Bouvier Bernois

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

segunda out 22, 2012 9:26 am

ReginaVieira Escreveu:
margoustink Escreveu:
dragablue Escreveu:desconhecia essa raça :o sao lindos... tente saber e estudar o temperamento para ver se enquadra com o seu estilo de vida :wink: no entanto nao tarda deve aparecer aqui outras respostas mais aproveitosas... :wink:
É inadmissível! :lol:
Concordo :lol:
Há anos que me babo pela raça, e das poucas vezes que estive com algum, mais me babo ainda, mas não acho que seja o melhor cão para apartamento :wink:
Até pode, arrume bem a loiça e meta correntes nas portas dos armários, porque aquele gigante traseiro, bota tudo abaixo.

Mas é um cão lindíssimo. Vi um há pouco tempo com 5 meses e já parecia um mini pónei :lol: :lol:

São muito bons para servir de almofada de tão fofos que são. :wink: :wink:

Vou estar em expos todos os meses até Junho agora. Se tiver um tempinho, vou ver se tiro umas belas fotos para por aqui.
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

segunda out 22, 2012 9:26 am

Essa raça não é enorme? Dar-se-ão bem em apartamento?
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Flashorde
Membro Veterano
Registado: domingo mar 28, 2010 11:32 pm
Cão - Ice
Cadela - Zahia
Cadela - Diva
Cadela - Maggie

segunda out 22, 2012 9:29 am

Sasha9 Escreveu:Essa raça não é enorme? Dar-se-ão bem em apartamento?
Do tamanho do São Bernardo
Sasha9
Membro Veterano
Registado: terça dez 13, 2011 11:21 am

segunda out 22, 2012 9:34 am

Pois, tinha ideia que sim!
A pessoa que abriu o tópico, referiu que seria para apartamento.
A menos que sejam muito pachorrentos, não diria à partida que fosse a raça ideal para apartamento, mas é relativo claro!
Enquanto não amamos um animal, uma parte da nossa alma permanecerá adormecida. (Anatole France)
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

segunda out 22, 2012 9:54 pm

Flashorde Escreveu:
Sasha9 Escreveu:Essa raça não é enorme? Dar-se-ão bem em apartamento?
Do tamanho do São Bernardo
Não são tão grandes como um São bernardo.. os Bouvier Bernois não devem ultrapassar muito os 60kg's e os São Bernardo já conheci alguns com mais de 90kg's... e os que vi pessoalmente (tenho dois bouviers aqui perto), são mais pequenos do que os São Bernardos, a diferença é bastante notável.
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

segunda out 22, 2012 10:17 pm

Ainda assim, apesar de estar escrito na página da raça que são animais que não precisam de muito exercício, um apartamento não se tornará um espaço muito pequeno para eles, tendo em conta o seu tamanho?
Estou a falar baseando-me unicamente no seu tamanho, a verdade é que nunca vi nenhum ao vivo, e não conheço sequer o temperamento da raça...
RS
Goncaloc
Registado: sábado out 20, 2012 4:38 pm

segunda out 22, 2012 10:21 pm

Boa noite a todos,

Antes de mais agradeco muito todas as respostas e opiniões, tem sido importantes para tomar a minha decisão e conhecer mais promenores acerca desta linda raça.

A triste realidade e que a maior parte do feedback que tenho recebido tem sido um pouco reticente quanto ao facto do cão ser para um apartamento ( por muito que seja espacoso), mesmo tendo uma personalidade calma e muito meiga/afavel.

Mais do que por e simplesmente ter um lindao destes, a minha preocupacao e que tenha e proporcione a família uma vida feliz.

Confesso-vos que tenho procurado outras racas, mas gosto de caes de grande/medio porte e nenhuma consigo comparar ao Bouvier.

Tendo em conta estas limitacoes ha alguma raca de caes grandes que sao aconselhaveis para apartamento?
No caso do Bouvier e um cão que ladra muito?

Pelo que li e ouvi, o Bouvier parece-me ter o temperamento ideal...( ainda continuo com esperanças) :?

Bom, mais uma vez muito obrigado pelas diversas opiniões, vou continuar a le-las com muita atenção!

Cumprimentos
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

terça out 23, 2012 1:49 am

esqueça as "limitações" do apartamento. Um cão, micro ou gigante, pode viver num T0, desde que tenha s suas necessidades de passeios e de afectos satisfeita. Eles nã se importam com pouco espaço, nem "sonham" com amplos jardins... Claro que as caudas poderosas a abanar e alguns saltos mais destrambelhados poderão causar alguma destruição, mas isso tanto acontece num quarto como num pátio grande! :)
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça out 23, 2012 9:10 am

Gonçalo, recebi a sua mp, mas decidi responder-lhe aqui no seu tópico.

