Educação LEÃO DA RODÉSIA
Moderador: mcerqueira
meus caros... muito obrigado por terem conseguido desinteressar me completamente pelo tópico..
Agradeço, no entanto, aquelas opiniões interessadas e informadas.
Posso dizer agora que passados estes dias, o meu pequenote já aprendeu a inibir a mordida, fora uma outra excepção. Quanto ao arreganhar dos dentes aconteceu mais duas vezes no dia seguinte, mas foi corrigido e até hoje não se repetiu.
O júlio está cada vez mais obediente e mimado e dá-se super bem com o treino. Está se a tornar um cão incrivel.
cumprimentos a todos e mais uma vez obrigado.
Posso dizer agora que passados estes dias, o meu pequenote já aprendeu a inibir a mordida, fora uma outra excepção. Quanto ao arreganhar dos dentes aconteceu mais duas vezes no dia seguinte, mas foi corrigido e até hoje não se repetiu.
O júlio está cada vez mais obediente e mimado e dá-se super bem com o treino. Está se a tornar um cão incrivel.
Aqui na arca é assim, particularmente no sub-fórum dos cães. Há que seleccionar a informação no meio da "conversa da treta".diogosvp Escreveu:meus caros... muito obrigado por terem conseguido desinteressar me completamente pelo tópico..

Ainda bem que está a conseguir educá-lo, é o mais importante no meio disto tudo. Boa sorte!!
<p> </p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Bem resolvi reabrir o tópico para poderem acompanhar a educação do júlio.
Ele fará de hoje a oito 6meses e esta um cão fantástico. Ainda é um bocado desconfiado, quer de pessoas quer de cães estranhos, mas está miuto melhor. Percebi que eu tinha mais receio do que o necessário.
Agora sempre que vai ao parque e o solto, ele já brinca com outros cães, e é engraçado ver como a amizade entre eles vai evouluindo. Da primeira vez que o soltei com um podendo pequeno que por la costumava passear eles nao se aproximavam muito. Corriam um atras do outro e desafiavam-se à distância.. mas no dias seguintes a coisa foi evoluindo e agora ja se embrulham um no outro e até dá gosto ver.
Percebi que o essencial quando temos cães mais desconfiados é essencial ter cães equilibrados para os motivar a brincadeira. Esse podengo era um amor. Muito respeitador, foi mantendo a distancia enquanto necessário, em nunca se apromixar demasiado, e com o tempo ambos desenvolveram a confiança necessária para brincarem juntos.
O júlio é um bocado teimoso, mas é obediente. Estou a espera de recuperar de um cirurgia ao joelho para começar o treino dele junto de um profissional, porque tenciono educa-lo para obidience..
Com pessoas estranhas, na rua é impecável.. adora festas e mimos, a não ser que apareça alguem a correr de frente para ele. Aí (ou se alguem lhe parece suspeito) e põe-se na defensiva e salta logo para a minha frente e finca o peito. É um cão muito alerta e estou mesmo a gostar do cão que se está a tornar.. ainda precisa de uns acertos porque nem sempre distingue bem as situações, mas penso que com a idade e o treino isto pode melhorar..
Com pessoas estranhas em casa é um bocado desconfiado. Fica sempre alerta nos primeiros 10/15 minutos circundando a zona da casa em torno dos estranhos. Passado esse período deita-se e descansa ao meu lado até que haja movimentos suspeitos.. Se essa pessoa se levanta e vai sozinha a uma parte da casa, o cão acompanha soltando por vezes uma espécie de "woof" baixo como quem diz: "tem la cuidado om o que andas a fazer na casa do meu dono...". É engraçado porque ele parece guardar mas esta sempre a olhar para mim à procura de consentimento.
Há coisas que precisamos de trabalhar, mas esta a ficar um belo cão.. quando tirar ponho aqui fotos..
Ele fará de hoje a oito 6meses e esta um cão fantástico. Ainda é um bocado desconfiado, quer de pessoas quer de cães estranhos, mas está miuto melhor. Percebi que eu tinha mais receio do que o necessário.
