Leiam por favor e deixem a vossa opinião, é muito importante para nós!
Venho partilhar convosco uma história muito triste que infelizmente terminou com a morte do nosso grande amigo de quatro patas de forma inexplicável. Gostaria desde já que partilhassem a vossa opinião, não em tom de revolta, mas de forma assertiva (mesmo não sendo fácil), para que nós próprios tentemos perceber o sucedido (não está fácil).
Vamos aos factos ocorridos por ordem sequencial:
- O nosso cão de 7 anos entrou dia 24 (quarta-feira passada) no veterinário para fazer uma simples destartarização;
- No mesmo dia fomos informados que o cão teria que ficar internado a levar soro, pois não poderia ser anestesiado, porque fez análises e os valores relativos aos rins estavam ligeiramente alterados, nada de mais segundo a clínica, mas ficaria para prevenção 2 dias a soro;
- Dia 26 (sexta-feira), depois de analisado e dado como apto para a anestesia, foi iniciada a destartarização, que supostamente correra bem, não fora o cão, quando acordou, começar a sangrar pelo ânus e pela boca sangue vivo (sem fezes);
- Após isto o meu familiar foi contactado, informado que o cão teria feito uma dilatação gástrica depois de acordar da anestesia e que era muito provável que tivesse a sofrer de uma torção gástrica, portanto teria que ser operado de urgência;
- Após a operação o meu familiar foi contactado, informado que a operação correu bem, mas as notícias não eram as melhores, porque ao fim da operação o cão entrou em paragem cardio-respiratória e falecera;
- Explicações para o sucedido: "Foi a primeira vez que tal aconteceu, não encontramos motivo para o sucedido. Lamentamos muito".
Agora eu pergunto:
- Como é que isto é possível acontecer a um cão saudável, muito activo, bem de saúde, vigiado e analisado (inclusive a permanência na clínica durante 2 dias), com análises a indicar que estaria tudo bem, etc?
- Quantos casos conhecem de um cão saudável que tenha entrado para uma simples destartarização e acabe morto numa clínica num espaço de 2 dias?
- Como é que um cão faz uma torção de estômago após uma destartarização, estando de estômago vazio, sem fazer qualquer tipo de exercício? Respostas já encontradas: Mau posicionamento durante a cirurgia, queda durante a cirurgia, mau posicionamento na box depois da cirurgia. Existirão mais com certeza.
- O que podemos nós fazer neste caso? Esta história está muito mal contada e é mais que óbvio que houve erro humano, não queremos de todo que mais animais passem pela mesma situação.
Resta-me acreditar que o nosso amigo esteja num lugar tranquilo onde esteja feliz, pois connosco ele era mesmo muito feliz e ainda tinha tanta vida pela frente, não fossem esses assassinos tiraram-lha. Cão mais meigo, carinhoso, companheiro, brincalhão, obediente, nunca vimos, nem viremos, vivamos nós os anos que vivamos.
Desculpem o desabafo, qualquer esclarecimento acerca do caso por favor perguntem,
Muito obrigado a todos
Destartarização = Morte ?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Lamento pela vossa perda e pela vossa óbvia dor.
Mas não sou veterinária e não faço ideia do que aconteceu.
Uma anestesia implica sempre risco e nós donos cuidadosos tentamos minorá-lo através de análises e electrocardiograma na consulta pré-cirurgica. Mas às vezes as coisas correm mal na mesma.
Mas não sou veterinária e não faço ideia do que aconteceu.
Uma anestesia implica sempre risco e nós donos cuidadosos tentamos minorá-lo através de análises e electrocardiograma na consulta pré-cirurgica. Mas às vezes as coisas correm mal na mesma.

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
eu sugeria que fizessem necrópsia ao animal, noutra clinica veterinária, obviamente!! dependendo do resultado da necrópsia saberiam até que ponto houve erro médico ou se haveria algum problema de saúde mascarado!
lamento muito a perda do vosso amigo!
lamento muito a perda do vosso amigo!

