O cio e o ninho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta abr 10, 2013 5:19 pm

A minha cadela está com o cio (já no 8º ou 9º dia).

E anda LOUCA a fazer ninho! De cada vez que se deita escava como se não houvesse amanhã! Já lhe disse que a continuar assim, ainda encontra um chinesinho!!!

Ela já tinha feito isto, mas muito soft em comparação com agora. (e não, de machos não lhe sentiu nem o cheiro, no worries. N há machos á chuva!!!)

Também noto que durante os cios ela brinca muito menos com os bonecos dela, comparando com outras alturas. No último cio cheguei a achar que ela estava a atingir uma maturidade diferente e não voltaria a usa-los tanto. Mas não, é só nesta fase.

O último "avanço na maturidade" que geralmente se dá com esta coisa dos cios, é que consigo que ela faça o nº2 na rua, no mesmo local que o xixi matinal e em muito pouco tempo. Por pedido! Inédito! Já andava a conseguir que fizesse, só há algumas semanas (poucas), o nº2 (só) na rua, mas ainda tinhamos que "desenvolver" com uma pequena caminhada! Estou tão orgulhosa!! A minha cadela, está uma senhora cadela!

Agora não vamos comentar o tempo que isto demorou a atingir!! Esta é aquela cadela que só fez xixi na rua depois do 1º cio (aos 9 meses!). Acho que ela é mesmo assim, lenta nestas coisas,...

Agora, vejo que é engraçado, que ela faz assim pequenos avanços nesta altura.
(E quis partilhar convosco! :) )
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

quarta abr 10, 2013 5:51 pm

Olá
Estou a ver que foi certinho, 6 meses depois lá está o segundo cio.
9dias deve estar a acabar o pró-estro (fase complicada por causa do sangramento) e a iniciar o estro (fase que aceita o macho e o sangramento já abrandou um pouco).
Elas ficam realmente com comportamentos peculiares nesta altura, a minha por exemplo agarrava no brinquedo e começava a choramingar e a andar às voltas. Depois largava-o e continuava a sua vidinha como se nada fosse!
A parte de fazer o ninho deve ficar para a próxima, mas já fico ciente do que me poderá esperar! :lol:
Vá dando noticias do desenvolvimento do segundo cio. Se está a ser diferente do primeiro ou não, essas coisas assim pois aquando o da minha (estava ela a fazer 6meses) foi muito precoce e apanhou-me meio que desprevenida e é sempre bom partilhar experiencias. :D

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta abr 10, 2013 10:18 pm

Olá HMenezes.

Este é o 3º cio. Realmente em torno dos 6 meses, 176 dias de ciclo. Fiz uma contagem de dias, só para ver se acontece certinho, certinho. Ou nem por isso.

O que eu noto deste cio para os 2 anteriores é que aconteceu mais rápido. Nos outros 2, demorou imenso tempo a chegar, imenso tempo de sangramento e quase 4 semanas na totalidade. Neste entre os primeiros sinais e o sangramento, foi bem mais rápido. A mesma coisa com o crescimento da vulva que ainda não está "gigantesca" como eu já vi. Mas ainda continua com sangramento.

Esperemos que realmente demore menos tempo a terminar, pq 4 semanas é cruel! :D
Por outro lado, acho que tenho muito menos trabalho. Com as necessidades certinhas e regulares, de cueca de manhã até á noite (dorme sem a cueca), não suja nada e ainda se consegue lavar com elas postas! Ela lá dá o jeito.

Outra coisa que eu acho estranho é ela deixar meter as cueca tão bem. É quase como se gostasse de as usar. Não faz menção nenhuma de me fugir enquanto as coloco. Acho isto estranho nela!

Fazer de mamã dos bonecos, ainda não fez. Pelo menos desta vez.
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

quinta abr 11, 2013 11:41 am

Cá pra mim é da altura do ano ou deste tempo, porque a minha cadela anda a fazer exactamente a mesma coisa e não está com o cio.
Faz ninho com um violência :o escava escava escava, dá umas voltas, escava, anda à roda, deita-se, levanta-se esburaca mais um bocado... :lol:
Até filmei de tão admirada que fiquei pois nunca a tinha visto a fazer tal coisa, tenho que ver se dá pra ver bem porque foi de noite!

Mas gosto do tópico, vá partilhando porque a minha cadela no 1º cio estava exactamente como sempre e agora estou pra ver os próximos, se há mudanças :D é giro ver estas coisas, ainda por cima donas que nunca tinham tido fêmeas antes :oops: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”