Agora sempre que vai ao parque e o solto, ele já brinca com outros cães, e é engraçado ver como a amizade entre eles vai evouluindo. Da primeira vez que o soltei com um podendo pequeno que por la costumava passear eles nao se aproximavam muito. Corriam um atras do outro e desafiavam-se à distância.. mas no dias seguintes a coisa foi evoluindo e agora ja se embrulham um no outro e até dá gosto ver.
Percebi que o essencial quando temos cães mais desconfiados é essencial ter cães equilibrados para os motivar a brincadeira. Esse podengo era um amor. Muito respeitador, foi mantendo a distancia enquanto necessário, em nunca se apromixar demasiado, e com o tempo ambos desenvolveram a confiança necessária para brincarem juntos.
O júlio é um bocado teimoso, mas é obediente. Estou a espera de recuperar de um cirurgia ao joelho para começar o treino dele junto de um profissional, porque tenciono educa-lo para obidience..
Com pessoas estranhas, na rua é impecável.. adora festas e mimos, a não ser que apareça alguem a correr de frente para ele. Aí (ou se alguem lhe parece suspeito) e põe-se na defensiva e salta logo para a minha frente e finca o peito. É um cão muito alerta e estou mesmo a gostar do cão que se está a tornar.. ainda precisa de uns acertos porque nem sempre distingue bem as situações, mas penso que com a idade e o treino isto pode melhorar..
Com pessoas estranhas em casa é um bocado desconfiado. Fica sempre alerta nos primeiros 10/15 minutos circundando a zona da casa em torno dos estranhos. Passado esse período deita-se e descansa ao meu lado até que haja movimentos suspeitos.. Se essa pessoa se levanta e vai sozinha a uma parte da casa, o cão acompanha soltando por vezes uma espécie de "woof" baixo como quem diz: "tem la cuidado om o que andas a fazer na casa do meu dono...". É engraçado porque ele parece guardar mas esta sempre a olhar para mim à procura de consentimento.
Há coisas que precisamos de trabalhar, mas esta a ficar um belo cão.. quando tirar ponho aqui fotos..
Solta o cão no parque? Mas nesse parque podem andar soltos?
<p><strong>"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados."</strong></p>
<p><strong>"Enquanto os homens massacrarem os animais, vão-se matar uns aos outros. Na verdade, aquele que espalha a semente de morte e de dor não pode colher amor e alegria."</strong></p>
<p><strong>"Enquanto os homens massacrarem os animais, vão-se matar uns aos outros. Na verdade, aquele que espalha a semente de morte e de dor não pode colher amor e alegria."</strong></p>
É do melhor ver este tipo de brincadeiras!diogosvp Escreveu:Bem resolvi reabrir o tópico para poderem acompanhar a educação do júlio.
Certamente que estará consciente disto, mas nunca é demais relembrar: aproveite esses momentos em que solta o cão com outros cães e vá chamando-o com regularidade. Lembre-se que daqui a nada ele entra na adolescência e os comportamentos mudam, os interesses mudam, para além de que brincar com cães, sempre no mesmo sítio e quase sempre com os mesmos cães, pode tornar-se mais desinteressante do que ir cheirar o que está ali ao fundo... que por acaso até tem uma estrada entretanto...
Isto é perfeitamente natural. Qualquer cão fica mais de "pé atrás" se vir alguém desconhecido a correr na direcção dele (ou próximo). Ou melhor, qualquer cão, menos aquele cão que já está habituado a isso. O que é que distingue um estranho a correr em direcção a ele e uma pessoa a andar normalmente em direcção a ele? O facto de a segunda ser normal, habitual, frequente, e a primeira não. O treino passa simplesmente por simular pessoas a correr à frente dele e condicionar essa atitude estranha com algo de positivo, fazendo com que atitudes estranhas passem a ser atitudes normais.Com pessoas estranhas, na rua é impecável.. adora festas e mimos, a não ser que apareça alguem a correr de frente para ele. Aí (ou se alguem lhe parece suspeito) e põe-se na defensiva e salta logo para a minha frente e finca o peito. É um cão muito alerta e estou mesmo a gostar do cão que se está a tornar.. ainda precisa de uns acertos porque nem sempre distingue bem as situações, mas penso que com a idade e o treino isto pode melhorar..
