A minha cadela odeia a nova ração... E agora?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Snowzzz
Membro
Registado: quarta dez 19, 2012 12:37 pm

sexta mar 01, 2013 11:38 am

3msq Escreveu:Que tal experimentar espalhar por cima da ração uma colher de café de azeite, ou de yogurt natural? Com os grãos inteiros....

A Lara está quase a fazer um ano e sempre comeu RCanin, o que é certo é que está a comer muito menos dose que a recomendada. Parece que se cançou da ração e utilizo esse 'truque'.
A semana passada recebi amostras da Arden Grange e basta colocar em cima da RC 5 ou 6 grãos da AG....batota que tem resultado :wink:
Esse truque de colocar apenas 5 ou 6 grãos comigo não iria resultar, porque ela escolhe os grãos na tacinha. :p
E conhecendo-a como conheço, ela iria lamber o iogurte ou até o azeite e deixar os grãos no chão. :lol:
Snowzzz
Membro

sexta mar 01, 2013 11:38 am

fontedasbicas Escreveu:Boas...

O grande problema dos cães é serem "humanizados" pelos donos...
Que boa sugestão! Ah espere, não deu nenhuma... :roll:
Snowzzz
Membro

sexta mar 01, 2013 12:26 pm

Aletheia Escreveu:
ReginaVieira Escreveu:Compre uma lata de salsichas das mais baratas. E use 2 diariamente. Isto é, por cada refeição (suponho que faça 2, de manhã e à noite), mistura uma salsicha aos bocadinhos muito muitos pequeninos ou esmiganha-a mesmo junto com a ração, e a assim a sua cadelita come a ração, e não lhe fará mal nenhum esta mistura. Mal acabe o saco, volta para a ração anterior.

Todos os cães são diferentes, a minha pelo menos com as 2 gamas de dieta da Specific dá-se muito bem.

Excelente para quem comprou ração para allergy food. É o que faz dar ouvidos em foruns a quem não tem competência para diagnosticar e aconselhar na matéria.

Nunca se compra um saco "grande" de uma ração nova. Mas, penso que já chegou à conclusão.
Sim, comprar um saco grande foi um GRANDE erro. :? Eu sei...

Em relação a dar salsichas, por exemplo, acho que não faz mal, se for em quantidades pequenas.
Eu comprei a ração em questão porque a minha cadela tem dermatite atópica, e eu e a vet queremos diminuir essa atopia, embora ultimamente ela ande muito melhor. O maior problema é o stress (ficar muito tempo sozinha, por exemplo). Nunca a vi afectada pela comida de nenhuma forma, mas se vamos tentar melhorar a atopia (já que não tem cura), começaremos por aí. Daí, eu ter comprado a ração para controlo de alergias. É muito raro ela fazer diarreias e, se vomita, 90% das vezes é por causa da medicação que toma (para reduzir o stress).
As salsichas, iogurte, fiambre, arroz, frango e até frutas são mimos, que ela come raramente. Se ajudarem a que ela coma a nova ração, sim, vou usá-los, pelo menos, nos primeiros tempos.

Quando se pede opiniões num forum, tem de se saber separar as boas das más, e mesmo dentro das boas, saber as que se adaptam a nós e ao nosso animal. :)
Snowzzz
Membro

sexta mar 01, 2013 12:30 pm

kat149 Escreveu:Não esmigalhe a ração, misture com uma comida daquelas de lata, ou assim quaquer coisa "gostosa". Basta uma colher misture bem a ração com a comida húmida para ficar o gostinho e envolver os grãos todos na "papa" que vai tudo. Assim acaba por mastigar na mesma e evita os problemas de dentes como foi referido.
Pelo menos aqui em casa de vez em quando compro uma latinha como miminho mas não dou tudo de uma vez, misturo um bocado na ração. Para a madame não se habituar mal e porque não gosto dos efeitos que dar uma lata inteira tem nela :roll: é nessas alturas que ela rapa a taça, porque normalmente gosta de ir petiscando :lol:
Mandei vir ontem mesmo, além da comida da RC, latinhas de comida húmida. Ela ainda tem algumas em casa, mas eu gosto sempre de lhe dar, de vez em quando.
E sim, essa foi a minha primeira ideia, colocar um pouco de ração húmida misturada com a ração seca.

