Concordo com isto a 100%. Eu vejo o trabalho dos voluntários aqui no canil de Fafe. Fazem tudo por tudo para evitar o abate dos animais.. E é um canil municipal, que associado à "Associação de Defesa dos Direitos dos Animais e Floresta" fe respectivos voluntários, faz um papel louvável. Só é pena não haver mais fundos para as instalações que são extremamente precárias.Lourenca Escreveu:Há canis de abate que têm voluntários a fazer um bom trabalho, mas acerca disso haverá aqui no fórum quem possa falar.AlexandreMqs Escreveu:Lourenca, continuo a não perceber a ideia de fazer voluntariado num canil de abate.
Há canis com abate que não abatem ao fim de 8 dias, tentam ter os cães o máximo tempo possível até não terem alternativa/espaço.
E nos canis de abate que não querem voluntários? Porque esses cães também precisam, talvez ainda mais que os outros. Se for possível dar-lhes mais qualidade de vida enquanto lá estão, já vale a pena. Se for possível arranjar adoptantes para uns poucos antes de serem abatidos, para esses já valeu a pena.
Para mim o ideal seria aliar canis municipais a voluntários, juntar a logística e alguns meios à vontade de fazer.
PORTUGAL, pôr um fim a canis e gatis de abate. Ajudar sim
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Retirado da página do FB do Hospital Veterinário Sul do Tejo:
"O estudo GfKTrack2Pets, da GfK, que tem como objetivo analisar o comportamento dos portugueses face aos animais, revelou que se verificou em 2012 um aumento de 2% do número de lares com cães, com especial incidência nos lares com famílias mais numerosas.
Atualmente metade dos lares portugueses analisados possui pelo menos um animal de estimação, sendo que mais de 50% dos lares com quatro ou mais pessoas têm pelo menos um animal.
E você? Faz parte desta estatística?"
Ou seja, contra todas as expectativas (devido aos tempos de crise), o número de lares com cães aumentou no ano passado.
Se as câmaras tivessem vistas mais largas e sensibilidade para a causa animal, se os canis permitissem voluntários (tem dado bom resultado em vários) que acarinhassem os animais, que os divulgassem como deve ser, se houvesse uma campanha de sensibilização a sério na comunicação social, etc., certamente haveria mais adopções, porque a vontade, da parte das famílias, existe e está a aumentar.
Agora, se se fecha um cão tempos a fio numa boxe, ou um gato numa jaula, esse animal vai sofrer traumas, desenvolver eventualmente problemas comportamentais e as suas hipóteses de adopção vão diminuindo.
Portanto, a solução passa, entre várias outras coisas, pela luta para que os canis não sejam de abate (a tal questão da esperança, muito importante, de que falava a homeless) e que criem condições condignas e de bem-estar animal para os animais que albergam.
Se há municípios que o fazem, porque não todos? A resposta é simples: porque não querem, porque se estão nas tintas. Lisboa é um caso flagrante e chocante.
"O estudo GfKTrack2Pets, da GfK, que tem como objetivo analisar o comportamento dos portugueses face aos animais, revelou que se verificou em 2012 um aumento de 2% do número de lares com cães, com especial incidência nos lares com famílias mais numerosas.
Atualmente metade dos lares portugueses analisados possui pelo menos um animal de estimação, sendo que mais de 50% dos lares com quatro ou mais pessoas têm pelo menos um animal.
E você? Faz parte desta estatística?"
Ou seja, contra todas as expectativas (devido aos tempos de crise), o número de lares com cães aumentou no ano passado.
Se as câmaras tivessem vistas mais largas e sensibilidade para a causa animal, se os canis permitissem voluntários (tem dado bom resultado em vários) que acarinhassem os animais, que os divulgassem como deve ser, se houvesse uma campanha de sensibilização a sério na comunicação social, etc., certamente haveria mais adopções, porque a vontade, da parte das famílias, existe e está a aumentar.
Agora, se se fecha um cão tempos a fio numa boxe, ou um gato numa jaula, esse animal vai sofrer traumas, desenvolver eventualmente problemas comportamentais e as suas hipóteses de adopção vão diminuindo.
Portanto, a solução passa, entre várias outras coisas, pela luta para que os canis não sejam de abate (a tal questão da esperança, muito importante, de que falava a homeless) e que criem condições condignas e de bem-estar animal para os animais que albergam.
Se há municípios que o fazem, porque não todos? A resposta é simples: porque não querem, porque se estão nas tintas. Lisboa é um caso flagrante e chocante.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
homeless Escreveu:pois...assinar ou não assinar...
Sua Alteza, D. Maria Sissi foi por mim adoptada ao fim de 4 ? 5? anos de UZ!
é femea, preta e tem muito mau feitio - candidata nº 1 a abate. ainda bem que não era um gatil de abate!
a Rosie, animal por mim adoptado em NYC que padece de hipoplasia cerebelar, resgatada em Brooklin pela Mayor's Alliance era candidata nº 1 a eutanásia - femea, preta e deficiente!! ainda bem que não era um gatil de abate!
o Patolas, nascido no gatil de Lisboa,resgatdo pela UZ ! ainda bem que há quem resgate animais de gatis de abate. este é só preto....![]()
todas as razões racionais e economicistas são válidas.
mas, ainda bem que há quem lute contra moinhos de vento!
deram-me 3 animais que têm um lar contra todas as probabilidades.
se assino ? pois...não sei....
o "não abate" deixa sempre a porta aberta à esperança.
![]()
atirem-se a mim....