Cuidado. Com treino, sim, claro. Mas com a idade, simplesmente, não, não melhora. Este tipo de comportamentos, em cachorro/jovem, de estranheza perante um estímulo qualquer só têm tendência a piorar em adolescente e a sedimentar-se em adulto. Tudo o que não conseguir tornar "normal", familiar, agradável enquanto jovem, vai ser 30 vezes mais difícil fazê-lo quando adulto.mas penso que com a idade e o treino isto pode melhorar..
Treine, sim; não espere pela "idade".
A pergunta que se impõe é: o Diogo quer o seu cão assim? Quer que ele tenha este comportamento protector em sua casa? Pelo que percebo (até do que já escreveu em outros tópicos), isto é um traço que gostaria de cultivar o seu cão.Tudo bem. Mas um cão assim exige uma série de cuidados. Vou pegar nesse exemplo que deu de ele seguir o seu amigo para todo o lado e soltar uns rosnares abafados. Vamos supor que ele já é um cão adulto. E vamos supor que o seu amigo comete uma imprudência qualquer, tendo um movimento mais brusco, deixou cair algo perto do cão e baixa-se repentinamente para apanhar, aproximando a cabeça do seu cão, etc... o resultado pode não ser o melhor. Se ele está em posição de alerta, se houver algo de muito repentino, ele não vai olhar para si a perguntar o que pode fazer, o instinto de defesa pode falar mais alto.Com pessoas estranhas em casa é um bocado desconfiado. Fica sempre alerta nos primeiros 10/15 minutos circundando a zona da casa em torno dos estranhos. Passado esse período deita-se e descansa ao meu lado até que haja movimentos suspeitos.. Se essa pessoa se levanta e vai sozinha a uma parte da casa, o cão acompanha soltando por vezes uma espécie de "woof" baixo como quem diz: "tem la cuidado om o que andas a fazer na casa do meu dono...". É engraçado porque ele parece guardar mas esta sempre a olhar para mim à procura de consentimento.
Mais... imagine que precisa que alguém vá a sua casa buscar alguma coisa porque o Diogo não pode ir lá... o seu cão vai impedir este tipo de acções triviais...
Não digo que seja contra este tipo de "carácter"; simplesmente acho que, a partir desse momento, há uma série de constrangimentos e cuidados que vão ter de passar a existir.
(editado para corrigir uma citação)
Última edição por lds6 em sábado abr 06, 2013 5:07 pm, editado 1 vez no total.
Obrigado lds pelo seu comentário atento. Vamos por partes...
Este não é o meu primeiro cão, e estou perfeitamente consciente disso. Tenho treinado muito as re-chamadas, especialmente quando esta a brincar com cães ja conhecidos, para que quando apareça um desconhecido não tenha dissabores.aproveite esses momentos em que solta o cão com outros cães e vá chamando-o com regularidade. Lembre-se que daqui a nada ele entra na adolescência e os comportamentos mudam, os interesses mudam
Neste momento fui operado estou um bocado limitado no treino, mas sim.. Claro que tenciono educa-lo para estes aspectos. E falei na idade mas sempre associada ao treino, ate porque não acredito naquele treino que algumas pessoas cultivam de 2 meses intensivos e que depois se dão por contentes. Para mim o treino e a educação do cão é constante e deve ser melhorada e aprimorada ao longo de toda a vida do cão. daí ter falado na idade..O treino passa simplesmente por simular pessoas a correr à frente dele e condicionar essa atitude estranha com algo de positivo, fazendo com que atitudes estranhas passem a ser atitudes normais.
mas penso que com a idade e o treino isto pode melhorar..
Cuidado. Com treino, sim, claro. Mas com a idade, simplesmente, não, não melhora. Este tipo de comportamentos, em cachorro/jovem, de estranheza perante um estímulo qualquer só têm tendência a piorar em adolescente e a sedimentar-se em adulto.