Mas mesmo assim, vou ter de partir os grãos da ração seca. São muito maiores, em comparação com os da RC, não passam nada despercebidos no meio da comida húmida.
Mas ok, desfazê-los é má ideia, já vi. :P
Snowzzz
Membro

sexta mar 01, 2013 12:37 pm

srYuki Escreveu:Eu acho que o vendedor da Specific dantes vendia RC ou coisa do género, pq de repente vejo essa ração em todo o lado.

Outra dica para que coma: uma fatia de fiambre no fundo da taça. Dá-lhe o cheiro e ela vai comendo, comendo. Acho que só enganei a minha assim 1 x. Depois ela ia directamente ao fiambre! :)))
Gostasse muito ou gostasse pouco, sempre comeu até ao fim as várias rações que lhe tentei introduzir até achar a actual. Só não comeu a única que a engordou, pq lha retirei e converti a ração em biscoitos, tanto ela gostava!!!

E a minha também andou assim esquisitola uns dias largos. Foi uma fase (dos 5 aos 11 meses!). Hoje se tem que se armar em esquisita dura só 1 dia e eu não ligo.

Outra questão. A história do vomitar não poderá ser da ansiedade? O que é que lhe desperta ansiedade? Poderá esse factor estar relacionado com as horas da comida?
Ah os truques de colocar doçuras por baixo ou por cima da ração na tacinha não resultam. :lol: Ela deita os grãos todos para o chão e vai buscar especificamente o mimo, neste caso o fiambre. Tem de ser misturado, para ser difícil ela separar. Cadela fina!

Eu já cheguei a dar-lhe (também muito raramente) amostras de rações e ela gostou muito da Nutram, por exemplo. A dos Criadores dei-lhe um bocadinho e ela comeu, mas sem tanto gosto. Agora esta da Specific é infernal. De resto, sempre comeu bem RC.

Hum... Não. Ela não demonstra muita ansiedade para comer. Ponho a comidita na taça, ela abana o rabo e vai lá comer, mas sem grandes pressas. E posso tirar-lhe a comida a meio, posso mexer-lhe na ração, não a afecta muito. E nem sempre come tudo o que tem na taça, mas não me preocupo muito. Retiro a comida e na próxima refeição, já come.
A ansiedade dela está mais em torno de estar sozinha, coisa que obviamente nunca está quando come. Nem depois, até porque eu só trabalho de manhã.
Snowzzz
Membro

sexta mar 01, 2013 12:40 pm

HMenezes Escreveu:Pois bem, aqui vai a minha experiencia de –Não come a ração.
A minha patuda simplesmente não gosta de ração, seja ela qual for! De início o veterinário disse para comprar comida húmida e misturar na ração. Funcionou uma semana, depois começou a odisseia de: –mas será que outra ração resolve?! Experimentei RC, Eukba, Ojns, purina, sei lá. Misturava comida enlatada, salsichas, fiambre, sopa… humedecia com água, leite, mil e uma coisas.
Ela ficava às vezes 3dias sem comer e numa fase de crescimento eu acho preocupante. Até que resolvi (quando estava a aquecer uma tijela de cereais) humedecer com água (+ou- 2 colheres de sopa para 100gr) e aquecer no micro-ondas durante +ou- 10 a 15 segundo… pois bem, para além de a ração deitar um cheiro forte, fica humedecida e ela tem comido desde então a ração Toda. Também junto-lhe pedacinhos de maça ou banana para dar ainda mais sabor e ela tem comido tudo mesmo…espero que funcione com os restantes patudos :)
Mas só mistura a água morna e frutas na ração? Que apetite difícil que ela tinha também!

