Ajuda por favor com Pitbull bebé

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

terça abr 02, 2013 10:22 pm

rafa224 Escreveu: com o treino devido podemos tornar um pit bull num cão amoroso, respeitador e muito fiel.
Um pitbull É tudo isso.
O treino vai ajudá-lo a compreender o que o dono pretende dele. E vai ajudar o dono a saber lidar com o cão.
Eu tenho como teoria que o ideal seria haver tambem treinadores " certificados" para donos. :lol:
Sofia
leapais
Membro
Registado: quinta nov 03, 2011 10:52 pm

terça abr 02, 2013 10:29 pm

nicosa Escreveu:
rafa224 Escreveu: Eu tenho como teoria que o ideal seria haver também treinadores " certificados" para donos. :lol:
concordo tanto, mas tanto!!!!
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

terça abr 02, 2013 10:43 pm

nicosa Escreveu:
rafa224 Escreveu: com o treino devido podemos tornar um pit bull num cão amoroso, respeitador e muito fiel.
Um pitbull É tudo isso.
O treino vai ajudá-lo a compreender o que o dono pretende dele. E vai ajudar o dono a saber lidar com o cão.
Eu tenho como teoria que o ideal seria haver tambem treinadores " certificados" para donos. :lol:
Um treinador de cães, minimamente actualizado, sabe que treinar cães domésticos é forçosamente sinónimo de treinar os seus donos.
nicosa
Membro Veterano

terça abr 02, 2013 10:59 pm

lds6 Escreveu:
Um treinador de cães, minimamente actualizado, sabe que treinar cães domésticos é forçosamente sinónimo de treinar os seus donos.
Expliquei-me mal. :oops:
Referia-me àquela nova lei aprovada recentemente. Aquela que determina que todos os cães PPs deverão frequentar aulas de treino dos 6 aos 12 meses.
O que queria dizer era que isso se devia aplicar aos donos.De PPs e não só, diga-se.
Sofia
lds6
Membro Veterano

terça abr 02, 2013 11:10 pm

nicosa Escreveu:
lds6 Escreveu:
Referia-me àquela nova lei aprovada recentemente. Aquela que determina que todos os cães PPs deverão frequentar aulas de treino dos 6 aos 12 meses.
O que queria dizer era que isso se devia aplicar aos donos.De PPs e não só, diga-se.
Eu tinha entendido justamente isso.
Provavelmente, eu é que me expliquei mal.
O que quero dizer é que, dentro do quadro dessa pretensa obrigatoriedade de treino para PP, a certificação de treinadores que houver deve ter em conta o grau de actualização dos candidatos a certificação. E um treinador minimamente actualizado deve saber que é absolutamente infrutífero treinar um cão doméstico sem treinar os respectivos donos.
lds6
Membro Veterano

terça abr 02, 2013 11:12 pm

nicosa Escreveu:
lds6 Escreveu:
Só agora reparei nisto; ainda não tinha reparado nisso no que já tinha lido sobre o assunto. É mesmo verdade que se estipula essa janela de idade determinada?
nicosa
Membro Veterano

terça abr 02, 2013 11:32 pm

Entre as situações passíveis de punição com multa estão ainda a falta de licença, identificação, registo do animal, falta de seguro de responsabilidade civil, a circulação do animal em lugares públicos ou partes comuns de prédios sem estar acompanhado por maiores de 16 anos e a falta de treino do cão entre os seis e os 12 meses.
In Publico

Pelo menos, e do que está escrito, é o que parece. Que os cães obrigatóriamente terão de frequentar as tais aulas de treino nesse periodo de idade.
Sofia
lds6
Membro Veterano

terça abr 02, 2013 11:56 pm

nicosa Escreveu:
Entre as situações passíveis de punição com multa estão ainda a falta de licença, identificação, registo do animal, falta de seguro de responsabilidade civil, a circulação do animal em lugares públicos ou partes comuns de prédios sem estar acompanhado por maiores de 16 anos e a falta de treino do cão entre os seis e os 12 meses.
In Publico

Pelo menos, e do que está escrito, é o que parece. Que os cães obrigatóriamente terão de frequentar as tais aulas de treino nesse periodo de idade.
Se assim for, e não houver mais nenhuma alínea que acrescente alguma coisa, eu digo que isso é uma idiotice pegada. E desisti de depositar qualquer confiança que ainda restasse nessa tentativa de legislação.

Consigo lembrar-me, assim de repente, de três razões para que essa seja uma medida idiota:

1. Se eu adoptar um Rottweiller com 13 meses já não preciso de treiná-lo? Como é óbvio, segundo esta lei, essa responsabilidade pertenceria ao anterior dono. Claro. Mas o que quero dizer é que poderia eu, nessa situação, lavar totalmente as minhas mãos de qualquer responsabilidade de treino? E, lá está, o cão até pode ter sido treinado, mas e eu?... Não é o objectivo desta legislação impedir que haja "mentes desresponsabilizadas" a ter cães PP?

2. Isto só vai aumentar comportamentos irresponsáveis, tais como não andar com o cão na via pública no período dos 6 aos 12 meses, não treiná-lo, e depois começar a andar com ele à vontade a partir dos 13 meses, apenas o registando nessa altura, e dizendo que só o adoptou então.

3. Por último, e, para mim, a mais grave de todas. Esta fixação de idade só demonstra a incompetência do órgão em lidar com o tema. Na melhor das hipóteses, existe um atraso gigante na mentalidade e nos conhecimentos.
A formação do carácter e o treino dos aspectos mais importantes no que diz respeito à geração de um cão agressivo ou não, perigoso ou não passa-se, sobretudo e quase exclusivamente, antes dos seis meses. A partir dos seis meses só há é continuação do trabalho. A inibição de mordida e a socialização com pessoas (de longe, os aspectos que mais vão influenciar a perigosidade de um cão para a sociedade) são feitas antes dos seis meses; a primeira (inibição de mordida), irreversivelmente antes dos seis meses; a socialização com pessoas, não sendo irreversível, é necessariamente pior se for feita depois dos seis meses.
Estipular esse intervalo de idade significa que ainda reina a ideia de que (i) um cão não é treinável antes dos seis meses e (ii) treinar um cão é ensinar-lhe os comandos básicos.

Por isto, afinal dou-lhe razão, Nicosa. É que este tipo de mentalidade está associado à noção de que treinar um cão é entregá-lo a um treinador que faça o trabalho. Enfim, a desresponsabilização dos donos segue intocável perante este novo quadro legal.
Responder

Voltar para “Cães”