Sim. Gosto de um cão que seja protector do meu território. E isso acho que é importante frisar. O cão tem que perceber que o território é o do dono e não apenas seu. Sei que isso tem alguns riscos, claro, mas por isso mesmo é que vou trabalhar com um profissional. Irei começar o treino de obediência, e continuarei sempre com actividades desde o Obidience ao treino de Segurança, para poder ter o controlo total sobre o meu cão. Não quero que ele morda instintivamente. Quero que ele vigie sem morder. Tenho falado com vários profissionais e estou a tentar perceber qual deles será o mais indicado para educar o meu cão. Interessa-me que ele esteja atento e dê o alerta mas sem morder. Até porque eu vivo sozinho, e nos próximos anos tenciono continuar a viver, daí que privilegie um cão protector.[/code]A pergunta que se impõe é: o Diogo quer o seu cão assim? Quer que ele tenha este comportamento protector em sua casa? Pelo que percebo (até do que já escreveu em outros tópicos), isto é um traço que gostaria de cultivar o seu cão.Tudo bem. Mas um cão assim exige uma série de cuidados
Não tenho dúvidas absolutamente nenhumas. Mas certamente que concordará comigo quando eu acho que a ideia "já tive muitos cães, logo, sei o que faço" é uma falácia enorme. O facto isolado de já se ter tido mais cães anteriormente pode (repito... PODE) não querer dizer nada.diogosvp Escreveu: Este não é o meu primeiro cão, e estou perfeitamente consciente disso. Tenho treinado muito as re-chamadas, especialmente quando esta a brincar com cães ja conhecidos, para que quando apareça um desconhecido não tenha dissabores.
Isto nota-se em particular na questão da chamada (chama-lhe 're-chamada' por alguma razão em especial?): "sempre soltei os meus cães sem treino nenhum, e sempre os chamei e eles vinham sempre; logo, com este também não me vou preocupar com grandes treinos"... certamente que já ouviu destas, não já?
Só por curiosidade, como faz o seu treino da chamada com o seu Júlio?
Neste momento fui operado estou um bocado limitado no treino, mas sim.. Claro que tenciono educa-lo para estes aspectos. E falei na idade mas sempre associada ao treino, ate porque não acredito naquele treino que algumas pessoas cultivam de 2 meses intensivos e que depois se dão por contentes. Para mim o treino e a educação do cão é constante e deve ser melhorada e aprimorada ao longo de toda a vida do cão. daí ter falado na idade..
Sim, a educação (que, no fundo, é treino) dura até ao dia em que o cão morre.
Ok. Escolha bem o treinador; mas convinha também não demorar muito... ao contrário de coisas do tipo "novos comandos", ou "agility", que são susceptíveis de esperar até ao dia em que se pode começar o treino, isto, como saberá muito bem, é algo que faz parte do carácter do cão (e não apenas do nível cognitivo, ou seja, de "coisas que o cão sabe fazer"), e este está a formar-se neste momento que estamos a responder um ao outro.Sim. Gosto de um cão que seja protector do meu território. E isso acho que é importante frisar. O cão tem que perceber que o território é o do dono e não apenas seu. Sei que isso tem alguns riscos, claro, mas por isso mesmo é que vou trabalhar com um profissional. Irei começar o treino de obediência, e continuarei sempre com actividades desde o Obidience ao treino de Segurança, para poder ter o controlo total sobre o meu cão. Não quero que ele morda instintivamente. Quero que ele vigie sem morder. Tenho falado com vários profissionais e estou a tentar perceber qual deles será o mais indicado para educar o meu cão. Interessa-me que ele esteja atento e dê o alerta mas sem morder. Até porque eu vivo sozinho, e nos próximos anos tenciono continuar a viver, daí que privilegie um cão protector.[/code]
---
Vá dando novidades do progresso do Júlio. É um cão lindíssimo que já criou fãs aqui na arca, estou certo.
Chamo re-chamada àquele treino de o cão voltar para si sempre que vê alguem ou algum cão desconhecido, para ir cumprimentar, apenas após a sua autorização. Ou para interromper uma perseguição por exemplo.(chama-lhe 're-chamada' por alguma razão em especial?): "sempre soltei os meus cães sem treino nenhum, e sempre os chamei e eles vinham sempre; logo, com este também não me vou preocupar com grandes treinos"... certamente que já ouviu destas, não já?
