ADOÇÃO de um cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
JoanaC915
Membro
Registado: sábado set 22, 2012 11:27 am

quinta mai 02, 2013 9:11 pm

Obg, e já percebi.
Prefiro ter um cão com muito amor, do que um cão que depois de tudo, possa ter remorsos de o quanto custou aos meus pais.
:wink:
Tal como vi no facebook do canil perto de mim, reparei que existem cachorros mesmo fofinho tas como este - http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 160&type=3 - mas só uma pergunta, eu adorava ter um cachorro, como sou uma experiente, á algum mal nisso?
JoanaC915
Membro

quinta mai 02, 2013 9:31 pm

Eu só procuro uma ajuda.

Eu tenho 14 anos, sim, mas tipo eu n sabia que era assim tao raro uma pessoa dar um cao de raça de borla - porra - eu so tenho 14 anos e nunca tive um cão, por isso eu tbm n sei tudo, tal como toda a gente no mundo ... eu só procurava uma ajuda, n isto!
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta mai 02, 2013 10:12 pm

Eu até estou num género de licença de paternidade e até tenho paciência para isto .. vou treinando .. :lol: :lol:

mas só uma pergunta, eu adorava ter um cachorro, como sou uma experiente, á algum mal nisso?

Penso que quando disseste isto querias dizer inexperiente.
Bom é assim tens que pensar em muita coisa.. Eu não sei qual é a opinião dos teus pais em relação ao cão por exemplo, e a vontade deles em ter um cão. Visto que até já tive a tua idade e sei como é ..Não me leves a mal, mas já estou a imaginar o filme todo, eles é que vão ter que acabar por ter que cuidar do cão.
Porque por muito boa vontade que tu tenhas agora um cão dá muito trabalho.. então se mal ensinado ainda pior.
Um cão tem que passear diariamente, tem que fazer exercício, tem que ter atenção, tem que ter regras (que por vezes para pessoas da tua idade, são regras cruéis) tem que ter uma rotina, tem que ter um espaço limpo etc
E isto leva ainda a mais situações.. o local onde ele vai ficar (dentro ou fora de casa) .. quanto tempo o cão vai passar sozinho. etc etc etc

Pensa assim por exemplo se o cão fosse para estar dentro de casa, quem iria acordar as 5 da manha para trazer o cão à rua para ele se habituar a não fazer as necessidades dentro de casa? isto não ia durar dois dias.. podia demorar um mês. É claro que podias não o trazer cá fora a essa hora, mas depois tinhas que limpar o cócó e o chichi dele (serias tu..ou os teus pais?)
Por fim.. um cão não tira férias nem fins de semana
JoanaC915
Membro

quinta mai 02, 2013 10:52 pm

sim, enganeime. inexperiente pk n tive um cao
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta mai 02, 2013 10:58 pm

E os teus pais, querem um cão? Já tiveram cães? Sabem que andas a pedir um cão?
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
JoanaC915
Membro

quinta mai 02, 2013 10:58 pm

Eu bem disse aos meus pais e isso tudo que se fosse para limpar o coco eu n me importava pq em fim de pois o amor recebido, recompensava e sobre sair às 5/6 da manhã eu n me importo visto que por vezes eu acordo ás 6 e meia para tomar banho, meia hora antes n faz mal nenhum.

E sobre tar dentro ou fora de casa ... o meu pai ja me disse e quer o cao fora de casa (quintal, visto que temos um bom quintal para um cao de porte medio), coisa que eu n me importo e como já vi no encantador de caes os caes precisao de horários fixos de ir passear e eu n me importo de depois de acordar e antes de deitar que vá passea-lo, ate que me agrada, visto que eu gosto de andar.

