Biscoitos/guloseimas para cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MaguiC
Membro Veterano
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm

segunda fev 11, 2013 1:04 pm

Olá a todos, gostava de saber o que usam como guloseima/recompensa para os vossos cães.
Às minhas miniaturas de 2,850Kg e 3,750Kg eu dou de vez em quando como guloseima arroz cozido, frango ou peixe cozido, atum, maçã e cenoura (crua ou cozida), sempre em muito pouca quantidade.
Como recompensa (quando lhes dou medicação ou lhes faço "alguma maldade" :twisted: ) costumo dar-lhes o dentast*.
E têm sempre ossos de pele para roer.
Quando estão a "treinar" costumo usar a ração normal deles como recompensa mas nem sempre é muito apelativa, precisava de uma recompensa que se pudesse dar mais frequentemente, mas que não sujasse as mãos e que não fizesse eles uns "potinhos" 8) :twisted:

-> O que queria saber é que tipo de biscoitos (marca, composição e preço) costumam dar aos vossos canitos. Qual a composição mais aconselhável?

Obrigada!
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
KAYTAY
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2011 5:29 pm

segunda fev 11, 2013 1:41 pm

pode sempre optar por dar uma rodelinha de salsicha ou um pouco de fiambre.

é um petisco inigualável
LuisSLB
Membro
Registado: sexta fev 08, 2013 12:13 pm

segunda fev 11, 2013 2:03 pm

Para mim nunca foi fácil encontrar biscoitos que fossem uma recompensa para os cães. As próprias rações já são tão elaboradas para que tenham um cheiro apelativo que se torna difícil encontrar algo "mais saboroso" que os cães considerem uma recompensa...

Há umas barrinhas penso que até da marca "pedriguee" para cães junior, vendem-se nos supermercados... Um dos meus cães era a única coisa que gostava mesmo... Quem sabe porque sempre lhe dei quantidades muito reduzidas e ele encarava aquilo como uma extravagância, um petisco.

Todos esses ossos prensados nunca lhes tocou, nem os chamados biscoitos secos de várias marcas, e este agora é igual.

Comida a sério é sempre um petisco.

Penso que dependerá muito do animal e do apetite que têm :) Os meus são muito esquisitos com a comida :(
MaguiC
Membro Veterano

segunda fev 11, 2013 2:06 pm

KAYTAY Escreveu:pode sempre optar por dar uma rodelinha de salsicha ou um pouco de fiambre.

é um petisco inigualável

Era uma maravilha mas vomitavam passado pouco tempo :roll: :oops: e essa suja as mãos 8)

Em relação à esquesitice deles, a Vicky come tudo, o sr. Simba só come depois de ver a Vicky a comer e depois de se habituar ao petisco :)
<p class="MsoNormal">"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens mais gosto dos animais" </p>
<p class="MsoNormal">Se eu podia viver sem animais? n&atilde;o, n&atilde;o podia, n&atilde;o era a mesma coisa!</p>
<p class="MsoNormal">Quem espera sempre alcan&ccedil;a... mas sempre quando menos se espera!&nbsp;&nbsp; </p>
<p class="MsoNormal"> Adoro as minhas 2 mini &ldquo;pestes&rdquo; a Vicky e o Simba!</p>
Cresp0
Membro
Registado: terça nov 06, 2012 9:12 am

segunda fev 11, 2013 3:12 pm

eu uso salsicha e fiambre nos treinos e biscoitos quando ando na rua.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda fev 11, 2013 3:21 pm

Vi algures que eles deliram com pedaços de fígado seco, mas nunca experimentei com os meus.

O fígado seco consegue-se muito bem em casa, cortando uma isca em tiras e depois metendo-as no forno, a uma temperatura muito baixa, até secarem. E não suja as mãos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
LuisSLB
Membro
Registado: sexta fev 08, 2013 12:13 pm

segunda fev 11, 2013 3:24 pm

Floripes3 Escreveu:Vi algures que eles deliram com pedaços de fígado seco, mas nunca experimentei com os meus.