Eu uso uma daquelas trelas de treino de cerca de 15m lanço uma bola por exemplo e quando o cão está a persegui-la dou-lhe a ordem LARGA. se ele parar recompenso-o com a bola e uma guloseima. Quando ele aprende bem a parar uma perseguição passo ao treino com outro cão ou pessoa. Os cães tem por norma aquele instinto de ir cumprimentar toda a gente que veem entao levo alguem comigo e peço que chame pelo cão. Quando ele está a ir eu dou a ordem LARGA seguida ANDA para ele voltar a mim. E recompenso-o. A ideia é ele vir automaticamente a mim quando esta a brincar e vê outro cão. Depois de fazer isso e se eu lhe der uma festa e disser OK, entaõ ele está à vontade para ir ter com essa pessoa/cão.
Sim eu sei. O problema é que a cirurgia deixa-me incapaz de me deslocar pelo menos durante o próximo mês e não vou entregar o meu cão a um treinador que faça o trabalho sozinho, sem a minha presença. Prefiro aguardar mais um mês e depois passar por todo o processo com o meu cachorro.Ok. Escolha bem o treinador; mas convinha também não demorar muito... ao contrário de coisas do tipo "novos comandos", ou "agility", que são susceptíveis de esperar até ao dia em que se pode começar o treino, isto, como saberá muito bem, é algo que faz parte do carácter do cão (e não apenas do nível cognitivo, ou seja, de "coisas que o cão sabe fazer"), e este está a formar-se neste momento que estamos a responder um ao outro.
Ah, mas então isso é exactamente o mesmo que 'chamada', não? Não estou a ser picuinhas, é mesmo uma questão de tentar perceber se há alguma particularidade distinta.diogosvp Escreveu:Chamo re-chamada àquele treino de o cão voltar para si sempre que vê alguem ou algum cão desconhecido, para ir cumprimentar, apenas após a sua autorização. Ou para interromper uma perseguição por exemplo.(chama-lhe 're-chamada' por alguma razão em especial?): "sempre soltei os meus cães sem treino nenhum, e sempre os chamei e eles vinham sempre; logo, com este também não me vou preocupar com grandes treinos"... certamente que já ouviu destas, não já?
Boa.Eu uso uma daquelas trelas de treino de cerca de 15m lanço uma bola por exemplo e quando o cão está a persegui-la dou-lhe a ordem LARGA. se ele parar recompenso-o com a bola e uma guloseima. Quando ele aprende bem a parar uma perseguição passo ao treino com outro cão ou pessoa. Os cães tem por norma aquele instinto de ir cumprimentar toda a gente que veem entao levo alguem comigo e peço que chame pelo cão. Quando ele está a ir eu dou a ordem LARGA seguida ANDA para ele voltar a mim. E recompenso-o. A ideia é ele vir automaticamente a mim quando esta a brincar e vê outro cão. Depois de fazer isso e se eu lhe der uma festa e disser OK, entaõ ele está à vontade para ir ter com essa pessoa/cão.
Pois, a sua imobilidade é sempre chata, de facto.Sim eu sei. O problema é que a cirurgia deixa-me incapaz de me deslocar pelo menos durante o próximo mês e não vou entregar o meu cão a um treinador que faça o trabalho sozinho, sem a minha presença. Prefiro aguardar mais um mês e depois passar por todo o processo com o meu cachorro.
Eu chamo re-chamada porque chamo chamada ao exercicio básico de fazer o cão vir ao seu encontro quando o chama. A re-chamada será um processo em que se interrompe uma acçao que o cão ja estava a fazer como a perseguição..
Não sei, pode ser palermice.. se calhar é a mesma coisa.. deve ter sido qqr coisa que li há muito tempo num livro e ficou..
Não sei, pode ser palermice.. se calhar é a mesma coisa.. deve ter sido qqr coisa que li há muito tempo num livro e ficou..