<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Lamento imenso.
Não sou entendido nesses assuntos mas tenho as minhas reservas acerca de todo o procedimento ou faria diferente.
Quando detectada a anomalia apuraram o que a causou?
"Glitchs" não aparecem do nada,onde há fumo há qualquer coisa a arder.
Não percebo nada do que aconteceu a seguir, nem quero opinar.
Pelo que li o cão não estaria apto para anestesia.Mas sou um lavrador, repito.
Partilho a opinião dos demais e faço minhas as sugestões deles.
Não sou entendido nesses assuntos mas tenho as minhas reservas acerca de todo o procedimento ou faria diferente.
Quando detectada a anomalia apuraram o que a causou?
"Glitchs" não aparecem do nada,onde há fumo há qualquer coisa a arder.
Não percebo nada do que aconteceu a seguir, nem quero opinar.
Pelo que li o cão não estaria apto para anestesia.Mas sou um lavrador, repito.
Partilho a opinião dos demais e faço minhas as sugestões deles.
A torção não provoca sangramentos nem da boca nem do ânus... Eu sugiro o mesmo que a Indigo, e lamento imenso a vossa perda...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm
Ui que medo.
A minha daqui a uns 3-4anos, também vai precisar de certeza, mas já fiquei assustada.
Sinto muito pela sua perda.
A minha daqui a uns 3-4anos, também vai precisar de certeza, mas já fiquei assustada.
Sinto muito pela sua perda.
-
- Membro
- Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm
Antes demais os meus mais sinceros pesamos, nem consigo imaginar por o que estão a passar 
Há 1 coisa que não estou a perceber muito bem… uma destartatização é para tirar o tártaro dos dentes certo?
Se o cão era assim tão meigo, doce, obediente porquê que haveriam de anestesiar o animal para a fazerem?
Mesmo que ele demonstrasse uma certa revelia penso que um simples tranquilizante seria o suficiente, não!?
Se fosse comigo logo quando eles disseram que ele tinha que lá ficar internado para fazer soro, ia a correr para lá para o ver e tentar perceber o que se estava a passar… e garanto-lhe não saia de lá sem o ver.
Coragem, só o tempo apaga certas feridas

Há 1 coisa que não estou a perceber muito bem… uma destartatização é para tirar o tártaro dos dentes certo?
Se o cão era assim tão meigo, doce, obediente porquê que haveriam de anestesiar o animal para a fazerem?
Mesmo que ele demonstrasse uma certa revelia penso que um simples tranquilizante seria o suficiente, não!?
Se fosse comigo logo quando eles disseram que ele tinha que lá ficar internado para fazer soro, ia a correr para lá para o ver e tentar perceber o que se estava a passar… e garanto-lhe não saia de lá sem o ver.
Coragem, só o tempo apaga certas feridas

