Antes de comprar - a importância de um bom criador.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PauaCosta
Membro
Mensagens: 76
Registado: terça dez 25, 2012 6:12 pm

sábado fev 23, 2013 4:10 am

Sei que é um tópico já bastante discutido, mas queria deixar aqui o testemunho de um caso que conheço, na esperança de ajudar algumas pessoas que queiram comprar um cão.

Há cerca de uns 6 meses, uma amiga começou a falar-me que queria comprar um cão da raça Golden Retriever, que ela sempre adorou. Durante várias semanas falou do assunto e começou a fazer umas pesquisas na internet, mais concretamente nos actuais "campeões de vendas" de animais de estimação: Olx, Custo Justo, etc. Eu adverti-a que ela devia começar por fazer uma lista de bons criadores, fazer muitas visitas e informar-se melhor sobre o assunto. Ela começou por dizer que os criadores "roubam" as pessoas com preços exorbitantes, que são todos iguais e que não tinha tanto dinheiro para gastar (um criador conhecido pediu-lhe 650€). Mesmo com todas as minhas advertências ela começou a estabelecer contactos com "Criadores" online, que vendiam cachorros a verdadeiros preços de saldo.

Passados uns dias chamou-me para ir visitar uns cachorros de um desses supostos criadores (era só para ver dizia ela) e eu lá fui. Não gostei do que vi e ouvi. Era um casal jovem com duas Golden Retriever femeas e que obviamente apenas estavam interessados em ganhar uns trocos extras. A minha colega estava em êxtase deliciada com os cachorrinhos e não via mais nada.
Eu lá perguntei sobre as displasias da anca e cotovelos dos ascendentes, vacinas, desparasitações , etc. Garantiram-me que os pais não tinham qualquer problema de displasias (mas nunca tinham feito qualquer despiste), disseram que ainda não tinham vacinas pois a primeira é só por volta das 8 semanas (?) e que já tinham sido desparasitados uma vez. Disseram também que mais uma semana e os cachorros estariam prontos a serem levados (estavam com 5 semanas quando lá fomos).
Sem que eu pudesse fazer grande coisa a minha colega saiu de lá com uma fêmea reservada.
Uma vez cá fora eu voltei a falar-lhe dos riscos de comprar um animal sem garantias nenhumas, que se queria comprar devia procurar um bom criador, etc: Não serviu de nada. Uma semana depois lá estava ela com uma cachorrinha de 43 dias a caminho de casa.

Na primeira visita à veterinária levou um verdadeiro raspanete da Médica, pela irresponsabilidade de comprar um cachorro com tão pouco tempo de vida. Lá ouviu a médica e ligou aos criadores a perguntar se podia ir levar o cachorro mais uma semana para junto da mãe e irmãos. Resposta negativa dos "criadores": "Quanto mais novo eles forem separados melhor é, assim não sentirão a falta dos irmãos e melhor será a vossa relação com o cachorro."

Actualmente a cachorra tem 4 meses e a minha colega está a ter muitos problemas com ela. Ainda não aprendeu a brincar sem morder (morde mesmo mesmo muito), está-se a tornar num verdadeiro problema para educar e não a conseguem contrariar. Desde muito cedo que quando se sente contrariada a cadela rosna, ladra e tenta morder (até aquele morder o ar). Nenhum tipo de inibição de mordedura deu sinais de funcionar (mesmo que pequenos). No início ainda a conseguiam pegar e colocar de castigo, no entanto agora é impossível. Trata-se também de uma cadela que apesar de ser relativamente sociável com pessoas, tem dificuldade em ligar com outros cães. É uma cadela extremamente exigente que vai necessitar de uma educação muito cuidada e trabalhada. Já falaram com 2 treinadores e um especialista em comportamento de cães e todos disseram que a principal razão foi a idade prematura com que foi separada da ninhada (também afirmaram que existem razões genéticas). Ela não teve oportunidade de aprender tudo aquilo que devia com os irmãos e mãe (como aprender a morder, brincar sem aleijar, etc) nem de moldar a sua personalidade correctamente. Ambos os treinadores (de estilos diferentes) consideraram que se trata de um caso complicado vai requerer muito trabalho. Um deles falou em extrema dominância e o outro em personalidade muito forte.


A veterinária descobriu também recentemente alguns sintomas de uma possivel displasia da anca precoce (apesar de estarem à espera para fazer os testes). É escusado dizer que nenhum dos pais tinha LOP.

Eu tenho uma Golden Retriever com 5 meses (e já tive outra antes desta) e nunca tive qualquer problema. Desvios comportamentais podem sempre acontecer, no entanto a procura dum bom criador é um bom ponto de partida para evitar estes problemas. Por vezes a tentativa cega de poupar uns euros transforma-se num verdadeiro problema que nos faz gastar muitos mais. Se não se pretende gastar dinheiro então o ideal é adotar, pois o que não faltam são animais sozinhos à espera de um lar e cheios de amor para dar.

PS. Peço desculpa pelo texto longo.
Sasha99
Membro Veterano
Mensagens: 1327
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

sábado fev 23, 2013 5:42 am

se n têm dinheiro para gastar ou conhecem alguém que dê cães de raça ou então vão ao canil buscar um. os rafeiros não são menos que cães de raça.
tambem acontece bons criadores terem ninhadas em que hã maus exemplares, ou pq estão fora do estalão ou por outro motivo mas que muitas vezes dão bons pets

Por acaso apenas tive cães puros e salvo erro tinham todos lop mas era demasiado nova para me lembrar.

O primeiro foi um cocker, um excelente cão, super meigo foi dado pelo mesmo criador que me deu a minha sashinha.
O segundo uma boxer linda que essa tinha um problema comportamental em relação a outros cães logo tinha de ser filha unica e o senhor quase me implorou para ficar com ela pq n podia pq tinha mais cães :roll:
E finalmente a minha sashinha que é um amor de cadela uma bebe com 55kg :lol:
Mpintovng
Membro
Mensagens: 111
Registado: terça fev 21, 2012 2:39 pm

sábado fev 23, 2013 7:56 am

Procurar informação é sempre a melhor maneira de não ser enganado..seja por quem for.
"Não responder é mesmo a melhor resposta para a mesquinhez de alguns"
Responder

Voltar para “Cães”