Liste de potencialmente perigosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Snake25
Membro
Registado: segunda jan 07, 2013 11:11 pm

terça jan 29, 2013 5:40 pm

Muito se tem discutido noutros tópicos sobre este tema, já há algo em concreto sobre este assunto? Ou será apenas ainda um mito?
relativamente a este tema a meu ver o legislador pouco ou nada percebe de animais ele simplesmente elabora uma lei e coloca lá os caes ditos PP pelos factos que se vão ouvindo pela comunicação social e nao por ser conhecedor da matéria em questão...
Se a lista for para avante então muitos outros se seguirão.... Relativamente aos caes pequenos estes tendem a ser também agressivos todos conhecemos caes pequeninos que supostamente nao fazem mal a nada nem a ng a ter atacado alguém, como e obvio os danos nao são das proporções de um animal de Gd porte ( Rot, pitbull) mas tb deixam marcas... Os pequeninos normalmente são bem mais traiçoeiros :D

Cumps
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 29, 2013 5:48 pm

Se fizer uma pequena pesquisa pelo fórum vai encontrar este mesmo tema debatido para aí umas 10000 vezes.

O legislador efectivamente pouco ou nada percebe do assunto e não se entende como é que num universo de 300 e tal raças só 7 são potencialmente perigosas, sendo que uma delas se tiver 4 ou 5 efectivos no nosso País é muito, mas a lei já não é de hoje portanto quem tem ou pensa ter um cão destas raças só tem é de cumprir o que a Lei estipula e de estar informado sobre o que o diploma ordena.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

terça jan 29, 2013 6:19 pm

Snake, penso que se o tópico é com o intuito de alargar a "discussão" que se estava a ter noutro tópico, não se expressou bem. Penso que o título deveria ser algo do género: "Alargamento da Lista das raças PP".

Isto porque, como a dinodane disse, o tema das raças PP já foi largamente debatido. A questão aqui penso que seja mesmo é o alargamento dessa lista, pelo que se tem ouvido falar.

Eu próprio já ouvi dizer que estará a ser planeada a junção de mais raças a essa lista, mas como é tudo por alto, ninguém sabe qual a fonte, nem quais as raças em questão, até agora é só conversa. A ver vamos...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jan 29, 2013 6:36 pm

Venho acrescentar o seguinte, porque reli o post do Snake:

Se a lista for para avante então muitos outros se seguirão....
A lista EXISTE e a lei também e o Rottweiller está lá...

Por causa daquela frase fiquei a pensar se o Snake não saberá disso, até porque no outro tópico só estão a falar da obrigatoriedade do treino e a lei não incide só sobre essa questão.
A lei obriga, entre outras coisas, a seguro de responsabilidade civil, licença porte do animal (precisa fazer termo de responsabilidade, apresentar registo criminal), esterilização do animal se não tiver pedigree e a passear na rua de trela curta E açaime, acompanhado dos documentos do cão. E isto não é de hoje, está em vigor desde 2009.
é isto: http://dre.pt/pdf1sdip/2009/10/21000/0823708245.pdf

Só queria salientar isso, nada mais. Se o Snake já sabia, óptimo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça jan 29, 2013 6:43 pm

dinodane Escreveu:Venho acrescentar o seguinte, porque reli o post do Snake:

Se a lista for para avante então muitos outros se seguirão....
A lista EXISTE e a lei também e o Rottweiller está lá...

Por causa daquela frase fiquei a pensar se o Snake não saberá disso, até porque no outro tópico só estão a falar da obrigatoriedade do treino e a lei não incide só sobre essa questão.
A lei obriga, entre outras coisas, a seguro de responsabilidade civil, licença porte do animal (precisa fazer termo de responsabilidade, apresentar registo criminal), esterilização do animal se não tiver pedigree e a passear na rua de trela curta E açaime, acompanhado dos documentos do cão. E isto não é de hoje, está em vigor desde 2009.
é isto: http://dre.pt/pdf1sdip/2009/10/21000/0823708245.pdf

Só queria salientar isso, nada mais. Se o Snake já sabia, óptimo.
O Snake refere-se a um aumento da lista, ou seja, mais raças passarem a constar da lista.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Toblito
Membro Veterano
Registado: domingo jun 12, 2011 5:40 pm

terça jan 29, 2013 6:56 pm

Também penso que seja isso, mas só o Snake pode esclarecer.
Snake25
Membro

terça jan 29, 2013 7:13 pm

dinodane Escreveu:Se fizer uma pequena pesquisa pelo fórum vai encontrar este mesmo tema debatido para aí umas 10000 vezes.

O legislador efectivamente pouco ou nada percebe do assunto e não se entende como é que num universo de 300 e tal raças só 7 são potencialmente perigosas, sendo que uma delas se tiver 4 ou 5 efectivos no nosso País é muito, mas a lei já não é de hoje portanto quem tem ou pensa ter um cão destas raças só tem é de cumprir o que a Lei estipula e de estar informado sobre o que o diploma ordena.
Sim e um facto que esta espalhado por todo forum o assunto acima falado, contudo se calhar o melhor era juntar tudo num só tópico tornava se tudo mais simples e organizado dai ter criado este tópico para podermos "discutir" sobre o assunto sem estar a encher tópicos com outros assuntos misturados com este.

Relativamente ao tópico tal como o user bhess e toblito e precisamente isso que me estava a referir... Ou pelo menos a tentar. Lol

:wink:
Snake25
Membro

quinta jan 31, 2013 5:14 pm

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... &did=94264

Estava a navegar pela net e a dada altura deparei me com esta noticia que das ultimas que tenho tido oportunidade me parece aque realmente esta perto da verdade relativamente aos PP....

Cumps
Responder

Voltar para “Cães”