ajuda para cão de guarda e companhia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

diogosvp
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2012 10:51 pm

quarta abr 24, 2013 6:36 pm

Uma coisa que acho que tem que tentar perceber é se quer uma cão para guarda e segurança, ou se quer um cão essencialmente de companhia, mas com alguma apetencia para a guarda. Porque, em meu entender, são casos muito diferentes.

Para a primeira, prefira cães ageis e trabalhadores: pastor alemão, pastor belga, leão da rodésia, doberman...
Para a segunda, cães de porte grande e vigilantes mas afectuosos: Dogue Alemão, São Bernardo, Bouvier Bernois, Terra Nova...
kink
Membro
Registado: sexta jan 27, 2006 3:25 pm

quinta abr 25, 2013 3:27 am

Raça Fila de São Miguel
Género Femea
Crianças SEMPRE supervisionadas
ruipb
Registado: terça abr 23, 2013 7:58 am

sexta abr 26, 2013 12:41 pm

Estão a interpretar mal a história.

O puxar o rabo, orelhas, etc.. não é rotina mas é algo que eventualmente pode acontecer, tal como o cão roubar a bola das crianças e estas tentarem recuperar a mesma e o cão não gostar.

Há muitos cenários possíveis quando se trata de animais e crianças. Até serem repreendidos por uma ação indesejada, essa pode acontecer. Agora ha cães mais outros menos permissivos quanto a estes comportamentos PONTUAIS.
lds6
Membro Veterano
Registado: domingo out 28, 2012 1:49 am

sexta abr 26, 2013 1:04 pm

ruipb Escreveu:Estão a interpretar mal a história.

O puxar o rabo, orelhas, etc.. não é rotina mas é algo que eventualmente pode acontecer, tal como o cão roubar a bola das crianças e estas tentarem recuperar a mesma e o cão não gostar.

Há muitos cenários possíveis quando se trata de animais e crianças. Até serem repreendidos por uma ação indesejada, essa pode acontecer. Agora ha cães mais outros menos permissivos quanto a estes comportamentos PONTUAIS.
Compreendo.
Mas há algo que o ruipb está também a interpretar mal. Os cães que são mais permissivos para esses comportamentos não o são por causa da raça, mas por causa da educação que lhe foi dada.
E a ideia de "até serem repreendidos por uma ação indesejada, essa pode acontecer" já indicia um equívoco, também. Não tem de esperar até acontecer a ação indesejada para educar o seu cão; ao invés, faça-o preventivamente.
ruipb

sexta abr 26, 2013 8:17 pm

Quando digo repreender falo das crianças que mais facilmente podem brincar com o cão de forma menos própria que o inverso. Mas este tema é como se diz depende muito da forma de educar os animais.

Mas como se pode ler nas entrelinhas de alguns posts a raça tem influencia pois como se pode ler:
Vocês são tão boas pessoas. Eu hoje sinto-me má: Pastor do Cáucaso e quando crescer, é deixá-lo à vontadinha sozinho com as crianças.
Nem mais. Por isso sugeri um Pastor do Cáucaso. Pais e criancinhas iam puxar o rabo e as orelhas à avózinha em menos de um fósforo.
Longe de mim maltratar um animal para este ter razão de me atacar ou a minha família, para isso mais vale não ter nenhum animal. Mas quero um que tolere não ser eu a dar-lhe comida quando tiver de me ausentar ou que por descuido encontre o portão aberto não "coma" a primeira pessoa que passe na rua.
Tudo isto depende muito do treino / educação do cão mas há raças mais propensas a receber e cumprir as regras e outras menos bem como a facilidade com que aprendem.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta abr 26, 2013 8:41 pm

Nem se preocupe com esses detalhes. Com um bom Cáucaso nem vai precisar de o maltratar.
ruipb

sexta abr 26, 2013 9:12 pm

ficava-lhe melhor uma resposta construtiva do que gozar com as pessoas.

Se peço ajuda é porque considero que há por aqui pessoas bem mais sábias que eu e cujo conhecimento tenho em conta para escolher um companheiro para mim.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sexta abr 26, 2013 10:17 pm

Não há raças "tolerantes" a travessuras pontuais das crianças, daí a importância da supervisão quando estas convivem, crianças e cães têm de ser ensinados e repreendidos quando um ou outro faz asneira. :wink:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Responder

Voltar para “Cães”