Cadela com medo de outros cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado mar 23, 2013 1:01 pm

lds6, mas parece-me que será fuga devido à dominância dos outros. Quando é um comportamento exagerado torna-se abusivo, deixa de ser uma brincadeira.

Há sim outros comportamentos por fuga, persegue-me; mas não me parece que seja propriamente ou então não percebi bem.

Eu faço muitas vezes isso, cumprimentar e estarem um pouco, afastando-me em especial se forem ambos muito dominantes.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sábado mar 23, 2013 1:04 pm

SeniNuki Escreveu:
Quando ela era mais nova (3 meses e meio/4 meses), estava a passear sossegada quando, do nada e de repente, aparece uma cadela de porte médio solta a ladrar e a tentar morder a minha minorca a todo o custo! Tentei afastá-la, mas sem efeito, ela não descolava.. Ladrava, ladrava, mostrava os dentes, rosnava, fazia tudo e mais alguma coisa.. Peguei na Nuki ao colo e nisto vejo uma mulher ao fundo da rua a andar super calmamente e a dizer: anda cá.. vem cá..
Continuava a andar nas calmas e a cadela a ameaçar morder e a circundar-me para me encurralar como fazem na natureza..
A mulher finalmente veio e, como se não bastasse refilou comigo como se eu fosse a culpada e mandou-me para um sitio inapropriado. Ameacei-a dizendo que é proibido um cão andar na via pública sem coleira nem trela e se é agressivo deveria usar açaime. Ameacei dizendo também que ia fazer queixa a policia, que sabia onde morava e sabia o nome da cadela (agora não me lembro, já foi à algum tempo :D)
No dia seguinte, à mesma hora, fui sozinha ver se algo do que eu tinha dito fez efeito e voilá! Estava a passear a cadela de coleira e trela :D
Isto tudo para dizer que acho que foi depois desse episodio que a Nuki passou a ter medo de cães.. :(
Não se deixe amarrar a um episódio negativo. Claro que episódios como esse podem ser traumatizantes, mas são-no muito mais se não houver episódios positivos a contrabalançar. Um episódio isolado, como esse, não tem de funcionar como impeditivo de que a sua cadela prossiga num processo de socialização conveniente.
lds6
Membro Veterano

sábado mar 23, 2013 1:51 pm

margoustink Escreveu:lds6, mas parece-me que será fuga devido à dominância dos outros. Quando é um comportamento exagerado torna-se abusivo, deixa de ser uma brincadeira.

Há sim outros comportamentos por fuga, persegue-me; mas não me parece que seja propriamente ou então não percebi bem.

Eu faço muitas vezes isso, cumprimentar e estarem um pouco, afastando-me em especial se forem ambos muito dominantes.
Pode haver vários motivos para aquele comportamento, e só vendo (ou mesmo nem assim) é que se poderá perceber melhor as razões. Seja como for, se a cadela puxa para ir ter com os outros cães e só depois se torna reactiva, seja por que motivo for, então não existe um medo declarado e simples de cães; há é uma manifesta dificuldade em interagir, que provirá, com certeza, de uma inexperiência da cadela para lidar com estas situações. E creio que é importante fazer esta distinção (entre um medo puro e duro, e uma incapacidade em interagir), pois a forma de trabalhar cada uma das situações é distinta.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

sábado mar 23, 2013 2:09 pm

Nesse caso será aumentar as experiências...provavelmente será isso.
lds6
Membro Veterano

sábado mar 23, 2013 9:01 pm

SeniNuki Escreveu:
lds6 Escreveu:
SeniNuki Escreveu:
Quando ela era mais nova (3 meses e meio/4 meses), estava a passear sossegada quando, do nada e de repente, aparece uma cadela de porte médio solta a ladrar e a tentar morder a minha minorca a todo o custo! Tentei afastá-la, mas sem efeito, ela não descolava.. Ladrava, ladrava, mostrava os dentes, rosnava, fazia tudo e mais alguma coisa.. Peguei na Nuki ao colo e nisto vejo uma mulher ao fundo da rua a andar super calmamente e a dizer: anda cá.. vem cá..
Continuava a andar nas calmas e a cadela a ameaçar morder e a circundar-me para me encurralar como fazem na natureza..
A mulher finalmente veio e, como se não bastasse refilou comigo como se eu fosse a culpada e mandou-me para um sitio inapropriado. Ameacei-a dizendo que é proibido um cão andar na via pública sem coleira nem trela e se é agressivo deveria usar açaime. Ameacei dizendo também que ia fazer queixa a policia, que sabia onde morava e sabia o nome da cadela (agora não me lembro, já foi à algum tempo :D)
No dia seguinte, à mesma hora, fui sozinha ver se algo do que eu tinha dito fez efeito e voilá! Estava a passear a cadela de coleira e trela :D
Isto tudo para dizer que acho que foi depois desse episodio que a Nuki passou a ter medo de cães.. :(
Não se deixe amarrar a um episódio negativo. Claro que episódios como esse podem ser traumatizantes, mas são-no muito mais se não houver episódios positivos a contrabalançar. Um episódio isolado, como esse, não tem de funcionar como impeditivo de que a sua cadela prossiga num processo de socialização conveniente.
Só acho que foi esse episódio que contribuiu para o medo dela, mas de resto eu vivo no presente! (Como diz César Millan) :)
Não impeço o relacionamento com outros cães, até pelo contrário!
Eu acredito que sim, mas eu só queria reforçar que um episódio negativo não tem, necessariamente, esse poder que às vezes lhes revemos...
Responder

Voltar para “Cães”