Xixi em casa e destruição da casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Luanova34
Membro Veterano
Registado: segunda jan 02, 2012 11:07 am

domingo mar 03, 2013 4:43 pm

Boa tarde,

o meu cão fez no passado dia 20.02 (6 meses) e entre variadissímas situações duas das que mais me mais tem feito cabelos brancos são as seguintes:

Continua sistemáticamente a fazer xixi em casa. Já perdi a conta às vezes que ele vai à rua e mesmo assim se decidir fazer xixi faz sem qualquer tipo de problema.

Não sei o que estou a fazer de errado...se eu estiver em casa de imediato digo NÃO e levo-lo à rua. Sendo elogiado por fazer na rua. Mas independentemente disso se lhe apetecer voltar a fazer xixi no chão, no sofá, na cama ou seja onde fôr faz.

É um cão que, e isto leva-me à 2ª situação, extremamente destrutivo. Já me destrui a cozinha, a sala, já comeu o intercomunicador, já me abriu o botão do gás por 2 vezes.

Deixo-lhe imensos brinquedos, kongs, ossos quando vou trabalhar o que para ele é-lhe completamente indiferente. Antes da ida para o trabalho vai 2 vezes à rua, sendo que, os passeios tornaram-se maiores para ver se o canso mas nada surte efeito. Sozinho ele pura e simplesmente prefere destruir. Não bebe àgua o santo dia porque diverte-se a revirar o suporte. A cama já nem vale a pena deixar-lhe porque ele prefere arrasta-la pelo xixi e pela àgua vertida. Tive de fechar todas as divisões fechadas à chave porque ele conseguia abrir as portas. Ele ficava entre o hall e a cozinha. Tive que apenas o deixar no hall pq destrui a cozinha. Abre portas, gavetas, tira as facas, manda tudo para o chão, sobe cadeiras, rebentou com os estores, partiu o microondas....

Já n sei o que fazer...será que ele indo para uma escola este comportamento muda? Temo principalmente pela integridade fisica dele que num destes momentos se magoe a sério. Tirando tudo isto é o melhor cão do mundo...obediente, extremamente meigo, dócil, adora crianças e passa a vida atras de mim. tento inibir este comportamento. se me dirijo para alguma divisão obrigo-lo a ficar onde está...mas mesmo assim parece q sozinho fica ansioso e descontrolado.

Peço desculpa pelo longo texto.

Obrigada
LLing
Membro Veterano
Registado: quarta nov 02, 2011 11:49 am

domingo mar 03, 2013 10:58 pm

Pela fotografia depreendo que o seu cão seja um boxer. Uma das caracteristicas desta raça é a energia. Para que ele, não continue a destruir a sua casa, tem que dar longas, longuíssimas caminhadas com ele, pelo menos 1 vez por dia, mais os outros passeios mais curtos de pelo menos 30 minutos. Para um boxer de 6 meses, não basta ir dar uma voltita ao quarteirão.
Sobre fazer xixi em todo o sitio, acho que se começar em grandes passeios a situação vai melhorar francamente. Os boxer são cães "normalmente" limpos e fáceis de ensinar. Hà imensos tópicos sobre o assunto.

Não desespere. Vai conseguir ensinar tudo o que quer, pois é uma raça intelegente. Mas também é uma raça dominadora, pois sabem que têm imensa força. Portanto, tem que conciliar o comportamente e as caracteristicas da raça.
Luanova34
Membro Veterano

domingo mar 03, 2013 11:58 pm

LLing Escreveu:Pela fotografia depreendo que o seu cão seja um boxer. Uma das caracteristicas desta raça é a energia. Para que ele, não continue a destruir a sua casa, tem que dar longas, longuíssimas caminhadas com ele, pelo menos 1 vez por dia, mais os outros passeios mais curtos de pelo menos 30 minutos. Para um boxer de 6 meses, não basta ir dar uma voltita ao quarteirão.
Sobre fazer xixi em todo o sitio, acho que se começar em grandes passeios a situação vai melhorar francamente. Os boxer são cães "normalmente" limpos e fáceis de ensinar. Hà imensos tópicos sobre o assunto.