Última edição por HMenezes em segunda abr 29, 2013 10:41 pm, editado 1 vez no total.
<p class="MsoNormal">O que não nos mata, fortalece-nos!</p>
-
- Registado: segunda abr 29, 2013 6:16 pm
Antes de mais muito obrigado a todos pelas vossas respostas.
Muitas delas vão de encontro ao que veterinários que temos contactado nos têm aconselhado e acrescentado que nenhum cão naquelas condições morre daquela forma.
Vou tentar ir respondendo a todos:
TheOne é exactamente o que todos os profissionais na área têm dito (o assunto da torção). Inclusive o dono do falecido cão, que apesar de não ser veterinário, trabalhou vários anos num hospital veterinário e lidou com tudo o que possam imaginar, ainda está incrédulo e como que em choque pelo que se sucedeu, não percebendo o que lhe fizeram ao grande amigo.
botas96 a que anomalia se refere? As primeiras análises (níveis dos rins ligeiramente alterados) foram justificadas com o facto do cão possivelmente ter bebido pouca água nos últimos dias, que coincidiu com o aumento da temperatura no inicio da semana passada. Se se refere ao sangramento, foi justificado como sendo uma dilatação do estômago que consequentemente gerou uma torção no estômago. Cirurgia essa que afirmam ter corrido bem, mas que no final fez com que o cão entrasse em paragem cardio-respiratória. Cirurgia esta que nunca deveria ter sequer existido.
indigo003 é o que toda a gente nos tem aconselhado e neste momento o animal ainda não foi para cremação devido a isso mesmo. Ainda não sabemos bem como irá ser esse processo, mas em tudo indica que seguirá para a frente.
WaterMonitor, o que mais nos custa é isso mesmo. Um cão que fez análises, teve 2 dias internado e em observação, como é que nos matam o cão e não sabem o porquê, apenas nos podem dizer que lamentam?
A todos os outros, muito obrigado. Se me escapou alguma resposta digam.
Muitas delas vão de encontro ao que veterinários que temos contactado nos têm aconselhado e acrescentado que nenhum cão naquelas condições morre daquela forma.
Vou tentar ir respondendo a todos:
TheOne é exactamente o que todos os profissionais na área têm dito (o assunto da torção). Inclusive o dono do falecido cão, que apesar de não ser veterinário, trabalhou vários anos num hospital veterinário e lidou com tudo o que possam imaginar, ainda está incrédulo e como que em choque pelo que se sucedeu, não percebendo o que lhe fizeram ao grande amigo.
botas96 a que anomalia se refere? As primeiras análises (níveis dos rins ligeiramente alterados) foram justificadas com o facto do cão possivelmente ter bebido pouca água nos últimos dias, que coincidiu com o aumento da temperatura no inicio da semana passada. Se se refere ao sangramento, foi justificado como sendo uma dilatação do estômago que consequentemente gerou uma torção no estômago. Cirurgia essa que afirmam ter corrido bem, mas que no final fez com que o cão entrasse em paragem cardio-respiratória. Cirurgia esta que nunca deveria ter sequer existido.
indigo003 é o que toda a gente nos tem aconselhado e neste momento o animal ainda não foi para cremação devido a isso mesmo. Ainda não sabemos bem como irá ser esse processo, mas em tudo indica que seguirá para a frente.
WaterMonitor, o que mais nos custa é isso mesmo. Um cão que fez análises, teve 2 dias internado e em observação, como é que nos matam o cão e não sabem o porquê, apenas nos podem dizer que lamentam?
A todos os outros, muito obrigado. Se me escapou alguma resposta digam.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
- Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)
antes de mais, os meus pêsames, nem imagino pelo que está a passar 
em relação a isto, sim, o cão tem que estar anestesiado. não é uma pessoa, não lhe pode dizer simplesmente para estar quieto, e é mesmo necessário que permaneça imóvel.
a minha velhota fez uma destartarização há dois anos, 'aproveitando' que seria operada a duas hérnias inguinais (foi um 2 em 1) e felizmente correu tudo bem, tanto uma cirurgia, como outra. claro que fiquei com o coração nas mãos, por mais simples que o procedimento fosse.
não imagino mesmo o que está a sentir

HMenezes Escreveu:Há 1 coisa que não estou a perceber muito bem… uma desbaratização é para tirar o tártaro dos dentes certo?
em relação a isto, sim, o cão tem que estar anestesiado. não é uma pessoa, não lhe pode dizer simplesmente para estar quieto, e é mesmo necessário que permaneça imóvel.
a minha velhota fez uma destartarização há dois anos, 'aproveitando' que seria operada a duas hérnias inguinais (foi um 2 em 1) e felizmente correu tudo bem, tanto uma cirurgia, como outra. claro que fiquei com o coração nas mãos, por mais simples que o procedimento fosse.
não imagino mesmo o que está a sentir

