comer as nossas plantações?

Algo está muito errado nisso. Deixo-lhe um artigo pra leitura e um vídeo que falam um pouco sobre isso:
http://www.youtube.com/watch?v=G3wLTlqn ... ture=share
http://retrieverman.net/2013/01/28/no-d ... riculture/
5 - Por acaso eu estava surpreendido por ninguém ter trazido esse assunto à tona. Os lobos normalmente vivem menos tempo que os nossos cães porque eles são animais selvagens. Ou seja, eles não vivem nas nossas casas, protegidos do frio, chuva, calor, neve, têm que lutar com outros lobos/predatores por comida e por território, têm que caçar presas enormes pra comerem, têm que aguentar com os coices e afins das presas enquanto estão a ser caçadas, têm que lutar pra sobreviver a lutas, etc. Os cães não têm que fazer nada disso. A única coisa que mantém os lobos vivos, é aquilo que eles comem, a sua dieta. Os nossos cães vivem mais, hoje, porque nós nos preocupamos com eles e cuidamos deles. Os lobos, não têm veterinários pra tratar uma costela partida durante uma caçada, ou um coice na mandíbula que resultou em partir algum dente... Agora, não é segredo nenhum que eles são mais saudáveis que os nossos cães. Se um lobo cair num lago gelado, a única coisa que ele vai fazer é sair, abanar-se e continuar a andar. Quantos cães hoje em dia fariam isso? Até podiam fazer, mas muito provavelmente iriam ficar doentes.
Se tiver mais alguma questão, fique à vontade em perguntar
Cumps.