Tosse

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Marianikkita
Membro
Registado: quarta out 03, 2012 1:16 pm

sexta fev 01, 2013 11:00 am

Bom dia.
Tenho uma labrador com quase dois anos (faz em Maio).
Na quarta-feira tossiu um bocado, mas como volta e meia assalta o caixote do lixo (por mais cuidado que eu tenha, às vezes ela consegue) e tosse e depois lá vomita o que comeu, pensei que era isso.
E a verdade é que na 4ª. f quando cheguei a casa lá estava um vomito com o que me parecia um guardanapo de papel. :?
Mas ontem continuou a tosse, não vomitou mais e anda muito bem disposta e comilona.
Mas como tem alturas que tosse bastante (por ex. está no sofá e nao tosse uma unica vez, eu entro na sala e ela levanta-se e farta-se de tossir), liguei à vet à noite.
Ela disse para medir a temperatura e ligar-lhe. Lá fiz e liguei-lhe. Como a temperatura estava normal, e a cadela está activa, comilona e brincalhona, deu-me o nome de um xarope para ir à farmácia comprar.
Se não melhorar entretanto, tenho de ir lá com ela (claro).

Como é o meu primeiro cão e sinceramente nunca tinha ouvido um cão tossir... queria perguntar as vossas experiencias. Saber o que geralmente é, quanto tempo demora a passar, essas coisas.

Eu sei que a vet é que tem de me explicar tudo, mas ontem por telefone não deu para perguntar essas cosias todos (já eram 21h) e vou perguntar-lhe tudo e mais alguma coisa (sou daquelas que vou de lista para as consultas :D ), mas saber experiencias reais de outros donos é sempre bom.

Obrigada (e desculpem, mas tenho uma enorme dificuldade de resumir :D - se fosse a falar ainda era pior, sou daquelas que não se cala...)
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

sexta fev 01, 2013 11:23 am

a cadela está vacinada contra a tosse de canil?
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Marianikkita
Membro

sexta fev 01, 2013 12:19 pm

Obrigado pela resposta.
Realmente não sei os nomes das vacinas que ela tomou.
Sei que tomou todas as doses de vacinas "obrigatórias" nos primeiros meses, sendo que agora só tem tomado a anual da raiva.
A do canil é habitual dar-se ou é sugerida pelo vet?
Marianikkita
Membro

sexta fev 01, 2013 12:32 pm

Fuii logo pesquisar sobre tosse do canil e realmente a descrição do tipo de tosse, confere... uma vez que aumenta com a excitação (quando chegamos a casa, por exemplo).
Logo já vou falar nisso à vet (fiquei de lhe ligar a dizer como ela está logo à tarde).
Fiquei preocupadissima. Se por acaso for isso, é grave?
cdmafra
Membro Júnior
Registado: domingo jan 27, 2013 11:26 pm

Sasha - rafeira fêmea com alguns meses. Filha de pastora alemã

sexta fev 01, 2013 12:53 pm

Desde que tratada devidamente, não é grave. Há quem a compare a um g´nero de gripe canina :wink:
As melhoras do seu peludo ;)
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sexta fev 01, 2013 1:02 pm

Marianikkita Escreveu:Fuii logo pesquisar sobre tosse do canil e realmente a descrição do tipo de tosse, confere... uma vez que aumenta com a excitação (quando chegamos a casa, por exemplo).
Logo já vou falar nisso à vet (fiquei de lhe ligar a dizer como ela está logo à tarde).
Fiquei preocupadissima. Se por acaso for isso, é grave?
Não é grave e é de fácil tratamento; mas é mesmo preciso tratamento. É altamente contagioso, recomenda-se a vacinação.

Essa vacina é dada logo aquando cachorros. Fale com o veterinário.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta fev 01, 2013 1:19 pm

Também pode ter sido do vómito por assalto ao lixo. O vomitar ou puxar para vomitar muitas vezes seguidas pode provocar uma irritação que por sua vez leva a essa tosse.
Já aconteceu isso ao Calvin e também tomou xarope, deve ter sido o mesmo procedimento da sua veterinária. De qualquer forma descarte todas as possibilidades.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sexta fev 01, 2013 3:09 pm

A vacina anual, que inclui várias doenças, normalmente inclui também a tosse do canil. Fale com o vet.
Problemas cardíacos também costumam provocar tosse se bem que a sua cadela ainda é muito jovem. O vet dirá.
Marianikkita
Membro

sexta fev 01, 2013 3:49 pm

Obrigada a todos pelas respostas.
Na hora do almoço fui a casa e ela mal me viu começou logo a tossir.
O meu filho até disse que ela parecia que estava a fingir, assim tipo a fazer-se coitadinha, porque estava sem tossir e quando nos vê é que começa a tossir...
Será da excitação de nos ver? É que é estranho mesmo.
Já tentei ligar para a vet, mas estava em cirurgia.
Sinto-me como qd os meus filhos adoecem...

Obrigada a todos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta fev 01, 2013 9:50 pm

A tosse de canil é geralmente benigna, como as nossas gripes, mas convém tratar para não evoluir para algo mais complicado a nível pulmonar.
Já tive casos, ficaram finos com a medicação numa semana.
Por vezes a vacinação não previne a 100% porque, tal como nas nossas gripes, existem várias estirpes de vírus.
Estimo as melhoras, não deixe de ir ao vet.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Marianikkita
Membro

segunda fev 04, 2013 11:29 am

Agradeço a todos as vossas respostas e desejos de melhoras.
A minha lindona já está a ficar boa, quase já não tosse!
A vet descansou-me e disse para continuar a dar o xarope que iria ver melhorias rápido e realmente foi assim.
Mas que se assustei, assustei...
Obrigada mais uma vez!
Responder

Voltar para “Cães”