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)
Os meus sinceros sentimentos aos donos.
Mas estou aqui a pensar a ligeiresa com que se recomendam certas coisas... Pergunto-me se nós, humanos, precisassemos de uma anestesia geral para uma limpeza ou destartarização, se se fariam com a mesma frequência do que nos animais!...
Quando se aproveita um 2 em 1, tudo bem, mas serão tantos os casos limite que precisam de destartarização e por inerência uma anestesia geral?? Os médicos em humanos passam a vida a evitá-las, optam por anestesias locais em vez das gerais e nos animais é por tudo e por nada!...
O meu cão mais velho tem qs 12 anos. Nunca fez uma destartarização. E nunca o sujeitaria a uma anestesia por esses motivos nesta idade já sénior!... E com 12 anos, também não lhe vejo os dentes assim em tão mau estado que precisasse. Aliás, não estão em mau estado. Nem nunca o veterinário o recomendou.
Aceito que de vez em quando apareça um caso ou outro limite, mesmo precisado, mas acho que se ouve falar neste procedimento com demasiada frequência. Isto não é de todo uma crítica aos donos do falecido, mas talvez um alerta para práticas desnecessárias (aparentemente sem grandes consequências) recomendadas por profissionais. A saúde (seja de que espécie for) é cada vez mais um negócio. Fica o pensamento.
Mas estou aqui a pensar a ligeiresa com que se recomendam certas coisas... Pergunto-me se nós, humanos, precisassemos de uma anestesia geral para uma limpeza ou destartarização, se se fariam com a mesma frequência do que nos animais!...
Quando se aproveita um 2 em 1, tudo bem, mas serão tantos os casos limite que precisam de destartarização e por inerência uma anestesia geral?? Os médicos em humanos passam a vida a evitá-las, optam por anestesias locais em vez das gerais e nos animais é por tudo e por nada!...
O meu cão mais velho tem qs 12 anos. Nunca fez uma destartarização. E nunca o sujeitaria a uma anestesia por esses motivos nesta idade já sénior!... E com 12 anos, também não lhe vejo os dentes assim em tão mau estado que precisasse. Aliás, não estão em mau estado. Nem nunca o veterinário o recomendou.
Aceito que de vez em quando apareça um caso ou outro limite, mesmo precisado, mas acho que se ouve falar neste procedimento com demasiada frequência. Isto não é de todo uma crítica aos donos do falecido, mas talvez um alerta para práticas desnecessárias (aparentemente sem grandes consequências) recomendadas por profissionais. A saúde (seja de que espécie for) é cada vez mais um negócio. Fica o pensamento.
-
- Membro
- Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm
E um simples sedativo não é suficiente?bamkorn Escreveu:antes de mais, os meus pêsames, nem imagino pelo que está a passar
HMenezes Escreveu:Há 1 coisa que não estou a perceber muito bem… uma desbaratização é para tirar o tártaro dos dentes certo?
não imagino mesmo o que está a sentir![]()
Isto de anestesiar o patudo para lhe fazer uma destartarização não me parece nada razoável... não é possível que não haja mais opções!

<p class="MsoNormal">O que não nos mata, fortalece-nos!</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 29, 2011 11:33 pm
- Localização: Suri & Nina (canídeos), Johnny Cash (felino), Freddie (leporídeo)
bem, isso já não sei. teoricamente, eu diria que um sedativo chegava. mas se os vets recomendam anestesia geral, suponho que algum fundamento há-de ter.HMenezes Escreveu:E um simples sedativo não é suficiente?bamkorn Escreveu:antes de mais, os meus pêsames, nem imagino pelo que está a passar
não imagino mesmo o que está a sentir![]()
Isto de anestesiar o patudo para lhe fazer uma destartarização não me parece nada razoável... não é possível que não haja mais opções!
por exemplo, conheço casos de cães que têm que ser sedados para uma simples tosquia, imagine-se só uma destartarização

qualquer das maneiras, deixo aqui um excerto acerca do assunto:
fonte: http://www.hospitalveterinariodamaia.co ... -no-meu-coUma vez o tártaro instalado a sua remoção só pode ser efectuada através de uma destartarização que requer anestesia geral.
O que é a destartarização? É semelhante aquela que realizamos nos nossos dentistas?
O tártaro e a maior parte da placa dentária invisível deve ser removida. E para isto é necessária anestesia geral. O animal deve ser devidamente avaliado e devem ser realizadas análises pré-anestésicas para avaliar o estado geral. Muitas vezes é necessária a administração de antibióticos para reduzir a carga bacteriana antes do procedimento.
Sob anestesia geral, utilizando um aparelho de ultra-sons, o tártaro e a placa dentária são então removidos, não só aquele que é facilmente observado mas também o do sulco gengival, uma vez que este é o responsável pela reabsorção gengival e infecção. Depois da destartarização é realizado polimento dentário, importante para diminuir a formação rápida de uma nova placa.
Que história horrível e estranha...
Lamento imenso tal desfecho.
Os acidentes podem sempre acontecer aquando uma intervenção, cirúrgica ou não, mas, pessoalmente, também tentaria saber mais.
Só posso solidarizar-me convosco, espero que consigam deslindar a causa real da morte do vosso cão.

Os acidentes podem sempre acontecer aquando uma intervenção, cirúrgica ou não, mas, pessoalmente, também tentaria saber mais.
Só posso solidarizar-me convosco, espero que consigam deslindar a causa real da morte do vosso cão.
<p>Olá, eu sou a... Floripes3 que já foi 2. :mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. O silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p> "Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>