Boxer faz cocó e pisa tudo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lili25
Membro Júnior
Registado: segunda fev 15, 2010 5:51 pm

segunda abr 22, 2013 4:58 pm

Ola a todos,

Adquiri recentemente uma Boxer, ela ja tem quase 6 meses.
No entanto como moro num apartamento ela vive connosco dentro de casa e tem os seus passeios diários onde corre, brinca, salta e faz as necessidades.
Neste momento, ela apenas fica sozinha um período de 4 horas e durante esse tempo ela tem que ficar na varanda, pois ainda não confio nela 100% para ficar pela casa na nossa ausencia.
O problema é que nessas 4 horas ela faz as necessidades (xixi e cocó), e pisa tudo, ficando as paredes da varanda cheias de cocó, ela própria fica toda suja. :?
Não sei o que fazer para que ela não faça isso.
Alguem ja passou por isto? podem partilhar as vossas experiencias?
Ah é verdade...enquanto estamos em casa ela é bastante asseada, não faz nada dentro de casa. Dorme e quando tem vontade de fazer as suas necessidades, levanta-se e vai á varanda.
Agradeço a todos os que puderem ajudar.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

segunda abr 22, 2013 5:27 pm

De que tamanho é varanda?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
lili25
Membro Júnior
Registado: segunda fev 15, 2010 5:51 pm

segunda abr 22, 2013 6:12 pm

Argay,
a minha varanda é grande. :)
WildZion
Membro Júnior
Registado: terça jan 15, 2013 6:57 pm

segunda abr 22, 2013 6:17 pm

Axo que de uma forma geral todos os caes fazem isso, quer dizer, nao têm o cuidado de se desviarem das necessidades deles.
Numa varanda, se for pequena com o coco espalhado por varios lados é facil que isso aconteça....
Axo k so conseguira anular isso knd a cadela deixar de fazer as necessidades em casa
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

segunda abr 22, 2013 6:49 pm

lili25 Escreveu:Ola a todos,

Adquiri recentemente uma Boxer, ela ja tem quase 6 meses.
No entanto como moro num apartamento ela vive connosco dentro de casa e tem os seus passeios diários onde corre, brinca, salta e faz as necessidades.
Neste momento, ela apenas fica sozinha um período de 4 horas e durante esse tempo ela tem que ficar na varanda, pois ainda não confio nela 100% para ficar pela casa na nossa ausencia.
O problema é que nessas 4 horas ela faz as necessidades (xixi e cocó), e pisa tudo, ficando as paredes da varanda cheias de cocó, ela própria fica toda suja. :?
Não sei o que fazer para que ela não faça isso.
Alguem ja passou por isto? podem partilhar as vossas experiencias?
Ah é verdade...enquanto estamos em casa ela é bastante asseada, não faz nada dentro de casa. Dorme e quando tem vontade de fazer as suas necessidades, levanta-se e vai á varanda.
Agradeço a todos os que puderem ajudar.
Ela tem 6 meses, em principio ela já não devia fazer as necessidades nessas 4 horas.
Deve começar por lhe ensinar a fazer necessidades apenas na rua. E para isso deve passear a cadela pelo menos 4 vezes.

A forma ideal de educar a cadela passa também por a exercitar, para não ter um animal stressado.

Essa varanda não será de todo o sitio ideal para a cadela ou pelo frio ou pelo calor. A falar bem, nunca se vê varandas tão generosas para um cão e, porque nem sempre ficam 4 horas; por vezes ficam imenso tempo.

Em todo caso, pode passar a por a cadela em casa com a porta da varanda um pouco aberta, assim ela continua a sair para fazer as necessidades e regressa a casa naturalmente. Não vai ficar suja propriamente; ela fica mais suja porque fica apenas na varanda.