A minha sempre comeu bem RC. E já chegou a comer outras e comia. A Specific é que não lhe diz nada. A primeira vez comeu, com algum custo, mas comeu. Mas depois vomitou. E a partir daí, manda-me comer a mim. lol
Snowzzz
Membro

sexta mar 01, 2013 12:43 pm

anja-azul Escreveu:
Snowzzz Escreveu:

Alguém sabe de algum caso de um cão, morrer à fome, com ração à frente?
Não, é um facto. Mas a minha já vomitou duas vezes nestes dias. E anda mesmo apagada... Além disso, tem 6kg e pouco, custa-me um bocado que passe 2 ou 3 dias sem comer nada. :?
uma coisa é não comer, outra é vomitar. uma coisa pode não ter nada a ver com gostos mas doença. ou algum problema com a ração
A ração é para controle de alergias alimentares. Não deveria fazê-la vomitar. Mas ela está bem. Comeu a RC e comeu bem. Não fez diarreia e deixou de andar murcha.

Ela vomita de vez em quando por causa da medicação. A segunda vez foi imediatamente após ter tomado o comprimido. A primeira foi imediatamente após ter comido a nova ração.

Estranho...
Snowzzz
Membro

sexta mar 01, 2013 12:48 pm

margoustink Escreveu:
anja-azul Escreveu:
Snowzzz Escreveu:

Alguém sabe de algum caso de um cão, morrer à fome, com ração à frente?
Não, é um facto. Mas a minha já vomitou duas vezes nestes dias. E anda mesmo apagada... Além disso, tem 6kg e pouco, custa-me um bocado que passe 2 ou 3 dias sem comer nada. :?
uma coisa é não comer, outra é vomitar. uma coisa pode não ter nada a ver com gostos mas doença. ou algum problema com a ração
Eu também fiquei um pouco na dúvida se a cadela não terá razão.
A saca não podia ser trocada? E depois seria analisada, é do interesse das pessoas que estão a vender. Pelo menos, foi assim que me falaram em casos de suspeita.
Eu mandei um email à vet (ao qual ela ainda não respondeu...).
Mas acham que é a ração que está estragada ou tem algum problema?
Eu vou tentar dar-lhe dissimulada no meio de ração húmida. Duvido que seja a ração que esteja estragada... Não sei, acho estranho. A vet disse que dá desta ração (Specific CDD) a uma das cadelas dela.

Eu sou franca, não estou em situação de deitar uma saca de 80€ para o "lixo". :?
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

sexta mar 01, 2013 1:54 pm

Bem, as gamas de dieta, pelo menos essa, têm um cheiro bem intenso a pexe, (cheiram bem mal :lol: ).
Ah e se a minha sugestão das salsichas foi má, peço desculpa, nunca fui informada pelos profissionais do contrário, mas pronto.
Snowwz pergunte à sua vet se pode ou não. Franguinho quase se certeza que pode, mas as salsichas são sempre mais práticas, por isso as aconselhei.
Snowzzz
Membro

sexta mar 01, 2013 2:31 pm

ReginaVieira Escreveu:Bem, as gamas de dieta, pelo menos essa, têm um cheiro bem intenso a pexe, (cheiram bem mal :lol: ).
Ah e se a minha sugestão das salsichas foi má, peço desculpa, nunca fui informada pelos profissionais do contrário, mas pronto.
Snowwz pergunte à sua vet se pode ou não. Franguinho quase se certeza que pode, mas as salsichas são sempre mais práticas, por isso as aconselhei.
Se cheirasse a peixe, se calhar, era mais apelativo para ela. :P

Eu não acho que a sugestão das salsichas tenha sido má. Foi o que eu disse, quando se vem a um fórum pedir opiniões, recebemos opiniões boas e más, e temos de saber identificá-las. E em relação às opiniões boas (como a sua), é necessário eu adaptá-las a mim e ao meu animal.
Dar-lhe salsichas para a incentivar a comer a ração é boa ideia, visto que a minha cadela não tem nenhum problema de maior, a nível digestivo. Talvez seja uma má sugestão para outro dono...
Mas para a Dollie, por exemplo, não vou dar-lhe 2 por dia. Acho que é demais e isso sim, o exagero, pode causar alguns problemas.

