Duvidas sobre o Cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

sexta fev 22, 2013 11:00 am

Olá a todos :)
A minha patuda (uma cocker) faz hoje 6 meses :D
À 3 dias atrás (dia 19) comecei a detectar uma ligeira pigmentação vermelha na urina :o (às vezes quando ela faz o xixi no resguardo na varanda costumo limpá-la com um lenço para não andar a salpicar a casa lol). Fiquei logo alarmada, mas a urina no resguardo estava perfeitamente normal… lembrei-me logo do :?: Cio… No dia 20 então a ligeira pigmentação rosada passou a cor de vinho, mas em muita pouca quantidade. Ontem já é vermelho vivo e volta e meia pinga-me muito o chão… :(
Ela não se lambe/limpa, come normalmente, está sempre cheia de energia, já lhe carreguei na bexiga para ver se ela se queixava de dor (não fosse uma infecção urinária), ou seja, não lhe detectei nada de diferente. Sem falar que continuo a inspecionar a urina e está normal.
As dúvidas são:
:arrow: é normal ter tão sedo o cio? Antes de completar os 6 meses!
:arrow: como conseguirei identificar se é cio ou uma qualquer doença?
:arrow: gostava que me dessem alguma dicas/experiencias sobre este assunto (embora saiba que nesta matéria difere muito entre animais): quando dura o corrimento, se é abundante ou moderado, etc.
Já lhe arranjei ontem uma cuequinha sexy :lol: “à pressão” (pois são adaptadas de umas que eram minhas :oops: ), ela estranhou e inicialmente tentou arranca-la mas lá deixou ficar!
Obrigado a todos os que responderem ;)

Ps. Segunda-feira vou ao veterinário para ela recolher sangue para depois (se correr bem) iniciar as vacinas da leishmaniose e já tiro a cisma se é ou não Cio…

Imagem

Deixo-vos uma foto da Lakshmi, com o seu ar de frustração porque nunca mais lhe dou o comando –come (guloseima ao pé da tartaruga) para conseguir que fique quieta para a foto :lol:

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

sexta fev 22, 2013 11:43 am

A primeira vez que a minha cadela teve o cio em minha casa também foi assim, primeiro uma cor rosada no xixi, depois umas pinguinhas pela casa e eu a pensar que ela tinha alguma infeccao urinária. :-)
Como ela pinga muito pouco e o chao é fácil de limpar, nunca usou cuecas.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta fev 22, 2013 11:51 am

HMenezes Escreveu: :arrow: é normal ter tão sedo o cio? Antes de completar os 6 meses!
:arrow: como conseguirei identificar se é cio ou uma qualquer doença?
:arrow: gostava que me dessem alguma dicas/experiencias sobre este assunto (embora saiba que nesta matéria difere muito entre animais): quando dura o corrimento, se é abundante ou moderado, etc.
:arrow: Em cadelas pequenas não tem nada de anormal o 1º cio aparecer por volta dos 6 meses.
:arrow: Além do corrimento, a vulva incha. Em caso de duvida o melhor é sempre uma ida á vet. Se não quer esperar por segunda para ter a certeza, experimente fazer um telefonema e explique á veterinária os sintomas.
:arrow: Como disse isso varia muito de animal para animal , mas no geral dura à volta de 20 dias. O sangramento ainda é mais relativo. Varia mesmo muito. Olhe, tenho duas dogues e uma delas quando tem cio suja tudo à volta. A outra mal se dá por isso.
Deixo aqui uns links sobre o assunto :
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?p=652794
http://www.hvbv.net/site/index.php?opti ... &Itemid=15
http://www.euamocaes.com/2011/05/o-cio- ... vidas.html
Sofia
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

sábado fev 23, 2013 4:10 pm

Também tive à pouco tempo a minha primeira experiencia com o cio e também andava toda preocupada :lol:
A minha cadela teve o primeiro cio também com 6 meses e pouco. Durou imenso, 1 mês e meio mas a vet disse-me que para primeiro cio era normal! Duas semanas? Está bem está, querias dona, um mês e tal a mudar cuecas que te lixas :lol:
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

sábado fev 23, 2013 5:32 pm

kat149 Escreveu:Também tive à pouco tempo a minha primeira experiencia com o cio e também andava toda preocupada :lol:
A minha cadela teve o primeiro cio também com 6 meses e pouco. Durou imenso, 1 mês e meio mas a vet disse-me que para primeiro cio era normal! Duas semanas? Está bem está, querias dona, um mês e tal a mudar cuecas que te lixas :lol:
:o E eu que me queixava de a minha ter sido brindada com 3 semanas!...
Já fez 2 cios a 3 semanas e eu ainda estou na esperança que reduza o tempo... Sempre me disseram que demoram um pouco para normalizar.