Não desespere. Vai conseguir ensinar tudo o que quer, pois é uma raça intelegente. Mas também é uma raça dominadora, pois sabem que têm imensa força. Portanto, tem que conciliar o comportamente e as caracteristicas da raça.
obrigada mas efectivamente não poderá ser o caso dele. Passo a explicar...desde q o adquiri sempre o ensinei andar à trela e efectivamente sou uma sortuda porque ele n puxa, anda ao meu lado ligeiramente atrás. Para além disso passear mais com ele só se deixar de trabalhar. :( Ele já passeava 2x antes de sair de casa para o trabalho. 1 volta rápida logo que acorda, depois voltava comia e voltava a dar outra volta com ele. Uma média de 35minutos. Quando ele começou a ter um comportamento gradualmente mais destrutivo todos os dias às 6h levanto-me, dou uma grande passeio até às 7h onde corre, brinca, cansa-se. Arranjo-me e antes de ir para o trabalho dou novamente uma volta com ele. Esta um pouco mais curta (30 a 35 minutos). Quando chego ele vai cerca de 3 a 4x à rua. Voltas enormes para ele gastar as energias. Ao fim de semana vai para a praia, para o parque, correr e brincar. Passeio imenso com ele...tudo o resto ele aprende rapidamente. É muito fácil de ensinar....mas os xixis e a destruição da casa está a deixar-me louca. Por vezes assim que chego a casa tenho que voltar a sair e aguardar 5 minutos porque quando vejo o que ele fez dá-me uma vontade enorme de chorar e de fazê-lo em pedacinhos. lol
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

segunda mar 04, 2013 12:07 am

Peoço-lhe desculpa mas. já me fartei de rir com o seu relato porque ... não é comigo. :D :D :D

Eu já tinha dado em louca e já lhe tinha "apertado o pipo". :D :D :D Deve ser mesmo duma pessoa desesperar.

Se já dá esses passeios todos, talvez experimentar uma escola. Sinceramente que também não sei mas, nesta altura do campeonato, não tem nada a perder.

Eu também ando um bocado "desesperada" por causa da Xiquinha pois ultimamente tem andado a fazer xixi onde lhe apetece. Esta semana foram 2 vezes a cama (combertores, colchão, lençois, etc), uma vez sofá e 3 vezes em cima da manta que tenho no chão mas, perante o seu caso, acho que tenho uma santinha. :D :D :D

Quanto à cama, resolvi a situação (espero) metendo um plástico entre os cobertores e a colcha. Se fizer xixi, ao menos é só a colcha e o plástico que tenho de lavar. :D :D

Boa sorte e vá dando notícias. :wink:
AMarinaMP
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2013 7:30 pm

segunda mar 04, 2013 12:31 am

Viva,

Presumo que o seu pequeno terrorista seja o Boxie, o boxer das fotografias. Bem, se sim, antes de mais deixe-me dar-lhe os parabéns porque ele é lindo!

Eu sou dona de um boxer com 3 meses e realmente quando sei de casos como o seu convenço-me mesmo de que sou abençoada por ter o meu Pixel! Sei que cada animal tem a sua própria personalidade, mas vou contar o que acontece com o nosso pode ser que ajude...

Também tive de recorrer às chaves para fechar as portas do quarto, da sala e da despensa quando ele fica sozinho em casa. Nunca fica muitas horas, mas fica confinado ao hall de entrada, ao wc e à cozinha.
Claro que assim que percebemos que ele não resistia ao piaçaba, aos rolos de papel e às toalhas passamos a não lhe deixar nada disso à mão, mas não fechamos as portas, fica tudo bem à vista, desde pequenos eletrodomesticos da cozinha, cosméticos da casa de banho, as sapateiras do hall de entrada.. tudo! O que fazemos é quando estamos com ele em casa deixamos ele cheirar e xplorar e dizemos "Não!" quando ele se interessa por algo que não deve, e assim quando está sozinho não destroi nada. Não ladra nem faz barulho para os vizinhos, não entorna as tigelas, é um anjinho! Nem queriamos acreditar... mas até à data... o que não quer dizer que venha a ser diferente, acredito que ha-de passar por fases mais irrequietas.

Realmente o que está a ser mais dificil é ensina-lo a não fazer nada em casa e só na rua, mas tambem começamos à poucos dias a treina-lo e ainda não tentamos de tudo. Mas nunca fez nada nos sofás e nas camas!

