andpereira08 Escreveu:Ficava 500€ cada olho né? Mas quando começa a ter cataratas elas podem estabilizar e ele ainda ver ou quando começa a aparecer perdem de certeza por completo a visão? Não me sabe responder??
E se fizer a cirurgia elas depois podem voltar outra vez ou fica livre definitivamente??
Obrigada pela sua ajuda
Nos humanos com cataratas, nunca se perde por completo a visão. Fica-se sempre a ver vultos, sombras e luz, embora esta de uma maneira difusa, como se se olhasse através de um vidro muito engordurado. Por isso, perde-se toda a noção espacial, deixa de haver profundidade de campo, o mundo passa a ser plano. Mas com as cirurgias existentes recupera-se totalmente a visão, havendo mesmo casos em que esta até pode ser melhorada.
Não sei nos cães também é assim, mas mesmo que fiquem totalmente cegos, eles têm recursos que nós não temos, como o faro, por exemplo. Um cão cego orienta-se muito bem, e nós podemos ajudá-lo mantendo o seu meio-ambiente inalterado.
Quanto aos restantes pormenores, de facto não sou de grande utilidade, pois não lhe sei responder. Terá de procurar um veterinário especializado para lhe fazer todas as perguntas e expor todas as suas dúvidas.
Desejo-lhe boa sorte e peço-lhe que vá dando notícias, pois o seu caso pode ajudar muitos donos de cães que tenham o mesmo problema.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>