Mas não acha que isso seria o mesmo que ter dois comandos, ou mais, para, por exemplo, 'senta'? Por exemplo, pedimos aos nossos cães para sentar antes de comer, para cumprimentar uma pessoa, para lhe pôr a trela, para parar de saltar, etc. Mas o comando é sempre o mesmo; justamente porque a resposta que desejamos é a mesma.diogosvp Escreveu:Eu chamo re-chamada porque chamo chamada ao exercicio básico de fazer o cão vir ao seu encontro quando o chama. A re-chamada será um processo em que se interrompe uma acçao que o cão ja estava a fazer como a perseguição..
No caso da chamada, seja para vir ter connosco em casa, seja na rua, seja para interromper alguma coisa, a acção que pretendemos, objectivamente, é a mesma: vir ter connosco.
Aliás, ter um comando específico só para usar quando o cão está a fazer uma perseguição, por exemplo, a mim parece que pode ter um efeito contra-produtivo. Isto porque se esse comando específico é usado para cortar acções que são extremamente valiosas para o cão (perseguição a outros animais, brincadeira com outros cães, etc), arriscamo-nos a fazer com que o cão comece primeiro por não gostar muito desse comando, e, eventualmente, começar a ignorá-lo. A grande vantagem de ter um só comando para a chamada é que podemos fazer com que o cão adore vir ter connosco trabalhando sem grandes distracções primeiro, e depois, em alturas críticas, o comando funcionará perfeitamente porque não está apenas associado ao "fun's over".
Bom... mas se calhar o Diogo nem usa dois comandos distintos; apenas tem dois nomes distintos para o "exercício", mas um só comando.
Se calhar fui eu que não me expliquei muito bem. Eu uso o ANDA tanto para o chamar se ele estiver a brincar, como no caso daquilo a que chamo de rechamada. O comando vocal é o mesmo, a única diferença é que por vezes, se ele estiver mais entretido com outro cachoro ou assim sento que se lhe der outro comando como o LARGA, ele presta muito mais atenção do que ao simples ANDA. Então passei a usar o LARGA para interromper. Mas uso-o sempre associado ao comando de chamamento ANDA. Mas uso o LARGA não só para isso interromper a brincadeira entre outros cães como tambem para largar os brinquedos de tração quando esta a brincar comigo.lds6 Escreveu:Mas não acha que isso seria o mesmo que ter dois comandos, ou mais, para, por exemplo, 'senta'? Por exemplo, pedimos aos nossos cães para sentar antes de comer, para cumprimentar uma pessoa, para lhe pôr a trela, para parar de saltar, etc. Mas o comando é sempre o mesmo; justamente porque a resposta que desejamos é a mesma.diogosvp Escreveu:Eu chamo re-chamada porque chamo chamada ao exercicio básico de fazer o cão vir ao seu encontro quando o chama. A re-chamada será um processo em que se interrompe uma acçao que o cão ja estava a fazer como a perseguição..
No caso da chamada, seja para vir ter connosco em casa, seja na rua, seja para interromper alguma coisa, a acção que pretendemos, objectivamente, é a mesma: vir ter connosco.
Aliás, ter um comando específico só para usar quando o cão está a fazer uma perseguição, por exemplo, a mim parece que pode ter um efeito contra-produtivo. Isto porque se esse comando específico é usado para cortar acções que são extremamente valiosas para o cão (perseguição a outros animais, brincadeira com outros cães, etc), arriscamo-nos a fazer com que o cão comece primeiro por não gostar muito desse comando, e, eventualmente, começar a ignorá-lo. A grande vantagem de ter um só comando para a chamada é que podemos fazer com que o cão adore vir ter connosco trabalhando sem grandes distracções primeiro, e depois, em alturas críticas, o comando funcionará perfeitamente porque não está apenas associado ao "fun's over".
Bom... mas se calhar o Diogo nem usa dois comandos distintos; apenas tem dois nomes distintos para o "exercício", mas um só comando.
Acho que não corro esse risco de fazer com que ele perca o interesse no comando, porque sempre que o dou recompenso-o com outra brincadeira. Mais do que as guloseimas eu prefiro recompensar o meu cão com brincadeiras...
O júlio quanto a isto ainda não esta a 100%... Mas antes dele tive um arraçado de pit e era incrivel. eu lançava uma bola e dizia BUSCA, ele ia a correr e eu dizia LARGA e ele estancava. Depois à distancia voltava a dizer BUSCA e ele voltava a perseguir a bola.. eu acho que esse comando é muito util porque ajuda a que o cão perceba que tem que parar à ordem. O que se torna util quando por exemplo aparecem outros donos com brinquedos e assim.. O importante acho eu é dar-lhes os estimulos certos.
