ruipb Escreveu:O primeiro passo para a criação desse tipo de segurança é deixar de achar que puxar o rabo e as orelhas é um comportamento normal. Melhor do que educar o seu cão a aceitar esses tratos é educar as crianças a não tratar o cão como se fosse um boneco. Para além de evitar acidentes, vai dar às suas crianças uma importante lição pedagógica, e que se prende com a forma de se relacionar com outro ser vivo.
Quando falo em segurança refiro um cão que aceite certos comportamentos típicos de crianças, puxar o rabo, orelhas etc... sem que depois riposte agressivamente.
Mas sim, claro, acidentes acontecem, pode um dia haver um pisar da causa, um abraço mais apertado, e, além disso, crianças serão sempre crianças, pelo que vai sempre haver um "passar da linha". Por isso:
1. Supervisione sempre sempre sempre
2. Treine o seu cão de modo a habituar-se a tratos um pouco mais exagerados. Não para que esse tipo de trato seja normalizado, mas para que, no dia em que acontecer, ele modere a reacção.
3. Não procure na raça a solução para o ponto 2. Existem raças mais tolerantes do que outras (curiosamente, são quase sem variação as mesmas raças que, quando se ultrapassa o grau de tolerância, a reacção é a mais violenta). Tudo bem. Mas normalmente isso significa um decréscimo na preocupação dada à educação. E esta sim é que é a melhor forma de evitar males futuros. Não a raça.
Por ordem de importância: supervisione sempre as brincadeiras entre crianças e cães; eduque seriamente as crianças a respeitar o espaço físico do seu cão; eduque o seu cão a habituar-se a certos tratos menos cuidados.
Ao contrário do que já lhe aconselharam aqui, um cão de guarda consegue distinguir entre uma visita e um intruso. Uma coisa que permite a distinção: uma visita vem sempre acompanhada do dono; um intruso não. Outra coisa: em pequeno, leve o máximo de pessoas conhecidas lá a casa, assim, essas pessoas deixarão de ser estranhas. Se acontecer levar alguma visita que ainda não tenha sido apresentada para o seu cão, quando este já não é cachorrinho e pode causar danos, no dia em que essa visita for lá a casa, faça as devidas "apresentações". Se necessário, faça-as na rua, e, quando houver conforto mútuo, entrem em casa. Com um cão bem socializado e bem educado, a diferenciação entre um intruso e uma visita não deve ser problema.Outra situação que considero importante é que considere visitas e não só a matilha lá de casa (família).
ajuda para cão de guarda e companhia
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm
Numa localidade algures no mapa, ontem uma Senhora e o seu cão, foram surpreendidos na habitação e respetivo espaço exterior, por 3 assaltantes.
Os assaltantes:
1º fugiu a tempo;
2º fugiu com a perna tão ferida que foi facilmente capturado;
3º Precisou de assistência no local do crime.
Ao 3º assaltante o cão só o largou quando ele ficou imóvel, um movimento que ele fizesse o cão segurava-o novamente.
Este cão não foi um cão treinado, viveu sempre rodeado dos colaboradores dos donos(pelo menos 40 homens), todos a conviver nos mesmos locais.
Ele soube bem que eram assaltantes. E defendeu a dona/ território; e neste caso ele alcançou os assaltantes quando estavam próximo da dona.
Têm existido imensos assaltos na zona, com bastante sucesso, onde existem cães tem passado um pouco ao lado ou as coisas correm menos bem, como este caso.
Um cão também guarda bem o território, até percebo o que querem dizer quando dizem que as cadelas são melhores guardas...mas um cão também cumpre.
E um cão de guarda ainda tem trabalho. Os alarmes são úteis e acho que são indispensáveis, mas um cão ainda atrapalha bastante.
Neste caso, havendo crianças eu provavelmente também escolhia uma cadela.