Eu não sou nenhuma expert na raça, nem nada parecido, apenas lhe posso falar do ponto de vista de dona.

Eu ja vivi em apartamentos, e confesso que senpre achei possivel manter cães em apartamento.

Neste caso particular dos Bouvier, posso dizer-lhe que não têm o tamanho de um São Bernardo, embora no caso dos machos principalmente possam atingir tamanhos muito consideráveis. Eu, so tive femeas, e entre elas apresentavam uma diferença muito grande de tamanho, mesmo pertencendo ambas à mesma linhagem... a maior pesava 42kg, e cada vez que ladrava fazia tremer o chão todo!

Para mim, é a estrema beleza esterior da raça o seu próprio inimigo. É verdade que são de uma meiguice sem limites, sempre tolerantes com crianças, sempre de olhos postos nos donos, sempre a mendigar mimo... perfeitos cães de familia. Têm um excelente sentido de guarda, tanto de objectos, de propriedade ou mesmo das suas pessoas, são extremamente possantes e têm uma força de tracção incrivel, e, quando lhes dá os momentos de loucura... bem... vai tudo pelos ares. O aspecto de eterno peluche faz-nos esquecer que são gigantes de trabalho... que precisam de ser ocupados, e que principalmente são animais de comunidade, não toleram bem a solidão.

Em termos de exercicio, as minhas cadelas andam se eu andar... mesmo sem trela. A minha Brandy adora caçar-me, eu corro e ela morde-me o rabo, ou puxa-me pelos braços, ficam felizes com um bom passeio diário, e ocasionalmente uma actividade fisica mais intensa... mas isto são as minhas que têm acesso aos espaços exteriores, e não precisam de passeios higienicos.

São cães que idolatram o seu humano, de forma tão profunda que a minha Shiva, mesmo 2 anos após sair da caso do dono, sempre que via determinado tipo de homem me arrastava em busca do antigo dono... acho mesmo que ela nunca esqueçeu a sua familia 'original'.

Para mim, pouco lhes falta para serem perfeitos... excepto a minha, que é mesmo perfeita.
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quarta out 24, 2012 10:43 am

Acho que é importante adicionar mais umas coisinhas, e isto porque, por curiosidade pesquisei ninhadas de B.B e fiquei :o com a quantidade de cachorros disponíveis.
Será desnecessário dizer muito sobre este assunto, pelo que antes de qualquer que seja equacionar ter um Bouvier, há umas coisitas que deviam saber...
Os Bouvier são animais com uma longevidade muito curta, há criadores que apontam para 6 a 9 anos com a esperança média de vida.
O bouvier é uma raça onde existe grande incidência de algumas doenças, como a atrofia progressiva da retina, doença renal crónica, cancro (quase todos os bouvier que conheci sofreram desta doença), displasia da anca e do cotovelo, epilepsia, torção do estomago, e mais umas quantas...
Os bouvier, principalmente os machos são muito dominantes e de forma geral não toleram outros machos ( não são bonequinhos mesmo...)

Portanto, se pensam adquirir um cão destes desenganem-se se pensam que o podem fazer por meia dúzia de centenas de euros, porque esses animais vão sair-vos muito caros no futuro, de certeza absoluta.

Os bouvier são animais cuja manutenção é carota, especialmente no que se refere a cuidados médicos. Mantenham sempre umas largas centenas de euros de parte para os imprevistos.

Os bouvier provenientes de criadores éticos são caros (falamos acima do milhar de euros), e de forma geral é necessários ficar em lista de espera algum tempo (pode ser um par de anos).
Não comprem animais cujos pais não tenham despistes de doenças hereditárias, que os pais tenham por ex. epilepsia, que venham de linhas fechadas de criação.
Escolham criadores que dêem importancia ao estudo da longevidade nas linhas.
Não aceitem cachorros provenientes de cães com graus de displasia superiores ao B na anca grau I do cotovelo, e sempre cruzados com um isento ( embora alguns criadores considerem que o grau C e II podem ser usados como reprodutores), e isto não dá garantia de um descendente isento, mas pode mostrar-vos a verdadeira motivação por detrás da criação de um criador, quem procura o cão perfeito não reproduz com qualquer animal da sua propriedade ( a desculpa que vai fazer uma ninhadas apenas para cães de companhia não serve de desculpa para baixar a fasquia no que se refere à escolha criteriosa dos progenitores, e por consequencia diminuir a qualidade da ninhada).
Tenham atenção aos criadores que usam apenas os seus animais para reproduzir,(ou o canito do amigo ou vizinho) é provavelmente sinal que não procuram obter os animais perfeitos, e não estão para fazer milhares de km por esta europa fora, nem ter custos adicionais na ninhada.
Escolham criadores que apresentem os seus animais em exposições, porque quem não quer ver os seus animais avaliados por um juri, é porque provavelmente não têm bons exemplares que deva reproduzir.
Vejam sempre o numero de ninhadas anteriores da progenitora, o espaço entre ninhadas... quem se preocupa mesmo com os seus animais não 'explora' a cadela.