Ok, compreendi. Mas lá está, está a usar dois comandos para duas coisas distintas.diogosvp Escreveu:Se calhar fui eu que não me expliquei muito bem. Eu uso o ANDA tanto para o chamar se ele estiver a brincar, como no caso daquilo a que chamo de rechamada. O comando vocal é o mesmo, a única diferença é que por vezes, se ele estiver mais entretido com outro cachoro ou assim sento que se lhe der outro comando como o LARGA, ele presta muito mais atenção do que ao simples ANDA. Então passei a usar o LARGA para interromper. Mas uso-o sempre associado ao comando de chamamento ANDA. Mas uso o LARGA não só para isso interromper a brincadeira entre outros cães como tambem para largar os brinquedos de tração quando esta a brincar comigo.lds6 Escreveu:Mas não acha que isso seria o mesmo que ter dois comandos, ou mais, para, por exemplo, 'senta'? Por exemplo, pedimos aos nossos cães para sentar antes de comer, para cumprimentar uma pessoa, para lhe pôr a trela, para parar de saltar, etc. Mas o comando é sempre o mesmo; justamente porque a resposta que desejamos é a mesma.diogosvp Escreveu:Eu chamo re-chamada porque chamo chamada ao exercicio básico de fazer o cão vir ao seu encontro quando o chama. A re-chamada será um processo em que se interrompe uma acçao que o cão ja estava a fazer como a perseguição..
Acho que não corro esse risco de fazer com que ele perca o interesse no comando, porque sempre que o dou recompenso-o com outra brincadeira. Mais do que as guloseimas eu prefiro recompensar o meu cão com brincadeiras...
O júlio quanto a isto ainda não esta a 100%... Mas antes dele tive um arraçado de pit e era incrivel. eu lançava uma bola e dizia BUSCA, ele ia a correr e eu dizia LARGA e ele estancava. Depois à distancia voltava a dizer BUSCA e ele voltava a perseguir a bola.. eu acho que esse comando é muito util porque ajuda a que o cão perceba que tem que parar à ordem. O que se torna util quando por exemplo aparecem outros donos com brinquedos e assim.. O importante acho eu é dar-lhes os estimulos certos.
Diogo sei que já vai um pouco tarde, mas só hoje reparei no tópico e li-o do início ao fim. Como foi corrigida a situação do arreganhar dos dentes de modo a que não se repetisse?diogosvp Escreveu:Quanto ao arreganhar dos dentes aconteceu mais duas vezes no dia seguinte, mas foi corrigido e até hoje não se repetiu.
Boa sorte com o Júlio, pelo que li parece estar a tornar-se um bom cão.
O arreganhar dos dentes acontecia quando pegava nele, em bebé, pelo ventre e foi corrigido pelo suborno! fui habituando-o a ser manuseado e quando se portava bem dava uma recompensa, quando rosnava levava um "não" e uma palmadinha ou uma sacodidela no cachaço.. fui-o habituando a ser escovade e tal.. e foi tudo melhorando.. ainda era muito pequenino e desconfiado. agora está muito melhor!Toblito Escreveu:Diogo sei que já vai um pouco tarde, mas só hoje reparei no tópico e li-o do início ao fim. Como foi corrigida a situação do arreganhar dos dentes de modo a que não se repetisse?diogosvp Escreveu:Quanto ao arreganhar dos dentes aconteceu mais duas vezes no dia seguinte, mas foi corrigido e até hoje não se repetiu.
Boa sorte com o Júlio, pelo que li parece estar a tornar-se um bom cão.
Solta o cão no parque? Mas nesse parque podem andar soltos?
cmob, entretanto esqueci me de lhe responder. Oficialmente não. Mas acontece que o parque em questão esta meio abandonado e tem muito pouca gente, e as pessoas da terra passaram a levar os cães a passear para lá e a soltá-los numa zona mais ou menos limitada para que brinquem à vontade...