Eu tive 2/3 anos a pensar nisto por isso, eu ja sei, vá, praticamente, tudo. :wink:
JoanaC915
Membro

quinta mai 02, 2013 11:00 pm

TheOne Escreveu:E os teus pais, querem um cão? Já tiveram cães? Sabem que andas a pedir um cão?
claro que sabem ... eles disseram que depois dos exames iriamos à procura de um nos canis...
lunathar
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2012 3:17 pm

quinta mai 02, 2013 11:01 pm

JoanaC915 com 14 anos e pelo que tenho lido aqui neste tópico aconselho te muito sinceramente a esperares mais 2 anos.
Se gostas realmente de um cães vais querer o melhor para eles e acredita que vais ser mais capaz de proporcionar uma vida feliz a um cachorro daqui a 2 anos.
Aproveita esse tempo para visitares aqui a arca e ires aprendendo
Acredita em mim se fizeres o que digo, daqui a 2 anos vais te lembrar de mim e dizer "epá afinal aquele gajo na net até que tinha razão"
Boa sorte, espero que sigas os meus conselhos

E já agora caso queiras participar activamente neste forum por favor não sejas mal criada para ninguém, um pouco de humildade e respeito não fica mal a ninguém e estão aqui pessoas com mais 30/40 anos que tu e que lidam com cães muito antes de teres nascido
E ao pessoal mais batido da arca dêm desconto á tenra idade da rapariga, todos nós já fomos pré-adolescentes com mania que sabíamos tudo vamos ter calma sff

Lunathar
JoanaC915
Membro

quinta mai 02, 2013 11:03 pm

MaguiC Escreveu:Cães de raça bebés para adoptar não existem!
Se queres um cão de raça mas dizes que não tens dinheiro para o comprar, não leves nenhum cão para casa.
A minha cadela é arraçada de Pinscher, digo arraçada porque não há nada que prove que é mesmo, em termos de preço foi MUITO barata, praticamente dada (o valor "cobrado" não chegava nem para cobrir a despesa da ração) , mas posso dizer-te que no investimento inicial gastei em menos de um mês em vacinas, enxoval, pipetas, ração cerca de 300€, posso dizer-te que desde Janeiro deste ano já gastei mais de 180€ em tratamentos para ela por um problema de saúde e não vai parar por aqui (sem contar com os percalços anteriores que também não ficaram nada baratos).
O que eu quero dizer é se queres ter um animal tens de te certificar que tens TODAS as condições necessárias, para além do espaço, tempo, os cães comem todos os dias como nós e têm de ir ao médico quando ficam doentes, com uma diferença: Ficam muito mais caros!
Não desistas do teu sonho, tal como tu, eu sonhava ter um cão e esperei quase 18 anos para esse sonho se tornar realidade, olhando para trás no tempo eu tinha todas as condições, mas não tinha tantas como tenho hoje!
Aceita os conselhos de pessoas que têm anos de experiência com cães e já andam aqui na arca à algum tempo e já viram muitos casos de desilusão, engano, etc. Se queres mesmo um cão de raça acredita que mais vale investir mais algum dinheiro do que comprar ao primeiro caramelo que apareça a vender cães só para meter dinheiro ao bolso, se queres mesmo comprar, procura um bom criador e informa-te o melhor possível sobre a raça que escolhes-te!
Boa sorte!
Obg por tudo, por isso já me decidi, eu vou mas é adotar um do canil que aí pagam as vacinas ao principio e vem com "tudo".
É melhor certo?
dreamdog
Membro Veterano
Registado: terça abr 23, 2013 7:31 pm

quinta mai 02, 2013 11:13 pm

JoanaC915 Escreveu:Eu bem disse aos meus pais e isso tudo que se fosse para limpar o coco eu n me importava pq em fim de pois o amor recebido, recompensava e sobre sair às 5/6 da manhã eu n me importo visto que por vezes eu acordo ás 6 e meia para tomar banho, meia hora antes n faz mal nenhum.

E sobre tar dentro ou fora de casa ... o meu pai ja me disse e quer o cao fora de casa (quintal, visto que temos um bom quintal para um cao de porte medio), coisa que eu n me importo e como já vi no encantador de caes os caes precisao de horários fixos de ir passear e eu n me importo de depois de acordar e antes de deitar que vá passea-lo, ate que me agrada, visto que eu gosto de andar.