E passear, correr e brincar muito com a sua cadela, são animais muito ativos.
Última edição por margoustink em segunda abr 22, 2013 6:57 pm, editado 1 vez no total.
Papeldoll
Membro
Registado: segunda abr 30, 2012 9:06 pm

segunda abr 22, 2013 6:54 pm

Boa tarde,

A varanda é grande para si mas qual o tamanho?
Sinceramente se ela é bastante asseada quando estão em casa não vejo até razão para não deixar a cadelinha dentro de casa com acesso à varanda.
Deixe lhe brinquedos disponíveis.
O grande erro dos donos é muitas vezes evitar que o cão fique sozinho dentro de casa ,quando são maiores para além do poder de destruição ser maior vão ficar acho que muito mais curiosos e portanto "mastigadores".
Eu posso ter tido muita sorte mas acredito que fui muito firme com a minha e nunca destruiu nada a não ser os próprios brinquedos.

Por muito "grande" que a varanda seja é sempre uma varanda caso contrário seria um terraço certo?
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

segunda abr 22, 2013 7:20 pm

Que tamanho tem uma varanda grande?
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda abr 22, 2013 8:19 pm

Por mais que digam e me expliquem, nunca entendi porque é se fecham cães em varandas.

Lili25, ponha-se no lugar do seu cão. Imagine que é uma criança de quatro ou cinco anos a quem de repente fecham num quarto vazio por algumas horas, não interessa quantas, durante dias seguidos: o que sentiria? O que faria?

O seu cão deve ficar angustiado porque não percebe porque é que os donos, de quem tanto gosta, o fecham numa varanda, sozinho, e desaparecem. Sim, descarrega a tripa e a bexiga porque o medo e a aflição lhas descontrolam. Patinha o resultado? Pois patinha, ele quer é saber onde é que estão as pessoas, põe-se de pé apoiando as patas sujas na parede para ver se consegue avistá-los ou sair dali e ir ao encontro deles e não tem consciência daquilo que pisa. O que ele quer é que lhe abram aquela maldita porta para se juntar aos donos e voltar à vida normal.

Chama-se a isto ansiedade por separação.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
botas96
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2012 6:27 pm

segunda abr 22, 2013 9:10 pm

pisar o cócó e o xixi, pisa o seu cão e pisaria eu em iguais circunstâncias e já tenho os "entas"à vista.

Agora sem brincadeira.

Mais que a varanda, acho esta afirmação bombástica.
"pois ainda não confio nela 100% para ficar pela casa na nossa ausencia."
Tendo em conta a importância capital que terá na formação do seu carácter.

Sugiro que a deixe em casa com a varanda disponível ara a necessidades.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 22, 2013 9:12 pm

A sugestão do Botas é boa... a varanda tem acesso a que divisão?
Leva o animal à rua antes de sair?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

terça abr 23, 2013 12:20 am

Cuidado com esses acessos indiscriminados à varanda. Se é mesmo uma varanda, é muito provável que não haja muros muito altos, sobretudo para um boxer, que impeçam a cadela de saltar para fora.

A melhor forma de lidar com o seu problema, Lili, passa por duas coisas que já lhe foram ditas aqui: ensinar a sua cadela a apenas fazer as necessidades na rua (tal como já lhe disseram, 4 horas é um tempo perfeitamente suportável para uma cadela de 6 meses, desde que haja motivação e ensinamento para tal); e passar a colocar a sua cadela dentro de casa. A razão que a Lili aponta para não deixar a sua boxer dentro de casa é relativamente comum. No entanto, tem tanto de comum quanto de enganosa, porque pressupõe que o cão vá aprender por si só a comportar-se sozinho dentro de casa. Quanto mais tempo a sua boxer passar na varanda quando fica sozinha, mais tempo passa sem ela aprender a ficar dentro de casa. Se tem medo que ela destrua coisas dentro de casa, então deixe-lhe algo para ela fazer durante uma parte considerável dessas quatro horas. Não vai ser a varanda que vai treinar a sua cadela, lembre-se disso.
lds6
Membro Veterano

terça abr 23, 2013 12:30 am

Floripes3 Escreveu:Por mais que digam e me expliquem, nunca entendi porque é se fecham cães em varandas.

Lili25, ponha-se no lugar do seu cão. Imagine que é uma criança de quatro ou cinco anos a quem de repente fecham num quarto vazio por algumas horas, não interessa quantas, durante dias seguidos: o que sentiria? O que faria?

