Floripes3 Escreveu:Discordo, lds6. Repare que a forista diz que as paredes ficam cheias de patadas de caca, o que indica que a cadela não fica sossegada a dormir ou apenas deitada. O que indica é que ela fica ansiosa e tenta encontrar uma saída para a rua ou uma entrada para dentro de casa. E também diz que quando a cachorra está com eles dentro de casa se porta bem e fica calma, indo à varanda fazer as suas necessidades se sentir vontade disso.
E por isso, sim, na minha opinião já é ansiedade por separação, numa fase ainda pouco desenvolvida, mas já começa a lá estar.
Experimente colocar um cão sem ansiedade de separação numa situação idêntica, de preferência boxers ou cães com bastante energia e potência muscular para andar aos saltos. Faça isso com vinte indivíduos distintos. Vai ver que a esmagadora maioria vai apresentar sinais de não estar a gostar da experiência. Muitos vão querer saltar para tentar ir para outro lado, tentar ir para o interior de casa, muitos vão ladrar, etc. etc. Mas isso, por si só, só quer dizer necessariamente que não está a gostar de estar ali, fechado e sozinho. Não quer dizer, necessariamente, que se trate de ansiedade.
A ansiedade por separação tem muito a ver com a saída ou com os sinais de saída iminente que os donos transmitem. A AS estende-se até aos momentos em que não estão sozinhos, mas que, por terem uma condição de ansiedade, seguem muito mais os donos em cada passo que dão (para ver se vão sair de casa), recebem os seus donos de forma completamente descontrolada quando estes chegam, têm um sono mais leve, acordam ao mínimo sinal de que alguém pode estar a dirigir-se para a zona de entrada/saída de casa, etc.
Ou seja, não gostar de ficar sozinho é diferente de ansiedade por separação. E qualquer cão (ou quase todos) que fique numa varanda vai tentar perceber se há formas de saltar para outro lado, se há formas de voltar para dentro de casa, etc.
Agora, esse hábito pode fazer com que esta cadela desenvolva AS num instante. Sempre que o dono começa a vestir-se e a pegar na chaves, esta boxer já sabe que vai passar um tempinho na varanda, que, como dá a perceber, é algo que esta cadela detesta.