Os assaltantes:
1º fugiu a tempo;
2º fugiu com a perna tão ferida que foi facilmente capturado;
3º Precisou de assistência no local do crime.

Ao 3º assaltante o cão só o largou quando ele ficou imóvel, um movimento que ele fizesse o cão segurava-o novamente.
Este cão não foi um cão treinado, viveu sempre rodeado dos colaboradores dos donos(pelo menos 40 homens), todos a conviver nos mesmos locais.
Ele soube bem que eram assaltantes. E defendeu a dona/ território; e neste caso ele alcançou os assaltantes quando estavam próximo da dona.
Têm existido imensos assaltos na zona, com bastante sucesso, onde existem cães tem passado um pouco ao lado ou as coisas correm menos bem, como este caso.
Um cão também guarda bem o território, até percebo o que querem dizer quando dizem que as cadelas são melhores guardas...mas um cão também cumpre.
E um cão de guarda ainda tem trabalho. Os alarmes são úteis e acho que são indispensáveis, mas um cão ainda atrapalha bastante.
Neste caso, havendo crianças eu provavelmente também escolhia uma cadela.
Houve um cão (P.A) de meus famíliares que estava treinado a receber comida de determinadas pessoas, se mais alguém lhe fosse dar comida, ele atacava essa pessoa.
Muitos cães foram envenenados naquela quinta.
Não percebo isso da guarda.
Esta bem que o que eu tenho é para caça mas o botas sempre foi muito mais territorial que a cadela que eu tenho agora e dava sinal muito mais cedo.
E outra, o tal macho P.A. era de linha de trabalho.
Era um grande taralhouco e estava sempre a meter-se comigo.(roubava coisas e tal para irmos atrás dele, etc).
Mas nunca misturava trabalho com conhaques.
Digamos que graças ao par acção reacção há muitos anos (birra- reforço disciplinar), resultou um comando para o cão, uma vez ficou-me a guardar durante três horas. encurralou-me a um canto (tipo filme dos 300 mas ao contrário)
Nem me podia mexer, se o fizesse rosnava pelo canto da boca enquanto passava pelas brasas.
Portanto para mim guarda é macho..
(ainda hei-de ver se a linha de sangue dele ainda existe).
Muitos cães foram envenenados naquela quinta.
Não percebo isso da guarda.
Esta bem que o que eu tenho é para caça mas o botas sempre foi muito mais territorial que a cadela que eu tenho agora e dava sinal muito mais cedo.
E outra, o tal macho P.A. era de linha de trabalho.
Era um grande taralhouco e estava sempre a meter-se comigo.(roubava coisas e tal para irmos atrás dele, etc).
Mas nunca misturava trabalho com conhaques.
Digamos que graças ao par acção reacção há muitos anos (birra- reforço disciplinar), resultou um comando para o cão, uma vez ficou-me a guardar durante três horas. encurralou-me a um canto (tipo filme dos 300 mas ao contrário)
Nem me podia mexer, se o fizesse rosnava pelo canto da boca enquanto passava pelas brasas.
Portanto para mim guarda é macho..
(ainda hei-de ver se a linha de sangue dele ainda existe).
Última edição por botas96 em terça abr 23, 2013 4:34 pm, editado 1 vez no total.
Um cão de guarda ( e não de alarme apenas) implica bastante treino, pois pode dar azo a acidentes por vezes mortais. Se só lhe pode dedicar um bocadinho ao fim de semana e à noite, subscrevo o conselho que já lhe deram - compre um alarme e tem o problema resolvido.
Quanto a crianças, se o cão não fôr marado, brevemente as aceitará como membros da sua "matilha", protegendo-as. No entanto, como disse o lds6, as crianças precisam de ser ensinadas a respeitar o cão. Para além disso é sempre arriscado deixar uma criança de tenra idade brincar com um cão sem supervisão.