O seu cão deve ficar angustiado porque não percebe porque é que os donos, de quem tanto gosta, o fecham numa varanda, sozinho, e desaparecem. Sim, descarrega a tripa e a bexiga porque o medo e a aflição lhas descontrolam. Patinha o resultado? Pois patinha, ele quer é saber onde é que estão as pessoas, põe-se de pé apoiando as patas sujas na parede para ver se consegue avistá-los ou sair dali e ir ao encontro deles e não tem consciência daquilo que pisa. O que ele quer é que lhe abram aquela maldita porta para se juntar aos donos e voltar à vida normal.

Chama-se a isto ansiedade por separação.
Não, Floripes. A isso não se chama ansiedade por separação (AS). É meio caminho andado para que esta cachorra desenvolva AS. Sem dúvida. Mas o relato dado pela user não indica necessariamente que a cadela sofra de AS. Urinar e defecar, numa cachorra de 6 meses, não pode ser entendido, necessariamente, como sintoma de ansiedade.
O simples facto de um cão não gostar de ficar fechado e sozinho num local pouco amplo não é, por si só, sintoma de AS. Se o fosse, quase todos os cães padeceriam dessa condição, pois quase todos eles não gostam de estar enclausurados nem sozinhos durante muito tempo.
Ansiedade por separação é algo bem definido, tem um quadro bem concreto, e não pode ser confundido com qualquer coisa que envolva "ficar sozinho".
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

terça abr 23, 2013 8:52 am

Discordo, lds6. Repare que a forista diz que as paredes ficam cheias de patadas de caca, o que indica que a cadela não fica sossegada a dormir ou apenas deitada. O que indica é que ela fica ansiosa e tenta encontrar uma saída para a rua ou uma entrada para dentro de casa. E também diz que quando a cachorra está com eles dentro de casa se porta bem e fica calma, indo à varanda fazer as suas necessidades se sentir vontade disso.

E por isso, sim, na minha opinião já é ansiedade por separação, numa fase ainda pouco desenvolvida, mas já começa a lá estar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
lds6
Membro Veterano

terça abr 23, 2013 4:37 pm

Floripes3 Escreveu:Discordo, lds6. Repare que a forista diz que as paredes ficam cheias de patadas de caca, o que indica que a cadela não fica sossegada a dormir ou apenas deitada. O que indica é que ela fica ansiosa e tenta encontrar uma saída para a rua ou uma entrada para dentro de casa. E também diz que quando a cachorra está com eles dentro de casa se porta bem e fica calma, indo à varanda fazer as suas necessidades se sentir vontade disso.

E por isso, sim, na minha opinião já é ansiedade por separação, numa fase ainda pouco desenvolvida, mas já começa a lá estar.
Experimente colocar um cão sem ansiedade de separação numa situação idêntica, de preferência boxers ou cães com bastante energia e potência muscular para andar aos saltos. Faça isso com vinte indivíduos distintos. Vai ver que a esmagadora maioria vai apresentar sinais de não estar a gostar da experiência. Muitos vão querer saltar para tentar ir para outro lado, tentar ir para o interior de casa, muitos vão ladrar, etc. etc. Mas isso, por si só, só quer dizer necessariamente que não está a gostar de estar ali, fechado e sozinho. Não quer dizer, necessariamente, que se trate de ansiedade.
A ansiedade por separação tem muito a ver com a saída ou com os sinais de saída iminente que os donos transmitem. A AS estende-se até aos momentos em que não estão sozinhos, mas que, por terem uma condição de ansiedade, seguem muito mais os donos em cada passo que dão (para ver se vão sair de casa), recebem os seus donos de forma completamente descontrolada quando estes chegam, têm um sono mais leve, acordam ao mínimo sinal de que alguém pode estar a dirigir-se para a zona de entrada/saída de casa, etc.
Ou seja, não gostar de ficar sozinho é diferente de ansiedade por separação. E qualquer cão (ou quase todos) que fique numa varanda vai tentar perceber se há formas de saltar para outro lado, se há formas de voltar para dentro de casa, etc.

Agora, esse hábito pode fazer com que esta cadela desenvolva AS num instante. Sempre que o dono começa a vestir-se e a pegar na chaves, esta boxer já sabe que vai passar um tempinho na varanda, que, como dá a perceber, é algo que esta cadela detesta.
Responder

Voltar para “Cães”