Cuidados a ter com os Cães no Verão...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
irizitah
Membro Veterano
Registado: segunda nov 01, 2010 7:02 pm

terça abr 16, 2013 3:27 pm

Boa tarde!!!
Nao sei se ja existe algum tópico acerca desta tematica aqui na arca, mas andei a pesquisar e nao encontrei nada.
Peço desculpa se estiver a repetir o tópico.

Decidi abrir este tópico porque o sol e o calor começam a querer aparecer com toda a força, e tal como os humanos, os nossos patudos tambem têm de ter alguns cuidados especiais neste tempo.

Acredito que haja caes que necessitem de uns cuidados mais pormenorizados do que outros, mas sobre isso eu nao sei muito e gostaria portanto de vossa opiniao.
Já li que caes de pelagem branca necessitam de mais cuidados que outros caes... Mas a verdade é que os caes pretos tambem "absorvem" mais o calor podendo sofrer mais com o calor que os restantes caes.
Ha alguns truques para ajudar os patudos a superarem o calor?

Em tempos tambem li um artigo que dizia que, como os caes nao suam, é importante nas alturas de maior calor, se eles estiverem pela rua, deveremos refresca-los (refrescar apenas, nao jogar uma quantidade exorbitante de agua) colocando agua na zona do pescoço/nuca e na zona interior das patas. Que me dizem acerca disto?

Gostaria das vossas opinioes...
Obrigada e desculpem o testamento
fradik
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 10:20 am

terça abr 16, 2013 8:11 pm

Pois,o meu cachorro tem 7 meses e hj foi o 1º dia de calor que ele sentiu. Esteve bastante cansado e ofogante o dia todo, nem parece o mesmo.
irizitah
Membro Veterano

terça abr 16, 2013 10:16 pm

O meu tem 5 meses e meio, e ontem e oje esteve bem mais paradinho :( por isso abri o topico pa saber como posso ajuda-lo nestes dias
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça abr 16, 2013 10:32 pm

Aqui está um tópico do ano passado sobre o tema: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=98968
:wink:

É importante providenciar zonas frescas de sombra para os cães nortearíeis sim. Para os refrescar podemos usar a água no peito etc, mas eu faria isso naqueles dias de maior calor.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
irizitah
Membro Veterano

terça abr 16, 2013 10:46 pm

obrigada :)
o meu terrorista é todo preto e dizem que devem ser refrescados nos dias d maior calor.
alguem que tenha caes escuros, algum cuidado diferente?
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quarta abr 17, 2013 7:17 am

nas alturas de maior calor eu costumo deixar os meus cães em casa! deixo sempre várias taças com água fresca, e se estiver mesmo muito muito calor deixo toalhas molhadas no chão, caso eles se queiram deitar em cima. se tiver que andar de carro com eles, escolho as alturas de menor calor. caso isso não seja possivel, ponho uma toalha encharcada para eles se deitarem, e molho-os imediatamente antes de começar a viagem. faço sempre uma paragem ou duas pelo caminho, para lhes dar água e voltar a refrescá-los.

por norma no Verão costumo sair com eles para xixis e cocós, e depois à noite é que dão um passeio grande. só os levo se formos para o rio, onde por norma está mais fresco e eles podem ir ao banho! costumamos ir para a albufeira do Castelo de Bode! :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

quarta abr 17, 2013 2:32 pm

No Verão só dou passeios e corridas longas com a Pucca, de manhã cedo e ao fim da tarde/noite, de resto só para as necessidades. Banho de 3 em 3 semanas, assim como o desparasitante externo (pulvex ou advantix). E protetor solar para crianças na zona das orelhas e focinho-nariz.
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

quarta abr 17, 2013 2:56 pm

Para prevenir ou tentar retardar o sobreaquecimento molhá-lo onde disse (pescoço, torax, abdómen)
Exercício (caminhada), nunca superior a 30/40 minutos de cada vez, intercalado com intervalos e água.
Ter água à disposição.
Evitar os períodos de maior calor.
irizitah
Membro Veterano

quinta abr 18, 2013 10:31 am

Obrigada a todos pelas informaçoes. :)
ReginaVieira Escreveu:No Verão só dou passeios e corridas longas com a Pucca, de manhã cedo e ao fim da tarde/noite, de resto só para as necessidades. Banho de 3 em 3 semanas, assim como o desparasitante externo (pulvex ou advantix). E protetor solar para crianças na zona das orelhas e focinho-nariz.
A Regina falou em protetor solar, e estava a pensar comprar um para colocar no meu cao, agora que o sol começa a aparecer e o meu Eros esta com algumas peladas por causa do stripping.
Mas aconselham a colocação de protector solar em caes pretos? Quais os locais onde se deve colocar? Orelhas, nariz?
Obrigada e desculpem chatea-los
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quinta abr 18, 2013 10:49 am

A minha tem o nariz preto, e depois tem uma zona de pele cor-de-rosa com pelo muito curto (junto ao nariz). Nessa zona ponho protector solar.
Responder

Voltar para “Cães”