Sei que não é uma boa prática mas desde sempre que o meu pequenote dorme conosco na nossa cama e até durante a noite se quer fazer um chi-chi, salta da cama.

Desde que veio viver connosco ensinamos-lhe que só se fazem os chi-chis e os cocós nuns absorvente que colocamos no chão, (uns salva-camas que compramos no pingo-doce) e ele aprendeu super rápido e procura sempre os absorventes, claro que teve de aprender que os absorventes não são para roer e pronto... assim evitamos que ele suje tudo ao brincar.

Por enquanto ainda evitamos leva-lo à rua quando está muito frio e ele acaba por fazer ainda algumas vezes em casa, o que fazemos é ignora-lo, não temos qualquer reacção positiva ou negativa, limpamos simplesmente porque por enquanto sabemos que ele ainda não vai vezes suficientes à rua para nunca fazer nada em casa e não queremos que ele se sinta inibido de fazer quando não tem outra hipotese.

O que tem sido mais chato é faze-lo perder o mau hábito de comer os próprios cocós! Temos-lhe dado grandes broncas quando o apanhamos em flagrante mas ele insiste... =\

Em casa quando está só com um de nós, comigo ou com o meu companheiro, porta-se lindamente! Brinca, come, adora estar à jenela e dormir ao colo... tem tendência para ser mais obdiente comigo, talvez por encarar o meu companheiro como o macho alfa cá de casa e tente medir forças com ele.
Quando estamos os dois é um pouco mais irrequieto, sempre a desafiar-nos para a brincadeira.

Tentamos passea-lo pelo menos durante uma hora e meia por dia, ou mais, mas nem sempre de manhãs. Na rua corre bastante de inicio atrás da bolinha mas depois de esgotar as primeiras energias acumuladas até se porta bastante bem, é muito observador, raramente puxa a trela e geralmente caminha calmamente ao nosso lado com uma ou outra correcção.

Gosta de morder as nossas mãos e às vezes custa a dosear a força e acaba por nos magoar... mas tentamos corigir com o comando "devagar" e quando ele abusa substituimos as nossas mãos por um brinquedo para que ele perceba que aquilo ele pode morder.

Francamente não esperava nada que ele fosse assim tão fácil, mas até agora tem nos surpreendido muito. :)

De facto no seu lugar também provavelmente já estariamos desesperados e sem saber o que fazer, se ele passeia bastante para gastar as energias acumuladas, que costumam ser a principal causa das asneiras em casa... Talvez também considerasse a hipotese de umas aulas de comportamento, mas não sei se resolveria o problema. :?

Quando o meu Pixel tiver mais uns mesinhos espero que não se transforme num terrosrista como o seu!! lol :|
Como é que costuma repreende-lo das asneiras? Usa algum castigo em especial? Nós às vezes usamos o clássico jornal para o repreender e costuma funcionar... E já falou com o seu vet? Ele tem alguma opinião sobre isso?

Cumprimentos e tudo de bom
<p>"Pixel, prometo ser-te fiel,&nbsp;mimar-te e alimentar-te, vacinar-te e desparazitar-te,&nbsp;passear-te e educar-te, amar-te e respeitar-te, na sa&uacute;de e na doen&ccedil;a, at&eacute; que a morte nos separe!"&nbsp; =)&nbsp;&nbsp;
Adoptar &eacute; um compromisso s&eacute;rio. Seja respons&aacute;vel, tenha a certeza na hora de dizer "sim".</p>
AMarinaMP
Membro Júnior
Registado: segunda jan 28, 2013 7:30 pm

segunda mar 04, 2013 12:52 am

Ah já agora partilho mais um truque que temos com o nosso pequenote.

Não sei se acontece com o seu pestinha, mas o nosso costuma ficar muito entusiasmado com os brinquedos novos, então o que fazemos é dar-lhe de uma vez uns 5 ou 6 brinquedos diferentes e guardar os outros, e uma vez por semana mudamos, escondemos esses e trocamos pelos outros 5 ou 6 que tinhamos guardados.

Isto faz com que ele fique com a sensação que os brinquedos são novos e passa horas de roda deles. :)

Atenção só aos ossinhos de couro, que eles costumam gostar, mas com aquelas bocarras costumas conseguir engolir bocados demasiado grandes e pode resultar em obstrução intestinal. Geralmente esses ele só brinca quando estamos em casa para vigiar se corre tudo bem.