Fujam a sete pés dos intermediários, e das reproduções caseiras. Não escolham criadores que mantêm os seus Bouvier em canis, porque este obviamente não se importam com um dos maiores dramas para estes cães, a solidão.

Se por qualquer motivo não acharem estes aspectos importantes, então considerem também que não é importante ter um Bouvier. Mesmo que seja apenas um animal de companhia, a escolha da origem dos cachorros FAZ TODA A DIFERENÇA, pode poupar-vos a muitos dissabores.

Se gosta dos Bouvier compre com consciencia.

(desculpem o tamanho... mas fiquei mesmo chocada com o que vi na net...)
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
Goncaloc
Registado: sábado out 20, 2012 4:38 pm

quarta out 24, 2012 11:30 am

Obrigado pela chamada de atencao!

Tem conhecimento de alguns criadores que aconselhe?

Cumprimentos,
civfish
Registado: sábado jan 03, 2009 11:59 pm

sábado abr 06, 2013 4:10 pm

Olá a todos.
Há muito tempo que sigo com atenção esta raça e penso em adquirir um exemplar.

De fato, uma das apreensões é a pouquíssima esperança de vida que tem: como alguém disse, 6 a 9 anos!

Não vivendo numa moradia independente, mesmo assim penso que teria bastante espaço para ter um cão dessa dimensão.

O que mais me aflige é o fato de o animal poder ter que ficar sozinho amplos períodos de tempo. Eu estaria fora de casa à semana das 8:30h-19:30h... e em principio poderia ter alguem a partir das +- 15h/16h, mas ainda não e certo.

Penso que poderiam ser animais que sofreriam bastante estando sós e o fds e fins de tarde poderia não compensar.

Por outro lado pensei se talvez tivesse 2 em vez de 1, que eles poderiam fazer companhia um ao outro (obviamente tinha que ir com calma aqui, pois deveria ficar muito dispendioso!).

O que acham? Em que medida estes animais poderiam estar sozinhos algum tempo, e quanto tempo por dia?
diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

sábado abr 06, 2013 4:40 pm

eu acho a raça fantástica, e acho que há aqui já bastantes comentários certeiros e rigorosos, em especial os da tarasofia.

Pessoalmente a mim custa-me um bocado ter em portugal cães provenientes de países frios. No verão fartam-se de sofrer com o calor. Vou dar o exemplo dos siberian huskies. Quando estive na Noruega a estudar tive a oportunidade de praticar Dog Sledge, estava um frio de morrer, aí uns -7/-8º mas o treinador que nos estava a ensinar a conduzir o trenó pediu para não puxarmos muito pelos cães porque eles só estariam à vontade para correr com temperaturas que rondassem os -15ºC. Essa é a temperatura ideal para correrem.. portanto imaginem o que estes bichos não sofrem cá no verão, quando a temperatura chega quase aos 40ºC.

Quanto ao Bouvier Bernois, tenho um bocado de reservas nesse sentido... Sendo eles cães dos alpes suíços, também se darão melhor em países com temperaturas médias mais baixas...
Jfamendes
Membro
Registado: quarta jan 06, 2010 2:42 pm

terça abr 09, 2013 9:34 am

Tarasofia, grande post :) muito bem dito.

Quanto ao calor, o meu dá-se lindamente com o calor, aliás, prefere o sol à sombra. Penso que gosta da fotosíntese :lol:

Agora obviamente que moro em Lisboa e não no Alentejo....

Quanto ás horas sozinho, sinceramente não concordo que nenhum animal esteja sozinho tanto tempo (eu também não gosto de estar sozinha), contudo, dado tratar-se de um cão pastor, dá-se menos mal com isso que outras raças (não quer dizer que se dê bem, atenção).

Mas vamos a ver uma coisa... ninguém pode querer deixar uma coisa tão linda sozinha tanto tempo :wink:
Responder

Voltar para “Cães”