Pinscher Miniatura

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PinscherMia
Membro Júnior
Registado: segunda fev 04, 2013 10:04 pm

segunda fev 04, 2013 10:38 pm

Desde o dia 30 de Janeiro que tenho o prazer da companhia da minha nova amiguinha, a Mia :D
A Mia é uma cadelinha Pinscher Miniatura, nasceu dia 6 de Dezembro de 2012 e tem 630 gramas. É uma doçura, meiguinha, brincalhona, adora dormir, adora brincar com a sua bolinha, nunca larga a sua matinha e só dorme tapadinha :D

Como nova dona, tenho muitaaaaaas dúvidas :)

Aqui vão as primeiras ehehe :p

- Estou a (tentar) ensina-la a fazer as suas necessidades na caixinha, mas está difícil... quando ela acorda eu ponho-a na caixinha e ela sai, volto a po-la e ela lá faz o seu xixi. Há uns dias quando cheguei a casa ela tinha um cocozito na caixinha e outro fora. Estou a fazer bem? Sempre que ela faz na caixinha elogio muito e dou muitos miminhos. Mas claro ainda faz muito fora. Cada vez que vejo pego logo nela e ponho na caixinha. Quanto tempo demora para aprender?

- Desde ontem, tenho notado a Mia mais agitada, mais maluquita :P mas um pormenor que me preocupa é as mordidelas. Está sempre as morder, digo para parar mas ela não liga. Cada vez morde com mais força e tem vindo a rosnar. Será normal? Como evitar?

Por enquanto é só. Desculpem o texto grandeee :P
Quando souber, ponho fotos, entretanto podem ve-la no seu petsite :)

Lambidelas da Mia**
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm

terça fev 05, 2013 12:05 am

Olá!

Não sou muito experiente como alguns foristas mas vou partilhar o que aprendi com a minha cadelinha que agora tem 7 meses e meio.

Quanto ao xixis está a fazer bem. Tente também fazê-lo após refeições, sempre que vir a fazer fora do sítio, tem de dizer "NÃO". Ela pode ser muito pequenina, mas não vale a pena apenas falar mansinho.

Temos de ser firmes.

Principalmente em relação às mordidelas. Não basta dizer "não faças". NÃO mesmo muito firme, afastar a cadelinha e ignorar. Ela vai perceber que não é a atitude correcta!

Eu com a minha não era muito firme, pois tinha pena por ela ser pequenina. A minha irmã já era mais firme. Resultado: comigo a cadela abusa um bocadinho, com a minha irmã já não. Agora aprendi a lição e estou a remediar.

O NÃO firme no momento certo ajuda. Sempre que fizer o correcto, recompense. Mimos, festas também contam como recompensa :D
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
PinscherMia
Membro Júnior

terça fev 05, 2013 12:53 am

ShiroeAmigos Escreveu:Olá!

Não sou muito experiente como alguns foristas mas vou partilhar o que aprendi com a minha cadelinha que agora tem 7 meses e meio.

Quanto ao xixis está a fazer bem. Tente também fazê-lo após refeições, sempre que vir a fazer fora do sítio, tem de dizer "NÃO". Ela pode ser muito pequenina, mas não vale a pena apenas falar mansinho.

Temos de ser firmes.

Principalmente em relação às mordidelas. Não basta dizer "não faças". NÃO mesmo muito firme, afastar a cadelinha e ignorar. Ela vai perceber que não é a atitude correcta!

Eu com a minha não era muito firme, pois tinha pena por ela ser pequenina. A minha irmã já era mais firme. Resultado: comigo a cadela abusa um bocadinho, com a minha irmã já não. Agora aprendi a lição e estou a remediar.

O NÃO firme no momento certo ajuda. Sempre que fizer o correcto, recompense. Mimos, festas também contam como recompensa :D
Obrigada pela resposta :)

O xixi, já que faço bem, vou continuar :D

Quanto às mordidelas, confesso que muitas vezes me custa ser muito firme, pois ela é mesmo pequenina e tem uns olhinhos....mesmo doces! Mas vou tentar melhorar, tenho de pensar no bem da nossa convivência, presente e futura :)

Lambidelas da Mia**
anjoleta
Membro Veterano
Registado: segunda abr 10, 2006 7:34 am

terça fev 05, 2013 10:07 am

Bom dia!

Eu também tenho uma pincher anã, veio para mim com 600 grs., agora adulta já pesa 1,200 Kgs.....

referente aos xixis, está a fazer bem eu ensinei no jornal, logo a seguir às refeições e depois de acordar.... aprendeu aos 4 meses, já esperava por mim para lhe abrir a porta do quintal....

referente às mordidelas, é fazer como já mencionaram, apesar de ser muito pequenina, temos que dizer um NÃO muito firme, eles são muito inteligentes e aprendem rápido.... tente ter bastantes brinquedos, e quando ela tentar morder as suas mãos, diga não e ponha-a no chão com brinquedos, vai custar um bocadinho, por começam a chorar a pedir colo, mas não tenha pena, mas vale agora enquanto são pequenas, a minha já tem um ano e meio e está um espectáculo.....