Adorei ler isto...

com um bocado e sorte ainda eram vendidos como labradores ou coisa do género... Pois. é o tipo de coisas que eu nao entendo e que acho que é necessário irradicar..Nando86 Escreveu:Daí, eu estava a falar ao início de "alguém" que está acima da lei e quem faz as leis, podia arranjar uma forma melhor, como o exemplo que eu dei ( mas eu não sou superior a nínguem, sou igual a todos, apenas dou a minha opinião) do que obtar por abater os pobres animais, que em tempos foram adorados e carregados de amor enquanto pequenos e bébes e quando começaram a crescer, já não tinham tanta piada e acabam por os abandonar ou fazer algo pior.diogosvp Escreveu:A minha questão é só a seguinte:
Se se deixa de abater animais, sem se diminuir ou irradicar o abandono, o que é que sucede? já temos montes de canis e associações rebentar pelas costuras com o número de animais recolhidos, se deixarmos de abater os mais velhos ou doentes, o que será dos outros que continuam a ser abandonados, alguns às vezes com menos de um ano de vida?
E isto não será uma questão apenas. É mesmo uma dúvida minha. É a meu ver uma questão muito complexa. Por uma lado também sou a favor que se deixe de abater animais, o pior é "e depois"?
Mas isto ainda é o inicio do fim.
Pois há quem faça destas coisas:
Tive o devido cuidado de contactar com este sr onde fui informada que estes meninos estavam a ser vendidos pelo valor de 80€, onde lhe perguntei se ele achava que estas eram as condições devidamente necessárias para fazer criação, onde a resposta que me foi dada fui eu ir para o ******. Realmente há pessoas que não tem o mínimo de consciência e respeito por estes seres.
margoustink Escreveu:homeless Escreveu:pois...assinar ou não assinar...
Sua Alteza, D. Maria Sissi foi por mim adoptada ao fim de 4 ? 5? anos de UZ!
é femea, preta e tem muito mau feitio - candidata nº 1 a abate. ainda bem que não era um gatil de abate!
a Rosie, animal por mim adoptado em NYC que padece de hipoplasia cerebelar, resgatada em Brooklin pela Mayor's Alliance era candidata nº 1 a eutanásia - femea, preta e deficiente!! ainda bem que não era um gatil de abate!
o Patolas, nascido no gatil de Lisboa,resgatdo pela UZ ! ainda bem que há quem resgate animais de gatis de abate. este é só preto....![]()
todas as razões racionais e economicistas são válidas.
mas, ainda bem que há quem lute contra moinhos de vento!
deram-me 3 animais que têm um lar contra todas as probabilidades.
se assino ? pois...não sei....
o "não abate" deixa sempre a porta aberta à esperança.
![]()
atirem-se a mim....
Adorei ler isto...E ninguém poderá atirar-se muito a si.

Eu posso explicar o porquê de fazer voluntariado num canil de abate... No canil onde vou os cães apenas são abatidos se não houver alternativa. Ainda que tenham de ser feitos abates, primeiro é feito aos cães mais velhos ou doentes. A cães mais jovens apenas em último caso (e sinceramente nem me lembro de nenhum animal nestas condições que tivesse sido abatido). Temos lá cães jovens e saudáveis que lá estão há quase 1 ano....Lourenca Escreveu:Há canis de abate que têm voluntários a fazer um bom trabalho, mas acerca disso haverá aqui no fórum quem possa falar.AlexandreMqs Escreveu:Lourenca, continuo a não perceber a ideia de fazer voluntariado num canil de abate.
Há canis com abate que não abatem ao fim de 8 dias, tentam ter os cães o máximo tempo possível até não terem alternativa/espaço.
E nos canis de abate que não querem voluntários? Porque esses cães também precisam, talvez ainda mais que os outros. Se for possível dar-lhes mais qualidade de vida enquanto lá estão, já vale a pena. Se for possível arranjar adoptantes para uns poucos antes de serem abatidos, para esses já valeu a pena.
Para mim o ideal seria aliar canis municipais a voluntários, juntar a logística e alguns meios à vontade de fazer.
Porque temos apoio de uma associação que vai conseguindo resgatar alguns cães. De resto, é tudo aquilo que a Lourenca mencionou, porque estes animais precisam muito da nossa atenção e do nosso mimo. Porque por aqueles que são adotados ou resgatados já fazem valer a pena.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Também...não tem é muita sorte ali amarrada.botas96 Escreveu:gosto do canídeo da foto
Devia de haver tantas gestações quantas ocasiões há para abrir garrafas de espumante.
Só em circunstâncias excepcionais, com cães excepcionais.
Aquilo trabalhado e no caso de ter bons instintos e energia...
mas esbanjasse aquilo que se tem em mediocridade própria ou alheia
Só em circunstâncias excepcionais, com cães excepcionais.
Aquilo trabalhado e no caso de ter bons instintos e energia...
mas esbanjasse aquilo que se tem em mediocridade própria ou alheia
Eu julgo que sim, mas o que mais tenho notado nos últimos tempos é o aumento do número de adoções e da procura por animais adultos...Nando86 Escreveu:magggie tem havido mais gente a adotar os cães nos canis?
Tenho uma amiga minha que vai adotar uma cadelinha, que retriram-lhe os dentes, para os cães "acasalar" para ela nao poder morder...é triste, mas é de louvar a acção da minha amiga. Tem bom coração
Editei para acrescentar que a sua amiga teve um bonito gesto. Felicidades para ela e para a cadelinha