Ingredientes:
Legumes: sempre que preparo legumes em casa guardo os "restos", devidamente lavados e cortados, num saco no congelador. "Restos" são as folhas de fora das couves, talos de salsa e espinafres, pés de cogumelos, etc. Ao fim de uma semana tenho sempre o saco cheio.
Hidratos de carbono: podem ser arroz, flocos de aveia ou centeio, batatas. Ainda não experimentei feijão ou grão.
Carne: normalmente compro corações e moelas de frango ou carne da cabeça da vaca (aqui há um "talho para cães"). Também já usei requeijão. Gostava de variar mais e usar também peixe.
Vísceras: acabo por comprar sempre fígado de galinha ou porco.
Preparação: cozer os legumes em água, fazer um puré com a varinha mágica, juntar um pouco de azeite e os hidratos de carbono até estarem meio cozinhados, juntar a carne e acabar de cozinhar. Deixar arrefecer e por o tacho no frigorífico ou congelar em porções diárias.
Tempo de preparação: muito pouco, vai cozinhando enquanto se faz outra coisa qualquer.
Quantidades: estava a usar 1/3 legumes, 1/3 carne e 1/3 hidratos. Para ficar mais "correcto" comecei a seguir a quantidades aconselhadas no site do cachorro verde (http://www.cachorroverde.com.br/index.p ... s-adultos/)
Como a minha cadela tem 12,5kg calculei 3,5% do peso dela em comida o que dá 437g por dia. Como só lhe dou comida cozinhada ao jantar (ao pequeno-almoço come ração) e cozinho para uma semana, dá 1,531kg de comida por semana, divididos em:
40% carne = 600g
10% vísceras = 150g
25% hidratos = 400g
25% vegetais = 400g
No site há uma tabela que faz as contas, não é nada complicado, e só se fazem as contas uma vez.
Custos:
600g de carne = 2,4 EUR (4 EUR/kg)
150g vísceras = 0,6 EUR (4 EUR/kg)
400g hidratos = 0,4 EUR (1 EUR/kg)
400g vegetais = 0 EUR
Meia porção diária = 0,50 EUR / dia
Podia comprar mais barato, mas ainda não procurei o sítio certo.
Neste momento dou-lhe ração ao pequeno-almoço e comida cozinhada ao jantar. Isto tem um motivo simples... Quando come comida cozinhada faz mais xixi, e como depois do pequeno-almoço fica sozinha em casa e não acho justo que "se aguente" o dia todo, prefiro dar-lhe comida seca. À noite, quando tenho mais tempo para o passeio, ela pode fazer os xixis que quiser. De vez em quando dou-lhe também um osso com carne crú ou uma "espécie de carne seca que se vende aqui para os cães" para passar o dia a roer.
Resultados: nada de especial visível, excepto que faz mais xixi (o que me parece positivo, afinal também nos dizem a nós para beber mais água). Quando a adoptei tinha um ligeiro tártaro nos dentes, parece-me que reduziu um pouco (tenho de tirar uma foto para ver o antes e depois). Ao princípio armou-se em esquisita quando lhe dava ração ao pequeno-almoço, mas agora come as duas coisas.
Não me parece que comida cozinhada seja caro, complicado ou se perca muito tempo.
Só queria partilhar a experiência com quem tiver curiosidade e dizer que não é nada de complicado, não quero impingir nada a ninguém.
PS: O meu namorado gostou muito do "risoto de corações de galinha com coentros" que estava no frigorífico.