Parabens.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça fev 05, 2013 11:29 am

O que quer dizer com "caixinha"?
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

terça fev 05, 2013 12:04 pm

Olá
O melhor para eles fazerem xixi é aqueles resguardos para as camas (à venda em qualquer hipermercado), aquilo absorve muito e dá para uns 2/3 dias (dependendo do tamanho do cão). Atenção, o lugar deve ser afastado o mais possível de onde o cão dorme e de onde come. Também há cães que não gostam de fazer o xixi no mesmo lugar onde fazem o coco, por isso aconselho a que primeiro ensine o fazer o xixi, se fizer lá também o coco óptimo, se não tente arranjar um sitio próximo com um cartão para ela fazer.
No caso de vir que ela esta a farejar muito, pegue nela e leve-a lá, se não fizer deve ter um transportador e coloca-a lá dentro (ou segura-a no colo). Passados 15 minutos coloca-a no sítio e diga a palavra xixi, se ela fizer recompense fazendo muitas festas e dando um petisco (com petisco é mais rápido), se não segure-a mais 15 mn no colo ou transportador.
Se vir que está a fazer no sitio errado, diga um forte -Não e pegue nela rapidamente (assim impedindo de se aliviar e causando desconforto) e leve para o lugar certo.
Com 2 meses está a fazer xixi de 3 em 3horas, e sempre depois de comer e depois de brincar. Tente levar a onde a quer por a fazer xixi sempre nessa altura e diga a palavra –xixi, para ela perceber o que quer e lhe facilitar a vida quando quiser que ela faça noutro lugar (como na rua).
É preciso muita persistência e paciência, às vezes quando pensamos que já aprenderam e relaxamos um pouco, pimba! Fazem fora do sítio outra vez!
Mas eles chegam lá não desanime! ;)

Ps. Limpe onde ela faz o xixi fora do sitio primeiro com vinagre e depois com detergente (sem amoníaco) ou aquelas toalhitas de limpeza de Wc, para eliminar bem o odor e evitar que faça de novo nesse lugar.

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

terça fev 05, 2013 12:25 pm

Pois bem, quanto às mordidas… Não é fácil, bem sei que parecia que tinha um gato não um cão no primeiro mês (pois andava com as mão todas arranhadas) lol
Diga um forte –Não, como já foi aqui referido, se continuar deixe de brincar com ela como punição por morder. Também pode pegar num brinquedo e quando ela lhe morder diga não e coloque-lhe o brinquedo na boca, quando ela morde o brinquedo não diga nada, quando se vira para si diga –Não! Mas forte, sem medo que os vizinhos pensem que ficou louca! Mesmo um não para a assustar.
Tem que ter em atenção que os cãezinhos vão trocar os dentes todos, é natural que tenham dor e fiquem aflitos nesse processo e mordam tudo (depois acalmam, mas é importante não virar um vicio). Tenha sempre coisas para ela roer, coisas dela não um chinelo ou uma meia que ela roubou e acabou por ficar para ela (a minha tem uma caixa com os brinquedos dela ao lado da cama, eles tem que perceber que podem roer as coisas deles mas não as coisas da casa (é lindo ver quando recolho os brinquedos e lhe escondo um ou outro que sei que são os favoritos, ela a remexer a caixa à procura desse brinquedo lol)! São muito bons aqueles ossos de couro próprios para cães, dê-lhe água fria para beber que ajuda na inflamação da gengiva. Quando vir que ela está mais aflita e a roer aflitivamente 1 brinquedo (às vezes vai ver os brinquedos rosados de sangue) dê-lhe 1 cubo de gelo para ela lamber.
Boa sorte com a sua Mia
Ps. Desculpe os testamentos :oops:

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça fev 05, 2013 2:08 pm

bhess não quero estar para aqui a inventar e não faço ideia se é a isso que esta pessoa se refere, mas tenho amigos criadores de gatos que têm destes cãezinho pequeninos e conseguem ensiná-los a ir ao WC dos gatos.

Há inclusivamente uns WCs iguais aos dos gatos, para o tamanho dos Yorkies e destinados a cães pequenos, que comprei para os meus felinos (porque os machos Persa são grandes e porque achei bem mais fixe) se não estou em erro à Maria João.
bhess
Membro Veterano

terça fev 05, 2013 2:14 pm

WaterMonitor Escreveu:bhess não quero estar para aqui a inventar e não faço ideia se é a isso que esta pessoa se refere, mas tenho amigos criadores de gatos que têm destes cãezinho pequeninos e conseguem ensiná-los a ir ao WC dos gatos.