Felicidades
<p>"Pixel, prometo ser-te fiel,&nbsp;mimar-te e alimentar-te, vacinar-te e desparazitar-te,&nbsp;passear-te e educar-te, amar-te e respeitar-te, na sa&uacute;de e na doen&ccedil;a, at&eacute; que a morte nos separe!"&nbsp; =)&nbsp;&nbsp;
Adoptar &eacute; um compromisso s&eacute;rio. Seja respons&aacute;vel, tenha a certeza na hora de dizer "sim".</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda mar 04, 2013 1:11 am

Não se queixe, por agora é chato mas passa.
E depois vai ser só gozar de bons momentos.(e dos maus,mas esses não resistem ao tempo).
Assim é são bons,vai ver.

Parabéns.
Luanova34
Membro Veterano

segunda mar 04, 2013 10:56 am

Ora bem...

vontade de rir a mim também me dá...mas apenas DEPOIS...quando chego a casa fico simplesmente siderada com o clima de destruição que impera... Tendo por base que os móveis são novos conseguem imaginar o meu desespero ao ver a minha cama com um buraco no meio porque ele deve ter andado atrás de algum coelho quiça....ou de ver o meu sofá com as marcas das unhas porque se divertir a raspa-lo de um canto ao outro e da marca da sua real bocarra nos recostos que decidiu achar engraçado morder, rasgar e puxar. Muitas vezes chegava a casa e estava tudo calmo...porquê? porque ora se fechava no quarto e era um festim, ora no wc e desde velas, cosméticos, cesto da roupa, doseador de mães, pasta de dentes, escovas nada falhava.
Quanto ao microondas ele foi inteligente...cm tinha uma cisma com os estores consegui mandar o dito ao chão e fez de escadinha para a mesa e conseguiu rebentar com os estores de alto a baixo.
Gavetas abertas, facas espalhadas, a ração dos gatos e a dele próprio foi tudo a eito...a minha casa parece um bunker e quando saio vou sempre nervosa.
No outro dia saí..ia a caminho do emprego e lembrei-me do tlm pessoal..agarrei no de trabalho e liguei porque poderia estar dentro da mala e n o encontrar....ora só tinham passado +- 10 minutos e o tlm já estava desligado. Lembrei-me que o tinha deixado no parapeito da janela....quando cheguei a casa so tinha sobrado a bateria...vá lá...não a comeu...Isto apenas acontece quando estou fora de casa. Estando eu em casa só lhe falta a aureola e as asinhas de tão santinho que ele é...tirando os xixis o meu Boxie é um Santo.

Já agora user AMarinaMP obrigada pelo elogio porque o meu canito é mesmo lindo e meiguinho. Nunca mordeu as mãos, nunca rosnou, aliás ele é um espectáculo mesmo....apenas me leva à loucura quando fica sozinho.

Ele dormia comigo comecei a proibi-lo...n so para ele habituar-se a não estar tanto colado a mim, bem como, daqui a 3 meses vai ver o que é ter um latagão a dividir a cama consigo e como seu marido...lol é que n se mexe :D

Hoje estou a trabalhar de casa...pois como cá estou desde que veio da rua está a ressonar BEM ALTO na sua caminha...aqui mesmo ao meu lado.

Se eu estiver a lavar a loiça ele senta-se nos meus pés e é vê-lo a tombar a cabeça porque está a dormir...mas prefere dormir assim do que estar confortável na cama dele.

Sinceramente acho que ele tem um problema de ansiedade. O vet disse que era normal nos Boxers este tipo de comportamento...mas sinceramente já nem sei que pensar.
Gilupt
Membro Júnior
Registado: domingo ago 26, 2012 4:24 pm

segunda mar 04, 2013 11:34 am

Quando sai de casa despede-se dele, e quando chega dá-lhe atenção imediata etc? A mim parece-me ansiedade de separação..

O meu cão também sofria, mas durante o dia não sente tanto porque deixamos tudo aberto e com a televisão ligada, etc. Tem kongs, bolas de recheio para brincar, etc.

Aconselho-a a procurar um profissional que a ajude a resolver essa questão, mas deixe-me tentar ajudá-la e dizer-lhe como resolvi com o meu.