O fígado seco consegue-se muito bem em casa, cortando uma isca em tiras e depois metendo-as no forno, a uma temperatura muito baixa, até secarem. E não suja as mãos.
Que excelente sugestão.
suprem0
Membro Veterano
Registado: terça jul 03, 2012 8:38 am

segunda fev 11, 2013 3:27 pm

Uso os biscoitos da Eukanuba Healthy Extras Puppy, como forma de recompensa.
Cada biscoito parto em 2 pa ter certeza que não estou a super nutri-lo. Ele gosta e a composição nutricional agrada-me :)
saraestrelo
Membro Veterano
Registado: segunda out 24, 2011 7:02 pm

segunda fev 11, 2013 3:33 pm

LuisSLB Escreveu:Para mim nunca foi fácil encontrar biscoitos que fossem uma recompensa para os cães. As próprias rações já são tão elaboradas para que tenham um cheiro apelativo que se torna difícil encontrar algo "mais saboroso" que os cães considerem uma recompensa...

Se precisar de uma recompensa de alto valor não se safa com a ração.

O que eu uso em treino é ração + salsicha (meto no microondas para ficar rija e não sujar as mãos) e dependendo do exercício uso ração ou salsicha, em certos exercícios básicos consigo usar a ração porque o meu cão é guloso mas nem todos os cães conseguímos motivar com ração fora de casa, há demasiadas distracções e precisamos de uma recompensa de mais alto valor para captar a atenção.

Mas tudo serve de recompensa... em casa dá para usar a ração para os treinos e na rua/escola usa-se salsicha, bocadinhos de frango, queijo, fígado (como já sugerido) ou bocadinhos de perú. Depois também há à venda um tipo de bife desidratado ou tiras de vários sabores (da trixie). Aliás, a trixie tem imensos tipos de biscoitos para os cães que dá para cortar e usar como recompensa.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

segunda fev 11, 2013 3:38 pm

Floripes3 Escreveu:Vi algures que eles deliram com pedaços de fígado seco, mas nunca experimentei com os meus.

Esta é a mais consensual como sendo a mais apelativa para a maior parte dos cães.
E, de facto, depois de bem seco, não suja as mãos nem as bolsas onde são transportados. Além disso, fica extremamente barato. Mas, como tudo ou quase tudo, há un senão. Quando fazemos estes biscoitos, aquilo deixa um cheiro terrível por toda a casa, e demora a desaparecer.
MaguiC
Membro Veterano

segunda fev 11, 2013 3:42 pm

Bom deve ser, mas blhec! :twisted:
Qual a validade? Qual a quantidade? Será que pode ser dado a todo o tipo de cães?... :roll:

Eu estava a pensar em biscoitos de compra do super, mas como há imensa coisa, queria "separar o trigo do joio" (acho que é assim que se escreve), e tenho também alguma dificuldade em encontrar coisas adequadas ao peso deles (+/- 3Kg o mínimo que normalmente se encontra é para 5Kg e nem tudo dá para partir ao meio como o "dentatiks" 8) ), é que eles mantém o mesmo peso há cerca de 2 anos ( a cadela está esterilizada e continua a comer comer "normal") e é para continuar! :P
saraestrelo Escreveu: Se precisar de uma recompensa de alto valor não se safa com a ração.

O que eu uso em treino é ração + salsicha (meto no microondas para ficar rija e não sujar as mãos) e dependendo do exercício uso ração ou salsicha, em certos exercícios básicos consigo usar a ração porque o meu cão é guloso mas nem todos os cães conseguímos motivar com ração fora de casa, há demasiadas distracções e precisamos de uma recompensa de mais alto valor para captar a atenção.
Pois em casa a ração serve, até podem ter o prato ao lado, "é mais giro" quando a dona "dá", mas na rua o pombo ou o cão por vezes são mais interessantes 8)
lds6
Membro Veterano

segunda fev 11, 2013 3:45 pm

saraestrelo Escreveu:
LuisSLB Escreveu:Para mim nunca foi fácil encontrar biscoitos que fossem uma recompensa para os cães. As próprias rações já são tão elaboradas para que tenham um cheiro apelativo que se torna difícil encontrar algo "mais saboroso" que os cães considerem uma recompensa...