Há inclusivamente uns WCs iguais aos dos gatos, para o tamanho dos Yorkies e destinados a cães pequenos, que comprei para os meus felinos (porque os machos Persa são grandes e porque achei bem mais fixe) se não estou em erro à Maria João.
Ok. Não fazia ideia que se usava isso para os cães. Pensei que era só para gatos, visto que gatos não saem de casa, ou não costumam sair de casa e já que os cães saem e devem sair.

Calvin
WaterMonitor
Membro Veterano

terça fev 05, 2013 2:34 pm

Tenho um amigo que tinha (não sei se ainda são vivos porque ele saiu de Portugal) dois Chihuahua e nota que andavam o dia inteiro com ele para todo o lado. Mas se em casa tivessem vontade iam ao WC.

Quando comprei os meus WCs de cão, foram-me apresentados como tal e nas embalagens tinham fotos de Yorkies.

Ok, para os meus cães não servem a não ser como chapéu, mas os gatos adoram a dimensão daquilo. Gostam de espaço. :lol: :lol: :lol:
bhess
Membro Veterano

terça fev 05, 2013 3:36 pm

WaterMonitor Escreveu:Tenho um amigo que tinha (não sei se ainda são vivos porque ele saiu de Portugal) dois Chihuahua e nota que andavam o dia inteiro com ele para todo o lado. Mas se em casa tivessem vontade iam ao WC.

Quando comprei os meus WCs de cão, foram-me apresentados como tal e nas embalagens tinham fotos de Yorkies.

Ok, para os meus cães não servem a não ser como chapéu, mas os gatos adoram a dimensão daquilo. Gostam de espaço. :lol: :lol: :lol:
:lol: Para os meus também não serve, não pelo tamanho, mas porque só fazem no exterior, nem na varanda gostam de fazer! Mesmo depois de colocar uma relvinha para eles estarem à vontade nos dias em que tivesse de os deixar algumas horas em casa. Vão para lá e ficam a olhar para mim... :|

Calvin
PinscherMia
Membro Júnior

terça fev 05, 2013 4:58 pm

Obrigada a todos pelas respostas, li todas com muita atenção :)

Realmente o que custa mais é dizer o NAO forte, porque ela é tão pequenina... mas pronto, tem de ser. Vou já começar a tratar disso :)

Quando ela rosna o que devo fazer?

A caixinha que uso, como foi mencionado, é daquelas parecido com a dos gatos. Ela as vezes faz na caixinha, mas outras faz mesmo mesmo a frente, parece que ia à caixinha mas não foi a tempo :) espero que ela aprenda rápido, mas cá estou eu sempre com muita paciência até lá :D

Lambidelas da Mia**
bhess
Membro Veterano

terça fev 05, 2013 5:38 pm

PinscherMia Escreveu:Obrigada a todos pelas respostas, li todas com muita atenção :)

Realmente o que custa mais é dizer o NAO forte, porque ela é tão pequenina... mas pronto, tem de ser. Vou já começar a tratar disso :)

Quando ela rosna o que devo fazer?
Não pode ter pena. Se quer ter uma companheira equilibrada, tem de a ensinar desde cedo. Se não a repreender agora vai ter uma cadela irritante que rosna e ladra a tudo o que mexe, inconstante, dominante, etc.
PinscherMia Escreveu:A caixinha que uso, como foi mencionado, é daquelas parecido com a dos gatos. Ela as vezes faz na caixinha, mas outras faz mesmo mesmo a frente, parece que ia à caixinha mas não foi a tempo :) espero que ela aprenda rápido, mas cá estou eu sempre com muita paciência até lá
Faz bem em ter um local em casa para estas primeiras semanas que são sempre mais complicadas, mas depois deve habituá-la a fazer as necessidades na rua.

Calvin
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

terça fev 05, 2013 5:38 pm

WaterMonitor Escreveu:Tenho um amigo que tinha (não sei se ainda são vivos porque ele saiu de Portugal) dois Chihuahua e nota que andavam o dia inteiro com ele para todo o lado. Mas se em casa tivessem vontade iam ao WC.

Fiquei curiosa para ver como são essas "caixinhas"...
WaterMonitor
Membro Veterano

terça fev 05, 2013 7:17 pm

São iguaizinhas às dos gatos, fechadas, só que maiores.

Também devem existir abertas, mas eu tenho fechadas.

Não me lembro da marca mas tenho praticamente a certeza (sou um bocado confusa) que foi a Maria João, do Afixo Canipalma, quem me arranjou. Encomendei a quantidade que queria e entregaram-me em casa.

As medidas são, mais coisa menos coisa, 60cm de comprimento por 45 de largura.
Responder

Voltar para “Cães”