1º - Deixei-o ter acesso ao nosso quarto, onde ele dorme comigo e com a minha mulher, com a televisão ligada para sentir barulho e poder ver movimentos na tv.

2º Deixe-lhe kongs, bolas e outros brinquedos recheados.. todos os dias ponho ração misturada com salsichas ou frango cozido.. Ele fica felicíssimo logo de manha ;)

3º Nunca, mas nunca se despeça dele. Faça de conta que vai para outra divisão. Não há nada pior para um cão que sentir a ansiedade do dono a despedir-se dele.

4º Quando chega a casa, não lhe dê mimos ou o mínimo de atenção até ele sossegar. Nem sequer olhe para ele, ou se ele saltar, não lhe toque a dizer chegue para lá, simplesmente vire costas. O facto de olhar ou de lhe tocar é uma mega recompensa para ele, e você quer ensiná-lo a aceitar que por vezes tem que ficar sozinho, e que não é por isso que deixa de gostar dele :) Assim que se acalmar, dê-lhe todo o mimo do mundo :)

Foi assim que funcionou connosco.. Só há uma altura do dia em que ele continua a sentir-se ansioso se saímos, que é à noite. Ele está habituado a estar sempre connosco e ressente-se mais, mas já o estamos a treinar também para esta questão.

Faça o que lhe aconselhei e diga-me algo :)
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

segunda mar 04, 2013 11:34 am

Hummm que problemão!...
Acho que precisa mesmo de treinador! Eventualmente de crate, mas o treinador lhe dirá melhor. Se não procurar ajuda, em qualquer ponto vai atingir o seu limite e começa a desgostar do cão. É preferível procurar ajuda antes de lá chegar. Há muito tempo que não lia um relato assim!!! Se o cão é realmente bem passeado, só com treinador.

E já falou com o criador? Ele conhece-o além de que são pessoas com muita experiência...
Gilupt
Membro Júnior
Registado: domingo ago 26, 2012 4:24 pm

segunda mar 04, 2013 11:35 am

Outra coisa, quando estiver em casa, habitue o seu cão a ficar sozinho.. Se vai ao wc, deixe-o do lado de fora. Se vai cozinhar, fique sozinha na cozinha. Ensine-o a gostar de estar sozinho e a divertir-se com os seus brinquedos enquanto está sozinho.
Snowzzz
Membro
Registado: quarta dez 19, 2012 12:37 pm

segunda mar 04, 2013 11:45 am

Bom dia!

Eu nunca tive boxers, não sou particular fã da raça, mas independentemente disso, não acho esse comportamento normal. :?
A mim, parece-me mesmo ansiedade, stress puro. Então se só faz essas asneiras quando está sozinho, mais ainda.
Exercício é fundamental, ele tem de ficar realmente cansado. Ainda por cima, é jovenzito. Mas como disse, se já dá tantos passeios com ele, e não resulta, acho que uma escola de treino seria o melhor.

E fale com o Vet, porque pode ser algum desvio comportamental mais grave.
Medicação só em último recurso, mas às vezes, temporariamente, é mesmo necessário... E eu falo por experiência, embora seja um pouco diferente.
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda mar 04, 2013 11:55 am

Pois, tb acho que é ansiedade por separação.
Como já foi dito, tem que o treinar a ficar sozinho quando os donos estão em casa.
Não concordo com dar acesso ao quarto, nem que ele durma com os donos.
O cão tem que ter o seu próprio espaço e ser habituado a estar só quando necessário, senão, dá nisto.
Pode por a caminha dele na cozinha e começa a fazer esta habituação na hora de dormir.
Depois durante o dia faça pequenos períodos de isolamento, corrigindo quando o ouvir a mexer nas coisas, ou a fazer outra asneira qualquer.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Luanova34
Membro Veterano

segunda mar 04, 2013 2:01 pm

antes demais muito obrigada pelas respostas...vou tentar responder a todas:

quando sai de casa despede-se dele, e quando chega dá-lhe atenção imediata etc? A mim parece-me ansiedade de separação..

Concordo que seja ansiedade de separação...e sim...fazia isso no inicio com ele...dava-lhe imensos mimos quer na saída quer quando entrava em casa. Quando começou a agir desta forma descontrolada comecei a sair sem nada lhe dizer e quando chego ele atira-se feito louco e eu ignoro mas n da forma como me está a ensinar...a virar costas...digo Não e Senta e só quando ele se acalma é que o mimo que é o mesmo que dizer depois de arrumar e limpar o q me sobra da casa. :?