Eu tive 2/3 anos a pensar nisto por isso, eu ja sei, vá, praticamente, tudo. :wink:
humm.. cantas bem mas não me alegras.
olha eu não gosto nada de ter que ir a rua com o meu cão.. então quando esta a chover detesto .. o primeiro mÊs até é engraçado.. a partir dai já não .. acredita
Vê bem o que o lunathar te disse e pensa bem no que ele escreveu. Eu ainda me lembro de como é querer tudo para 'ontem'.

Edit: eu com a tua idade apanhava-os da rua .. Era menos um que ia ser atropelado ou ia parar ao canil
Luanova34
Membro Veterano
Registado: segunda jan 02, 2012 11:07 am

sexta mai 03, 2013 1:02 am

Enfim....eu também quero uma casa com piscina e de preferência térrea, com um enorme jardim...Algumas das condições é que o jardim esteja bem tratado e com acabamentos de luxo...prometo que vou tratar dela com carinho e n vou estragar nada...não há por aí um construtor caridoso?

Pois é querida amiga....sonhar é bom...querer dado e arregaçado ainda é melhor.

1º não vejo como poderás dar o melhor ao animal quando afinal de contas o teu pai quer o animal fora de casa.

2º Quando estiveres quentinha na tua cama, a chover a potes e com um frio de rachar vais mesmo acordar toda feliz e contente para passeares o teu cãozinho que by the way passou a noite ao relento com as piores condições atmosféricas.

Isto de teres 14 anos não é lá muito desculpável, principalmente porque para teres a língua afiada com quem não conheces de lado nenhum a idade já não conta, certo?

O problema não é a compra do cão...o problema é e será os cuidados e despesas inerentes ao animal.

Os teus pais estão dispostos a gastar todo o dinheiro necessário para terem um canil em condições no quintal? Estão dispostos a levarem o animal ao vet e pagarem as vacinas e desparasitações? E no caso de ele adoecer estão dispostos a suportar as despesas?

Antes de dizeres que não suportas sarcasmos pensa é que todas ou quase todas as pessoas aqui já viram e infelizmente continuam a ver o que acontece aos desgraçados dos animais.

Para mim o problema nem é quereres um animal de raça, o problema maior é que nitidamente o teu desejo não está em harmonia com as vontades dos teus pais. E isso, lamento informar-te é apenas o inicio do pesadelo desse animal.
HMenezes
Membro
Registado: terça jan 29, 2013 10:32 pm

sexta mai 03, 2013 9:46 am

Olá Joana, bem vinda!
Adquirir um cão é muita responsabilidade, principalmente se os seus pais não partilham da mesma vontade… e às primeiras adversidades (destruição, mau comportamento-morder, ladrar/chorar a noite toda não deixando ninguém dormir, etc) pensam logo em “excluí-lo da família”. Fale com eles e veja se realmente também estão dispostos a ter um cão ou se só lhe estão a fazer a vontade. É importante ser: O NOSSO cão e não O TEU cão! O cão da família e não o cão da Joana.

Em relação aos cães de raça tens que ter em conta que são caros e não se andam por aí a dar… porquê? Tendo em conta:
-alimentação das mães
-custos com a monta (ou alimentação do macho)
-Rx para confirmar gestação
-Desparasitação da cadela
-1ª e 2ª vacinação dos 6 cachorros
-Desparasitações dos 6 cachorros
-Despesas burocráticas no CPC e no PACP, se for caso disso
-sacos de ração para cachorros
-custos com provas de trabalho e aptos de cria se for caso disso
-custos com exposições de estrutura com a reprodutora
-Despesas de testes (saúde) com reprodutores
-Despesas com veterinários de reprodutores e bebés quando a coisa corre mal.
Se calhar tendo em conta estas despesas todas não são assim tão caros… e estou a falar de bons exemplares não daqueles que aparecem por aí a €300!