Mas a vulva incha. E incha imenso! Fica disforme! (Ainda ontem revi uma foto disso, com 1 dedo meu ao lado para servir de escala. Tirei para o caso de me esquecer e agora olho a foto e fico "FOGOOOOO").

Também estou a fazer "contagem de dias" para ver qual o tamanho do ciclo dela e se algum dia dará para fazer a contagem a dias certos.

Ponha um pensinho diário dos seus, recortado, na cueca e vá trocando, mas deve precisar de pelo menos mais umas cuequitas.

Ah e a minha também não se lavava de início e agora passa o tempo nisso. Principal passatempo, mesmo. Eu ponho-lhe 1 resguardo na cama dela e quando não anda a circular pela casa e anda em zonas laváveis, deixo-a andar "ao léu". :D No entanto ela já apanhou o jeito e mesmo de cueca, dobra-se de forma a fazer folga e a poder lamber-se!
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

quinta fev 28, 2013 11:40 pm

Obrigado a todos pela ajuda :)
É cio sim, o veterinário já confirmou e disse que é perfeitamente normal…
Ela está optima, noto que anda mais alerta. À 2dias atras viu um outro cão, que muito provavelmente veio rondar a zona para ver se a encontra, pois tem sido habitual ver cães sozinhos a passear por perto lol mas como não a encontro logo desaparecem. Então ela viu o tal cão foi toda estranha a correr para a varanda, ladrou e eu nem liguei muito. Quando fui ver estavam a “namorar”, ela da varanda toda a rebolar-se e o cachorro lá em baixo aos saltitos, cruzavam o olhar e ficavam todos eufóricos! Enfim lol. Dei-lhe um valente –Não e foi para dentro.
Mas ela tem um corrimento bastante abundante e só de noite é que fica sem a cuequita. Pus-lhe um resguardo e quando cheguei de manhã parecia que tinha nevado! E foi um castigo tirar o algodão daquele pelo lol tenho pena não ter tirado fotos :roll:

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

quinta fev 28, 2013 11:55 pm

A minha Maggie está com 7 meses e ainda estou à espera do seu primeiro cio :)
"Bull once, Bull always"
www.saargeist.com
Cresp0
Membro
Registado: terça nov 06, 2012 9:12 am

sexta mar 01, 2013 12:16 am

minha eve tambem 7 meses e nada
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta mar 01, 2013 12:23 am

Varia muito de cadela para cadela.
As minhas são as duas da mesma raça ( DA ), e enquanto a Tonia, ao que me disseram, teve o 1º cio aos 8 meses e actualmente tem cios de 5 em 5 meses, mais ou menos, a Zara já só teve o 1º cio, exactamente com um ano, e agora com intervalos de 7/8 meses.
É que nem lhes deu, ainda, para sincronizarem os cios.
Sofia
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

sexta mar 01, 2013 2:17 pm

srYuki Escreveu: :o E eu que me queixava de a minha ter sido brindada com 3 semanas!...
Já fez 2 cios a 3 semanas e eu ainda estou na esperança que reduza o tempo... Sempre me disseram que demoram um pouco para normalizar.
Pois chegou às 3 semanas e não parava eu já andava super preocupada!
E esperança que diminua tenho eu, tanta que nem imagina :lol:
Vamos ver para a próxima!
srYuki Escreveu:Mas a vulva incha. E incha imenso! Fica disforme! (Ainda ontem revi uma foto disso, com 1 dedo meu ao lado para servir de escala. Tirei para o caso de me esquecer e agora olho a foto e fico "FOGOOOOO").
Por acaso a Kaya nem se notou nada! Não fosse as gotinhas de sangue no pelo das patas eu nem tinha dado por ela!
srYuki Escreveu:Também estou a fazer "contagem de dias" para ver qual o tamanho do ciclo dela e se algum dia dará para fazer a contagem a dias certos.
Eu sinceramente não consegui perceber quando é que ela parou de sangrar e pelo que me informei há sempre uns dias depois disso que aceitam o macho por isso penso que ainda faz parte... acho que é uma coisa que não da muito bem para calcular.
srYuki Escreveu:Ponha um pensinho diário dos seus, recortado, na cueca e vá trocando, mas deve precisar de pelo menos mais umas cuequitas
Eu punha um pedacinho de gaze na zona, dobrado e com uns pontinhos dum lado e do outro para ficar bem preso. Acho que deve ser mais comodo que um penso e sai muito menos facilmente.
Mais umas cuecas? Se for como a Kaya pelo menos mais meia duzia :lol:
E depois andava sempre a raspar o rabo nas esquinas a ver se as tirava... só visto, foi a casa dos horrores! :lol:
Responder

Voltar para “Cães”