Se precisar de uma recompensa de alto valor não se safa com a ração.

Mas tudo serve de recompensa... em casa dá para usar a ração para os treinos e na rua/escola usa-se salsicha, bocadinhos de frango, queijo, fígado (como já sugerido) ou bocadinhos de perú. Depois também há à venda um tipo de bife desidratado ou tiras de vários sabores (da trixie). Aliás, a trixie tem imensos tipos de biscoitos para os cães que dá para cortar e usar como recompensa.
Completamente de acordo.
Mas podemos dotar a ração de "super-poderes", usando o princípio de premack, e aí a ração, em circunstâncias específicas, vai ter um alto valor. Mas, claro, nunca tão alto como essas outras coisas e, sobretudo, isso demora o seu tempo e, até lá, nada como umas iscas de cebolada sem cebola.
MaguiC
Membro Veterano

segunda fev 11, 2013 3:47 pm

lds6 Escreveu:

Esta é a mais consensual como sendo a mais apelativa para a maior parte dos cães.
E, de facto, depois de bem seco, não suja as mãos nem as bolsas onde são transportados. Além disso, fica extremamente barato. Mas, como tudo ou quase tudo, há un senão. Quando fazemos estes biscoitos, aquilo deixa um cheiro terrível por toda a casa, e demora a desaparecer.
A d. Gulosa Vicky fica de nariz no ar sempre que me vê mecher na bancada da cozinha, imagino a reacção dela comigo a fazer este petisco! :twisted: (tipo baba em quantidade de São Bernardo em versão mini! :lol:)

Mas já agora costuma usar fígado de quê? Vaca, porco, borrego...
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda fev 11, 2013 4:40 pm

Para secar, só fígado de vitela. Para incluir na ração de todos os dias, fígado de frango. :wink: São os únicos que uso.

Quanto à conservação, depois de seco conserva-se bem por muito tempo, sobretudo de for fechado numa lata ou num frasco de vidro que se mantenha bem fechado.

Na dúvida, pode manter no frigorífico, mas lembre-se de que neste as coisas têm tendência a humedecer-se.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lds6
Membro Veterano

segunda fev 11, 2013 4:50 pm

MaguiC Escreveu:
Qual a validade? Qual a quantidade? Será que pode ser dado a todo o tipo de cães?... :roll:
Normalmente, estes "biscoitos" conservam-se no congelador (até porque assim ficam sempre duros e não-pegajosos), pelo que a questão da validade não se aplica.
A menos que o cão em causa tenha algum problema digestivo ou derivado, creio que qualquer cão pode comer pedaços de fígado.
A quantidade... é a olho. Se se tratam de cães pequenos, parta pedaços bem pequenos. Creio que é difícil dar isto em demasia, uma vez que este tipo de biscoito será sempre uma excepção na rotina diária do cão; apenas para as ocasiões específicas de treino na rua e nas quais os pedaços de ração não resultam.

Para dar em quantidade mais regular, experimente os biscoitos "educ" da royal canin; não têm um valor assim muito alto para os cães, mas sempre é superior, em princípio, à ração. E aquilo é muito mesmo muito pouco calórico e quase nada gorduroso. Na embalagem tem as quantidades aconselhadas, e pode sempre partir um biscoito em 2, em quatro ou até em mais, como os seus cães são pequenotes...
Depois há os já referidos aqui, tanto esses da Eukanuba (que nunca experimentei pessoalmente, mas um amigo meu usa-os e diz muito bem daquilo), como os vários da trixie... é ir experimentando e ver o que se adequa melhor aos seus cães.
Responder

Voltar para “Cães”