Depois de adquirir o cão (de raça ou não) vêm 1001 gastos! Com vacinas, desparatizações, comida, produtos de higiene, produtos conforto: camas, mantas, brinquedos; produtos de segurança: trelas, coisas para andar no carro; e reza-se para não ter problemas de saúde (por ex. displasia da anca, leishmaniose, etc) ou 1 azar (engolir algo cortante, ser atropelado, cruzar-se com uma lagarta do pinheiro, etc); colocação do chip, registo do cão na Junta de freguesia, etc, etc, etc (depois destas despesas todas acredite, o valor do cão torna-se irrisório). :lol:

Depois tem que ter em atenção que cada cão é um cão e pode frustrar as espectativas que deposita nele… por exemplo, a minha patuda já é bastante sociável, mas ao início (quando veio com 2meses) rosnava-me, mordia-me incansavelmente e ainda hoje quando lhe vou/vão para fazer uma festa na cabeça ela quer por o dente (agora já com delicadeza). Mas isto para lhe dizer que há cães que não gostam de muitas festas, não gostam de colo, não querem andar com trela, não querem ser escovados, não gostam de muitas coisas que outros adoram e que nós queremos que eles gostam. Cabe a si ter paciência e tentar moldá-lo, mas vai haver sempre coisas que são da sua personalidade (nervoso, tímido, energético, pachorrento, etc) e aí vai ser mais complicado e se não souber lidar com isso podem surgir problemas de agressividade (isto é básico para quem já teve cães, mas como disse que é o primeiro convém ter consciência).

Espere que encontre um amigo para a vida e já sabe, qualquer dúvida pode sempre por aqui na Arca que todos ajudarão como podem. ;)

Ps. Quando for escolher o cão não fique com aquele bonitinho que vem a correr e salta para cima de si. Leve um brinquedo e faça com que os cachorrinhos o disputem, o que se puser de lado e não quiser nada com o brinquedo (enquanto os outros se “esfolam” para o conseguir) deve escolher esse, pois os cães menos competitivos e mais submissos não são tão propensos a terem problemas de agressividade e rebeldia

<p class="MsoNormal">O que n&atilde;o nos mata, fortalece-nos!</p>
JoanaC915
Membro

sexta mai 03, 2013 10:15 am

Luanova34 Escreveu:Enfim....eu também quero uma casa com piscina e de preferência térrea, com um enorme jardim...Algumas das condições é que o jardim esteja bem tratado e com acabamentos de luxo...prometo que vou tratar dela com carinho e n vou estragar nada...não há por aí um construtor caridoso?

Pois é querida amiga....sonhar é bom...querer dado e arregaçado ainda é melhor.

1º não vejo como poderás dar o melhor ao animal quando afinal de contas o teu pai quer o animal fora de casa.

2º Quando estiveres quentinha na tua cama, a chover a potes e com um frio de rachar vais mesmo acordar toda feliz e contente para passeares o teu cãozinho que by the way passou a noite ao relento com as piores condições atmosféricas.

Isto de teres 14 anos não é lá muito desculpável, principalmente porque para teres a língua afiada com quem não conheces de lado nenhum a idade já não conta, certo?

O problema não é a compra do cão...o problema é e será os cuidados e despesas inerentes ao animal.

Os teus pais estão dispostos a gastar todo o dinheiro necessário para terem um canil em condições no quintal? Estão dispostos a levarem o animal ao vet e pagarem as vacinas e desparasitações? E no caso de ele adoecer estão dispostos a suportar as despesas?

Antes de dizeres que não suportas sarcasmos pensa é que todas ou quase todas as pessoas aqui já viram e infelizmente continuam a ver o que acontece aos desgraçados dos animais.

Para mim o problema nem é quereres um animal de raça, o problema maior é que nitidamente o teu desejo não está em harmonia com as vontades dos teus pais. E isso, lamento informar-te é apenas o inicio do pesadelo desse animal.
Desculpe mas essa ultima voce n sabe de nada, por isso n venha aqui falar como se ja soubesse de tudo.

E by the way eu e os meus pais já estamos a pensar nisto é bue tempo ... por isso ja esta tudinho decidido.
E quando eu digo fora é fora de casa, debaixo do telhado, com um compartimento já construido para ele.
JoanaC915
Membro

sexta mai 03, 2013 10:27 am

HMenezes Escreveu:Olá Joana, bem vinda!
Adquirir um cão é muita responsabilidade, principalmente se os seus pais não partilham da mesma vontade… e às primeiras adversidades (destruição, mau comportamento-morder, ladrar/chorar a noite toda não deixando ninguém dormir, etc) pensam logo em “excluí-lo da família”. Fale com eles e veja se realmente também estão dispostos a ter um cão ou se só lhe estão a fazer a vontade. É importante ser: O NOSSO cão e não O TEU cão! O cão da família e não o cão da Joana.