O treino de um cão de guarda implica que este se limite a imobilizar o intruso e só morda em caso de fuga/ataque, e em zonas não vitais do alvo (braços, pernas). Que largue imediatamente à ordem do dono, mantendo-se vigilante. Tudo isto leva bastante tempo a treinar, conforme deve calcular.
Concordo que a melhor solução em caso de visitas será confiná-lo a um canil nessas alturas. As visitas não devem encarar o cão como um brinquedo e devem respeitá-lo compreendendo a sua função. No entanto, com treino pode conseguir um excelente controlo do seu cão.
Discordo (acho que é a segunda vez...) do Pato quando diz que as melhores guardas são as fêmeas, depende da territorialidade de cada exemplar, independentemente do sexo. Pessoalmente, tive sempre cães com boa guarda, mas os melhores que tive foram machos.
Pelo que pude intuir do seu post, a melhor solução para o fim que pretende é mesmo um alarme.
Quanto a crianças, se o cão não fôr marado, brevemente as aceitará como membros da sua "matilha", protegendo-as. No entanto, como disse o lds6, as crianças precisam de ser ensinadas a respeitar o cão. Para além disso é sempre arriscado deixar uma criança de tenra idade brincar com um cão sem supervisão.
O treino de um cão de guarda implica que este se limite a imobilizar o intruso e só morda em caso de fuga/ataque, e em zonas não vitais do alvo (braços, pernas). Que largue imediatamente à ordem do dono, mantendo-se vigilante. Tudo isto leva bastante tempo a treinar, conforme deve calcular.
Concordo que a melhor solução em caso de visitas será confiná-lo a um canil nessas alturas. As visitas não devem encarar o cão como um brinquedo e devem respeitá-lo compreendendo a sua função. No entanto, com treino pode conseguir um excelente controlo do seu cão.
Discordo (acho que é a segunda vez...) do Pato quando diz que as melhores guardas são as fêmeas, depende da territorialidade de cada exemplar, independentemente do sexo. Pessoalmente, tive sempre cães com boa guarda, mas os melhores que tive foram machos.
Pelo que pude intuir do seu post, a melhor solução para o fim que pretende é mesmo um alarme.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 20, 2005 10:08 am
Ao meu amigo JC Sousa que há anos temos esta teimosia...zeca2 Escreveu:Um cão de guarda ( e não de alarme apenas) implica bastante treino, pois pode dar azo a acidentes por vezes mortais. Se só lhe pode dedicar um bocadinho ao fim de semana e à noite, subscrevo o conselho que já lhe deram - compre um alarme e tem o problema resolvido.
Para mim... Fêmea!!!
JC Sousa e outros experts... O instinto reproductor do macho é superior ao instinto de guarda e protecção do mesmo... Sem querer ensinar os "ladrões" que viajam aqui no fórum, direi apenas que um trapo embebido no corrimento de uma cadela SRD em cio, ou a própria cadela, fazem milagres no cão mais bem treinado e feroz do Continente... Tenho dito!
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>António Pato</strong></p>
Pois é, não estamos de acordo, mas também não vem mal ao mundo por causa disso, António Pato...
Pois eu tenho agora um macho que você conhece e posso assegurar-lhe que não há cio que o desvie da sua função de guarda, que pode até ser muito agressiva... é uma questão de "puxar" pelos drives que queremos potenciar.
Mas muito bem, você fica com a sua "bicicleta" e eu fico com a minha... e quem quiser que faça a experiência.
Abraço.
Pois eu tenho agora um macho que você conhece e posso assegurar-lhe que não há cio que o desvie da sua função de guarda, que pode até ser muito agressiva... é uma questão de "puxar" pelos drives que queremos potenciar.
Mas muito bem, você fica com a sua "bicicleta" e eu fico com a minha... e quem quiser que faça a experiência.
Abraço.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 20, 2005 10:08 am
O facto de nos conhecermos já há alguns anos, também permite que tenhamos ideias e opiniões diferentes... Olha mandei-lhe mais uma vez as fotos dos ataques desse seu grande amigo, no Armando4pets... Grande cão, digo eu!zeca2 Escreveu:Pois é, não estamos de acordo, mas também não vem mal ao mundo por causa disso, António Pato...