1º - Deixei-o ter acesso ao nosso quarto, onde ele dorme comigo e com a minha mulher, com a televisão ligada para sentir barulho e poder ver movimentos na tv.

Não posso fazer isso...cm lhe disse ele escavou a minha cama, fez xixi no edredon, rasgou as cortinas, partiu um abajur, e sujou-me o quarto todo.

2º Deixe-lhe kongs, bolas e outros brinquedos recheados.. todos os dias ponho ração misturada com salsichas ou frango cozido.. Ele fica felicíssimo logo de manha

Deixo-lhe imensos brinquedos, de tudo um pouco...nos kongs deixo com pasta ou biscoitos..nunca experimentei as salsichas nem o frango.

3º Nunca, mas nunca se despeça dele. Faça de conta que vai para outra divisão. Não há nada pior para um cão que sentir a ansiedade do dono a despedir-se dele.

Pois...eu fazia isso sim

-------------
Sryuki

Acho que precisa mesmo de treinador! Eventualmente de crate, mas o treinador lhe dirá melhor. Se não procurar ajuda, em qualquer ponto vai atingir o seu limite e começa a desgostar do cão. É preferível procurar ajuda antes de lá chegar. Há muito tempo que não lia um relato assim!!! Se o cão é realmente bem passeado, só com treinador.

Tenho pensado muito nisso sim...mas tenho adiado com todas as despesas que ele me tem dado com os estragos. Só para o intercomunicador foram quase 200€, já para n falar de tudo o resto que falei acima...Mas se tudo correr bem terá mesmo que ir em Abril para uma escola. Eu sou doida por ele e obviamente que quando chego a casa ou quando ele me faz xixi constantemente fico louca mas nem assim sou capaz de lhe bater ou de ralhar com ele. Secalhar sou mole demais...mas sinto que ele faz isto porque está a sofrer, está ansioso...não sou capaz de o punir além de o ignorar ou ralhar com ele.

E já falou com o criador? Ele conhece-o além de que são pessoas com muita experiência...

Prefiro abster-me de falar do criador...teria muita coisa para dizer e serão concerteza os últimos a quem pedirei opiniões.

-----------------------
Snowzzz

A raça é fenomenal...são cães deliciosos...tivesse eu mais dinheiro e espaço que iria buscar mais um :lol: Mas para proporcionar cuidados veterinários aos meus animais, atenção e uma boa ração além de tudo o resto...vou-me ficar pelo cão e 2 gatos :)

"A mim, parece-me mesmo ansiedade, stress puro. Então se só faz essas asneiras quando está sozinho, mais ainda."

Concordo em absoluto...acredita que esteve a manhã inteira a roncar...fui passear com ele durante a hora de almoço e já se pos a roncar novamente?? Nem um brinquedo ele quer...apenas dormir.

------------

LFGomes

Mais uma vez penso que é ansiedade da separação...mas será que uma escola vai inibir este comportamento?
LFGomes
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2011 2:46 pm

segunda mar 04, 2013 2:42 pm

Luanova34 Escreveu: LFGomes
Mais uma vez penso que é ansiedade da separação...mas será que uma escola vai inibir este comportamento?
Sinceramente não. O que se passa é que o cão não sabe nem foi ensinado a lidar com a sua ausência, se diz que tirando isso não tem outras razoes de queixa....eu não iria por esse caminho
ok, o facto dele estragar tudo também está relacionado com a forma que ele vê quem o lidera e nesse sentido, considero que poderia trazer alguns benefícios, mas se o cão tem um problema especifico em casa é lá que tem que o resolver.
Ele acha que manda na casa e que tudo lhe pertence, por esse motivo não se inibe de roer e destruir seja o que for. Se ele for um seguidor na matilha, só vai mexer no que o líder o autorizar.
Eu sou das que gostam de confrontar os cães com o problema e corrigir, old school portanto.
&nbsp;&nbsp; "He is your friend, your partner, your defender, your dog. You are his life, his love, his leader. He will be yours, faithful and true, to the last beat of his heart. You owe it to him to be worthy of such devotion."
Responder

Voltar para “Cães”