Em relação aos cães de raça tens que ter em conta que são caros e não se andam por aí a dar… porquê? Tendo em conta:
-alimentação das mães
-custos com a monta (ou alimentação do macho)
-Rx para confirmar gestação
-Desparasitação da cadela
-1ª e 2ª vacinação dos 6 cachorros
-Desparasitações dos 6 cachorros
-Despesas burocráticas no CPC e no PACP, se for caso disso
-sacos de ração para cachorros
-custos com provas de trabalho e aptos de cria se for caso disso
-custos com exposições de estrutura com a reprodutora
-Despesas de testes (saúde) com reprodutores
-Despesas com veterinários de reprodutores e bebés quando a coisa corre mal.
Se calhar tendo em conta estas despesas todas não são assim tão caros… e estou a falar de bons exemplares não daqueles que aparecem por aí a €300!

Depois de adquirir o cão (de raça ou não) vêm 1001 gastos! Com vacinas, desparatizações, comida, produtos de higiene, produtos conforto: camas, mantas, brinquedos; produtos de segurança: trelas, coisas para andar no carro; e reza-se para não ter problemas de saúde (por ex. displasia da anca, leishmaniose, etc) ou 1 azar (engolir algo cortante, ser atropelado, cruzar-se com uma lagarta do pinheiro, etc); colocação do chip, registo do cão na Junta de freguesia, etc, etc, etc (depois destas despesas todas acredite, o valor do cão torna-se irrisório). :lol:

Depois tem que ter em atenção que cada cão é um cão e pode frustrar as espectativas que deposita nele… por exemplo, a minha patuda já é bastante sociável, mas ao início (quando veio com 2meses) rosnava-me, mordia-me incansavelmente e ainda hoje quando lhe vou/vão para fazer uma festa na cabeça ela quer por o dente (agora já com delicadeza). Mas isto para lhe dizer que há cães que não gostam de muitas festas, não gostam de colo, não querem andar com trela, não querem ser escovados, não gostam de muitas coisas que outros adoram e que nós queremos que eles gostam. Cabe a si ter paciência e tentar moldá-lo, mas vai haver sempre coisas que são da sua personalidade (nervoso, tímido, energético, pachorrento, etc) e aí vai ser mais complicado e se não souber lidar com isso podem surgir problemas de agressividade (isto é básico para quem já teve cães, mas como disse que é o primeiro convém ter consciência).

Espere que encontre um amigo para a vida e já sabe, qualquer dúvida pode sempre por aqui na Arca que todos ajudarão como podem. ;)

Ps. Quando for escolher o cão não fique com aquele bonitinho que vem a correr e salta para cima de si. Leve um brinquedo e faça com que os cachorrinhos o disputem, o que se puser de lado e não quiser nada com o brinquedo (enquanto os outros se “esfolam” para o conseguir) deve escolher esse, pois os cães menos competitivos e mais submissos não são tão propensos a terem problemas de agressividade e rebeldia
1º - eu ja me decidi e vai ser um cao do canil e por isso n deve ser de raça, por isso n vou ter tantas despesas, pq pelo menos o canil da minha localidade oferece tudo: a desparatização, o chip, a castração, ect. E quanto ás vacinas, um vizinho contoume que num sitio perto daqui havia um veterinário que vacinava apenas por 3Euros.
2º - Os meus pais querem tanto o cão como eu.
3º - Em relação aos primeiros tempos, eu estou disposta a passar por isso, e mt mais.
4º - MUITISSIMO OBRIGADA, pelo "Ps" por agora é este tipo de conselhos que eu quero receber, pois ao me estarem a dizer que é errado adotar agr e tal n me vai ajudar agr, pois eu estou decidida.
Responder

Voltar para “Cães”