A minha vet sabe que lhe dou alguns miminhos por fora. Quase toda a gente dá, sejamos francos (eu disse QUASE, não toda). E não vejo mal nisso, desde que seja de vez em quando e que a comida principal seja sempre a ração. Frango, arroz, fiambre, ela nunca reagiu mal, as fezes são sempre normais, tem um pelo bonito... A malandra aqui é a dermatite. Mas que hei-de fazer? Até eu sofro duma pele extremamente reactiva e alérgica... :roll:
Se calhar, somos alérgicas uma à outra...
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sexta mar 01, 2013 3:07 pm

Ola, o que eu faço quando aqui há esquisitices e funciona às mil maravilhas é o seguinte:

Cozo frango, e uso a água da cozedura. Coloco a ração numa taça, misturo a água da cozedura do frango (o suficiente para fazer papa), e coloco no microondas até fazer papa. Misturo bem e voilá, é um manjar para eles. Progressivamente vou deixando a mistura mais solida, até eles se habituarem ao sabor da ração, e finalmente dou normalmente sem truques, apenas a ração.

Se ela vomitou, a ideia de devolução e pedir uma análise á ração, não me parece, de todo, má ideia. Está no seu direito como consumidor. Só se detectam problemas nos produtos se as pessoas reclamarem, e se forem analizados os mesmos. Mesmo que a ração esteja boa, pelo menos despistou o problema.
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

sexta mar 01, 2013 3:10 pm

Snowzzz Escreveu: Se calhar, somos alérgicas uma à outra...
A brincar, a brincar, isso pode acontecer. À pessoas alérgicas à pele e ao pêlo dos cães, assim como também há cães alérgicos à pele humana!
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

sexta mar 01, 2013 5:51 pm

__dani__ Escreveu:Ola, o que eu faço quando aqui há esquisitices e funciona às mil maravilhas é o seguinte:

Cozo frango, e uso a água da cozedura. Coloco a ração numa taça, misturo a água da cozedura do frango (o suficiente para fazer papa), e coloco no microondas até fazer papa. Misturo bem e voilá, é um manjar para eles. Progressivamente vou deixando a mistura mais solida, até eles se habituarem ao sabor da ração, e finalmente dou normalmente sem truques, apenas a ração.
optima ideia! 8)
Snowzzz
Membro

sexta mar 01, 2013 6:00 pm

__dani__ Escreveu:Ola, o que eu faço quando aqui há esquisitices e funciona às mil maravilhas é o seguinte:

Se ela vomitou, a ideia de devolução e pedir uma análise á ração, não me parece, de todo, má ideia. Está no seu direito como consumidor. Só se detectam problemas nos produtos se as pessoas reclamarem, e se forem analizados os mesmos. Mesmo que a ração esteja boa, pelo menos despistou o problema.
Boa ideia, sim. Bem eu vou experimentar estas ideias todas a ver qual se adapta melhor à Dollie.

Se ela vomitar mais alguma vez, vou ligar à vet. Eu já lhe mandei mail, mas ela (ainda) não respondeu...
Snowzzz
Membro

sexta mar 01, 2013 6:00 pm

__dani__ Escreveu:
Snowzzz Escreveu: Se calhar, somos alérgicas uma à outra...
A brincar, a brincar, isso pode acontecer. À pessoas alérgicas à pele e ao pêlo dos cães, assim como também há cães alérgicos à pele humana!
Eu sei que sim, por isso é que disse. Mas vamos continuar as duas muito alérgicas então, porque eu ando sempre agarrada a ela. :lol:
Responder

Voltar para “Cães”