Abraço.
Ah JC Sousa, temos de generalizar... Não podemos olhar só para aquilo que temos à mão...
Quanto ao resto, gostava de experimentar numa das minhas passagens por Cerveira...
<p>Cumprimentos </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Vocês são tão boas pessoas. Eu hoje sinto-me má: Pastor do Cáucaso e quando crescer, é deixá-lo à vontadinha sozinho com as crianças. 

-
- Membro Veterano
Acho bem, gosto bastante da raça.ruipb Escreveu:O que acham do Rafeiro Alentejano para esse fim?
Pelo que sei é teimoso, pachorrento e defensivo. Bastante independente mas amigo e tolerante com as crianças.
-
- Membro Veterano
Nessa da fêmea vs macho eu cá ia sempre pela fêmea.
Qualquer um dos machos, nenhum PA é certo, que tive nem era necessário o pano. Bastava trazerem uma fêmea de qualquer tamanho e já não era nada com eles, tornavam-se em galãs instantâneos.
As minhas fêmeas? Até lhes podiam trazer um chouriço ou um presunto Pata Negra. Levavam e era para contar.
Até a DA do chinês que tenho, sem qualquer treino ou encorajamento, é só porem a mãozinha por cima do portão e ouvem-se os delicados dentinhos a baterem...
Qualquer um dos machos, nenhum PA é certo, que tive nem era necessário o pano. Bastava trazerem uma fêmea de qualquer tamanho e já não era nada com eles, tornavam-se em galãs instantâneos.
As minhas fêmeas? Até lhes podiam trazer um chouriço ou um presunto Pata Negra. Levavam e era para contar.
Até a DA do chinês que tenho, sem qualquer treino ou encorajamento, é só porem a mãozinha por cima do portão e ouvem-se os delicados dentinhos a baterem...
-
- Membro Veterano
Nem mais. Por isso sugeri um Pastor do Cáucaso. Pais e criancinhas iam puxar o rabo e as orelhas à avózinha em menos de um fósforo.
-
- Membro Veterano
Atenção que conheço muito bem crianças com 3 anos que não fazem isso ao cão deles. E já fazem os gestos de sentar, já levam a bola para brincar.Quando falo em segurança refiro um cão que aceite certos comportamentos típicos de crianças, puxar o rabo, orelhas etc... sem que depois riposte agressivamente. Outra situação que considero importante é que considere visitas e não só a matilha lá de casa (família).
O que acontece às vezes é caírem enquanto brincam, mas puxar orelhas e rabos e etc não fazem. E têm 3 anos.
Os cães precisam de ser ensinados a brincar sem magoar, as crianças também.
Boas,ruipb Escreveu:O que acham do Rafeiro Alentejano para esse fim?
Pelo que sei é teimoso, pachorrento e defensivo. Bastante independente mas amigo e tolerante com as crianças.
Acho mal. Principalmente se quer um cão de guarda. Eu tenho um rafeiro alentejano e um pastor alemão e nesse caso nem se compara. É verdade que o rafeiro alentejano é protector, desconfiado e defensivo. No entanto é um cão que não guarda territorialmente. usado tradicionalmente para guardar o gado ele fica pachorrentamente deitado, e só se aparecer um estranho é que ele dá o alerta. Não é um cão como um pastor alemão ou pastor belga, que estão permanentemente alerta, a trabalhar e a fazer rondas. Se alguem lhe entrar em casa num sitio em que o cão não veja, entra e sai com a maior das facilidades.
Quanto às crianças, também não tenho a certeza. Eu estou mais a vontade com criança à volta do pastor alemão do que do rafeiro... Ele até é muito tolerante com pessoas conhecidas, mas se for uma visita, não sei não..